Qual o melhor som de piano? Módulos ou sintetizadores

Autor Mensagem
ROTTA
Veterano
# nov/06
· votar


reiarthur10
Então o negócio é experimantar os son e ver aquele que mai9s lhe agradou, tanto no som de piano quanto na conta bancaria.

Falou bem. E, acima de tudo, não impor sua opinião aos demais. Porque opinião é opinião, e ninguém pode ter a presunção de que ela seja aceitada como verdade por todos. Aliás, a evolução dos conhecimentos depende disto! =)

Abraços.

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# nov/06
· votar


acho que não existe um som de piano melhor.......isso sempre vai depender do gosto de cada um, o que pode ser otimo pra mim por ser pessimo pra vc!!!!

alem do mais, os proprios pianos "de verdade" (de cauda ou armario) se diferenciam nos sons....

então, assim como há teclados com sons melhores e piores que outros teclas, há tambem pianos com sons melhores e piores.....vão haver teclados com o som melhor que um piano real....por que não??? basta pegar aqueles pianos de armários antigão (lembram muito os pianos dos QS's que muita gente joga pedras nele aqui....) e por ao lado de um piano digital desses megasampleados de um piano de cauda xibata....rsrsrsrsr

então, o gosto, a opiniao pessoal sempre estarão presentes na hora de ouvir um piano e comparar com outros.....

o melhor conselho é: fique com o que voce gostar, e não com o mais real, ate por que o "real" vai depender com qual piano voce ta comparando....
como ja vi gente dizer aqui:" prefiro um piano bonito que um piano mais real" então a questão é essa.....

e tambem, lógico, a do seu bolso....rsrsrs

alexandrespa
Veterano
# nov/06
· votar


então pra se ter um bom som de piano em teclado é preciso(na média)uns 5 mil... ou perto disso.

Ken Himura
Veterano
# nov/06
· votar


.vão haver teclados com o som melhor que um piano real....por que não???
Não vão, porque ainda não descobriram um jeito de gerar todos os harmônicos que um piano gera. Tudo influencia num timbre dum piano, ao contrário de um sample ou um algoritmo.


basta pegar aqueles pianos de armários antigão (lembram muito os pianos dos QS's que muita gente joga pedras nele aqui....) e por ao lado de um piano digital desses megasampleados de um piano de cauda xibata....rsrsrsrsr
Se o piano estiver perfeitamente tocável e afinado, vai dar de 10 a zero. Já fizeram inúmeros testes assim. E tem um problema, um teclado não agüenta a força do repertório do piano de alto nível, é algo assustador mesmo.

Não existe timbre de piano acústico melhor que um próprio piano acústico.

gustavorino
Veterano
# nov/06
· votar


Ken Himura
o contrário de um sample ou um algoritmo.

Gerar harmonicos sem algoritmos?
gerar como entao? por telepatia?

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/06
· votar


Como alguns amigos já dissem, os timbres entre os pianos de madeira (tanto calda, como armário) variam muito entre si. Existem timbres mais aveludados, os mais metalizados os mais secos.
Os timbres de pianos de nossos equipamentos são tão bons quanto ao gosto individual. E é bacana, pois há essa diversidade também entre os intrumentos, por exemplo os timbres da Kurzweil são bem aveludados, enquanto Rolands tem timbres mais metalizados do que a Kurzweil. É óbvio que existem pianos péssimos, mas não é só a questão de timbre, tem equipamentos em que os pianos parecem cravos oitavados, o timbre não tem pega de piano, ressonância de piano, logo é ruim. Fora isso, o restante está a mercê do gosto e do modo de tocar...

adao chagas
Veterano
# nov/06
· votar


Normalmente cada pessoa acaba escolhendo o seu timbre favorito baseado naquilo qua acha mais importante no piano. Eu sempre gostei muito da ressonância e. desde o primeiro sintetizador, passando por módulos e samplers, tentei simulá-la da mehor maneira possível. Atualmente tenho um piano digital com uma simulação de ressonãncia muito boa e estou muito satisfeito com ele. Tenho ouvido demos de outros pianos digitais considerados melhores, mas que não têm a mesma ressonância e que me parecem muito estáticos, apesar de perceber que o timbre em sí é superior. Quem não valoriza essa característica como eu vai, com certeza, optar por outros pianos digitais e achar o meu ruim.

Tecladista Congregacional
Veterano
# nov/06
· votar


Assim como o reiArthur10 ... li as informações e concordo ... como sempre gosto é gosto ...

Eu uso um Roland XP-80 e um Kurzweil SP 88X.
Estou satisfeito com a mistura de timbes do XP com o SP.
Foi o que consegui com meu orçamento.

