TX-5 - Banco de timbres II

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


kevinmoore

coidado com um simples UP .. um colega levou um ban ... melhor ... disfarçar ele ...pow ... nada de novo com os users do TX ??? ...disfarçado!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


Tem um registro que uso de vez em quando que eu chamo de "o registro do bicho preguiça": serve pra quase todo estilo, o som pode aparecer ou ficar mais escondido de acordo com a região do teclado que se toca, sem precisar ficar ajustando drawbars (mexer nas drawbars eh massa, mas as vezes dá uma preguiça...)

Mais ou menos assim:

F-F-F-4-0-0-2-4-4

Overdrive, chorus e reverb a gosto. Eu geralmente uso overdrive no 70, Chorus C2 e reverb la pelo 30.

Dá pra usar a extensão inteira do teclado praticamente. Por causa do foldback, os agudos ficam semelhantes ao padrão FFF, o melhor pra solar. O meio fica bright, praquelas bases em que o orgão tem q aparecer. E a parte mais grave fica mais pra acordes de cama, so de preenchimento mesmo.

Tentem ae pra ver o q vcs acham.

Montana
Veterano
# set/06
· votar


Opa, sou novo por aqui mas é bom ver que outras pessoas se interessam pelo Tokai. Eu adquiri um desses há uns dias, estava procurando um simulador de hammond há um tempo já. De início, pensei em pegar o Korg CX-3, quase o comprei. Até que fui numa loja aqui no Rio e toquei o TX-5. Fiquei impressionado com a qualidade do som, os efeitos, a simulação da Leslie, enfim, ficou muito bem feito o teclado, não tive dúvidas. Um simulador desses importados (Korg, Roland, Nord, Hammond) sai muito caro aqui no Brasil. O Tokai sai por um preço absurdamente menor e consegue resultados incríveis na minha opinião. Comprei também no embalo a pedaleira.

Sou um enorme fã de Hammonds e busco esse tipo de som já há bastante tempo, sempre me inspirando em Deep Purple, Genesis, Yes, Emerson Lake and Palmer, Jethro Tull, Arthur Brown, Atomic Rooster, Steppenwolf... Enfim, várias bandas que tem o Hammond como instrumento com forte presença.

Já consegui brincar bastante nos efeitos e fazer alguns sons de músicas que ouço, depois vou postar aqui algumas configurações de drawbars, percussão e vibrato que eu conseguir, ou até mesmo gravar alguns sons.

Andei lendo já algumas configurações aqui nesse post e foram de grande ajuda, espero poder contribuir também e trocar idéias com o pessoal aqui.

Montana
Veterano
# set/06
· votar


Bem, aí vai.

Resolvi procurar o timbre que o Tony Banks (Genesis) usa na música In the Cage do album The Lamb Lies Down on Broadway. Segue a configuração:

008808088

C1, Leslie Slow e Percussion 2 2/3'

Aqui vai o que eu gravei

In The Cage Demo

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Montana
Andei lendo já algumas configurações aqui nesse post e foram de grande ajuda, espero poder contribuir também e trocar idéias com o pessoal aqui.

seja bem vindo!!

kevinmoore
Veterano
# set/06
· votar


Montana

bem legal cara... acho q talvez se fosse um pouco mais bright ficaria melhor...

Montana
Veterano
# set/06
· votar


bem legal cara... acho q talvez se fosse um pouco mais bright ficaria melhor...


É, eu também pensei nisso, mas tava vendo como deixaria mais bright, vou continuar testando.

Boechat
Veterano
# set/06
· votar


Montana... por mim não mexia nesse registro... ficou muito bom!!
Acho que nesse timbre o Tony Banks usava Phaser por isso ficava um pouco mais brilhante.

Já que estamos falando de Tony Banks...
Hairless Heart
UPPER 500FFF0000 (no tokai que o drawbar vai de 0 a 10, ou F)
LOWER 00FFF50700
C2, Leslie Slow, Percussion 4' Fast Soft, Reverb 110, KeyClick On, Drive Off

Montana
Veterano
# set/06
· votar


Eu tenho uma pergunta sobre o Tokai. No controle de percussão, há as opções 4´ e 2 2/3´, enquanto que nos Hammonds se tem 2nd e 3rd. Como se dá essa relação? tem como eu por 3rd harmonic no Tokai? Sou meio novato nessa lance da percussão.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Montana

tem como eu por 3rd harmonic no Tokai?
infelizmente não tem ... ou é 4' ou eh 2 2/3' ... mas nos controles gerais vc pode aumentar o nivel dos percussions ... de 1 a 15 se não me engano ... assim ..qdo vc tiver uma musica q vc quer mais percussion aumenta o nivel .. qdo quer menos .. diminui o nivel ...

adao chagas
Veterano
# set/06
· votar


Olá Montana,

Na realidade o 4' é o 2nd e o 2 2/3' o 3rd. A Tokai cometeu um equívoco ao não colocar corretamente a denominação padrão.


