Avaliar Um Aluno : Como?

    Autor Mensagem
    Tekila
    Veterano
    # ago/06


    ae galera, eu to comecando a dar aulas de piano e talz mas eu to com uma duvida

    cada aluno está em um certo nível de tecnica, conhecimento etc
    por isso cada aluno requer exercicios especificos

    Que tipo de exercicios devo dar na primeira aula, para avaliar o conhecimento e tecnica de um aluno?
    Leituras a primeira vista simples? complexas?
    exercicios de independencia das maos simples? complexos?
    etc

    obrigado a todos =)

    Arpeggios From Heaven
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    você vai me desculpar...

    mas você como professora não sabe como lecionar... eu só espero que seja uma coisa meio pra amigos.... porque tem muita gente que fala "?putz, meu professor era mó mediocre"

    não te conheço.. e nem, sei da sua capacidade.... mas espero que você saiba o que tá fazendo..

    TONY BLANCO
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    mas você como professora

    Ausuhusuhuua o cara é homem! E também concordo com o Arpeggios, vc ainda NÃO está preparado para tentar dar aula, principalmente para piano.

    Vou ter pena dos seus futuros alunos, se é que vai conseguir ter alguns( rsrs)

    Agora eu pergunto! Vc está preparado pra dar aulas de PIANO?

    storrecilha
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Vou ter pena dos seus futuros alunos, se é que vai conseguir ter alguns( rsrs)

    seu comentário foi totalmente sem propósito e não acrescentou em nada a discussão...

    vc consegue dar a sua opinião sem desmerecer a outra pessoa?

    TONY BLANCO
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    storrecilha

    Sai fora Manezão!

    A minha opinião quem manda sou eu, seu mané

    storrecilha
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: storrecilha
    · votar


    TONY BLANCO

    mui educado!!!! vai brincar de lego q vc aprende alguma coisa...

    TONY BLANCO
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    storrecilha


    Sai fora Manezão!

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tekila
    Você acha que está pronto pra dar aulas?

    TONY BLANCO
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ken Himura

    Boa pergunta! Foi o que eu perguntei tbém, só que esse stor, quis dar um de GOSTOSÃO

    Miajudaí, ô!

    The-eXtremist
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ja pensaram que ele pode estar começando a fazer isso agora? todo mundo tem dificuldade em algo diferente... tocar bem não é a mesma coisa de lecionar bem... passar conhecimento não é nada fácil. Se a intenção do cara é apenas uma opnião/sugestão, acho que não tem nada demais, agora se for falta de conhecimento mesmo, acho melhor ele se preparar melhor, fazer um curso de "pegadogia" voltado pra musica/piano , etc (sem arrogancia alguma, mas é preciso, não?)

    Falows!
    []s

    harofloww
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: harofloww
    · votar


    eu também acho que não tem nada a ver... meu pai trabalha com informática há 20 anos como professor... e eu com 15 anos não sei direito o que passar para as pessoas no 1º dia de aula... =/

    Tekila

    respondendo ae... a minha professora de piano sabia que eu já tocava teclado... então ela me passou um exercicio de ritmo, com as figuras musicais e tal... depois leitura de partitura... foi vendo o que eu sabia sobre musica, perguntou porque eu me interesso por piano, musica, qual estilo de musica eu quero tocar... e tamos ae.. oO acho que no começo assim tá otimo...

    "?putz, meu professor era mó mediocre"

    vai me desculpar mas... tem professor que é bom pra caramba... mas não sabe dar aulas... =/ conheço muitas pessoas que tinham um professor assim... ainda bem que o meu não foi assim... ele não tocava muito (porque ele não dava aulas com partitura...), mas era legal, me ouvia... agora imagina juntar os dois (saber tocar bem e saber ensinar)... provavelmente é isso que o Tekila quer...

    flww
    harofloww

    -- Edit --

    GIAN.. ops! TONY BLANCO

    Você dá aulas? Tenho pena dos seus futuros alunos...

    porque... tu é chato pra caramba hein?! sempre querendo dar uma de GOSTOSÃO...

    flw

    ROTTA
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Tekila
    cada aluno está em um certo nível de tecnica, conhecimento etc
    por isso cada aluno requer exercicios especificos


    Como você avalia a si próprio? Que objetivos você estabeleceu com seu cliente (aluno) ao iniciar o treinamento que, imagino, não seja gratuito. Uma formação na área de ensino (licenciatura) lhe dará os instrumentos para isto.

