Escolho pela razão ou pelo coração?

Autor Mensagem
AUTOBOT
Veterano
# out/06


Acho que boa parte dos camaradas já sabe das dúvidas que tenho entre comprar um extreme e um motif es.

TINHA:

De Extreme, agora não vai dá, porque eu pretendo comprar meu teclado em 12 vezes em uma ou outra loja que eu achei, sendo que seriam 12 vezes pelo preço de tabela. E o Extreme passa de R$9.000 parcelado.

Então, pensei em ir mais devagar e ficar com um TR 76 mesmo (R$5.800,00 a 6.200), que tem os pads e synths mágicos da Korg que eu já conhecia pelo LE (que não tenho mais).

Mas a voz da razão manda eu ir um pouco além e investir num Motif Es 6 (R$7.200), que é um teclado que eu, como disse em outro tópico, tenho certo preconceito.

Do Motif Es só ouço falar assim: excelentes pianos acústicios, excelentes guitarras, excelentes timbres reais...

Mas e os lances eletrônicos? E os strings? Em fóruns internacionais, alguns proprietários do Motif dizem que ele perde feio nesses quesitos para um Triton.

Nisso, o TR parece-me ser muito melhor.

E o Motif parece ser muito pouco amígavel para trabalhar.

Comecei a ler o manual dele e fiquei confuso.

O TR ainda tem as aulas do Aureo Galli pra dar uma força. Mas o ruim desse teclado é o fato de haver somente uma inserção de efeitos. Acho muito pouco.

Como vocês podem ver, estou pendendo (pelo coração) a ficar com o Korgzinho ali.

Se você acha que seria uma boa idéia eu ficar com ele e, quem sabe daqui um ou dois anos, vendê-lo e trocá-lo por um grandão (extreme, motif...) me diga, por favor.

Caso contrário, se você acha que eu devo ir tranquilamente num Motif ES 6, então, por favor, abra meus olhos!

kseven
Veterano
# out/06
· votar


Realmente o motif tem bons pianos, corda, sompros, alias faz parte sim os strings (cordas). Seu ponto fraco é metais que ai entao a UNICA que manda bem (os melhores q existem) sao sa Korg. E para um palco, metais pesam muito e fazem falta se nao tiver musicos os tocando numa banda (maioria das atuais bandas).
Precisa ver PRA QUÊ quer o terclado: pra tocar em casa? tocar solo com midi? pra banda? que tipo de banda?
Ai entao poderá se decidir qual comprar. Mesmo assim se o forte será tocar piano, ai nem um nem outro mas sim um Roland (FantomX ou mesmo um "misero" juno).

Scoth_Pr
Veterano
# out/06
· votar


Não querendo botar mais lenha na fogueira, mas já botando... Você já viu o K2661 da Kurzweil?? Me parece ser uma ótima opsção também, o ponto fraco é que são somente 61 teclas. Já vi gente vendendo no ML na faixa de R$7.000,00.

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


kseven

Não uso metais. A finalidade do teclado é para música eletrônica e alguns shows com uma banda de rock. Talvez usasse em algum arranjo instrumental, mas não é minha prioriedade.


Scoth_Pr
Sim, em princípio eu até considereai o k2661, mas, sinceramente, não gostei das demos dele que ouvi. Fora isso, dizem que ele é muito complexo em sua síntese. Também só tem 48 vozes de polifonia.

Além do mais, como eu disse, quero parcelar o pagamento do teclado. Na hendrix tem um k2661, mas ele tá uns R$8 mil e cacetada.

Como quero em 12x, não pretendo ficar com parcelas superiores a R$600 (meu limite).

kseven
Veterano
# out/06 · Editado por: kseven
· votar


Para banda de Rock o teclado mais usado no Br é o antigo Xp80 (na faixa dos 3mil - caiu muito seu preço) ou um Juno. Porque? Os korg sao muito "barulhentos" no seu som (volume dos timbres), querendo se destacar mais que qualquer intrumento, digamos assim, no que no Rock prevalece a guitarra. Portanto se adapta melhor um Roland que sao "mais comportados". E nisso, sim, um Motif entra bem encaixado numa banda dessas pois tem "menos aspiraçao barulhenta". Tambem servem o S80 ou Fantom X, ou qualquer Alesis que sao "baratinhos" apesar das suas limitaçoes.

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


kseven

Cara, eu, particularmente, acho os Fantom um lixo comparado com os Triton.

Quando comprei meu Le eu testei um Roland e achei os timbres magros, sem mágica.

Mas tenho um RS5 e sei que, com os ajustes certos, esse Roland se tornou um bom sint, cheio de programações legais as quais, quando eu vendê-lo, possivelmente o comprador não irá resetar.