Um abraço

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


Realmente, mancada da Tokai. Parece que no simulador de Hammond interno do GEM Equinox a denominação é a mesma. Deve ter alguma lógica pra eles nesse caso, mas pra mim só serve pra confundir a cabeça da galera q ta tomando contato com os emuladores agora.

Mancada maior que essa, só a falta de uma entrada especifica pra pedal de expressao. Ao adãõ e aos outros donos de TX: como vcs estãõ se virando com essa ausencia?? Eu to usando um pedal de volume simples, mas nao eh nem de longe a mesma coisa.

adao chagas
Veterano
# set/06
· votar


Mr. Mojo,

Eu tenho um pedal de volume passivo que usava no XB-2, mas ainda não testei-o no TX-5 porque acho o nível da saída muito baixo. Fiz um cabo com 2 pinos P10 e outro XLR que permitiu um ganho maior, além de ser estéreo, mas também aumentou o nível de ruído.

Um abraço

storrecilha
Veterano
# set/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Pedal de expressão? o que um pedal desse iria alterar além do volume se a leslie vc pode acionar por footswitch? (detalhe, não é um desafio, só uma pergunta de leigo mesmo)

adao chagas
Veterano
# set/06 · Editado por: adao chagas
· votar


kevinmoore


Coloquei no link abaixo dois clips com timbres para jazz e dois exemplos do Jimmy Smith.

FFF000000 PERC 2 2/3" CHORUS C3
F0000FFFF CHORUS C3

Ambos com o Rotary em Brake

http://rapidshare.de/files/33016463/jazz.zip.html

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


storrecilha

Aumenta o overdrive, como aconteceria num hammond real ligado a uma leslie real. Num hammond real o pedal de expressao, qdo se aumenta o volume, ele funciona um pouco como um equalizador, privilegiando os agudos e cortando os medios graves. Qdo se diminui o volume, acontece o inverso. Isso tudo eh imitado em clones com entrada especifica de pedal de expressao, especialmente o XK3. Me corrijam se falei alguma besteira.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Mr_Mojo_Rising
adao chagas
storrecilha

fico contente em saber q o TX-5 agradou muitos brasileiros exigentes ... que querem equipamento de qualidade a baixo custo ... mas fico mais contente ainda quando a euforia ou febre do baixo custo passa e começam a encontrar os pontos dos quais podem ser melhorias, sugestões ou ainda pqnos detalhes dos quais podem (e muitas vezes fazem) a diferença ...!!!
eu tb passo por isso ... (nos equipos q conheço e sei opnar sem ter dúvidas dos(as) funcionais)
acho q estes pontos poderiam ser adicionados em um relatorio e enviados a tokai ... evolução deste modelo e criar modelos intermediários .. aumentando assim o leque de opções de produtos e custos!!

abrax!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


_BLACKMORE_

Nao acho que o TX tenha defeitos, e sim pequenas coisas q poderiam ser melhoradas, como em qualquer teclado. Se eu fosse fazer esse relatorio, depois de 4, 5 meses com ele, colocaria s seguintes sugestoes de modificação, em ordem de importancia:

1) Entrada especifica para pedal de expressao (com funcionamento como nos hammonds);
2) Teclas waterfall;
3) Aumento do volume das saídas;
4) Banco GM com sons extras quebra galho pra shows menores ou ensaios;
5) Melhora na construção de alguns componentes (knobs, botões) e do corpo do teclado;
6) Drawbars com niveis de 0 a 8 ao inves de 0 a 10, pra se igualar ao padrao Hammond
7) Preamp valvulado embutido como no XK3, consequentemente melhora no overdrive q passaria a ser mais organico.

Por enquanto é só.

kevinmoore
Veterano
# set/06
· votar


adao chagas

cara, MTO BOM!
mto bom o timbre 888...
posta isso lá nos fórums gringos...

o timbre de squabble acho q precisava da leslie em fast, pra tocar Mack The Knife e tal

MTO BOM!

kevinmoore
Veterano
# set/06
· votar


esqueci de falar, obrigado pelas mp3.. ;)
só falta o Deep Purple... mas pelo o que estou ouvindo... o negócio é bão mesmo...

aliás acho que a Tokai podia providenciar umas demos mais variadas no site, uma com um jazz assim 888 3rd...

