Iniciante em Piano - Dúvida !

Autor Mensagem
The-eXtremist
Veterano
# jul/06


Olá!

Bom, comecei tocar piano com 11 anos e parei apos poucos meses. Voltei a aprender aos 20 anos, e estou praticando há 5 meses. Como não lembrava quase nada, tive que começar do zero. Terminei o primeiro e segundo livro da serie Leila Fletcher (acho que é isso), mais um livro básico de musica popular editado pela professora e estou fazendo o primeiro volume de Czerny. No entanto, já tirei o primeiro movimento da Sonata ao Luar do Beethoven e a executo com relativa facilidade ( ela é facil né?), tb tirei algumas do Mychael Nyman e agora tirei o Estudo nº 6 de Chopin (esse é foda... ainda não está fluente). Ainda não leio as notas com tanta facilidade, mas todas as musicas que irei até agora eu consigo guardar inteiras na memoria e executo sem partitura. Gostaria de saber o seguinte:

Há problema em pegar/praticar músicas ou estudos fora do tempo previsto? ou não existe isso? por enquanto sei o básico de teoria e harmonia, mas gosto muito de musica classica (principalmente Chopin e Beethoven) e achei que minhas mãos melhoraram mto mais praticando esssa musicas do que com os exercicinhos de iniciante. Prentedo pegar em seguida o Notturno op 9 nº 2 de Chopin (todo mundo conhece .. hehe).

Bom, digam ae.. o que acham de praticar coisas "fora do tempo" assim? há riscos de se aprender ou criar vicios que podem ser prejudicias ou é até bom?

Desculpe a extensão da "carta", mas é isso! qualquer ajuda/dica é bem vinda!

Valeu!

Scoth_Pr
Veterano
# jul/06
· votar


Bom, tome cuidado aoq uerer chegar ao último degrau pulando os outros. Alguns exercícos que parecem ser "inúteis" nos ajudam a controlar certos vícios e a termos um melhor controle e domínio das teclas. Não há nada de errado em querer sempre novos desafios no que se trata á música, mas só tome cuidado para não desenvolver uma parte mais que a outra.

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist
Tu é um gênio hauhauhau carai com 5 meses já ta tocando tudo isso?
Quem me dera...
Eu tenho o primeiro volume do Czerny mas até hj só vi as 3 primeiras páginas rs eu não tenho paciencia, não sou tão dedicado quanto você...

Mas é isso ae continua assim que tu vai longe...

Tem como dar o link dessa op9 n2 de Choppin?

Falou,
Caio César G. Albertassi

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


Bom, tome cuidado aoq uerer chegar ao último degrau pulando os outros. Alguns exercícos que parecem ser "inúteis" nos ajudam a controlar certos vícios e a termos um melhor controle e domínio das teclas. Não há nada de errado em querer sempre novos desafios no que se trata á música, mas só tome cuidado para não desenvolver uma parte mais que a outra.

A sim! estou ligado! no entanto, estou tirando as músicas como atividade paralela ao estudo básico nao estou pulando nada - estou seguindo o ciclo passado pela professora (ela sempre pede pra tentar tirar uma musica paralela assim.. entao escolhi essas, depois eu toco pra ela e a mesma corrige as falhas e talz...).

Tu é um gênio hauhauhau carai com 5 meses já ta tocando tudo isso?
Quem me dera...
Eu tenho o primeiro volume do Czerny mas até hj só vi as 3 primeiras páginas rs eu não tenho paciencia, não sou tão dedicado quanto você...

Mas é isso ae continua assim que tu vai longe...

Tem como dar o link dessa op9 n2 de Choppin?


Genio? hahaha... quem dera... entao.. as musicas que eu peguei eu fiquei praticando insistentemente até conseguir, no estudo de chopin meus dedos da mao esquerda ficavam mto doloridos.. foda.. tem que praticar mto.

Quanto ao Notturno de Chopin, eu peguei pelo Emule, se vc quiser, passe teu email que eu te mando!

