Problemas com "médio"

Autor Mensagem
keys_all
Veterano
# nov/06 · Editado por: keys_all


Galera ja faz umas 2 semanas que venho pesquisando antes de postar esse tópico, é o seguinte... estava reparando e vi que na linha nova da roland (no meu caso fantom XA) ele tem uma certa saturação do médio...

por ex... principalmete com hammonds ele parece que "racha" o som, e "grita" mto com os médio, e não posso tirar o medio geral do teclado, eu poderia ate colocar um equalizer nele, porem no modo patch nao posso aplicar o equalizer e o rotary ao mesmo tempo...

Eu achei esse site
http://rolandclan.info/en/materials/fantom-s-fantom-x/

La tem alguns "remendos" por ex:

=========================================================

Fantom TweakBook patches
A large collection of sounds featured in the Fantom TweakBook release 4. These patches show the potential of the sound engine featured in Fantom-S, Fantom-X and Juno-G synthesizers, such as advanced usage of oscillators, filters, envelopes, LFOs, matrix control and effects.
http://rolandclan.info/media/materials/fantom-x/Fantom_TweakBook.zip


TCplugin set
User patch collection
http://rolandclan.info/media/materials/fantom-x/Fantom_TCplugin.zip

=========================================================
Eles tem os arquivos fans.svd que são os arquivos de configuração do fantom, ou seja de repente isso pode ajudar, mas nunca fiz isso, entao antes queria saber se alguem ja ouviu falar nisso, ou sabe de algo e pode me ajudar. não só a mim mas tantos outros, inclusive vou postar tambem as dicas na comunidade do fantom xa do orkut.

Abraços

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Ajuda ai galera!!

mano_a_mano
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all
Se você ligar o teclado numa mesa de som e cortar um pouco dos médios, o problema se resolve.

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

Usa uma mesa beringher e o próprio equalizador do teclado e faz seguinte:

1º - A mesa beringher possui regulagem da frequência dos médios e o ganho em dB dos mesmos.

2º - Teu teclado tem duas faixas de frequência nos médios que você pode escolher (500, 800, 1000, 1250, 1600, 2000, 3150, 4000 e 8000 Hz), se eu não me engano é isso.

Pois bem regule duas faixas de frequência no teclado e mais uma faixa na mesa, assim você consegue melhorar os médios.

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


mano_a_mano
Ricardo_Adorador

Galera, por favor não preicsam zuar, voces sabem que nao preciso de mesa, alias ate preciso, mas nao é esse o caso, ou voces tocam e euqalizam o seus soms com o MEDIO em 0ZERO ????? por favor neh... quero uma ajuda de voces, tipo... essa o Ricardo_Adorador (mas a 2º) ou algo mais especifico ...

abraços

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

Cara, gosto é gosto, não adianta eu passar aqui os valores que eu uso porque talvez você faça, ouça e não goste. Te passei o caminho pra fazer o resto é com você amigo. Vai tentando até conseguir, eu consegui fazer e tirei bons resultados com essa técnica.

mano_a_mano
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all
Então no próprio teclado deve ter um equalizador. Alguns teclados (inclusive arranjadores) possuem um EQ básico de no mínimo 3 bandas incorporado. Se o seu tiver, basta ir lá e diminuir os médios.

keys_all
Veterano
# nov/06 · Editado por: keys_all
· votar


Ricardo_Adorador
mano_a_mano
Ele tem sim ,um equalizador GERAL, porem ele tem em frequencias e tem em "volume" de medio, agudo, e grave... porem nesses não posso ficar mexendo mto, se nao perde o "peso" mas vou tentar essas dicas de frequencia em si...

Mas qual a diferença se no volume do medio eu colocar por ex 5, e na frequencia colocar 8000Hz??? ou por 2000???

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06
· votar


mano_a_mano

Em memória póstuma de mojo eu faço das palavras dele as minhas: O velho tgc de sempre, que quer tudo de mão beijada e não vê a solução na frente do nariz... heuaheuaehaueha

Cara... te mostrei o caminho, quer que eu segure na sua mão também enquanto caminha? kkkkkkkkkkkk

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Ricardo_Adorador

Ha Nao.. mais um mojo isso aqui vai pro fundo... e logo voce que sempre falou mal dele.... enfim.... a solução esta na frente do nariz SIM, porem muitos nao veem por falta de conhecimento em alguns aspectos, e esse eh a minha falta de conhecimento.. ja imaginou se eu ou voce soubessemos td???

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06 · Editado por: Ricardo_Adorador
· votar


keys_all

Frequências menores, som mais grave, frequências maiores, som mais agudo... Aí você escolhe o ganho em uma faixa especifíca que você pode configurar...
Se não me engano os teclados da Roland tem um efeito que se chama Spectrum, nele pode-se configurar o ganho em dB em 8 faixas de frequência (250, 500, 1000, 1250, 2000, 3150, 4000, 8000).

Ta feliz agora porque te ensinei?

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Ricardo_Adorador

Ok cara, vou verificar, depois posto aqui alguns resultados...

Mas pelo que estava verificando esse "mal" é mais de quando se aplica o ratary... mas valew hein!!

abraços

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06 · Editado por: Ricardo_Adorador
· votar


keys_all

Bom, aí já não posso te ajudar porque não uso muito orgão e não entendo nada de Rotary... hehehe

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Ricardo_Adorador
HAuehea.. nem eu uso hammond... mas sim orgao rsrs..

e agora? voce sabe mais com "orgao"??? heeheh

Valew galera

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/06
· votar


Ha Nao.. mais um mojo isso aqui vai pro fundo...

