Teclado x computador : a misteriosa interface MIDI

    Autor Mensagem
    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06


    Pessoal,

    Meu problema não é exatamente com um teclado, mas o esquema é o mesmo. Tenho uma pedaleira que tem duas entradas redondas, MIDI in e MIDI out, para comunicação com o computador (ou qualquer outra interface MIDI). Comprei um cabo que vai na entrada do joystick do PC. Consigo enviar dados do PC para a pedaleira... mas dá erro toda vez que tento enviar dados da pedaleira pro PC.

    Já ouvi falar de um cabo MIDI que usa uma porta USB, mas eles são absurdamente caros.

    Como vocês fazem a comunicação teclado x PC via MIDI? Qual o segredo?

    P.S.: Não achei nada parecido na busca.

    TONY BLANCO
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Pelo que eu entendi, é muito simples.

    É só comprar um cabo Midi(qualquer loja de instrumentos musicais vc encontra) Na parte traseira do seu PC já tem um lugar apropriado que encaixa perfeitamente o cabo, e a outra parte(2 plugs) vc encaixa atrás do seu teclado(plugs arredondados) logo vc vai saber aonde fica.

    Caso não seja isso, aguarde mais alguém postar.

    [ ]´s

    MontanhaSong
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: MontanhaSong
    · votar


    Rachmaninoff:

    Depende de qual é sua pedaleira amigo...algumas recebem pelo MIDI IN mensagens de program change, control change e parameter change (sys ex) ...já pelo MIDI OUT algumas só podem transmitir mensagens de backup ou restore (Dump) ou comunicar-se com algum programa específico para edição de parâmetros. No manual da sua pedaleira deve ter uma seção denominada "midi implementation chart" , que lhe dirá quais os comandos que sua pedaleira recebe e/ou transmite via midi.

    Outro fator que vai influenciar diretamente na correta transmissão de dados é a configuração dos canais midi para transmissão e recepção dos sinais. O manual deverá lhe ensinar como configurar os canais. Não há mistério algum nisso. Ao que parece, um cabo midi/usb não resolveria seu problema. Um cabo midi in/midi out / porta UART (conexão do joystic), como o que vc já usa, deve funcionar perfeitamente para o que vc quer, uma vez que o pc reconhece sua pedaleira, mandando para ela mensagens.

    Abraços...

    emanuel macedo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    MontanhaSong
    vc sabe que por um momento pensei que ele queria ligar a pedaleira no pc e ouvir o som da guitarra via midi.

    MontanhaSong
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    emanuel macedo:

    Amigo Emanuel,

    Uma das coisas legais que eu acho nessas pedaleiras mais novas é a possibilidade da conexão midi. Eu uso bastante, por exemplo, disparando uma sequência midi e através de Control Change e Program Change, ir mudando os parâmetros dos efeitos usados pela guitarra, sem ter que me preocupar com a pedaleira. Prá quem usa muitos efeitos ou precisa fazer rápidas alterações de parâmetros numa execução ao vivo....é uma verdadeira "mão na roda"...

    Abraços...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    MontanhaSong
    Eu tenho um cabo MIDI/joystick. O problema que estou tendo é que, ao tentar enviar da pedaleira para o computador, o programa (que está rodando no computador, já testei mais de um) acusa um tamanho inválido do bloco de dados. O envio do computador pra pedaleira tá 100%.

    Num fórum especializado, me disseram que é provável que o problema seja o driver da minha placa de som (onde fica a entrada joystick), que eu já atualizei... por isso imaginei que um cabo USB/MIDI resolveria, já que eu não usaria mais a entrada do joystick. Lá eles dizem que essa porta do joystick não é confiável.

    A pedaleira é uma Boss GT-8, eis a resposta dos caras do fórum:
    http://www.bossgtcentral.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t= 9419

    advance2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff
    o q tem a ver o driver da tua placa de som com a transf de dados da entrada midi?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    advance2
    o q tem a ver o driver da tua placa de som com a transf de dados da entrada midi

    A entrada MIDI é parte da placa de som.

    emanuel macedo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff
    qual o programa que vc estar usando para esta comunhicação?
    veja se a porta não está direcionada para interno (IN/OUT)
    se sua placa de som é onboard a entrada e saida do mid tem que estar como MPU-401 - (portas externas)

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    emanuel macedo
    Testei 2 programas, o GT-8 Editor e o GT-Pro Librarian, ambos próprios para serem usados com a pedaleira. Em ambos, eu configurei o MIDI de entrada e saída para o MPU-401.

    Se eu tivesse grana eu comprava logo um MIDI/USB... o pessoal mais entendido é unânime em afirmar que a entrada do joystick não é confiável. Mas o cabo mais barato que eu achei foi R$170, fora o frete :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado x computador : a misteriosa interface MIDI