Qual o melhor som de piano? Módulos ou sintetizadores

Autor Mensagem
leond
Veterano
# abr/06


Os melhores sons de pianos são o que consistem basicamente no numero de vozes ou em termos de síntese de som?

Retirando o gosto pessoal, atualmente no mercado qual a marca que mais se tem resultados com pianos? Veja bem, estou falando de pianos digitais ou rhodes! Qual o melhor? Kurzweil, Roland, Korg, etc?

Reparei que alguns timbres pianos os agudos de uma marca são melhores que os outros, mas por sua vez os graves não! Isso gera uma tremenda dúvida na hora de definir um timbre e marca de teclado para trabalhar, observando-se buscar uma melhor qualidade musical, é claro!

Leve-se em conta que os sons de pianos são usados ao vivo para estilos musicais diversos, desde erudita a rock-pop!

Opiniões por favor, para que possamos ter um parâmetro mais amplo!

Grato

ROTTA
Veterano
# abr/06
· votar


leond
Qual o melhor som de piano?

É sempre questão de gosto pessoal, mas em geral você encontrará os melhores timbres de piano em pianos digitais, que além da qualidade de timbre terá teclas pesadas para uma simulação mais real. Praticamente todas as grandes marcas possuem modelos de pianos digitais (ou de palco), com boa qualidade.

Abraços.

Hammond B3
Veterano
# abr/06 · Editado por: Hammond B3
· votar


Concordo com o que o Marco Alan Rotta disse!

Pra mim, os melhores pianos digitais são os da Yamaha! é gosto rsrs(não to falando de clavinova, ieeeeca!)

Em módulos, acho que os da Oberheim superam em questão de fidelidade!

Tem os Nord Rack tb, que além dos pianos pra lá de bons, vem com um simulador de hammond que dispensa comentarios!

Eu particularmente, não vou com a cara dos Kurzweil! os timbres são bem artificiais, embora tenha seus admiradores! isso é gosto! não me joguem pedras! rsrs

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Pra mim, o melhor piano está no Kurzweil K2600, que também possui uma simulação de Hammond excelente. Em segundo lugar viria o Nord, e depois a série RD da Roland.

Abraços

gustavorino
Veterano
# abr/06
· votar


em piano digital até agora o melhor que eu ouvi foi o do meu kawai Mp4.. inclusive teve casos de gente que trocou um RD700sx por um kawai..

leond
Veterano
# abr/06
· votar


desculpe, mas ainda não vi vcs dizendo sobre a questão da polifonia,´o fato de ser um ótimo som de piano, está relacionado à polifonia, ou da geração específica de síntese de som? Pelo que eu saiba, salvo engano, cada marca possui um gerador de sons, pode o ocorrer o fato de um timbre magnífico de piano possuir 64 vozes ou até mesmo 32?

Porque se tal fato for verdadeiro, compensaria comprar pela marca.
Exp: Os sons de piano da roland, serie JV ou XP, são antigos, mas supera muito de outras marcas que estão saindo atualmente! O que me dizem, por favor!

gustavorino
Veterano
# abr/06
· votar


leond

A roland e a Yamaha Simplesmente gravam os sons e fazem tocar quando voce preciona a tecla..

por isso o piano fica com 20, 30 60 megabits de Wave Form.

A kurzweil ( n tenho certeza) , a kawai e a gem, utilizam algoritmos complexos misturados com algumas notas para gerar o som, por isso o som de piano é MODELADO enquanto roland e yamaha é SAMPLEADO.

Por isso se consegue um som magnifico de piano em teclados que tem menos de 5 mega de ROM no som de piano....

gustavorino
Veterano
# abr/06
· votar


Portanto.... esse negocio de MegaBytes de memoria de piano pode ser a maior furada.. o que vale mesmo é qualidade..

Wrvieira
Veterano
# abr/06
· votar


leond

Pelo que eu entendo de polifonia, ela não tem absolutamente nada a ver com a qualidade do som. A polifonia diz respeito a quantidade de sons simultâneos que o instrumento pode gerar.

Neste sentido, pro uso geral, acho que uma polifonia de 32 vozes é suficiente. Agora, no caso de execução de peças complexas, com uso do sustain, vc poderá perceber notas "morrendo" no meio da execução.

A qualidade do som, na minha opinião, depende da forma de como aquele som foi capturado e armazenado, e não da polifonia.

ROTTA
Veterano
# abr/06
· votar


leond
Os sons de piano da roland, serie JV ou XP, são antigos, mas supera muito de outras marcas que estão saindo atualmente! O que me dizem, por favor!

