Teclas dos DGX-520/620: quase não há diferença

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mano_a_mano


    Esses dias eu pude ir em duas das lojas Milsons daqui de POA, e cada uma tinha um DGX à mostra. A matriz tinha um 520, e a loja logo ao lado tinha um 620. Resolvi testar as teclas de ambos (só as teclas mesmo, sem ligar). Tudo porque eu sempre ouvi falar que o DGX-620 tinha "Graded Hammer Action" (e isso está no manual dele, inclusive).
    Minha conclusão: a diferença entre as teclas de ambos os modelos é bem pequena. Não sei se é porque eu toquei por muitos anos em pianos acústicos e num Yamaha P-80 (e um certo tempo no Privia PX-300), mas achei as teclas do DGX-620 muito leves para serem consideradas "pesadas". Uma classificação de "semi-pesadas" ainda daria para considerar, mas a Yamaha chamar de "pesadas"? Hm...
    Alguém daqui que já tenha tocado nos dois modelos, por favor, me diga o que achou das teclas de ambos. Porque eu penso que são quase a mesma coisa...

    P.S.: Por acaso, na matriz, eu descobri "escondidinhos" duas raridades: Technics sx-KN3000 e 5000. E até que o preço do KN5000 estava legal...

    Bruh_figura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Grande amigo mano_a_mano

    é verdade cara ja toquei nos dois e nao recmendo muito o dgx 620 porque o preço dele é muito superior ao 520...eu andei vendo que a cassio lançou uma linha para competir com os DGXs...vc chegou a ver??testar??

    c cuida..

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bruh_figura
    Sim, e essa linha já existe faz mais tempo, antes mesmo da DGX (e até do PSR-GX76, que eu creio que foi o "ancestral" da linha DGX). O WK-1200, por exemplo, é bem antigo (ca. 1998).

    Eduardo 336
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu ainda acharia melhor testar com os teclados ligados, pois muitos teclados tem que configurar a opção "Grand Hammer Action"... talvez isso não faça diferença mas sempre fica a dúvida né...
    De qualquer forma se a Yamaha diz que é Grand Hammer Action, isso já deveria se notar de primeira, e não com segundas configs...

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eduardo 336
    Isso apenas é informado no manual, não diz se tem que acionar, e aonde. Ou seja: o teclado teria que ser pesado já de início.

    Hammond B3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    são confortáveis?
    se for, que mal tem?
    ninguem vai comprar um DGX620 pra estudar piano mesmo heheheh

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Hammond B3
    Confortáveis as teclas são sim, mas poderiam pelo menos ter um peso um pouco maior, ao meu ver. Até porque a Yamaha alardeou no manual: "GRADED HAMMER ACTION".
    Talvez se o dono do instrumento colocar o Touch Response em "Hard", isso tenha mais efeito. Mas não sei não...

    som
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano

    E em comparação ao DGX's antigos (305, 505)? Como são as teclas desses novos (520, 620)?

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    som
    Não mudam em nada. O DGX-620 é levemente mais pesado, mas também não muda muita coisa.

    som
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano

    obrigado _o/

    AC_TEC
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Hammond B3:
    "ninguem vai comprar um DGX620 pra estudar piano mesmo heheheh"

    É, amigo; mas quase comprei, confiando em também ter visto algo sobre o manual dizer ação gradual de martelo. Quanto ao peso das teclas ter diferença ligado e desligado... muito provavelmente não, por ser tecnicamente inviável (implementação de transdutores e atuadores complexa, custosa e de eficácia duvidosa...) Os ajustes citados certamente se aplicam a variações da curva de resposta (sensibilidade), e não à mecânica em si.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano

    Testei a um tempo atrás um DGX-620 e tb achei as teclas muito leves para um peso de piano, podendo até ao meu ver serem consideradas como semi-pesadas mesmo. Agora o que gostei no teclado foi realmente o piano, muito bom, 3x melhor do que os da linha 205/305/505.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    A. Cordeiro
    3x melhor do que os da linha 205/305/505.
    Será que o DGX-520 também tem esse som de piano? Ou é o mesmo dos anteriores? Isso eu não testei.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano

    Tudo nos leva a crer que sim, pois do contrário com certeza teriam enfatizado...de qualquer forma, o piano é muito gostoso de ouvir mesmo..

