Curso de Composição

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


ehaueiaehiaehiauh bom eu estudo lá!! bacharel em violao vai aprender contraponto pra que?? contraponto é técnica de composição!! regencia tem pq o cara tem que analizar uma grade, ele vai ler uma grade com uma caralhada de instrumentos!! e tem que saber a textura da orquestração!!

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous
Sério?? Um amigo meu tá fazendo lá e tem aula disso!! O.o'

Mas pelo menos nas públicas eu sei que tem, eu tinha os planos de aula no pc antigo hehehe

Jabijirous
Veterano
# ago/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


no cbm??? me fala o nome dele

publica é outra historia, composição e regencia em publica sao "6" anos no cbm sao 4

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Jabijirous
Eu perguntei pra ele, ele disse que não tem ainda nesse período mas que parece que vai ter depois...


Tô me preparando pra fazer licenciatura na UniRio =]

Jabijirous
Veterano
# ago/06
· votar


Tô me preparando pra fazer licenciatura na UniRio =]

boa sorte! uni rio é dificil!! se prepara para ler muito!!

teu amigo deve ser da publica!!

-DiegoEV
Membro Novato
# jun/15
· votar


Andei pesquisando sobre o curso pela ECA/USP, porém não encontrei que peça eles selecionam para tocar na prática (vou escolher piano como instrumento). Quanto a prova escrita e cantar/identificar intervalos estou ok. Alguém aqui já prestou pra USP? Tocou qual peça? Será que fur elise ou moonlight sonata primeiro movimento está ok? kkk Abraço, pessoal.

-DiegoEV
Membro Novato
# jun/15
· votar


Andei pesquisando sobre o curso pela ECA/USP, porém não encontrei que peça eles selecionam para tocar na prática (vou escolher piano como instrumento). Quanto a prova escrita e cantar/identificar intervalos estou ok. Alguém aqui já prestou pra USP? Tocou qual peça? Será que fur elise ou moonlight sonata primeiro movimento está ok? kkk Abraço, pessoal.

Jabijirous
Veterano
# jun/15
· votar


-DiegoEV

Dei uma olhada no site e parece que limaram o THE. Provavelmente você deve fazer uma prova simples, já que não consta nada no site.

TG Aoshi
Veterano
# jun/15
· votar


-DiegoEV
ECA/USP é pela Fuvest, então:
http://www.fuvest.br/vest2015/manual/programas_-_habilidades_especific as_-_245.html

O manual deste ano ainda não foi divulgado, mas o programa parece que continua o mesmo de sempre. Fica atento que deve sair em breve.

Se já não o fez, também acesse o site do CMU (departamento de música) e dê uma olhada nas provas escritas anteriores. É bom pra evitar surpresas desagradáveis (sim, aquela mesmo, no final da prova).

Vai prestar pra composição ou instrumento?

-DiegoEV
Membro Novato
# jun/15
· votar


TG Aoshi

Ficarei atento sim, obrigado pelas dicas, voce e Jabijirous. Nao consigo marcar pelo ópera do celular. x:

Pretendo prestar pra composição. Se eu não passar de primeira, vou continuar tentando. Tenho visto as provas antigas e de outras faculdades também.
Redações sobre história da música também são de matar kk

Ken Himura
Veterano
# jun/15
· votar


-DiegoEV
Redações sobre história da música também são de matar kk

Hahaha! Infelizmente, você vai ter que se acostumar com isso. Compositores são quase que enciclopédias da história da música, principalmente século XX!

Força!