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

bixo .. eu tenho falado com um dos projetistas da Tokai e ele me disse que a idéia não era apenas um TX-5 ... e sim um órgão mais completo ... a aceitação iria contar muito .. tanto q o Lower pro TX está pronto ... custo aprox de 750 pilas ... q eh uma das perguntas q o fiz ...

tenho certeza q existem ainda mais pontos de melhoria a serem revistos no TX mas para mim, completamente leigo em teclas mas com o propósito de ter um simulador de baixo custo e boa qualidade estou satisfeitíssimo ... me desculpe se em algum momento deixei transparecer q vc´s usuários dessa máquina estão insatisfeitos, mas com base em tudo o que vc´s falam eu tento aprender e ver no que poderia ser custo ... um exemplo .. um dia disseram q o TX poderia possuir teclas watherfall ... pow .. eu nem sabia o q eh isso .. mas qdo conheci percebi q o custo poderia ser maior .. pow .. elas tem peso .. construção difernete... 2500+? ... de repente o TX custaria 5000 pilas .. dae (ao meu ver) a jogada da Tokai de vender TX, abrindo mercado vai pro espaço ...

Amigo Mojo, eu aprenderia muito se um dia tivesse a oportunidade de fazer um som contigo e papear sobre musica em todos os aspectos...bem como outros users aqui do fórum, mas enquanto isso não é possível eu vou anotando tudo o q posso e aprendendo com vc´s todos!

Qto a lista q vc disse acima, eu tenho até resposta para algumas ... custo ... e acredito que tudo o que aqui é falado de alguma forma a Tokai fica sabendo e talvez estudando uma forma de desenvoler/colocar em um produto, então fiquemos todos atentos!

abrax!

kevinmoore
Veterano
# set/06
· votar


1) Entrada especifica para pedal de expressao (com funcionamento como nos hammonds);
2) Teclas waterfall;
3) Aumento do volume das saídas;
4) Banco GM com sons extras quebra galho pra shows menores ou ensaios;
5) Melhora na construção de alguns componentes (knobs, botões) e do corpo do teclado;
6) Drawbars com niveis de 0 a 8 ao inves de 0 a 10, pra se igualar ao padrao Hammond
7) Preamp valvulado embutido como no XK3, consequentemente melhora no overdrive q passaria a ser mais organico.


eu colocaria daí o 1), 2), 3) e 6)... são coisas que não aumentariam o custo demais ao meu ver...
o tx5 custando até uns 4 mil por uma versão mais pró, o pessoal deixa de comprar os importados...

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


kevinmoore
6) Drawbars com niveis de 0 a 8 ao inves de 0 a 10, pra se igualar ao padrao Hammond

esse cai em patente ... e os caras da Tokai estão cozidos com pagar pra todo mundo!

o tx5 custando até uns 4 mil por uma versão mais pró, o pessoal deixa de comprar os importados...

talvez um outro produto ... ou TX com outro nome ... mas acho q eh arriscado .. de 2500 pra 4000 por exemplo ...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


esse cai em patente ... e os caras da Tokai estão cozidos com pagar pra todo mundo!

Não cai não. Roland, Korg, Nord, todo mundo usa e com certeza não paga nada. Aliás a Hammond nao deve ser detentora desse padrão, foi algo simplesmente escolhido e adotado por todo mundo (menos a Tokai hehe). Se fosse assim, tinha que pagar royalties pelo Chorus/Vibrato em 3 níveis e etc, etc. hehehe

Montana
Veterano
# set/06
· votar


A patente desse tipo de Órgão já expirou há muito tempo, pode-se imitar. Mesmo que ainda exista a marca Hammond.

frnando
Veterano
# set/06 · Editado por: frnando
· votar


Saudações a todos,

Eu estava acompanhando a discussão no fórum, e gostaria de acrescentar uma informação complementar e formular algumas questões sobre o TX-5:

1. Pedal de Expressão

Infelizmente o pedal de expressão acabou ficando de fora do projeto original do TX-5, mas devido a sugestões de usuários, e na tentativa de minimizar o efeito desta falta, foi incluído no software (a partir da versão 1.20) através do menu MIDI (pág. 36), a ativação de uma entrada de pedal de expressão através do MIDI IN/PEDALBOARD IN (Controller número 11).

Ou seja, o TX-5 aceita pedal de expressão sim, mas tem que ser um pedal de expressão MIDI.


2. Numeração dos Drawbars e percussão

É mesmo fundamental usarmos 0..8 ao invés de 0..10 nos drawbars?