Alguns podem dizer que seria melhor vender os dois e comprar um teclado de ponta. Tudo bem ... é uma opção ...

Estou satisfeito com a mistura que consigo fazer. Se preciso de algo mais parrudo, uso um módulo Fantom de um amigo.

O melhor piano que já utilizei foi o de um Kuzweil K2600 (mas se trata de um teclado muito caro ...). Eu acho que ele ainda utilizava um placa de expansão ... aí é covardia ...

Se grana não for problema ... ele é uma opção.

A Série Motif também é excelente. Tenho amigos que tem esse teclado e realmente é fantástico.

Testem ... experimentem ... e depois decidam dentro do orçamento.

Abraço a todos.

Ken Himura
Veterano
# nov/06 · Editado por: Ken Himura
· votar


Gerar harmonicos sem algoritmos?
gerar como entao? por telepatia?

Nem tudo é programado...

E mesmo assim, não foi isso que eu disse. Eu disse que ainda não construiram um jeito de gerar todos os harmônicos que um piano gera.

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# nov/06
· votar


Ken Himura
Se o piano estiver perfeitamente tocável e afinado, vai dar de 10 a zero

é...realmente depende do gosto de cada um.....
pois eu tenho um DVD com um cara tocando num piano (armário) que eu acho o som dele horrivel, prefiro o do meu SP.....kkkkkkkkk

quem é evangelico deve conhecer o DVD do Sérgio lopes, que o Ronald Fonseca toca nesse piano que falei, eu acho o som dele terrivel...kkkkk

ainda não construiram um jeito de gerar todos os harmônicos que um piano gera

bem se isso for verdade, ai mesmo que fica dificil um teclado possuir um som real de piano....
mas como ja falei, muitas vezes o que interessa não é a veracidade do som e sim como ele soa no ouvido....
pode ser que um motif,um K2600, um MP4, um RD700sx não gere todos os hamonicos de um piano, agora dizer que qualquer piano, basta esta afinado, dá de 10 a zero....acho meio dificil....

assim como existem teclados com som mal sampleados ou sintetizados de piano, existe tambem pianos "mal acabados", ou mal feitos, de marca ruim, que não geram um timbre agradavel aos ouvidos....

vão me desculpar, mas penso assim....
voltando ao Ronal Fonseca, se ele tivesse levado ao palco um piano digital bom teria tido um resultado bem melhor que aquele com um piano ruinzinho.....

eduardonogueirarj
Veterano
# nov/06 · Editado por: eduardonogueirarj
· votar


Já que o lance é dizer sobre pianos realistas, cabe aqui tb uma perguntinha minha: Os timbres do Yamaha CP33 são os mesmos do P250 e P90?

Link do CP33: http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/ContentDetail/ModelSeriesDetail/0, ,CNTID%253D64572%2526CTID%253D205800,00.html#

Se pelo menos os pianos acústicos forem os mesmos, já está excelente, rs.

Tecladista Congregacional
Veterano
# nov/06
· votar


Pessoal,

já experimentei uma solução (equipamentos emprestados, é claro) e gostei muito.

É meio cara, mas ainda assim é mais versátil e mais barata do que comprar 2 ou 3 teclados e/ou alguns módulos pra conseguir o som que se deseja.

Um notebook (com uma configuração que suporte os softwares) e um bom controlador (ao gosto do freguês) ...

Evidente que essa solução tem alguns incovenientes ... e o principal deles, que eu vejo é se o note der pau durante uma música ... aí complica mesmo ...

Mas não tem muito jeito ... quando se vai para a estrada e precisa-se de versatilidade e bons timbres, aconselho um bom teclado (que garanta o mínimo de qualidade no caso de algum problema) e um note com os timbres que vcs desejam usar.

Evidente que essa saída depende de quanta grana o cara dispõe para investir. Mas é assim que tenho visto por aí.

Diversas bandas como: Oficina G3, André Valadão, Jota Quest, Lulu Santos ... quando estão na estrada não dispensam o note ...

Abraço a todos ...

RRPRRP
Veterano
# nov/06
· votar


Olá. Na minha opinião e experiencia, o melhor timbre de piano é o BOESENDORFER 290. É um instrumento VSTI ou seja, um instrumento que é instalado no computador PC e controlado pelo teclado via MIDI. O BOESENDORFER foi cuidadosamente sampleado nos minimos detalhes. É um piano que tem 9 oitavas e uma dinamica e graves insuperaveis. Nenhum teclado ou modulo chega perto. Não é necessario um PC muito poderoso para roda-lo. Um Athlon XP 1800 com 512 MB de memoria com uma placa Maudio de R$ 400 já é mais que suficiente. É puro prazer....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor som de piano? Módulos ou sintetizadores