Timbres com L/R Diferentes

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # set/06


    Galera, vou explicar bem o que esta acontecendo e quem puder me ajudar, ótimo! =]

    Meu Kurzweil PC2, exitem 3 saidas de audio,

    1 - Left
    1 - Right
    1 - Headphone

    As 3 são Stereos Balanceadas, porem...

    A Left tem um som igual ao piano dos SP, ja o Righ tem um som com um pouco mais de "pegada".

    OBS: Nas opções de programação de som, exite a possibilidade, de mudar o timbre L e R, caso eu queira deixar a saida R/L com o mesmo "tipo" de timbragem.

    Quando eu ligo o teclado em 2 canais diferentes L/R o timbre sai igual aos K2600, maravilhoso... =] pois a união desses 2 timbres são ótimos!

    lembrando que na opção de Layers dele, existe Piano MONO e Piano Stereo sendo Right STEREO e Left MONO.

    Mas minha caixa de Som/Monitor só tem 1 entrada, sendo que ou eu ligo em R/L ou ate as de fone de ouvido que ja tem o R/L junto.

    Mas o timbre não sai o mesmo caso eu ligue no fone de ouvido, eu sei que eu ia precisar de 2 monitores, mas $$$ e pelo peso, isso me complica muito.

    Existe alguma possibilidade de "balancear" as saidas de som, em um unico canal? por ex:

    Eu ligo a L/R com Duas pontas P10 normal, e na outra ponta atraves de algum conector eu faço a união dos cabos, para poder ligar na unica entrada do monitor de som.

    Não sei se daria certo ou algo do tipo, ou alguem da uma outra dica.

    OBS: Ja tentei unir os 2 sons, em dois Layers, porem a frequencia de som fica dando um certo "desencontro" e não sai um som bonito.

    Ele distorce um pouco, ja tentei mudar as frequencias mas elas vão de 16Hz a 25000Hz (se eu não estiver enganado)

    Por favor alguem que leu tudo isso, me de uma "luz"

    Valew

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Também enfrento um dilema parecido.
    Ainda mais porque os sitemas de som geralmente disponibilizados para os shows da banda dificilmente têm entradas/directbox suficientes para ligar meu SP76 estéreo + o X3.

    Eu ligo a L/R com Duas pontas P10 normal, e na outra ponta atraves de algum conector eu faço a união dos cabos, para poder ligar na unica entrada do monitor de som.

    Até já pensei nisso, mas me disseram que esse procedimento ao invés de somar, anula os sinais, e vira MONO.

    Cpires
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu não sei se entendi muito bem seu problema, mas já pensou em comprar um mixer pequeno?

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Não adianta, pois pra sair o estéreo tem que ter um cabo em cada saída L/R do mixer. O problema é justamente esse, pois o monitor só tem uma entrada.

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    SnOOpeR
    Cpires

    Ja não sei mesmo o que fazer a respeito!!... sera que ninguem daqui ja passou por isso?

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    keys_all
    O melhor de tudo é tentar conseguir uma caixa amplificada que possua entradas L/R de teclado e ligar ambas as saídas L/R do seu teclado ali mesmo. O som não vai sair com aquela espacialização em stereo, mas pelo menos você não perde nada...
    Exemplo de caixa: Wattsom Pop Line 160 (tá certo, é Wattsom, mas eu tenho uma e não tenho o que reclamar dela...).

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    mano_a_mano

    Intao, eu ja nao gostei dessa caixa, e mesmo por que ja comprei a minha a 1 mes, não posso mais trioca-la!

    Eu não sei o que fazer mas, eu aind acredito que tenha solução! hehe

    Cpires
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mas isso não é a mesma coisa que você ligar o teclado na entrada stereo do mixer, ou ainda usar um canal do mixer para cada saída do teclado e depois mandar para o minitor? O objetivo do mixer não é misturar os sons sem grande perda na qualidade? E quando ele manda o sinal para suas saídas L/R ele não manda o mesmo sinal, para ambas as saídas? Que quando você quer dar um efeito stereo, com o mixer, independente de quantos monitores você tenha, você direciona o sinal ? Eu posso estar enganado, mas a saída stereo do teclado manda um sinal diferente para cada saída, certo? Agora me digam, isso não é a mesma coisa que ligar dois mics para duas vozes em canais diferentes, quandos os cantores emitirem o som de suas vozes, ambas as vozes não irão sair no monitor mesmo sendo um? Não é a mesma coisa com o teclado? Ou seja, você manda um sinal (ou voz) diferente para cada canal, aí o mixer mistura e manda ambas para o monitor, independente de ser um ou dois ou dez.