Mas, definitivamente, Fantom não está nos meus planos.

leond
Veterano
# out/06
· votar


Vc deve levar em consideração a possibilidade de expansão, vc já escutou as demos no site da yamaha as placas de expansão da yamaha (série plg) os metais? fica do mesmo nível ou até melhor que os da roland! essas placas estão em torno de R$ 700,00, e adiciona polifonia funcionando como um novo sintetizador, paguei 6.500,00 em um motif ES 6, pesquise mais, vc achara um preço menor que 7.200,00.

Achei o motif mais facil de manusear, todos os botões (04 de mixagem) na sua frente, logicamente vc tem que navegar pelo menu na tela, mas com o tempo vc percebe que fica mais facil, principalmente o sequenciador...

Esse extreme (estou falando de 61 teclas) custando 9.000,00 está muito caro! tem um site (empresa bluevoice) que me ofereceu um extreme 61 por 6.800,00 na caixa, mas optei, e com uma boa escolha, o motif es 6...

KBRD
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT

investir num Motif Es 6 (R$7.200)

Por esse preço você pega um S90ES. Que é um Motif ES8, sem sampler e sequencer. Só que ele vem com 53MB de pianos que o Mofit ES não tem.

Como você disse em outro tópico que vai trabalhar em casa, vc poderá usar o computador para samplers e sequencer.

OBS.: O S90ES não tem sequencer mas toca midi através de um Pen Driver

R Santiago
Veterano
# out/06 · Editado por: R Santiago
· votar


AUTOBOT



Se vc é freelancer (é assim?), acho que o ideal é vc ter "uma ferramenta de trabalho", ou seja, um teclado em que vc possa realizar da melhor maneira possível todos os tipos de trabalhos e consiga todos os timbres necessários.

Nesse caso, acho por exemplo o XP-80 uma ferramenta ideal apesar de não morrer de amores pela Roland, pois ele tem a possibilidade de 4 expansões sem trabalheira de samplers e é uma worksatiton.
Para complementar algum timbre, por exemplo Hammond, então se $$ possível, incluiria o TX5 no set up.No caso do XP a placa 60' 70' já poderia ser a solução.

Eu mesmo já pensei várias vezes trocar o PC-88mx em um XP-80 pois as vezes o X5D fica sobrecarregado de programações...


Agora se vc só toca um estilo, então acho que deve procurar o melhor dentro desse estilo. No caso se vc faz piano e usa um ou outro timbre as vezes, então o ideal é um piano digital, Acho que o S90ES pois é um puta piano e é um synth.

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


KBRD

Não quero um teclado enormede 88 teclas pesadas, porque há a possibilidade de tocar algumas vezes com uma banda.


R Santiago
Mesmo problema anterior (88 teclas), além do instrumento ser muito datado.

Procuro um bom workstation com timbres eletrônicos.

É isso que eu estou peguntando neste tópico:

O Motif ES tem excelentes pads e synths como o TR? Porque eu só ouço falar dos ótimos timbres acústicos do Motif, que são realistas e coisa e tal.

Mas se eu quisesse um ótimo timbre de piano, não compraria um desses workstations, mas sim um Clavinova.

Lembro que NÃO SOU um pianista. Na verdade, gosto da definição do Brian Eno: "NÃO MÚSICO".

Comecei a ter aulas de piano muito tarde, quando já possuia uma formação auto-didata toda de anos e anos de experiências.

Nas bandas que eu toquei, sempre utilizei o teclado como um "aromatizador" ou uma "paleta de cores". Vocês podem chamar isso de ambient, mas é o que eu faço. Não sou um virtuoso ou um estudante aplicadíssimo de n escalas, porém amo as texturas do som, sua composição, a freqüências e gráficos ADSR.

Tanto no meu trabalho com "banda", como meu projeto caseiro chamado "Cosmos" (credo, pareço o Dr. Evil ehehehehe), tenho como prioriedade bons pianos (acústicos e elétricos), bons órgãos, bons strings, boa percussão, bons baixos, bons corais e excelentes pads e synths.

Gosto de criar trilhas sonoras para filmes imaginários, mas sei que não sou nenhum John Williams comandando a London Symphony Orchestra.

Gosto de de hammonds furiosos e jazzsiticos, mas também nunca serei nenhum Jon (Lord ou Medeski).

E adoro atmosferas de synths, pads, com phasers, arpegiators (quiça, talvez, um dia, crie algo perto de ser tão legal, instigante e transcendental quanto um Equinoxe, feito em 1978).

Então...