Rodolfo Minari
Membro Novato
# out/16
· votar


Olá… Se me permitem compartilhar minha experiência como educador. Desenvolvo oficinas de composição musical popular desde 2014, as quais já ocorreram em alguns estados brasileiros, sempre com resultados positivos. Trata-se de um curso livre, que procuro fazer o mais prático possível. Falo sobre a letra, gêneros textuais (drama, prosa, poesia), características e potencialidades de cada um. Por exemplo a poesia pode contribuir com a estrutura da sua composição por meio de suas formas fixas: quadras, sextetos, martelos, haicais; estudamos rima e métrica. Provoco os participantes a escrevem oferecendo motes. Trabalhamos também a partir de temas: oriento dinâmicas que ajudam a encontrar e escolher temas significativos; ampliar ou delimitar o tema, se preciso, e, principalmente, desenvolvê-lo. Alguns outros exercícios que oriento para a produção de temas: listas, cartas, diário. Trabalhamos na prática diversas formas de pesquisa: brainstorm, entrevistas, pesquisa bibliográfica. Falo sobre pastiche (que absolutamente não é plágio). Estudamos figuras de linguagem: elipse, metáfora, aliteração. Sobre o ritmo, ensino a identificar e reproduzir, usando apenas o corpo, pelo menos os compassos 2/4, 3/4, 4/4 e 6/8. Também ensino a utilizar as três fórmulas de compasso inicial em cada início de frase: tético, acéfalo e anacruzi. Tudo isso na forma de brincadeiras de criança. Esse assunto do ritmo está ligado à PROSÓDIA, que é talvez a coisa mais importante que eu procure ensinar: adequar a acentuação das palavras da letra aos tempos fortes e fracos da música. Falo ainda sobre ciclos rítmicos e, brincando, criamos grooves. Em harmonia, trabalhamos conforme o nível de conhecimento dos participantes: aos iniciantes, procuro demonstrar que harmonia é matemática, e começo com a matemática simples, dos acordes I, IV e V do campo maior, sobre os quais é possível compor infinitas melodias. Costumo dizer que a harmonia conta uma história à parte, os acordes I, IV e V representando sensações, que tem a ver com a sensação de deslocamento no espaço, que é o que aconteceu com os heróis, nas histórias: ele sai sempre em busca de algo. O acorde 1 é estar em casa. Falamos sobre estrutura musical: quais as partes e sessões usuais em uma canção popular, que como a sua amarração pode reforçar (ou fazer contraponto) à mensagem transmitida. Bem, esses são alguns dos assuntos tratados, e sempre compomos músicas!

zodiaco10001
Membro Novato
# mar/18
· votar


Gente tem faculdades que oferecem especialização de trilhas sonoras de cinema e tv, gostaria saber se com as informações desse curso dava pra criar composiçoes para orchestra??

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mar/18 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


zodiaco10001

Particularmente, não conheço nenhuma faculdade com disciplinas voltadas especificamente para trilha sonora de cinema/TV (EDIT: isso no Brasil, provavelmente existe no exterior sim). No entanto, na faculdade se aprende técnicas que com certeza se usa nesse tipo de composição, como orquestração, análise, harmonia, contraponto, além de se familiarizar com repertório diversificado, o que te dá conteúdo como compositor/arranjador. Alguns conseguem chegar lá sem essa instrução formal (como no caso do Hans Zimmer), mas acredito que uma graduação ajudaria bastante nesse sentido.

Mas já vi algumas faculdades darem disciplinas esporádicas voltadas para trilha sonora. Aqui na UnB existe a cadeira "Trilha Sonora para Jogos", optativa, e só pode ser cursada depois de uns dois anos de curso. Já vi também muita dissertação e tese voltadas especificamente para compositores de trilhas sonoras, que você pode encontrar em repositórios (é tudo de graça, só lembrando). Inclusive, tenho dois colegas aqui que atualmente estão pesquisando isso.

Acredito que se você tiver uma base boa, dá pra se arriscar por esse caminho sem necessariamente uma faculdade. Mas, ainda assim, é algo que ajudaria bastante.

zodiaco10001
Membro Novato
# mar/18
· votar


Hmm, legal cara, tem um lugar que achei pela net q tem especialização em trilha sonoras, da uma olhada: http://portal.anhembi.br/pos-graduacao/cursos/trilha-sonora-composicao -para-cinema-e-tv/#sobre

Ken Himura
Veterano
# mar/18
· votar


Tem já bacharelado em composição voltada à trilha sonora em algumas faculdades, até em federais. Mas são cursos novos, ainda não existem muitos. Porém, a tendência é aparecerem mais. E mais especializações lato sensu.

http://musica.ufes.br/bacharelado

fernando tecladista
Veterano
# mar/18
· votar


Eu aqui tentando compreender qual a diferença entre compor por compor e compor pra trilha de cinema, sendo que um filme pode ir de: escola de rock, kill bill, tron, bang bang a italiana, blade runner, 1492...

Sendo que sempre arranjos de cordas, vozes de corais... naipes seguem um padrão que vem desde bach, beethoven...

Ken Himura
Veterano
# mar/18
· votar


fernando tecladista
Tem diferenças na forma de encarar o trabalho, na profundidade formal (música de concerto é formalmente conectada, como uma teia de aranha; trilha depende da outra mídia, não da construção musical), em tecnologias e técnicas para o trabalho, dispositivos, macetes etc.

Eu prefiro pegar o grosso da técnica e depois ir trabalhar adaptando às minhas necessidades, mas o mundo não é assim pelo visto,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de Composição