TX-5 - Banco de timbres

    Autor Mensagem
    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: _BLACKMORE_


    Galera, resolvi que vou aprender a tocar nessa máquina, e pra começar estou "fazendo" os timbres que curto pra claro ir pegando o jeito de usar todos os recursos tocando de verdade!!

    Pra começar estou upando um trechinho de Child in time do Purple, um timbre muito bacana e que para mim deu um trabalhão pra digamos ... construir!!

    Me perdoem por zoar a música, mas eh q não sou tecladista!

    Child in time - atualizado!

    O mapeamento sonoro

    Drawbar UP 10/10/4/4/4/0/0/0/0
    Drawbar LO 6/9/5/5/0/0/0/0/0/0

    Percussion 4' com Fast e Slow ativado (parâmetros de fábrica)

    Reverb = 86
    OverDrive = 0

    Rotary Slow Fast Acele Direc

    Treble 40 400 14 CW
    Bass 30 310 12 CCW

    Microphones:

    Spread - 60º
    Distance - 15
    Height - Center
    Ressonance - Yes

    Horns Beam width - 10

    pow eh isso ae ... em breve Uriah Heep ....

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, a gravação pelo menos aqui ficou muito, muito baixa. Mesmo com volume no máximo. Não consegui distinguir muita coisa não, mas enfim, veja ae se você faz parecido com o que eu faço em Child In Time (falando só de timbre, não de notas):

    As três primeiras drawbars no máximo, a quarta na metade, o resto no zero. Percussão 2nd no Fast, Keyclick acionado, Chorus 1, reverb entre 40 e 50, overdrive no 25 a 30, leslie em slow.

    Uma variação do Jimmy Smith clássico... heheh

    Não sei se o problema foi só aqui, mas tenta gravar de novo ou ver o que rolou aí.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    pelo menos aqui ficou muito, muito baixa
    pow .. hoje eu arrumo isso .. nem ouvi depois de converti do gravador ... pois lah jah esta infernal!! clipando bagaray!!

    veja ae se você faz parecido com o que eu faço em Child In Time
    pow..mais ou menos ... pois coloquei tb o split e fiz uma config bem grave pra mao esquerda ... a direita eh por ae ... as tem muita modificação de timbre com relaçao a distancia de mic, inclinação ... tudo o q pude mexer !!

    a noite devo atualizar o post e mandar a gravina melhor audível ... blz?
    procura ae mais tarde!!

    adao chagas
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olá Mr. Mojo,

    Falando em gravação, seria possível gravar um acorde+baixo com os drawbars em full, leslie em slow, passando para fast e retornando em slow? É que ainda não consegui ouvir a separação entre horn e rotor em nenhum demo.


    Um abraço

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    adao chagas

    Putz, tô sem computador em casa cara. Fico te devendo essa... Isso vai ter que ser um trabalho pro Blackmore, Allex ou storrecilha...

    Mas já posso te adiantar uma coisa: fica difícil perceber a diferença entre Horn e Low Rotor nas demos pq a configuração que vem de fabrica (tanto de aceleraçãõ quanto de giros em fast e slow) é muito próxima. O Horn e o Low Rotor aceleram e giram quase que ao mesmo tempo no "preset" de fabrica, e a meioria da galera que fez demos anteriormente (eu me incluo nessa, naqueles arquivos gravados com minha banda) não mexeu nessa configuração. Resolvi isso no meu ajustando a meu gosto, deixando o Low Rotor e o Horn mais independentes, o Low acelerando e girando mais lentamente que o Horn. Era mais ou menos isso que vc queria ouvir??

    adao chagas
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Isso mesmo, Mr. Mojo. Eu gostei bastante do simulador de Leslie e essa foi a unica coisa que ficou faltando. Estou muito acostumado a ouvir essa diferenca na minha caixa, inclusive produzindo um "chorus" muito interessante, e por isso estou curioso para ouvir esse efeito no TX-5.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    adao chagas

    Ah, mas fique tranquilo que dá pra fazer sim. Ponto positivo pro TX em cima de vários simuladores mais caros nesse quesito, como o Nord Electro, que não permite nenhum ajuste na leslie interna.