R Santiago
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT

Sendo assim, acho que é melhor vc pegar um KORG, pois para a criação de timbres, na minha opinião é o melhor. Eu tenho um X5D que é o mais limitado de todos e posso lhe dizer que da p criar muitas coisas nele, principalmente devido a qualidade dos efeitos.

Para a criação de timbres analógicos tem o K5000 da Kawai que sa usa síntese bem particular e dizem que é maravilhoso p analógicos.

Acho que o ideal p vc seria a linha TRITON ou o KARMA, porém acho que o KARMA não sequencia.

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT
Beleza Brow? Então cara, como voce sabe... ja peguei um Fantom X, e é o seguinte, se voce quer trabalhar com Musica Eletronica, pode fica sussu, garanto que o Fantom , faz muito, e muito bem o serviço, voce usa pelo visto Pads, e Synths certo? vai na fé, ele é muito bom MESMO!, e muito facil o manuseio!, quanto a Pianos e Hammonds, voce tem que trabalhar um pouco na edição dele, mas logo voce consegue algo legal, bom, qualquer coisa estou ai.

falw

tolho
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT, acho que respondi noutro tópico, mas para pads e strings, creio que tanto o korg quanto o Yamaha serão ÓTIMAS opções. Só que cada um dentro das suas características. Se você sente falta dos pads do LE, leve o TR então. Agora, o Motif NÃO perde pro Triton em pads. Aliás, nunca li nada sobre a "gringaiada" dizer algo sobre isso. Pelo contrário, você lê reviews em qualquer fórum (Sonic State, Harmony Central, etc...) e os caras lá bajulam o Motif que chega a dar no saco.
Eu tinha umas demos de arpegios e pads do 1º Motif, e eram realmente fantásticos, daria tudo o que você precisa. O ES então, deve ter melhorado mais ainda
Ambos os teclados vem com suas expansões 'analógicas', o que obviamente ampliaria suas possibilidades. Se você puder pagar por elas, vá em frente

Então, são as melhores workstations pra música eletrônica. O Alan Parsons gravou seu último disco, o "A Valid Path" usando Motif e alguns softsynths. Ficou do caralho, e o olha que o Parsons sempre foi chegado em fazer música com um 'pé na frente dos outros'.

Se a Roland faz synths com timbres bonitos, a Korg faz timbres pesados, a Yamaha então faz timbres selvagens. Pra algo fora do normal, é prato cheio.

Abraços.

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


tolho

Putz, não sabia desse disco novo do Alan Parsons (não é mais Project, né?),

Vou pesquisar e dar uma escutada. Valeu, véio! Esse era o x da questão.

R Santiago

Tanx, man!

keys_all

Tá feliz, hein?!?

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


tolho
Agora, o Motif NÃO perde pro Triton em pads. Aliás, nunca li nada sobre a "gringaiada" dizer algo sobre isso. Pelo contrário, você lê reviews em qualquer fórum (Sonic State, Harmony Central, etc...) e os caras lá bajulam o Motif que chega a dar no saco.

Olha que não foi o que eu li em vários posts no HC e no SS, hein?

Volta e meia os caras dizem assim:

- Eu tinha (tenho) um Triton Extreme/LE... mas o Motif é muito melhor, tem pianos, órgãos, guitarras melhores que o Triton... Agora eu tenho o Motif para os acúticos... Mas o Triton complementa o Motif, com os pads e synths...

Eis a pulga na minha orelha

elektrodisco
Veterano
# out/06
· votar


Ola Keys_all...tb tenho um Fantom X e estou com dificuldades em melhorar os pianos eletricos e os órgãos ! Poderia me dar umas dicas de como voce conseguiu ? meu mail e flaperon@terra.com.br

Abraços

tolho
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT
Putz, não sabia desse disco novo do Alan Parsons (não é mais Project, né?),

Vou pesquisar e dar uma escutada. Valeu, véio! Esse era o x da questão.


Não, não é mais "Project". Nesse novo lance, ele trabalha junto com seu filho e produtores de música eletrônica, como os caras do Uberzone.

tolho
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT
tolho
Agora, o Motif NÃO perde pro Triton em pads. Aliás, nunca li nada sobre a "gringaiada" dizer algo sobre isso. Pelo contrário, você lê reviews em qualquer fórum (Sonic State, Harmony Central, etc...) e os caras lá bajulam o Motif que chega a dar no saco.

Olha que não foi o que eu li em vários posts no HC e no SS, hein?

Volta e meia os caras dizem assim:

- Eu tinha (tenho) um Triton Extreme/LE... mas o Motif é muito melhor, tem pianos, órgãos, guitarras melhores que o Triton... Agora eu tenho o Motif para os acúticos... Mas o Triton complementa o Motif, com os pads e synths...

