Chiado quando eu mecho no volume

    Autor Mensagem
    gustavorino
    Veterano
    # out/06


    Pessoal, quando eu uso o Slide de volume do Alesis Qs7, ele gera um chiado na saida, mas somente na movimentação dele, quando o mesmo esta parado nao acontece nada..

    Alguem sabe me dizer qq pode ser isso? mal contato? sujeira?

    E se possivel me digam como arrumar!

    Falows!

    ROTTA
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alguem sabe me dizer qq pode ser isso? mal contato? sujeira?

    Na maioria dos casos, é sujeira. Existe um spray para corrigir este problemas, mas que geralmente exige que o equipamento seja aberto para aplicação. Se for isto, é coisa MUITO simples...

    Abraços.

    yanni540
    Veterano
    # out/06 · Editado por: yanni540
    · votar


    Se for controle deslizante deve-se usar pó grafite e não oleo em spray. Eu já estraguei o controle de volume de um teclado roland aplicando "limpa contato".
    Vlw.

    zl3d
    Veterano
    # out/06
    · votar


    o meu psr730 tb esta assim rs

    yanni540
    Veterano
    # out/06
    · votar


    zl3d
    Já nos PSR's se resolve com o oleo lubrificante, tipo limpa contatos.

    gustavorino
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Valeu pessoal.. vou abrir e passar um poco de grafite! depois eu digo se deu certo!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara... Pó de grafite não adianta nada... Vc poderá queimar algum componente, fechar algum curto na placa.. Não faça isso...

    Se você tiver algum problema é de sugeira... Nâo tem nada precisando deslizar melhor nem nada... Vc vai sujar mais ainda o faser, vai correr risco de fechar curtos (lembre-se grafite é condutor elétrico) e não vai resolver seu problema nem paliativamente.

    Se você tiver como, limpe o Faser com um pincel seco, e depois passe spray limpa-contatos (que é isento de água)... Isso poderá resolver o problema... Um indício de sugeira no faser é vocÊ sentir um rangido quando desliza ele... Mas se tratando de um teclado que deve ser muito bem conservado compensa mandar trocar o Faser na autorizada... Cada Faser Mono (Potenciômetro Deslizante) custa em média 15 reais... Com 50,00 vc coloca um novo e fica sem problemas posteriores.

    Mitilico
    Veterano
    # out/06
    · votar


    no PSR 530 eu usei spray e melhorava, mas depois ferrou tudo.....qdo levei pra assistência técnica, o cara teve que trocar o potenciometro e me disse se eu NÃO tivesse utilizado spray, teria reaproveitado o componente, ficando mais barato o reparo...recomendo que leve logo na asisitência técnica....de repente o barato saí caro, como foi comigo

    yanni540
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Nos controles deslizantes existe o grafite para fazer contato. Se vc aplicar oleo spray sai todo o grafite e não haverá mais contatos. Portanto os TECNICOS DE TECLADOS usam o grafite. Ex. nos controles de volume do 01/wfd, linha E da roland...
    Já na linha PSR eu sempre desmonto e aplico o spray limpa contato atraves dos furos da chave e giro varias vezes o botão e pronto. Fica ótimo. Mas tem que abrir o teclado e palicar diretamente na chave, com bastatnte pressão do liquido. Essa do tecnico ter falado prá não usar o spray é conversa fiada dele.
    Vlw.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Bom. Eu desconheço que exista grafite dentro de um FASER!!! Mas também não digo que não. Essa semana estou com uma mesa BEHRINGER EURORACK MX 2642A trocando 3 FASERS mono pelo excesso de sujeira... Vale mais a pena, pois quando entra sujeira, o embolo do fader perde a precisão de alinhamento com o resistor variável. Dentro de um FADER tem um resistor variável, acionado por alavanca. Pó de grafite é um condutor... Se eu forçar um NF em 2 pontos distintos em um condutor de resistência variável qual será a impedância real?

    Desde a época do técnico eletrônico que mexo com fasers, potenciômetros, push-pull, chaves lineares e logarítimicas, varicaps e não conheço esse tipo de manutenção dessas peças com grafite em pó!!!

    Meu conselho... Gustavorino... Cuide bem do seu teclado... Começou a chiar o potenciômetro deslizante, leva na assitência e coloque um novo, original e fique tranquilo... Não vai custar caro.... =)

    gustavorino
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Jeferson Fernandes

    pois eh cara.. eu comprei ele assim ... ainda que o aftertouch eu mesmo consegui arrumar, mas essa questão do volume me parece um poco mais complicada.. valeu pelas dicas.. eu vou levar na assistencia mesmo!