Valeu! []s

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist
caiocgamaa@hotmail.com

Agradeço desde já... essa não é muito difícil?
Sempre que eu pego o Notturno é um difernte do outro nunca acho uma igual... tem um que é lindo, tomara que seja esse.

Falou...

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


Fala Caio! ja enviei pro seu email!

quanto ao topico... quem tiver mais dicas/sugestoes, por favor postem!

valeu!
[]s

fernando tecladista
Veterano
# jul/06
· votar


No entanto, já tirei o primeiro movimento da Sonata ao Luar do Beethoven e a executo com relativa facilidade ( ela é facil né?),

você está falando do original em C#m
ou daquela versão do mario mascarenhas em LAm

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


A original, claro. Nem sabia que tinha essa outra....mas porque?

Pianist
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist
Comecei com Choppin hehehe mas tô preso com a clave de fá... é so repetição mas não to entendendo...

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


você está falando do original em C#m

Eu tenho essa partitura " SONATA AO LUAR " em C

The-eXtremist
Veterano
# jul/06 · Editado por: The-eXtremist
· votar


Ah! tenho mais algumas duvidas:

Pode-se dizer que a mão "evolui" com a pratica de piano, isto , fica mais elástica e mais reistente , etc? Pq notei que no estudo de Chopin é necessario alguns movimentos (principalmente de esticar assim )que deixavam minhas mãos doloridas. Nesse caso, pegar musicas mais complexas pode, no caso, prejudicar as mãos? ou isto acaba fazendo com que elas melhorem?

Mais uma coisa, em que consiste o "aquecimento" o qual já li que deve ser feito antes de começar a praticar... ele é importante? se alguem puder explicar agradeço! e por ultimo, em relação ao posicionamento de braços e mãos, há "formas" adequadas assim? quais são elas? pode-se ter problemas caso estejam fora do padrão?



desde já, Muito Obrigado!
Abraços

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


Ninguem pra ajudar!?

vlw!

storrecilha
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist

Com relação à postura e etc q vc perguntou, vai nesse link e procura as colunas do Marcos Borelli tem duas materias, uma sobre postura outra sobre a questão dos musculos ao tocar.. muito bom...

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


storrecilha

Com relação à postura e etc q vc perguntou, vai nesse link e procura as colunas do Marcos Borelli tem duas materias, uma sobre postura outra sobre a questão dos musculos ao tocar.. muito bom...

Muito legal! valeu!

Agora, so não entendi (nesse link: http://www.tecladoeaudio.com.br/workshops_marcoborelli1.asp ) essa parte de "fixação muscular", pelo que li, seria deixa a mão com os tendoes "esticados" e rigidos/estaticos assim? tipo uma garra? No entanto , em algum caso é preciso não? como ao fazer um acorde com teclas relativamente distates e com força.. mas e aí como fica? quem puder explicar e/ou comentar tb as outras duvida eu agradeço muito!

Valeu! Abraços

storrecilha
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist

seria deixa a mão com os tendoes "esticados" e rigidos/estaticos

não... pelo contrário, deixar a mão em forma de concha é a forma mais relaxada possível, tanto é que se vc abrir bem a mão, depois relaxar os musculos os dedos tendem a se recolher na forma de concha...

storrecilha
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist

tem até um exercicio de relaxamento para fazer durante os estudos (principalmente de escalas) que consiste em fechar a mão e apertar, soltar, abrir bem os dedos, soltar ...

Ghotic_angel
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist

Eu estudo com o Czerny e també acho ele meio bobinho, mas mesmo assim tem exercicios importantes.Particulamente prefio o Hanom porque eu sinto realmente uma diferença quando faço esses exercicios.Se você gosta de desafios pode experimentar ele.O começo não é muito dificil não ele vai aumentando gradualmente(assim como todo livro!) mas eu sinto que ele puxa um pouco mais.Te exige mais postura, te dá velocida e você também aprende ter leveza, até porque se você não tiver no final fica com uma baita tendinite.Tenta dar uma olhada

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


não... pelo contrário, deixar a mão em forma de concha é a forma mais relaxada possível, tanto é que se vc abrir bem a mão, depois relaxar os musculos os dedos tendem a se recolher na forma de concha...

