Vst host ou Standalone?

    Autor Mensagem
    synth_master
    Veterano
    # mai/06


    Vocês que utilizam synth virtuais (como eu), preferem programas vst host ou programas standalone? mandem links também. abraços.

    zl3d
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    standalone para fazer performances e vst para gravacoes
    www.steinberg.net
    http://www.native-instruments.com
    http://www.synthogy.com/

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ressucitando...

    Queria abrir uma discussão sobre hosts para VST. Existe alguns pesados, outros levinhos, Forte, Cantabile, etc.

    Me deparei com um chamado Bloxpander e achei simplesmente fantástico - alguém usa? Testei com VSTs pesados e leves e ele rodou na boa (a versão demo). Estou até mesmo pensando em comprar o software (são 69EUR).

    Falou - marcusVinicius

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Fantástico como? O q ele tem de bão? =D
    Dá mais detalhes... Eu, por exemplo, não tenho o q reclamar do Cantabile...

    Cleber Vaz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Fantástico como? O q ele tem de bão? [2]

    Fiquei curioso, eu também usei o Cantabile como VST Host mas só até testar o Forte, migrei na hora e hoje não abro mão mas ainda sigo usando o Cantabile para sequenciar pois não conheço nenhum programa mais prático/leve para fazer sequencias.

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Opa,

    Eu (na verdade) não tive acesso ao Forte e ao Cantabile, por isso fica difícil comparar eles com o Bloxpander, mas posso falar do que gostei nele:

    - ele ocupa a tela inteira, deixando o laptop com cara de equipamento específico pro teclado, como se fosse a lcd do teclado (só que um pouquinho maior...);

    - muito leve (muito mesmo); ouvi vários comentários sobre o Forte, dizendo que é um software pesado. O Bloxpander mal aparece no medidor de recursos do Windows quando é acionado;

    - aceita 24 canais com 6 inserts cada um para cada scene e tem ainda 4 auxiliares;

    - a troca de uma cena para outra pode ser feita pelo program change do teclado, direto e, uma vez acionada ele permite um tempo (programável) para que o program change acione programas no VSTi - tipo um bypass temporal programável;

    (achei isso interessante)

    - e o melhor: ele foi projetado para que algumas funções fossem facilmente acionadas via toque na tela (trocar de scene, volumes, desligar/ligar VSTi, acesso às libraries de VSTi). Isso para quem tem um laptop touch screen (como é o meu caso hehehe) é muito bom!

    A parte ruim é que estou com uma demo que não permite criação de scenes, assim que não tenho como saber se essa troca é agil, sem clics... mandei um e-mail pros caras da Eareckon pedindo humildemente um passe de 15 dias para usar o programa full version ... até agora nada.

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Não gostaram do programinha?

    Cleber Vaz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    marcusVinicius

    Cara, ainda não testei mas
    ouvi vários comentários sobre o Forte, dizendo que é um software pesado.

    Eu rodo o forte numa boa com processador budget e 2GB de memória, não é pesado.
    Por outro lado até que se entenda como programar ele é difícil de controlar mas é só aprender o básico e fazer a festa.

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: marcusVinicius
    · votar


    Cleber Vaz

    Como é no Forte a troca de scenes? É rápida?

    Estava lendo o fórum do Bloxpander e há comentários que existia um delay de até 8 segundos entre troca de cena... diz o autor do post lá que ele a demora é no momento de descarregar a cena atual e não no carregamento da próxima.

    http://www.eareckon.com/forum/viewtopic.php?f=34&t=81

    wormsman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ola, pessoal, descupe se estou no lugar errrado. comprei o stradivarius violin solo, gostaria de saber se tenho q extrair os arquivos p alguma pasta, como instalo o kontakt (quando cliko nele nao instala abre direto, apartir dai como faço para carregar o violino strai? veio em parte assim ...part1, part2, e veio uns arquivos dentro, nki,nkm etc.
    um muito obrigado a quem me ensinar a intalar e usar soft.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    marcusVinicius

    Como é no Forte a troca de scenes? É rápida?

    Depende de como você programa cada scene, no forte você precisa escolher o que deve ser prático, a programação das scenes ou a troca entre elas!!!
    Se você montar duas scenes com um plugin diferente em cada uma, B4 e FM7 por exemplo, a velocidade da troca depende de como você faz para silenciar o plugin indesejado em cada scene. Se você usar o "mute" realmente tem atraso e dependendo da máquina pode ser vários segundo como você leu no outro fórum, agora se você programar tudo pelo "MIDI Settings" fica instantânea a troca de scenes mesmo que sejam das mais complexas com vários plugins.

    Não leve muito a sério esses comentários pois isso é coisa de quem não soube programar, no fim das contas tudo depende da programação mesmo, se você olhar no tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/235187/ eu deixei uns links de uns videos do youtube ensinando a programar o forte e também deixei links para a comunidade do Forte no Orkut, lá você consegue tirar todas essas dúvidas pois o pessoal está discutindo isso faz tempo.

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cleber Vaz
    Ao invés de mutar os instrumentos, você joga com os canais MIDI entre eles... entendi.

    Por exemplo, com meu super controlador de última geração PSR620 que só envia no canal 1, eu configuro para este canal apenas o(s) instrumento(s) que interessam naquela scene, os outros ficam de fora...quando troca de scene, ele apenas acerta o canal de entrada... faz todo o sentido.

    Vou testar.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    marcusVinicius

    É por aí mesmo, você nem precisa trocar o canal de cada instrumento (Nem para fazer Split e camadas), apenas desabilitar as "MIDI Notes" no(s) instrumento(s) que você quer silenciar, assim todos ficam alí carregados e "esperando a vez" e daí não tem atraso.

    Por exemplo, com meu super controlador de última geração PSR620

    É perfeito esse controlador, nesse caso, e você ainda pode usar outros controladores ao mesmo tempo, um Nanocontrol por exemplo para fazer controles em tempo real, assim os controles vão por um caminho e o PSR só manda as notas e, mais uma vez, toda a coisa é feita nos ajustes MIDI, seja com 1, 2 ou mais controladores (eu uso 3).

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Olá Cleber Vaz
    Cara, testei o forte... fiz um rack, tudo via midi setup.

    Fiz várias configurações, mudando instrumento, trocando configuração no mesmo em uma única entrada, trocando configuração no mesmo mas em duas entradas distintas, adicionando instrumento a um que está tocando ... funciona; funciona bem.

    Agora... gostaria que você testasse o BloxPander para podermos discutir alguns pontos. Eu acho que o BloxPander revolucionou em termos da organização do console - a tela é simples e está tudo muito acessível.

    Se puder, dá uma olhada lá... quero saber a sua impressão.

    Faleu - Marcus.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    marcusVinicius

    Posso dar uma olhada mas não prometo nada... quem sabe você compara os dois por aí para ver quem se sai melhor em quê, podes tentar fazer programações equivalentes nos dois para sentir qual é mais prático/rápido...

    teclado roots
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Alguem sabe como fazer split no vst host?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vst host ou Standalone?