Também fiquei com saudade.

=*

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Mr_Mojo_Rising
Também fiquei com saudade.

=*


Que bom que voltou rsrs....

Bom... galera estava falando com um cara que entende bem de equalização... e no meu teclado tem um esquema "master" aonde define o som geral do teclado.. la fala assim

Low/Mid/High aonde temos

Split Lo = 200Hz - 800Hz --> Frequencias em que graves (LO) e médios (MID) são separados
Split Hi - 2000Hz - 8000Hz --> Frequencias em que graves (HI) e médios (MID) são separados

Sei que isso é para determinar a faixa de graves, medios e agudos, porem nao intendi qual a melhor faixa ainda, levando em consideração que quero, ter um PESO do grave legal, mas nao quero um médio mto "gritante" e com bons agudos... porem com peso lgl em todas as partes...

alguem entende e pdoeria dar mais algumas dicas?

vlw

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

Vai experimentando, se eu soubesse as faixas específicas do seu gosto eu montava o pacht pra você.. dããrr

Valeu!

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Ricardo_Adorador

Cara... nao quero que voce faça pramim, porem voce poderia ser menos "mojo" e dar alguma dica.... do tipo... ha.. os graves custumam ir ate 300Hz, pros medios nao ficarem rachando, de 3000Hz sei la kra....

poxa... tem hora q a turma aqui nao quer ajudar mesmo.....

acha que todo mundo tem que saber ja....

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

Cara, você tem que ir testando as combinações, não tem outro jeito de descobrir o ponto ideal que você quer.

Tipo, você já conhece as frequências dos graves, médios e agudos. Agora é só ir colocando ou tirando ganho em dB em cada faixa, até você chegar onde quer.

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Ricardo_Adorador

Então cara, nao quero em dB, quero em Hz, entende?

Em dB ja acertei, quero entender o ponto +/- em Hz que ele atua...

valew

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

Bom, falei e repito: Cara, você tem que ir testando as combinações, não tem outro jeito de descobrir o ponto ideal que você quer.

Tipo, você já conhece as frequências dos graves, médios e agudos. Agora é só ir colocando ou tirando ganho em dB em cada faixa, até você chegar onde quer.


Vai mudando as faixas e testando

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/06
· votar


Ricardo_Adorador

Calma, ele é fruto da nossa imaginação.

R Santiago
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

O controle de médio foi a grande saída que encontrei para criar pianos mais 60's 70's no X5D.
Acho que vc tem ir no "ouvidômetro" até chegar no ponto que vc ache legal.

kevinmoore
Veterano
# nov/06 · Editado por: kevinmoore
· votar


ThiagoTGC / keys_all...

explique isso:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49568044-korg-triton-pro-classi c-expandido-impecavel-_JM

vc tinha falado que nem tava mais pensando em trocar de teclado... até chorou pros moderas pra eles me banirem pq eu disse pra vc largar mão de qrer trocar de teclado à cada dois dias...

que coisa feia...

keys_all
Veterano
# nov/06 · Editado por: keys_all
· votar


kevinmoore


Poxa cara, se vem aqui só pra isso?? se ta vendo como vc eh pentelho???

Bom nao devo satisfação para voce do que eu quero fazer.. mas...

1º Nao pedi para ninguem ti banir....
2º Voce ta com inveja pq eu posso trocar de teclado? (GRAÇAS A DEUS!)
3º Sim eu estava querendo pegar o Triton 76, pq como TODOS sabem preciso de algo com 76 Teclas... e troquei meu antigo pc2, pq ele nao estava legal... enfim eu agi por impulso ... pq nao estava feliz com meu xa (ate sentar na frente dele e descobrir do q ele eh capaz)

OBS: Sim reconheço que muitas vezes nao fuço e quero algo "ja feito" mas faço isso pq as vezes se trata de algo que nao conheço, !! Esses dias tenho me dedicado a ler e tals, entao estou feliz com meu XA, ate me apareceu um K2600S, mas nao posso pegar pelo peso dele, e a distancia que o cara esta...

OK?

Abraços

AUTOBOT
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all
Bom, eu acho que se tu conseguir fazer negócio com o Triton, é um baita negócio.

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


AUTOBOT

Tem um que tem o 61, e quer fazer negocio "pau a pau" só que nao quero trocar 6 por meia duzia, sendo que o dele tem 61 teclas...

Eu acho que só pegaria nessa troca por um 61 teclas, se fosse, motif es, ou k2661

AUTOBOT
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

Ahhhahahahahahahahah... não quer nada depois, hein?

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


AUTOBOT

Eu qui dizer que trocaria, logicamente dando uma volta neh rsrs...

vlw

kevinmoore
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all

o teu problema com o som rachando é simples:
se vc modifica o EQ, vc aumenta ( às vezes diminui ) o volume de certas frequências, é assim que funciona um EQ...
ao aumentar os médios, por exemplo, o volume total aumenta, portanto racha ( o som distorce pq os picos excedem a potência, criando "quadrados" na onda )...

o ideal é mudar o volume do patch, e não o volume geral, apenas o volume dos osciladores...

não li direito seu post, não sei se é isso que tá acontecendo

mas de qualquer modo, pelo que ouvi nos seus vídeos do youtube, vc tá deixando o volume extremamente alto no teclado e baixo no amp/caixas...
isso tem que ser o contrário, ou ao menos balanceado...

tente abaixar o volume do teu fantom, lá pro 6...7... e deixar o amp mais alto, e o principal, abaixe o volume dos patches...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com "médio"