    Lucy music
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Gente, será o benedito que as teclas do 630 são piores que as do 620?? Digo isso porque eu comprei um 630 e achei MUITO HORRÍVEIS as teclas, super desconfortáveeis e barulhentas.
    Eu já toquei em piano acústico de cauda e vertical, e também no RD300SX (que tem um sistema hammer action delicioso)
    Com todo mundo elogiando o DGX começo a pensar que o meu veio com algum defeito, não é possível ninguém reclamar daquilo aqui...

    liliane.coimbra
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucy, as impressões sobre as teclas vem da referência que cada um tem das teclas já utilizadas.

    Eu só tinha tocado em PSRs até então...
    Logo, pra tirar um volume considerável do DGX-620 eu penei! Meus dedos doeram por um tempo, e a dinâmica ficou horrivel. Com o tempo tenho melhorado, mas pra mim elas são super pesadas. Quando fui tocar um kurzweil sp2 em uma loja, achei leve demais.
    Agora, a tecla leve do MM6 pra mim é quase brinquedo. E é bom que seja assim pq treino meus dedos no dgx e quando aplico no MM6 tenho mais firmeza de ataque...

    Mas se vc já tem experiência em pianos acústicos, onde a mecânica das teclas é martelo nas cordas mesmo... obviamente vai sentir a diferença. O efeito acustico é muito melhor. Posso estar falando besteira, mas acho que a qualidade das cordas, a afinaçao e até a ponta do "martelo" que bate nas cordas fazem com que cada piano tenha uma pegada diferente, ainda que sejam da mesma marca e modelo. Piano novo/piano usado... tudo isso faz diferença.

    Mas quando o assunto é digital, a mecânica das teclas é uma simulação... Não dá pra comparar. Nunca vai ser igual.

    pomtwo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    em relaçao ao 520 as teclas tem mais peso sim , eu acho as teclas do 620 com o mesmo peso das teclas do SP76 da kurzweil , mais eu achei legalzinho o dgx da pra brincar com o bichinho , pelo menos pra quem ta começando a tocar ja ir acostumando com teclas um pouco mais pesada .. da ate pra fazer alguns glissandos em orgao nele .. eu achei legal .. mais em relaçao ao 520 a diferença eh a cor e as teclas ja que as teclas do 520 sao leves , tanto quanto um teclado 61 teclas ..

    Lucy music
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    entre as teclas do 520 e do 630 eu prefiro o 520, já que é pra fazer um hammer action ridículo desse eu prefiro teclas leves mesmo

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lucy music
    Esse tópico eu criei há um bom tempo, quando ainda estava testando instrumentos e não tinha o meu DGX-620. Tinha testado mal e porcamente, sem ligar o teclado e só nas partes agudas (que são leves mesmo). Mas depois de o meu pai tanto insistir, acabei comprando esse instrumento e, sinceramente, não achei as teclas assim tão ruins. Claro, não são iguaizinhas às de um Steinway D, né... Mas consigo tocar piano numa boa.
    Quanto ao barulho das teclas, eu te garanto que ele desaparece quando vem o som do piano :-)

    rafáli
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ola pessoal acabei de comprar um dgx 520 e eu fikei impressionado com o tinble de piano eu tinha um 220 mas nem se compara com o 520 ,fala isso pq toco em um frits dobert e o som do dgx é muito bom parabens pra yamaha ,

    ps: não conheço os da casio nem outro modelo de outra marca abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas dos DGX-520/620: quase não há diferença