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cpires

    Poisé, na teoria sim, mas imagine assim.

    SAIDA COM 2 CANAIS

    L ==> __ \__ ____
    R ==> |_| / |____|
    MIXER PARA L/R UNIAO DE L/R ENTRADA DO MONITOR

    Mas acho que quando chega na entrada do monitor, eu acho que chega MONO, sem a divisao de L/R

    Eu acho que ele não "balanceia"

    intende?

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ha.....ha imagem não saiu muito lgl..

    copie e cole em algum lugar!....

    Cpires
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Cpires
    · votar


    Eta negócio complicado...
    Eu acho que a questão não é se chega mono mas se os dois sinais vão sair juntos no monitor ...? Pelo que entendi, ele quer que os dois timbres sejam reproduzidos independente de sairem em canais diferentes ou não. É como você ouvir um dvd stereo em uma tv mono. Você ouve todos os instrumentos, é claro com perda na qualidade, mas estão todos os sons lá.
    Estou errado?
    E se ele mandar por canais diferentes, com se fossem dois cantores, as duas vozes não sairiam no monitor,? Sendo assim, os dois timbres não deveriam sair ? Ainda que sobrepostos.
    Se eu estiver me corrija... ok!!

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    É, por essa lógica você está certo, Cpires. Só a qualidade do som deve aumentar ainda que não se tenha o efeito estereofônico L/R.

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06 · Editado por: SnOOpeR
    · votar


    A mesma lógica pode ser usada para mandar um sinal melhor para a mesa de P.A., usando-se o mixer.

    No meu caso, faria assim:

    ...........................
    _____L--> mixer
    ........................... -----> P.A.
    _____R--> mixer
    ...........................

    _____Ph --> monitor

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ressaltando que o ideal mesmo é que o sistema de P.A. tenha canais e directbox suficientes para as entradas estéreo do teclado.

    kevinmoore
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mas minha caixa de Som/Monitor só tem 1 entrada, sendo que ou eu ligo em R/L ou ate as de fone de ouvido que ja tem o R/L junto.

    aqui vc diz que a fone tem L+R, ou seja, é a L + R mixadas, o que é verdade...

    Existe alguma possibilidade de "balancear" as saidas de som, em um unico canal? por ex:

    Eu ligo a L/R com Duas pontas P10 normal, e na outra ponta atraves de algum conector eu faço a união dos cabos, para poder ligar na unica entrada do monitor de som.


    aqui vc diz que quer o que vc tem lá em cima...
    impossível entender o q vc quer...

    a questão é: seu "monitor" tem entrada estéreo?
    se o fone não soa do jeito que vc quer, é pq a entrada não é stereo, ou o cabo que vc está ligando no fone não é stereo...

    o certo seria vc comprar um cabo stereo, na grossura do fone, aí pegar um adaptador pra p10, ligar na saída do fone ( que é grande ) pegar a outra ponta ( que é pequena ) e ligar na caixinha ( se ela for stereo ), senão dá na mesma que vc ligar só o L, ou só o R, dependendo da configuração do cabo...

    emanuel macedo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    no meio desta pagina está a solução
    procure por EDU SILVA .11/07/02 10:02
    plugs

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Yes Emanuel!
    Essa é a solução.

    Keys, procure nessa mesma página por "mixer passivo".
    É a solução definitiva.

    Cpires
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pelo que entendi, o mixer realmente resolveria o problema...
    A solução apresentada no link, é para se evitar a compra do mixer...
    Entendi certo ou ainda não entendi nada?

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    kevinmoore
    aqui vc diz que quer o que vc tem lá em cima...
    impossível entender o q vc quer...