Foram usados 4' ao invés de 2nd e 2 2/3' ao invés de 3rd porque o 2nd corresponde à percussão de 4' e 3rd corresponde à percussão de 2 2/3', achamos que seria mais intuitivo correlacionar a percussão diretamente à altura dos drawbars.... Talvez tenha sido uma visão muito técnica???


E uma questão que eu gostaria de propor a todos os usuários do TX-5:

- Na sua opinião, o que mais faz falta no TX-5? (Features, acessórios, visual, etc...)


Um abraço a todos,

Fernando

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


frnando

Opa, td bem?? Vc é da Tokai??

frnando
Veterano
# set/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Oi! Sou o responsável pela personalidade e pelas neuroses do TX-5 (entenda-se software) ;-)

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# set/06
· votar


frnando

Opa, aí sim!! hehehe

Bom, a sugestão de entrada para "pedal de expressão" comum ainda é valida para mim. Mas legal que vcs remediaram de alguma forma com MIDI.

Qto as drawbars de 0 a 8, nao eh algo fundamental, mas que apenas facilitaria nas trocas de registros entre usuarios de diferentes marcas de simuladores e de reproduzir registros de drawbars usados em musicas famosas sem precisar fazer a regra de 3 hehe. A percussao tbem nao eh fundamental, mas ajuda a nomenclatura padrao.

Visual: alem de um incremento na robustez do MDF (em especial o fundo, a parte de baixo) e nos knobs e botoes, pensaria em deixar aquela parte de madeira de cima um pouco mais profunda, para acomodar um teclado pequeno de forma mais segura, sem precisar de estante dupla. Veja por este lado. O TX já é grande, maior que a media atualmente. Alguns centimetros a mais nao fariam mal.

Acessorios: junto com a entrada de pedal de expressao comum, vcs poderiam oferecr um pedal da Tokai mesmo, q funcionasse de forma 100% integrada com o software, se,m precisar de midi de preferncia. Case e estante PORTATIL com visual vintage tbem seriam bem vindos.

A sugestao do Banco GM quebra galho tbem acho valida, acho q nao eh dificil. Teclas waterfall deixariam o projeto muito mais caro?? E esse segundo manual q o Blackmore citou, seria algo como Hammond XK System??

O Allex Bessa disse q vcs estavam cogitando um clone de Rhodes, Piano, Clavinet e outros pianos, continua valendo isso?? Ta a caminho um projeto desse??

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


frnando

Seja bem vindo ...

1. Pedal de Expressão
...foi incluído no software (a partir da versão 1.20) através do menu MIDI (pág. 36), a ativação de uma entrada de pedal de expressão através do MIDI IN/PEDALBOARD IN (Controller número 11).

por favor .. se for possível quais os recursos adicionados com a versão 1.20 que não existem na versão 1.12 q eh o meu caso ..? pois até o momento sei que apenas muda os padrões/timbres para o Key click ...
essa funcionalidade eu acho q eh muito válida dada a baixo nivel de saída do TX.

2. Numeração dos Drawbars e percussão

eu acho q deixaria pessoas com conhecimentos menos tecnicos de fazer melhores timbragens sem conversões ... não eh fundamental ... mas ajudaria leigos como eu ...


- Na sua opinião, o que mais faz falta no TX-5? (Features, acessórios, visual, etc...)

vc fez uma ótima pergunta ... eu acredito q qto ao visual está excelente ... observações ... mas qto a pontos talvez bobos .. na parte inferior tem parafusos e ficam ressaltados no tampo .. acredito q possam ser rebaixados .. para q fique uma superficie plana (jah danifiquei 2 móveis q me custaram caros) ou então como acessorio uma estante tipo uma apresentada com um teclado novo da Korg ... ficara tudo muito bacana qdo finalizado... eu acho q o conteúdo do manual poderia ser melhor explicado pois eh muito digamos "cru" ... outra coisa .. acredito que um CD demonstrativo e/ou patterns tb seria de muita utilidade, algo semelhante as grandes marcas pra mostrar o poder do aparelho...nem q para isso a pessoa tenha q gravar ...regravar ...gravar por cima ... varias camadas para saber do que tem em mãos ...

Acredito que não faça parte do projeto TX mas acrescento ao que o
Mr_Mojo_Rising disse, eu acho q uma boa seria disponibilizar no mercado placas de up grade para outros timbres ... tipo o Rhodes, ou um piano ... moog ... isso daria uma fatia maior do mercado ao meu ver ...

abrax !!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a TX-5 - Banco de timbres II