.:: Ritmos retardam a mão esquerda? ::.

Autor Mensagem
Mario Umetsu
Veterano
# jun/06 · Editado por: Mario Umetsu


Primeiramente já vou explicando que eu não tenho nada contra quem usa ritmos,aliás eu os uso na igreja em que eu toco.

Porém,por experiência própria eu pude constatar que os ritmos,apesar de terem me ajudado bastante a marcar os compassos nos meus tempos ne iniciante,estavam retardando minha mão esquerda.

Por exemplo:

Quem está acostumado a ligar o "Finger" e sair tocando,sente grande dificuldade quando tem que montar um arranjo solo para ambas as mãos.
Aí,logo vem a cabeça um ritmo bom para encaixar na música... (eu,pelo menos pensava assim) e com o passar do tempo eu estava notando que minha mão direita estava cada vez mais rápida enquanto a minha esquerda,mais dependente do que nunca de um ritmo automático...que eu dê um simples acorde e o teclado saia trabalhando o compasso.

Por falta de grana,comecei a bater perna por aí e fui colhendo métodos,estudos e partituras para piano com clave de fá...E posso lhes garantir em que os meses em que eu fiquei estudando,até agora,me valeram mais do que alguns anos e meses no curso de teclado,cheio de regalias e "macetes" (como o Transposse e etc.)

Pela minha pouca experiência que tenho,aconselho a qualquer um que esteja iniciando e queira se profissionalizar em música,a contrabalançear,com um pouco do que gosta e está acostumado com mais um pouco do que não gosta e não está acostumado. É uma dica pra você crescer musicalmente.

Eu mesmo,enquanto era dependente de ritmos eletrônicos,nunca me imaginei tocando Bach como toco hoje.... A invenção a duas vozes em Am,por exemplo...Nunca me imaginei a tocando,sendo que hoje,a executo com a maior facilidade.

Bom,além da minha "biografia musical" fica aí a questão,que intitula o Tópico.

Abraços.

Kirk_Hammett
Veterano
# jun/06
· votar


Só podia ser o Mario Umetsu mesmo pra criar essa aberração de tópico

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


Mario Umetsu

Gostei do tópico, e é um alerta para quem só toca com acordes fixos na ME( mão esquerda). Tem que saber a usar mais a Clave de fá.

Parabéns pelo tópico

Mario Umetsu
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO


Parabéns pelo tópico


LERAM???? LERAM??

Brincadeira hehe....

Abraços.

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# jun/06
· votar


um topico com sentido do mario umetsu?

Mario Umetsu
Veterano
# jun/06
· votar


EduSlash_o_Retorno
Hãm???

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# jun/06
· votar


Mario Umetsu
:P

ROTTA
Veterano
# jun/06
· votar


Mario Umetsu
estavam retardando minha mão esquerda

De maneira geral, concordo. Os modos de "operação" dos acompanhamentos, tanto pelo modo finger quanto pelo tradicional (acorde completo), não permitem um grande desenvolvimento da mão esquerda.

Abraços.

Mario Umetsu
Veterano
# jun/06
· votar


Marco Alan Rotta
Precisa de muita agilidade na mão esquerda,ás vezes....
Ficar apertando A,B,B,A..não é fácil.

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# jun/06
· votar


você esta certo pequeno gafanhoto

Starllan
Veterano
# jun/06
· votar


Ritmos retardam a mão esquerda? sim!!! para o tecladista acomodado ue não se preocupa com a mão esquerda por estar utilizando um arranjador.

Acho que cada pessoa quando vem a querer usar um tipo de instrumento, de certa forma encontra uma especialidade mais voltada a sua personalidade, tipo: Tecladistas de bandas gostam de synts , tecladistas de barzinho gostam de arranjadores, uns gostam de piano. ( Falo em relação a maioria ).

Quando falei em especialidade no tipo de instrumento, dou por exemplo alguém que gosta de arranjador, quando o mesmo vai a uma loja p/ compra-lo o q/ ele procura? 1° muitas funções, estes querem deixar seus ritmos o mais próximo de bandas ( o que é muito dificil mesmo sendo um top, é a questão do parece mais não é ) 2° baterias de qualidade de gravação, 3° voices que possam pelo menos parecer com de synts, ou seja, eles querem se especializar em programação e ritmos a preocupação em tocar direito não está em 1° opção, diferente de quem toca Piano, Mas o tecladista consciente sabe o mal que está fazendo a si próprio tenta consciliar sua especialidade com prática geral do uso das 2 mãos.

bondtecla
Veterano
# jun/06
· votar


Starllan
Mandou ver hein! Concordo plenamente.

Ken Himura
Veterano
# jun/06
· votar


Fala sério, ritmo só serve pra tocar forró em barzinho xD

Atrasa muito seu desenvolvimento.

