Uma "engenhoca" para melhorar o piano acústico dos PSRxxxx !

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong


    Eu tenho um Yamaha PSR2100. Ele tem uns timbres muito bons, mas o piano acústico dele deixa muito a desejar.
    Por acaso eu descobri uma "engenhoca" que melhora um pouco este piano acústico, creio que serve também para todos os PSRxxxx.

    1º - Selecione o timbre Live Stereo Grand Piano.
    2º - Pressionando o botão <Direct Access> dê um toque no pitch bend.
    3º - Aparecerá na tela o valor do pitch bend "2" mude para "5".
    4º - Pressione o botão transpose para baixo até o valor "-5".
    5º - "A engenhoca" cole um durex no pitch bend fixando-o para cima (no máximo).
    Toque o piano e veja que o som melhorou.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/06 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    El_Cabong
    Será que funciona no meu DGX-305?

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mano_a_mano

    Deve funcionar. O teclado tem que ter Pitch Bend e transpose.
    No meu PSR o Piano dá uma boa melhorada.

    AUTOBOT
    Veterano
    # out/06 · Editado por: AUTOBOT
    · votar


    mano_a_mano
    El_Cabong

    Caras, no meu RS5 eu fiz um lance assim:

    Selecionei dois timbre de piano acústico com nuances um pouco diferentes em modo Dual (combi, nos Korgs), daí coloquei um deles uma oitava abaixo do outro e deixei o volume do piano 1 (oitava abaixo) em 127 e o do 2 em 90 A 100. Utilizei o efeito equalizador para reforçar graves e um pouco os agudos e, ó, ficou show de bola! Pra arrematar, eu coloco o release no máximo (também fiz ums ajustes no reverb e no chorus).

    Tem até um cara que tá interessado em comprar meu RS5 e, em caso de fecharmos negócio, quer que eu mantenha as minhas programações (strings, órrgãos synths e pads) que ficaram jóias.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/06
    · votar


    El_Cabong
    Eu testei no meu DGX-305 e o som ficou muito metálico. Tem como mudar os parâmetros aí?

    som
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Tenho o DGX-505, fiz isso... não melhorou o timbre, mudou-o, ficou mais para piano elétrico, na minha opinião.

    Fiz com outras variações, 06, 07... até 12. Com 12 semitons de transposição e o RANGE da distorção em 12, a roda no máximo, fica parecendo um cravo.

    Fiz o contrário, subir cinco semitons e rodar e BEND para baixo, ficou parecendo o CP 80.

    Foram as minhas impressões.

    Recurso interessante para mudar os sons, nunca havia mexido no BEND e no TRANSPOSITION ao mesmo tempo.

    Estou testando isso em outros timbres…

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mano_a_mano

    Para o som não ficar muito metálico (estridente), eu diminuo um pouco o Brightness. (É um parâmetro no menu Sound Creator).
    Não sei se nos DGX tem isto.

    O que pode também ser feito é usar, ao invés do valor "5 e -5" no Pitch Bend e no Transpose, usar "4 e -4" ou "3 e -3", respectivamente.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/06
    · votar


    El_Cabong
    Vou lá ver...

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06
    · votar


    som

    Realmente se colocarmos valores muito altos o piano vira um cravo !!!


    Estou testando isso em outros timbres…

    Eu costumo fazer isto também num outro timbre do meu PSR2100 que eu não gosto muito também.
    O Steel Guitar (Violão de aço). O timbre fica melhor.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    só de curiosidade morbida

    se eu jogo o transpose pra - 5 e jogo o pitch bend pra cinco não fica igual?
    se usar outros materiais tipo fita crepe no lugar de durex muda alguma coisano timbre?

    eu acho que essas coisas geralmente funcionam mais como "ilusão auditiva" do que mudança de verdade, você se empolga, dá um totó a mais no volume e parece que o timbre é outro

    igual a passar um mp3 player tosquera em uma mesa profissional de mais de 56 canais de um estudio profissional com o canal em "flat"
    só o fato de olhar para a mesa já melhora o timbre na tua cabeça

    gustavorino
    Veterano
    # out/06 · Editado por: gustavorino
    · votar


    se eu jogo o transpose pra - 5 e jogo o pitch bend pra cinco não fica igual?

    não por que ele pega outra amostra (sample) por isso o som vai mudar um poco..

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06
    · votar


    fernando tecladista
    Os samples são diferentes para cada região do teclado.
    Não mudaria se fosse usado o mesmo sample para toda a extensão do teclado.