Tenho um XP-80, e os pianos default são medianos. Não impressionam. Contudo, se consegue algo bem melhor programando os timbres. O forte da série é a versatilidade, ou seja, oferecer diversas categorias de timbres a uma qualidade satisfatória.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# abr/06
· votar


Wrvieira
A qualidade do som, na minha opinião, depende da forma de como aquele som foi capturado e armazenado, e não da polifonia.

Com certeza. Polifonia não está relacionada à qualidade do timbre. No entanto, não estou dizendo que não seja importante no contexto geral de um instrumento.

gustavorino
Portanto.... esse negocio de MegaBytes de memoria de piano pode ser a maior furada.. o que vale mesmo é qualidade..

Correto, nobre colega. De nada adiantar uma amostra com dezenas de MB feita com péssima qualidade (mal gravada, com ruído, etc). Claro que com mais capacidade, se for bem gravada, a amostra tenderá a ter mais qualidade. Mas uma amostra pequena, bem feita, pode dar resultados excelentes.

Abraços.

leond
Veterano
# abr/06
· votar


OK, então como saber se foi bem gravado? Em termos de qualidade, quais as marcas que oferecem tal qualidade?

Por favor, sem colocar o "Gosto pessoal", mas uma visão técnica, o que mais se aproxima de um piano de verdade!

Especificamente sons de piano e rhodes!

Desculpe as exigências, mas só assim para se ter uma opinião mais precisa!

valeu

ROTTA
Veterano
# abr/06 · Editado por: ROTTA
· votar


leond
OK, então como saber se foi bem gravado?

Para o consumidor, só ouvindo.

leond
Por favor, sem colocar o "Gosto pessoal", mas uma visão técnica, o que mais se aproxima de um piano de verdade!

Para não ser "gosto", só se o sujeito conhecer todas as marcas e equipamentos do mundo. Nossa opinião (=gosto) é formada pelas nossas experiências, que são sempre limitadas.

Na questão de timbres de pianos acústicos, gosto muitos dos Roland RD, especialmente os novos RD-300sx e RD-700sx (os RDs antigos e outras séries da marca também são bons). O timbre do Kurzweil SP, tão comentados aqui no fórum, é muito bom também.

Quanto a Rhodes, não curto tanto assim para discorrer.

leond
Desculpe as exigências, mas só assim para se ter uma opinião mais precisa!

Ué? Não foi você que falou acima que não queria gosto pessoal? =P
Abraços.

mano_a_mano
Veterano
# abr/06
· votar


Um teclado que, apesar de não ser considerado profissional, tem um som de piano que me agradou bastante: Yamaha DGX-305. Outra opção é a série Privia, da Casio. Eu tenho um PX-300 e não me arrependo...

leond
Veterano
# abr/06
· votar


OK, OK, por uma visão empírica, qual piano digital se aproxima mais de um piano acústico, tratando-se dos graves, médios e agudos.

Pude perceber,por exemplo, que os agudos da kurzweil são melhores que o da roland, em compensação os médios e graves da roland são melhores, estou certo? isso pode acontecer?

Wrvieira
Veterano
# abr/06
· votar


Marco Alan Rotta
Polifonia não está relacionada à qualidade do timbre. No entanto, não estou dizendo que não seja importante no contexto geral de um instrumento.

É isso aí!

leond

Som de piano acústico só pode ser reproduzido em um módulo ou em sintetizador através de um único procedimento de gravação: o sampler, isto é, a gravação "in loco" do instrumento real, nota a nota. Todos os modelos acima citados partem deste princípio. O que difere é a gravação em si. Por exemplo, alguns tem 16MB de amostras, mais de 3 amostras por nota, outros nem tantas, outros são gravados do piano "X", outros do "Y", cauda aberta, fechada, etc...

Ou seja, a diferença está baseada nestas pequenas nuances. Então, para dizer qual é melhor, eu digo: depende do seu gosto pessoal.

Wrvieira
Veterano
# abr/06 · Editado por: Wrvieira
· votar


leond
por uma visão empírica

Acho que não tem como dar uma "visão empírica" sem esbarrar na opinião pessoal...

Filosófico, não?? :P

ROTTA
Veterano
# abr/06
· votar


leond
os agudos da kurzweil são melhores que o da roland, em compensação os médios e graves da roland são melhores, estou certo?

Pela minha experiência (já pude tocar no SP88x e no RD-170 para comparar), não. O timbre da Kurzweil é, em geral, mais brilhante, o que não significa que seja melhor. Depende, novamente, do gosto.