Sim, pelo que li e pelo que minha professora passou, essa é a forma correta. No entanto, a duvida referia-se a forma INCORRETA, a qual no link que postei é denominada "fixação muscular" (de uma olhada novamente) - que nao entendi bem no que consiste.

Quanto a dica da Gothic Angel, eu até devo ter um livro do Hanom aqui em casa, so que vou esperar mais alguns meses para começa-lo, pois ainda faltam vários do czerny (volume I). So que se for so ficar fazendo exercicio, cansa demais e até desanima - por isso estou pegando essas musicas pois alem de desafio, quando elas "saem" agradam bastente o ouvido e motiva tb né... hehe

Até mais!
[]s

storrecilha
Veterano
# jul/06
· votar


storrecilha

Ah tá, entendi sua pergunta....

Seguinte uma certa "escola de piano" (entenda-se um método de aprendizado), já está ultrapassada, ensinava que vc deveria deixar os dedos e o braço firmes, rigidos, endurecidos para executar o piano, no inicio isso dá um bom resultado em questão ao controle, mas pode gerar problemas físicos, como vc leu no texto; é só lembrar de alguma cena de uma professora ensinando piano para um aluno novinho, que nem um robozinho sabe?

Então, tudo isso para dizer q vc deve ficar o mais relaxado (mas com boa postura) possível, com os braços soltos e os dedos suaves...

é isso, se eu tive falando bobagem me corrijam!!!

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


Hum.. legal, quanto a postura acho que ja sei o básico (e acho que principal tb)... mto útil esse artigo que vc passou!. Agora e quanto ao aquecimento para mãos e dedos? como ele deve ser feito? e depois de praticar , é bom fazer mais alguma coisa - tipo alogamentos assim?

Valeu!
[]s

storrecilha
Veterano
# jul/06
· votar


The-eXtremist

ah para aquecer eu faço os exercicios técnicos do hanon começando devagar e acelerando...

Ken Himura
Veterano
# jul/06 · Editado por: Ken Himura
· votar


já tirei o primeiro movimento da Sonata ao Luar do Beethoven e a executo com relativa facilidade ( ela é facil né?)
Fácil mecanicamente, difícil de interpretar.

The-eXtremist
Veterano
# jul/06
· votar


Fácil mecanicamente, difícil de interpretar.

Sem dúvida alguma! Tanto é que - pelo que li - alguns pianistas fodas como o egveny kissin, esperaram muito tempo antes de interpretar beethoven pois dizia que para interpretá-lo é preciso "algo mais". Mas com o tempo de piano que tenho, é até ridiculo eu querer ter um "interpretação" impecável. Acho que é mais pra treinar e ter um som que me agrade e me motive.

Meu sonho é tocar o terceiro movimento dessa música , talvez daqui uns bons anos!

Mas valeu! abraços

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Meu sonho é tocar o terceiro movimento dessa música , talvez daqui uns bons anos!
Não é tão difícil assim. É uma seqüência de arpejos com a mesma forma. Dessa sonata, o movimento mais difícil é o primeiro, sem dúvida.

The-eXtremist
Veterano
# ago/06
· votar


Não é tão difícil assim. É uma seqüência de arpejos com a mesma forma. Dessa sonata, o movimento mais difícil é o primeiro, sem dúvida.

Já me disseram isso! que quanto a parte técnica o terceiro momento não é tão dificil, sem falar que ela é se repete algumas vezes. So que acho que ela exige rapidez, agilidade e mãos firmes pra soar bela - acho que isso só se consegue após alguns anos de prática de exercícios tecnicos e tudo mais.