    Perdoe-me pela franqueza, mas se você não consegue "avaliar" isto, não deveria estar dando aulas de forma comercial.

    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eu to comecando a dar aulas de piano

    conheço alguns professores otimos (é serio) com boa didatica, bom jogo de cintura mas na hora do mesmo tocar é questionavel, o cara passa o dia todo dando aula que não se dedica a si mesmo
    e o caso oposto conheço otimos pianistas mas que não tem lábia pra ensinar

    cosiderando o primeiro post me passa a ideia que você toca bem e agora vai começar com aulas

    nesse caso "eu" pegaria de inicio por um tempo só alunos iniciantes ou daqueles que fizeram aula no maximo um ano e pararam, eles não tem muita referencia do que é um professor e você não vai ficar se cobrando em ter que ser melhor que o antigo que você nunca viu
    depois se acostumando com esses você começa a pegar alunos que já tocam

    mas primeira aula geralmente é do tipo: entrevista "me mostre o que você sabe" peça pra trazer algum material que já aprendeu, veja até que ponto sabe de teoria, pergunte com quem ele já teve aula, quanto tempo, porque parou....
    de teoria vá perguntando +/- a ordem do que se aprende
    leitura, clave de fá, formula de compasso, tonalidade, escala (pratica), formação de escala, acorde (pratico) formação de acorde.... onde a pessoa falar isso eu ainda não vi ou não sei direito é o ponto que ele está

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Acrescentado a tudo isso de útil que o pessoal disse, eu pediria pro aluno executar alguma música que sinta conforto em fazê-lo. Você como músico de qualidade e sensibilidade certamente saberá estabelecer os parâmetros de escolha dos exercícios que aplicará ao aluno. Até mesmo não acho necessário sair passando exercício na primeira aula. Na segunda talvez.

    Starllan
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Starllan
    · votar


    Amigo, primeiro de tudo um professor de teclado ou piano pede ao aluno p/ tocar qualquer coisa, de preferencia algo de melhor q/ este já tenha conhecimento... nesta apresentação o professor vai observar a posição dos dedos do aluno p/ com as teclas, posição do corpo, troca de dedos etc.. ou seja, vc vai unir a sua experiência de músico p/ observação e ver quais pontos a se trabalhar com o aluno. Após isso, vc vai informar ao aluno no q/ ele precisa trabalhar ( nivel do aluno ), depois de destinguir o nivel ai vc vai selecionar um livro especifico que se enquadre no nivel do aluno p/ que até vc mesmo consiga ter um roteiro de aulas.... depois disso entra a sua experiência teórica e prática p/ mostrar ao aluno q/ vc realmente sabe e tem o controle da aula depois repasse macetes aos poucos. ( um ponto importante q/ eu acho p/ quem da aulas, as vezes o professor se importa em só ensinar e esquece que o aluno tem preferencias musicais... tire 20 minutos p/ perguntar que musica ele gostaria de tocar e tire pelo menos a introdução da música p/ ele treinar em casa, assim ele não se cansa da sua aula nem do professor por q/ ele vai estar aprendendo macetes detro das músicas q/ ele tem um interesse a mais a tocar tb).

    Espero ter acrescentado algo ao tópico. valews.

    Tekila
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    uhaehuaeuh calma ae galera
    acho q ficou mal entendido
    vou explicar

    Eu nao sou profissional, tenho 17 anos
    eu dou aulas para iniciantes , pra quem ta comecando ou tem algum conhecimento pequeno. quando o aluno chega num nivel que eu n estou mais apto a ensina-lo eu recomendo que entre em um conservatorio e etc

    estou dando aula para criancas e adolescentes que nao sabem nada ou quase nada. minha duvida e como avaliar aqueles que sabem pouco daqueles que nao sabem nada

    para poder passar os exercicios corretos

    obrigado a todos

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tekila
    cara, se vc não conseguiu extrair sua resposta até agora, acho difícil que conseguirá com mais posts.

    Mas se os alunos sabem nada ou quase nada, comece do zero ensinando corretamente, como vc talvez tenha aprendido no conservatório.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliar Um Aluno : Como?