Bob Wilson
Veterano
# jun/06
· votar


Retarda sim...pq existem duas coisas diferentes: o cara que é tecladista e o cara que toca teclado. Parece a mesma coisa, mas nao é.

quem "toca teclado" é o cara que so toca com ritmos, usando geralmente smf aonde ele faz o solo e não tem noção de arpeggio com a mão esquerda. Sem falar que não entende nada de síntese, só sabe no máximo misturar dois sons (e isso nao é entender de síntese :)) - Exemplo disso são os famosos (insira um nome tosco) dos Teclados. São sem comentários.

por outro lado, tecladistas são MUSICOS completo, alias, nós tecladistas somos os músicos mais completos que existem, pois qualquer um que já tenha se empenhado em sequenciar algo teve que aprender noções de outros intrumentos. Eu estudei muito material de bateria e percussão mesmo, material que era pra treino em batera...adaptei MUITA coisa para o teclado, como a independência das mãos.

Tecladistas DEVEM entender de síntese (coisas como ATTACK, SUSTAIN, RELEASE, DECAY, CUTOFF, RESONANCE não podem ser grego pra ele :) ), e precisam ter uma base de piano (saber tocar sem acompanhamentos) .

O cara que fica preso a teclados com ritmos, fica preso tbem à auto-acompanhamentos, e leva na cabeça quando for tocar em banda.

Esta é a minha opnião ;)

kevinmoore
Veterano
# jun/06
· votar


ritmos é coisa de looser...

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


acho que tocar com ritmo e mas uma maneira de se apresentar como músico
e não vejo razão para tanta discordia já que existe esta opção para arranjadores.
assim como tem guitarista solo e base tambem tem tecladista desta forma .
agora o tecladista fica preso ao ritmos se ele quizer.
da razão como se fala até parece que é só se pode tocar com bandas
um profissional pode fazer o que ele quer,pegar seu violão ,piano ou qualquer instrumentos e tocar como ele achar bem.
este tipo de tópico só serve para defamar os tecladista de modo geral e isso não ajuda em nada.
boa sorte pra vcs.

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


precisam ter uma BOA base de piano e saber tocar sem acompanhamento e usar sempre que possível a clave de fá

O cara que fica preso a teclados com ritmos, fica preso tbem à auto-acompanhamentos

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO
este tópico já devia está encerrado pois é bem provavel que termine em discução.

SRBob Wilson
Fazer um ritmo é tão dificil quanto tentar (coisas como ATTACK, SUSTAIN, RELEASE, DECAY, CUTOFF, RESONANCE não podem ser grego pra ele )
tambem não devia ser bicho de7 cabeças.
porque vc não posta um tópico explicado estes detalhes já que quer ajudar em vez de criticar.
tenho observado neste forum são muitos maria vai com as outras mas são poucas que realmente conhecem síntese.

Kennedy Bituba Israel
Veterano
# jun/06
· votar


amigo sem sobras de duvidas afirmo que os automatic finger são umas da piores pragas que foram feitas para os tecladistas...

fernando tecladista
Veterano
# jun/06
· votar


só comentando já teve varios tópicos com quebra pau sobre disquete, arranjo, synth e como é usado
quanto a usar ritmo, rps, loop, midi, md, fita k7, sampler e etc... é tudo rótulo e marketing
no resultado final tudo fica meio playback (vindo do teclado) e meio ao vivo (o músico)

só de exemplo esse video do outro tópico: http://www.youtube.com/watch?v=oo2glvb0XvQ&mode=suggested&search=Rick% 20Wakeman

a esquerda do cara fica só usando modulação e dando as notas do RPS e ninguem achou um pecado mortal até agora em todos os topicos que eu vi sobre o assunto
ou recursos com o D.Beam onde com a mão no ar sai um glissando de harpa lindo, mas que o cara nem apertou uma tecla pra sair isso, mas ninguem fala que é um pecado esse recurso

daqui a pouco vai ter quebra pau se o cara usa pedal de sustain pra segurar uma nota que ele não está tocando mais
ou se o cara toca com timbre de piano usando strings de fundo já que o strings não seria ele tocando de verdade

e ainda tem gente que paga pau pra DJ que só aperta play e usa crossfader e ainda os chamam de músicos... produtores.. arranjadores.... nada mais é que rótulo e marketing

---------------------------------------------------------------------- -------

acho que a ideia do nosso pequeno gafanhoto Mario Umetsu é comentar que não se deve ficar preso a isso achando que isso é a ultima bolacha do pacote e se deve procurar novos horizontes

e o comentario final do primeiro post:

fica aí a questão,que intitula o Tópico
Ritmos retardam a mão esquerda?

Bob Wilson
Veterano
# jun/06 · Editado por: Bob Wilson
· votar


Emanuel, larga disso. Eu estou falando de outra coisa. Eu me referia a diferença entre tecladista e quem toca teclado. vou explicar para vc endender: tecladista sabe se virar sem auto-acompanhamento, quem "toca teclado" nao.


Por isso, RESPONDENDO: SIM, retarda. Eu acho que o autoacompanhamento é util até certo ponto, mas depois vc tem que se virar sozinho, progredir. Não precisa ser estúpido.