Voce já tocou ela inteira? por que vc diz que o primeiro movimento é o mais dificil? por causa da interpretação ou pela técnina? Já o segundo movimento, não acho ele muito expressivo, mas ele é essencial no conjunto da obra, não? Tanto é que já li várias vezes na net que chamam ele de "uma flor entre dois abismos". Mas vou esperar um bom tempo pra arriscar a continuar essa obra... eu começei a tocar piano por causa do primeiro movimento, pois acho uma das composicoes mais belas que ja ouvi (ou que existe, quem sabe)... ao menos ja consigo "tocá-la" e acho que é um bom começo e bem motivante também....agora é hora de debulhar Czerny! heheh

Valeu !

Abraço

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Voce já tocou ela inteira? por que vc diz que o primeiro movimento é o mais dificil? por causa da interpretação ou pela técnina?
Não toco a sonata inteira por preguiça mesmo, parei de estudar piano xD

Mas o primeiro é difícil pela interpretação... tem que fazer soar como Beethoven fazia. Todas as músicas lentas dele são uma merda pra tocar, são muito "depressivas", digamos assim.

Já o segundo movimento, não acho ele muito expressivo, mas ele é essencial no conjunto da obra, não? Tanto é que já li várias vezes na net que chamam ele de "uma flor entre dois abismos".
Realmente, é pra dar uma respirada nele hehehe.

agora é hora de debulhar Czerny!
A propósito, Czerny foi aluno de Beethoven hehehehe

Mas essa sonata é lindíssima mesmo.
Bons Estudos! =]

Pianist
Veterano
# ago/06
· votar


Caracules papo dos MESTRE é loco... E tipo o cara ainda faz o tópico com o titulo: Iniciante em Piano - Dúvida !
Eu não quero nem ver esse iniciante daqui um mês.

E tá declarado!

VOU COMEÇAR A ESTUDAR CZERNY também e vou DEBULHAR também ahuahuhauha... Falou... Volto em breve com notícias...

Falou...
Caio César G. Albertassi.

som
Veterano
# ago/06
· votar


Pianist

cuidado, os moderadores vão mudar esse tópico para o 'música erudita' :]

cosmef
Veterano
# ago/06
· votar


Bom dia, é a primeira vez que participo de fóruns na internet, tenho 50 anos e parece ser difícil aprender depois de certa idade, eu toco violão, fiz o conservatório Villa Lobos no Rio há 32 anos atrás. Agora estou estudando piano há 6 meses, mas estou tendo dificuldades de construir acordes com a mão esquerda, pois o som fica muito grave, com a tríade convencional. Gostaria, por obséquio, que algum desses jovens pianistas, possam me ajudar como fazer para tocar minha bossa e meus jazz.
As inversões na m.e. me parece descaracterizar o baixo da fundamental, mas é muito conveniente para a mão direita.
agradeço qualquer ajuda. Abraços.

The-eXtremist
Veterano
# ago/06
· votar


cuidado, os moderadores vão mudar esse tópico para o 'música erudita' :]

Na falta de uma divisão para Pianos né...hehe

Mas falando em música erudita (que gosto muito), veio um tópico do "cosmef" sobre jazz. Quanto a tecnicas e tudo mais, eu pessoalmente nao vou poder ajudar de forma alguma pois tambem sou novato, mas vou aproveitar a ocasiao pra citar o grande pianista Nelson Freire, o qual diz que tem INVEJA de quem sabe tocar um bom jazz no piano. Penso da mesma forma... ta certo que depende muito do gosto da pessoa, mas acho que o jazz exige um "felling" e uma improvisação que deve ser muito dificil pra quem é acostumado com o treino e a tecnica de musica clássica. Dizem que jazz é uma das formas mais brilhantes e sedutoras que existem né? ja ouviram falar disso? alguns mais radicais dizem que é o genero supra sumo da musica, mas aí acho que é exagero tambem... heheh

Mas em todo caso, quem souber mais sobre jazz no piano, poste ai! pra ajudar e matar algumas curiosidades....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciante em Piano - Dúvida !