    Assim ó... Quando eu uso o Fone de Ouvido ele da o SOM ideal, de um lado sai o L e o outro o R...no entanto, quando eu ligo o P10 na saida de fone do teclado e ligo no meu monitor ele nao tem a L/R ou seja. . .

    Meu monitor precisava ter 2 alto falantes (digo isso em grosso modo) para poder sair em um falante o L e o outro o R... entendeu?

    Pois quando ligo no Fone, ele balanceia dos dois lados.. entendeu?

    pois os fones si separam L do R . . . ja com o P10 ligado no monitor ele nao faz essa separação..

    entendeu???

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    emanuel macedo
    Poxa, muito bom...

    no entanto....


    Não entendei oque devo ... não manjo nada disso...

    emanuel macedo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    keys_all
    vc deve copia e levar para um tecnico montar a melhor opção.

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    emanuel macedo

    Ok, muito obrigado pelado informação.

    keys_all
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Galera tive uma ideia...

    Na minha caixa tem 3 entradas...

    1 - P10
    1 - XLR Femea
    1 - XLR Macho

    To penssando em ligar 2 XLR, nas saidas L/R do meu teclado... =]

    Só que preciso de uma ajuda... por ex, eu costumo deixar sempre a saida R pouco mais alta que a saida L, e na caixa nao tem essa facilidade de manusear o volume de cada entrada...

    Teria como eu colocar alguma coisa para diminuir a entrada do L?

    Valew

    mazza
    Veterano
    # set/06
    · votar


    keys_all
    po meu que salada... nem tenho idéia se isso que vc diz tem fundamento ou se funciona, aconselho que vc entre em contato com um técnico em eletrônica pra falar suas dúvidas, suas idéias já tão extrapolando o bom senso normal, assim vc acaba queimanda a entrada e/ou saída de seus aparelhos, o seu esquema de ligação me parece ser um troço meio doido... em todo caso, se vc quiser ter um controle de volume, pode fazer isso com um potenciômetro, pegue o esquema do mixer passivo que foi dado acima, diminua o valor do resistor (mantendo no entanto o valor mínimo sugerido pelo autor do projeto) na entrada que vc quer diminuir e coloque potenciômetros ligados em série com o mesmo resistor, ligando o resistor no pino central do potenciômetro e continue o circuito pelo outro pino lateral do potenciômetro, faça isso e vc terá um controle de volume passivo... e boa sorte, mas se vc queimar seu aparelho não aceito reclamações hehehe valeu

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    keys_all
    Já pensou na hipótese de usar um cabo em "Y"?

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Galera tive uma ideia...

    Na minha caixa tem 3 entradas...

    1 - P10
    1 - XLR Femea
    1 - XLR Macho

    To penssando em ligar 2 XLR, nas saidas L/R do meu teclado... =]


    só tem que ver uma coisa
    se estas três entradas são independentes ou são somente 3 tipos de conectores em um mesmo canal pra ser usado um ou outro

    se for igual a um mixer que eu tenho aqui onde no mesmo canal tem P-10 e RCA, no manual desse mixer diz que é pra usar um ou outro, nunca os dois porque internamente é uma coisa só só que dois tipos de plug

    nesse caso ligando 2 cabos eu estaria colocando o canal em curto

    cabo em Y só serve se for pra dividir o 1 sinal pra 2 entradas nunca 2 sinais pra uma entrada, vai dar no mesmo caso acima

    SnOOpeR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    cabo em Y só serve se for pra dividir o 1 sinal pra 2 entradas nunca 2 sinais pra uma entrada, vai dar no mesmo caso acima

    Negativo.
    Clique no link abaixo e procure por "misturar sinais":
    http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_eletr_diy_3.htm #8

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Negativo.
    Clique no link abaixo e procure por "misturar sinais":

    http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_eletr_diy_3.ht m #8


    eu não manjo nada de eletronica mas ali tem uns resistores que sei lá pra que serve mas deve fazer algum bloqueio no caminho do sinal
    senão com um cabo em Y simples eu estaria ligando o L do teclado na R do proprio teclado e vice-versa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbres com L/R Diferentes