Eis a pulga na minha orelha


Vamo fazer o seguinte: Manda seu e-mail que eu te envio os sons do Motif que eu achei por aí..

Pode ser?

Abraços.

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


tolho

Legal:

cosmonauta-spif@hotmail.com

tolho
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT
tolho

Legal:

cosmonauta-spif@hotmail.com


Mandei. ;)

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


tolho

Valeu, velho!

Muitas coisas legais (algumas muito 80s demais pro meu gosto). As amostras de arpegiator são muito "motifadoras", eheheh e os pads, na maioria, também.

Mas não gostei muito dos órgãos.

De qualquer forma, agradeço. Vai ajudar bastante.

Scoth_Pr
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT

Bom, deu pra ver que você não é tecladista de primeira viajem, né. Vendo tudo isso que vc precisa, o jeito é você ir testar esses teclados em alguma loja. Você pode até pegar várias DEMOs da internet, mas lembre-se que são arquivos compactados e nunca mostram o verdadeiro poder de um instrumento. E como é um investimento tão grande que vc está prestes a fazer, vai ter que ser a sua opnião mesmo.

Abraços

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


Scoth_Pr

Yep, broder, iti is sédi, bãti itis tru!

Pena que o local mais próximo para eu testar esses brinquedos seja Porto Alegre, a 620km.

Bom, lá, pelo que eu sei, não tem Motif ES (mas tem uma loja que tá vendendo um Motif 6, da 1a linha, pelo preço de um ES).

AHAHAHAHAH... melhor que aqui na minha cidade, onde tem uma lojinha que se auto denomina "O UNIVERSO DA MÚSICA" e tem um Casio CTK-GADA por quase R$1.000,00 AHAHAHAHAAH.

tecladomax
Veterano
# out/06
· votar


Ta louco?

Testei esse Motif ES hoje

que tristeza

Pra mim o Motif ES é apenas mais um synt

não vi nada de extraordinário nesse teclado

já o Triton Extreme com aquela valvula é D+

da pra fazer loucuras com o Triton Extreme

cara pega um Extreme

quando eu vender meu Triton LE76 vou comprar um Extreme com certeza

abraços!

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


tecladomax

Pusé, véio, também já tive um LE 76 uma vez e afirmo pra quem quiser ouvir que é um puta teclado. Apenas é mais complicado de programar e o piano não é lá o bicho.

Agora me diz uma coisa: Tu já testaste um TR? O piano foi realmente melhorado?

Escutei umas demos do Motif lançadas pelo Tolho e achei bem legais, mas os pads e synths do Triton ainda parecem melhores.

Os grandes problemas do TR são ele não aceitar expansões e só ter uma inserção de efeitos.

Como disse, não dá pra ir de Extreme agora.

Mas é uma confusão...

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


tecladomax

Cara, se tu tem um msn, me adiciona lá pra gente conversar:

cosmonauta-spif@hotmail.com

Valeu!

Scoth_Pr
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT

Realmente, morar em cidade pequena é duro cara. Aqui, o melhor teclado a disposição numa loja é o PSR 2100!!!!

Voltando ao tópico, você já pensou em trabalhar com um teclado controlador em conjunto com um ou dois módulos? dá pra fazer uma combinação ótima com R$6.000,00

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


Scoth_Pr

Sim, certa vez eu até utilizei um GEM CD30 combinado com um nanosynth da Alesis.

Em casa era legal, cara, mas na estrada não. Tinha que conectar cabos midi, enfim... Uma vez o módulo enloqueceu e não quis funcionar.

Mas é uma excelente idéia para trabalhos em casa!

No começo do ano quase negociei um PC2 Rack e um CME de 76 teclas (teria um PC2, expandido amo a placa orquestral, e com mais drawbars por causa do CME, por uns R$4.500,00). Desisti já quando ia fechar o negócio, porque estava tocando em uma banda e as lembranças de fios e mais fios no palco não me foram lá muito agradéveis (fora o fato que o PC2R ser um módulo "bem" maior que o nanosynth).

Scoth_Pr
Veterano
# out/06
· votar


AUTOBOT

huahuahuaha... caramba, o setup "CME UF7 + PC2r" era o primeiro que eu ia te falar cara, impressionante.

Éhhh, meu caro, essa escolha é realmente complicada. Já nem sei mais o que te dizer, dois ótimos teclados. Mas ainda acho que compensaria você gastar um pouco e ir até uma loja testar por sim mesmo, mas é só a minha opnião.

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


Scoth_Pr

Putz, véio, então foi transmissão de pensamento.

cosmonauta-spif@hotmail.com

Se tiver msn, adiciona eu aí pro cara trocar figurinha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escolho pela razão ou pelo coração?