    Raphael Leone
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Meu PSR-530 Está com mau contato no botão de volume. Além de apresentar esse chiado de que o pessoal reclamou no tópico, o som do canal esquerdo ou direito corta, dependendo da posição do botão.

    Alguém já resolveu isso por conta? O botão de volume dos PSR 530 sai por cima ou é preciso desmontar o teclado?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Raphael Leone
    Tenho um PSR 2100 e um PSR 240 e ambos saem por cima. O seu deve ser igual.

    Limpa contato é tão eficaz que lá no trabalho a gente apelidou de "panecida". E não estraga o equipamento, não. É só ler o rótulo.

    gustavorino
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eu nao sei. .mas eu tentei limpar o do meu antigo alesis e nao funcionou muito.. acho que nao era sujeira

    korgman
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: korgman
    · votar


    Galera.

    Os contatos dos faders de qualquer tipo de teclado, possuem uma base de cobre onde o próprio fader desliza por sobre o mesmo e efetua a graduação do volume.

    Quando ocorre chiadeira, ou o contato está oxidado devido a maresia ou mesmo a utilização em ambientes extremamente humidos, ou por derramamento de liquidos.

    Entretanto, o contato também pode se desgastar evitando o contato, em detern=minadas regiões de curso do fader, sintoma de que o usuários que aplicou muita força manual a este controle.

    O Ideal é levar o teclado a assistencia tecnica para que o tecnico especializado realize a limpeza ou então a troca do fader.

    Korgman

    Raphael Leone
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    tecladoprofusao / gustavorino / korgman,

    Valeu pelas dicas, vou tentar limpar o PSR ainda hoje.

    korgman
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Caro Raphael,

    Para limpar um fader, geralmente é necessário desmontá-lo, pois ele é bem protegido contra infiltrações.

    Por isso demora a apresentar este tipo de problemas.. tem certeza que sabe realizar esta operação??

    Cuidado para não danificar a peça.

    Eu aconselharia levál0 na assistencia tecnica autorizada..

    Korgman
    www.youtube.com/korgmann

    Korgman

    Raphael Leone
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    korgman,

    Com certeza não vou me atrever a desmontar o teclado, eu nem teria coragem. A única coisa que vou experimentar é retirar o botão por cima, e limpar o que estiver ao alcance. Se não resolver, vou mandar para uma autorizada.

    korgman
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Beleza Raphael.

    Eu tenho uma dica interessante, que faço a muito tempo.

    Adquira um pincel cujos "pelos" sejam naturais e não de plastico.

    Utilize o pincel para remover a poeira das frestas dos botões e faders em conjunto com um aspirador de pó "com muito cuidado" de tempos em tempos, isto ajuda a manter as frestas limpas.

    Eu uso também uma cobertura de plastico transparente por sobre o meu teclado, ela vai dentro do bag protegento a maquina.

    Eu só retiro esta proteção na hora exata que vou tocar, parei de tocar... eu a coloco de volta.

    Assim protejo o teclado contra a poeira.. goteiras.. fumaça das maquinas de fumaça.. e eventuais banhos de champanhe que alguns idiotas ainda insistem em fazer justamente "do lado" do palco onde está o teclado.

    Caso a limpeza que vai realizar "com extremo cuidado" não dê resultado, leve na assistencia que eles resolvem isso com certeza.

    Valeu

    Korgman
    www.youtube.com/korgmann

    Raphael Leone
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    korgman,

    Mais uma vez, valeu pela força. Durante a semana passada eu abri o PSR e limpei o potenciômetro com um produto específico para isso, o Limpa-Contatos que o pessoal já citou. O acesso ao componente foi mais simples do que eu imaginava.

    Infelizmente, não se tratava de sujeira. Limpei bastante a peça, usei adequadamente o spray, mas há um mau-contato mesmo, é possível até perceber uma certa folga no eixo. Como o PSR é de 1997, o componente com certeza chegou ao fim da sua vida útil. Até já consegui um novo, mas como ele é soldado a uma pequena placa, vou deixar com um especialista. O guitarrista da minha banda trabalha numa fábrica de amplificadores e tira de letra.

    De qualquer forma, valeu pela força.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado quando eu mecho no volume