    E ainda dá pra mudar o sentido de giro tanto do Horn qto do Rotor.

    Realmente, os caras fizeram um otimo trabalho na simulação.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    atualizado ae ... comentem ae galera!!

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Hoje eu vi um Tokai TX-5 "in loco", numa loja daqui de Porto Alegre. Olha... Eu achei ele até maior do que parece ser nas propagandas... E tem O som de órgão... Acho que, acima dele, só um B3 mesmo :-O

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mano_a_mano

    Hoje eu vi um Tokai TX-5 "in loco", numa loja daqui de Porto Alegre. Olha... Eu achei ele até maior do que parece ser nas propagandas... E tem O som de órgão... Acho que, acima dele, só um B3 mesmo :-O

    Ué, há tempos atrás vc disse que tinha testado o TX-5, antes de muita gente, tanto aqui qto na synth-BR, inclusive falou que o som era massa e tal, agora esse post como se tivesse sido a primeira vez que viu o instrumento.

    Que esquisito hein.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Mas hoje eu testei com mais profundidade. Da outra vez foi apenas um teste superficial. Hoje eu cheguei a usar os drawbars, simulador de Leslie, etc.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    _BLACKMORE_

    Diria que é uma abordagem diferente hehehe

    Mas isso que é o legal do órgão, ver como cada uminterpreta e replica os diferentes timbres dos clássicos do Rock, Jazz, Blues e etc. Melhor ainda é ver criações de timbres diferentes, que tem a marca pessoal de cada um, não se prender a coisas pre-estabelecidas, e sim apenas usa-las como ponto de partida.

    Massa, posta o Uriah Heep aí cara, seria Gipsy a maledeta?? hahahaha

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    mano_a_mano

    Ah tá.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    posta o Uriah Heep aí cara, seria Gipsy a maledeta?? hahahaha
    pow ... num chega ... falta drive ... !!!
    hehe

    Melhor ainda é ver criações de timbres diferentes, que tem a marca pessoal de cada um, não se prender a coisas pre-estabelecidas
    para mim q sou mais q novato nisso aqui tudo eh bom ... e claro para ter um som digamos "diferente" eu preciso de muito arroz, feijão e teclas ainda!! mas concordo com tudo o q disse!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    pow ... num chega ... falta drive ... !!!
    hehe


    Chega sim, veja se vc concorda comigo.

    O overdrive, seja de valvulas ou seja simulaçãõ de valvulas (como no caso do TX) distorce e realça harmonicos que nao estariam tao rpesentes no som limpo, concorda?? E as drawbars aumentam e diminuem o volume de harmonicos tbem, certo?? Então, o drive estará mais presente, mais "esporrento" mais brilhante, mais dark ou qualquer outra coisa q vc queira dependendo do registro de drawbars, percussão e etc q vc estiver usando. Tenta pra vc ver como rola. Aproveite a magica do TX-5 cara hahaha

    Falando em Uriah, tô com um DVD deles lá, The Byron Years, q tem registros de shows e off takes da epoca classica deles com o David Byron. Muito foda cara, o Ken Hensley em plena forma. E o Mick Box, Mr. Wah Wah, puta guitarrista, admiro pra caralho o "não estrelismo" dele, o cara toca muito mas acima de tudo joga pro time

    Cada vez mais posso te dizer que o Ken Hensley talvez seja minha maior inspiração no Hammond Rock and Roll.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    distorce e realça harmonicos que nao estariam tao rpesentes no som limpo, concorda?? E as drawbars aumentam e diminuem o volume de harmonicos tbem, certo?? Então, o drive estará mais presente, mais "esporrento" mais brilhante,

    pois eh ... como to aprendendo ainda num consegui chegar nesse nivel ... mas vou tentar entao ...