    Uma idéia melhor que o Durex e a Fita Crepe seria a Yamaha colocar nos próximos modelos um botão que travasse o pitch bend !! He He.

    Gleyson
    Veterano
    # out/06
    · votar


    AUTOBOT
    eu coloco o release no máximo



    Nossa!!!

    som
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Não uso fita adesiva, uso um papel dobrado algumas vezes. Coloco-o do lado da roda e assim ela é fixada no ponto onde quero.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eu não tocaria com o teclado usando uma fita no pitch bend nem a pau

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    se eu ponho o pitch para subir +5 semitons.
    tocando a nota DÓ ,quando elevar + o pitch até o final a nota é MI
    depois uso o tranpose para - 5 O mi volta a ser DÓ.

    >???<

    gostaria de saber onde está a logica disto?

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # out/06
    · votar


    emanuel macedo
    gostaria de saber onde está a logica disto?


    ?????......huahauhauhauhauahau....


    El_Cabong
    pelo menos na fita do SP dá pra mudar o parâmetro para ele ficar onde voce tocar nela....heheheheh....

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    emanuel macedo

    Quando se toca a tecla "Lá" do piano do teclado, na situação normal, ele emite o som do "sample" da nota "Lá".
    Quando se aumenta o Pitch Bend, por exemplo (+5) e diminui-se o transpose em (-5). Quando se toca a tecla "Lá" o som reproduzido é o do "sample" da nota "Fá" desafinado em 5 semitons para cima.
    (sample do Lá) =/= (sample do Fá)

    Isto faz o timbre mudar, porque no teclado são "samples" diferentes em cada região do teclado.

    Nos timbres que utilizam um único "sample" em toda extensão do teclado, por exemplo, synth Pad, etc. isto não causa mudança nenhuma

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ninguém aqui usa bend ou modulation na performance ao vivo???

    mazza
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ninguém aqui usa bend ou modulation na performance ao vivo???
    como não? não dispenso o bend no trimbre de gaita e nem o modulation quando puxo um timbre de órgão... porque não usar???

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mazza
    Eu questionei a respeito do pessoal que esta fixando a roda/alavanca de Pitch/Modulation para alterar o sample da região tocada...

    ;-)

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    bom,eu uso o pitch quando os timbres exigem.
    mas como eu já ví nego tocar piano /acordeon com pitch.

    fazer acordes com timbres monofonicos.

    mazza
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu questionei a respeito do pessoal que esta fixando a roda/alavanca de Pitch/Modulation para alterar o sample da região tocada...
    ah, bom, verdade, fica sem o recurso fica dificil...
    mas sou mais com o que o fernando tecladista disse, esse tipo de gambiarra parece que melhora mas fica so na impressao... na verdade acho o timbre de piano dos PSRs muito artificial. Eu nao gosto.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Ninguém aqui usa bend ou modulation na performance ao vivo???
    Pra tocar piano não!!

    na verdade acho o timbre de piano dos PSRs muito artificial. Eu nao gosto
    Eu também não gosto, mas como é o único piano que eu tenho, fazendo esta gambiarra o timbre dá uma melhorada. Isso no meu gosto!!

    Talvez nem melhore. É que eu me acostumei tanto com o timbre do piano de PSR que enjoei daquele som. tanto que se ele soar diferente eu acho que melhora!!

    mazza
    Veterano
    # out/06
    · votar


    também não gosto, mas como é o único piano que eu tenho, fazendo esta gambiarra o timbre dá uma melhorada. Isso no meu gosto!!
    nem esquenta, toquei durante uns três anos com um PSR antes de conseguir juntar dinheiro pra comprar outro teclado, e não tava nem aí... mesmo porque como vc falou, é tudo uma questão de gosto, a primeira vez que eu ouvi o timbre do PSR achei uma maravilha, fiquei muito tempo tocando nele e achava muito bom, até que enjoei, mas mesmo assim não acho que seja um timbre ruim, é só mais uma questão de gosto mesmo, se eu continuasse tocando só no PSR até hoje ainda tava muito satisfeito, é isso. Pra mim tá valendo...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mazza

    Cara, vc tem msn?? tô precisando falar urgente com você.

    mazza
    Veterano
    # out/06 · Editado por: mazza
    · votar


    Scoth_Pr
    veja aí:
    roberto_pelosini@msn.com
    valeu.

    som
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ele soar diferente eu acho que melhora

    tenho essa impressão às vezes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma "engenhoca" para melhorar o piano acústico dos PSRxxxx !