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


Bob Wilson
pra mim é util sim como pra varios tecladista aqui
ate porque todo tecladista que usa arranjador se vira sozinho.

outra se eu largar disso quem vai pagar minhas contas?
é claro que o tecladista não pode apenas se apegar em ritmos e midis
ou vc acha que eles não sabem?

acabaste de chegar e já queres ofender , me diga ai onde fui estúpido contigo! seu,seu jumento...

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar


emanuel macedo
acabaste de chegar e já queres ofender

Não esquenta não, Ele tbém chegou metendo o páu num cara de outro fórum, que o cara sei lá. Tá muito estranho.

Falou tbém que Guitarrista é mala

Bob Wilson
Veterano
# jun/06 · Editado por: Bob Wilson
· votar


Eita, Jumento? Aff...pera ae.

Galera, deixa eu explicar uma coisa:

1- Eu nao quis ofender ninguem, nao quis ser estúpido com ninguem nem quis ser chato. Se fiz isso, tenho humildade suficiente para pedir desculpas a quem eu possa ter ofendido,seja ele que tipo de músico for (guitarrista, vocalista, etc)

2- Eu sei que é util, pra mim já foi útil muito tempo. O que eu falei foi outra coisa...que foi o que vc falou"é claro que o tecladista não pode apenas se apegar em ritmos e midis". Era isso que eu quis dizer, acho quie me expressei mal.

3- Sobre vc ter me ofendido, foi quando vc disse que eu era "maria vai com as outras" como outros aqui. Eu obsevei este fórum bem antes de entrar, e realmente vi que quando tem gente disposta a ajudar, como o Mojo, sempre tem alguem que estraga o tópico só pq não curte ele ou pq ele não partilha da mesma opnião. E eu não sou assim.

TONY BLANCO

Não cheguei metendo o pau em ninguem, pelo contrário, eu estava me defendendo de uma acusação de plágio de um usuário, por isso escrevi aquilo pq ele não estava acreditando que era eu. Eu costumo citar fontes quando posto algo que não é meu...não citei...pq fui eu que escrevi :)

Sobre os guitarristas, vide acima :)

Acho que isso resolve tudo. Não vim aqui para brigar, vim para aprender e para poder ajudar tbem.

Vamos ficar na paz.

Mario Umetsu
Veterano
# jun/06
· votar


Resumindo: Já virou bosta.

Tio emanuel macedo, Ninguem aqui (pelo menos eu) tá falando que quem usa ritmos não é músico,e nem tão pouco estamos achando esse tópico inutil....Não sei se você sabe,mais por aqui sempre tem gente nova,principalmente INICIANTES, e alguns deles não estão muito preparados,por isso fiz este tópico na intenção de ser um ALERTA,com a periculosidade dos ritmos....Queria eu ter um alerta como essa na época em que eu era iniciante...Se eu não tivesse ficado alguns anos achando que tocava TUDO com ritmos automáticos quem sabe hoje eu já não tocaria o Improviso Fantasia de Chopin??
Não esquecendo que,apesar de não ser minha priooridade,eu ainda toco muito com ritmos.
Como disse nosso amiguinho lá em cima tem gente que toca TECLADO e tem gente que é TECLADISTA.
Tem gente que é os dois tb.
Mais alem de tudo..tem quem toca muito as teclas e tem quem toca mais o painel do teclado do que as próprias teclas.

Depois eu escrevo mais.

Abraços.




fernando grilo
Caraio man,que video louco!!

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


Mario Umetsu
gostaria de saber com tu soube-se que sou teu tio?

quem te falou em?


e dai se tu tocas teclado ou es tecladista!!!

a verdade e que a realidade é outra só não ver quem não quer.
se vc for observar em cada região tem um tipo de tecladista
assim como tem lugares que o público da mais valor em bandas
outros somente teclados arranjadores ,É pena que os arranjadores estão
ganhando e este tipo de apresentação musical e bem vista quando e bem feita e o músico que esta se apresentando é bom.
quanto a questão se retarta a mão esquerda depende do tecladista.
agora ironizar é outro papo e músico tem que ser respeitado até se ele toca berinbal...
ouviu meu sobrinho!

portanto ajudar não é sacanear.

Ken Himura
Veterano
# jun/06
· votar


Se eu não tivesse ficado alguns anos achando que tocava TUDO com ritmos automáticos quem sabe hoje eu já não tocaria o Improviso Fantasia de Chopin??
Não, peraí, também não exagera! XD

Chopin é foda cara... ;/

Mario Umetsu
Veterano
# jun/06
· votar


Ken Himura
Pô man...
Perdi algum tempo com ritmos :S

Ken Himura
Veterano
# jun/06
· votar


Mario Umetsu
Pois é ;p

Tenta recuperar o tempo perdido agora!

Mario Umetsu
Veterano
# jul/06
· votar


Ken Himura
Tenta recuperar o tempo perdido agora!
É o que eu tou fazendo
E salve Bach!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a .:: Ritmos retardam a mão esquerda? ::.