    Falando em Uriah, tô com um DVD deles lá, The Byron Years, q tem registros de shows e off takes da epoca classica deles com o David Byron.
    pow bixo ... tava falando disso no fds com um manow de rock das antigas ... justamente a mesmo DVD !! hehe pow ... vou ter q coprar pra minha DVDteca ... ehhe

    Cada vez mais posso te dizer que o Ken Hensley talvez seja minha maior inspiração no Hammond Rock and Roll.
    pow ... bacana ... finalmente um cara q diz q naum tem apenas o velho Lobo Lord como inspiração em Hammonds!! bacana bixo!!

    mas ... agora tu podia gravar algo ... se naum tem como (li acima) me passa todo o mapa q tento gravar por aqui!! ...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    pow ... bacana ... finalmente um cara q diz q naum tem apenas o velho Lobo Lord como inspiração em Hammonds!! bacana bixo!!


    Tenho várias inspirações pra tocar cara, Hensley e Lord são apenas algumas. Do Jack Daniels ao Jack Nicholson hahahaha

    mas ... agora tu podia gravar algo ... se naum tem como (li acima) me passa todo o mapa q tento gravar por aqui!! ...

    Vou fazer isso sim. Passar uns timbres q curto.

    Um puta exemplo de tmbragem de hammond são os tres primeiros do Santana, com o Gregg Rollie no B3, puta merda...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    to no teclado ... qqer coisa ... me passa o e-mail....

    storrecilha
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: storrecilha
    · votar


    adao chagas
    Cara, como vc queria ouvir a diferença entre o Bass e o Treble, eu configurei a leslie acentuando essa distancia e ficou assim (em rpm) e as oito drawbars em 10

    Treble Slow 50 / Fast 335 / Aceleração 10
    Bass Slow 35 / Fast 150 / Aceleração 5


    Leslie em C maior

    adao chagas
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Obrigado, Storrecilha.


    Agora pude ouvir o horn e rotor em separado. Normalmente essa separação não é ouvida nas gravações de Hammond, mas ao vivo ela é bem pronunciada. Talvez a configuração abaixo seja mais próxima do real:

    Treble Slow 42 / Fast 400 / Aceleração 10
    Bass Slow 38 / Fast 360 / Aceleração 3

    Abaixo um link de um vídeo que mostra as variações de velocidade:

    http://www.youtube.com/watch?v=jYGGZEO_yFM&search=total%20praise

    storrecilha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Talvez a configuração abaixo seja mais próxima do real


    real em que sentido? em comparação ao video?

    adao chagas
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Em comparação com a Leslie original.

    storrecilha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    lindo o video e a musica, principalmente pq é para Ele!

    adao chagas
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    É verdade. O vídeo abaixo é muito interessante por se tratar de um VK-8 ligado a uma Leslie:

    http://www.youtube.com/watch?v=FxBGlPDLd6k&mode=related&search=gospel% 20organ

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Treble Slow 42 / Fast 400 / Aceleração 10
    Bass Slow 38 / Fast 360 / Aceleração 3


    Adão, essa configuração é padrão?? Em qualquer simulador de hammond que permite regulagens no simulador de leslie ela vai ser sempre igual ou existem variações??

    adao chagas
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: adao chagas
    · votar


    Mr. Mojo,

    Esses são os valores aproximados em rpm das velocidades do horn e rotor em uma caixa Leslie. A aceleração está com um valor estimado, mas esta geralmente é a que mais varia em função dos fatores mecânicos. As primeiras caixas tinham apenas uma velocidade (fast) e a aceleração do rotor demorava uma eternidade. O horn muda de velocidade quase instantaneamente.Foram nesses valores que baseei o meu projeto da caixa mecânica.

    Um abraço.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    adao chagas

    pow bacana!! vivendo e aprendendo!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    posta o Uriah Heep aí cara, seria Gipsy a maledeta?? hahahaha

    cara mais tarde posto ... serao duas ...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    galera ... conforme o prometido ... estou terminando o texto do proximo timbre ... vou colocar este post e o "novo" em um topico novo ... daqui a alguns minutos ... (to fazendo as conversões)

    valeo a todos!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a TX-5 - Banco de timbres