Mac Porteiro Veterano |
# jan/07
· votar
Este é meu primeiro post neste forum... hehehe...
Não sei onde foi parar o outro tópico sobre o DGX-620, então vou postar aqui. Há muitos tópicos replicados, o pessoal não faz busca nem no Google antes de abrir um tópico novo, que é igualzinho a outro que tenha 3 meses de vida...
Bom, vivo fora do Brasil, Espanha mais especificamente, e precisava de um teclado. Nada de Casio de 70 reais, queria algo que tocasse e que pudesse ser visto e ouvido. Se bem que meu bom e velho Casio de 70 reais deu alguns shows e não fez feio hehehe... Teclado bom é o que te ajuda a passar a mensagem na sua música tocada, e isso vai com o tecladista tb.
Apesar de que eu tocando... tipo sai som do teclado, mas enfim, comprei o Yamaha DGX-620.
Escolhi esse modelo com muito cuidado, porque o bicho É CARO. Tipo, não tão caro quanto Rolands e outros modelos de piano da Yamaha, mas é caro. 900 euros pra mim é caro. Eu consegui um desconto e paguei 750 euros, mas ainda assim, acho caro. Se meu salário fosse um pouquinho maior, de repente eu não reclamasse.
Ele é caro sim, mas VALE A PENA.
Vamos à análise. Primeiramente, tenho que agradecer a este fórum porque foi essencial à minha decisão. Queria um teclado ou piano, com teclas de piano, eletrônico. Estou fazendo aula de piano há 2 meses, e preciso das teclas pesadas, e 88, mesmo as mais graves tendo pouco uso. Então comecei a sondar:
- Ringway (no Brasil é Fenix, mas é o mesmo)
- Casio (CDP-100 e Privia)
- Yamaha
Queria o Casio Privia-100, mas só era o teclado, o cara me arranjava um pedal de sustain, e sem suporte. 690 euros. Depois, resolvi baixar a bola, e fui checar o CDP-100. 590 euros, podendo ser feito a 500, mesmo preço do Ringway PDP-100 e do TG8815. Fui buscar no Google, e apareceram as análises do pessoal aqui no Cifra Club sobre os Fenix e os Casio. Claro que quando vi o que falavam dos Fenix, abandonei a idéia na hora. Mas encontrei links para a página da Yamaha...
Lá, havia o P-140, que custa 1300 euros aqui. Lindo, mas enorme, e MUITO CARO. Eu queria gastar em torno de 600, o que dá uns 1700 reais hoje, e eu não gasto num teclado mais do que eu gasto no meu vicio principal: computador. Heheheh... é uma mera questão pessoal de quem não gosta de gastar muito. Pão-durice, pode até ser. Mas sigamos com os teclados.
Voltando ao fórum, encontrei este tópico, e vi o DGX-620. "Deve ser uma fortuna", pensei. E é: 900 euros em qq lugar. MAS PORÉM CONTUDO TODAVIA, fui à loja de instrumentos musicais que tem aqui perto do estádio do La Coruña, e o cara tinha acabado de receber um Yamaha DGX-620. Tava lá a caixa, gigantesca, pesadíssima...
"A cuánto sale el 620?"
"Hmm espera... 899... 750 euros"
Bom... entre um Casio que só é piano, órgão e strings, por 590 euros, um outro que tem ritmos e tal, por 690, e um que é um PIANO E TECLADO, por 750, vale a pena vender o rim direito e pegar o de 750. É um Yamaha, tem 150 vozes em 3 estilos diferentes (quase 500 vozes total!), músicas de demo e com ensino na tela LCD, leitura de partituras no LCD, conexão USB, porta USB para vc botar um pen drive ou qq coisa que se conecte ao USB, controle de pitch bend como num PSR normal, enfim, uma caralhada de ritmos e um montão de coisas que vêm em um teclado bom da Yamaha.
E MAIS
As teclas pesadas de piano. 88 total.
Aí ferrou. Pedi pro cara pra testar o brinquedo, ele gentilmente fez uma força descomunal pra mover os 12 kg que parecem 21 para um suporte lá, e toquei um pouco. O som de piano é MUITO BOM, tem quase 10 sons de Grand Piano, e se vc for somar todos os pianos, nossa, tem muito som. NADA entretanto consegue simular o som de piano de verdade, mas poxa, o piano do DGX 620, com Reverb e DSP ligados, fica muito bom, bem próximo do real.
Dia seguinte, fui lá com a grana, e mesmo tendo ficado pobre - to desempregado no momento... loucura eu sei, mas fazer o que? - fiquei feliz. Foram 750 euros MUITO BEM INVESTIDOS, e o DGX-620 vem com suporte de madeira (não é lá uma brastemp, mas é madeira e forte), pedal de sustain, alimentador, manual, cd com monte de coisa, varias partituras no cd, e claro, um teclado com ótimo som de piano, contendo 88 teclas com peso de teclas de piano.
E quem reclamar das teclas do 620 é porque é muito minimalista e detalhista, porque eu tenho aula em piano piano, teclas de madeira, e o peso é o mesmo. A única coisa que não gosto nas teclas pesadas é que elas fazem o barulho de madeira batendo quando vc toca, então staccato nas teclas às 4 da manhã em um apartamento pode ser ouvido, dependendo da grossura da parede do edifício. E suponho isso com os fones conectados.
Ah sim, vem com entrada pra fone de ouvido, conexão de fone profissional (qq lugar vende o adaptador pra quem quiser usar um fone comum, como eu), saída de som, USB. Acho que só isso, se esqueci de especificações, tem no site da Yamaha, link no topo deste tópico.
O que importa é que este fórum me ajudou a fazer uma das melhores compras da minha vida, um investimento sem preço. Obrigado.
|