Abraços.

SaintFerio
Veterano
# abr/06
· votar


Os acústicos da GEM são inferiores aos da Roland, mas prefiro eles aos da Kurzweil, que são mais brilhantes, mas os da GEM são mais realistas... Agora os elétricos e Rhodes, os da GEM com certeza são melhores, opinião pessoal de quem tem um GEM PRO 1 heuheuh!

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


SaintFerio

Falou tudo!

---------------------------------------------------------------------- -----
Kra, poe um Yamaha P250 nessa disputa ae, ninguem segura ele!
Timbre brilhante: ganha dos Kurzweil,
Em realismo: kra, ele tira o PRO1!
Na pegada: as teclas dele são as melhores heheheheheh
E como não podia faltar, no preço: supera a galera aí de cima!! que chato!

Mais uma opinião suuuuper pessoal, questão de gosto mesmo!

RRPRRP
Veterano
# abr/06
· votar


Tenho um PC2 que uso midiado com um JV1010. Meu timbre de piano preferido é obtido com um layer com o Warm Grand no PC2 e o Euro Classic do JV1010 (o volume do JV em 50% do PC2).

Não sei se é verdade mas, já li na revista Keyboard americana um artigo dizendo que somente os pianos do Megasampler superam os do Kurzweil PC2.

Ouvi os pianos do RD700SX (tambem a placa SRX11) Roland e o S90ES Yamaha e achei excelentes também.

Todos estes timbres de piano tem mais que um sample por nota (depende da intensidade do key velocity) que, os tornam mais proximos do "real".

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


RRPRRP

Já usei a mesma combinação que vc! demais!
Não consigo sintetizar nada parecido no Juno D kra, que sofrimento!

Andre XP
Veterano
# abr/06
· votar


Em pianos eu fico com esses:

YAMAHA S90ES
KAWAI MP9500
GEM PRO2

Esses falam muito alto e tem teclas maravilhosas.

Em rhodes/wurly:
NORD ELECTRO
MOTIF ES

leond
Veterano
# abr/06
· votar


Então, em regra geral, o que define um timbre, maravilhoso ou não, é a quantidade de memória utilizada na hora de gravar de um piano original?

Como posso identificar se foi realizado uma má gravação, como já comentaram aqui? Comparando apenas?

Alguma dica?

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


O que define um maravilhoso timbre de piano, como já citado acima por outros tecladistas, não é a memória nem a polifonia (esses são fatores que influenciam). O que define é a QUALIDADE da gravação. Para você saber se foi feita uma boa gravação, só usando seu ouvido mesmo.

BECO
Veterano
# abr/06
· votar


É gosto pessoal, de todos que eu ouvi gostei bastante dos timbres de pianos da yamaha e a linha RD da Roland,...

como nosso amigo Scoth_Pr disse a questão é a qualidade de gravação tem que ouvir um por um, pra você ver qual timbre que você acha mais real ou te agrada mais, porisso eu prefiro os pianos da linha sintetizadores alesis QS.

Rygel
Veterano
# abr/06
· votar


Andre XP
Mas os pianos do S90ES não são extamente os do Motif ES?

Pelo que eu andei olhando, o S90ES tem quase todos timbres to Motif ES, mas não vi nada sobre ele ter outros timbres de piano!

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Rygel

Acho que nenhum Motif tem o "fuderoso" piano do S90ES!

Seria a mesma comparação do piano do XP80 com o do Fantom!

The Illusionist
Veterano
# abr/06
· votar


mano_a_mano
Outra opção é a série Privia, da Casio. Eu tenho um PX-300 e não me arrependo...

As teclas do Privia tem a mecanica muito parecida com as de um piano ?

reiarthur10
Veterano
# nov/06
· votar


Olá galera, pude ler todas as informações cima e a conclusão que podemos chegar é que não existe um teclado perfeito, com qualidade de timbres perfeitos. Uns são mais apurados que outros, uns mais brilhantes e outros nem tanto,. já tive a oportunidade de tocar em diversos teclados, porém o que eu mais gostei foi do piano do Roland XV-88 com 128 de polifonia, tecla com ação de piano. como piano não tenho dúvidas, é um dos melhores na sua catregoria , já para piano eletrico a yamaha é imbativel( estou falando de teclados que são top de linha) e não um yamaha ou roland populares, digo, falo de teclados com preços acima de 7000,00 reais (novos é claro) o jeito mesmo é ver como o seu bolço vai reagir quando se quer ter um teclado com sons de piano mais proximo de um piano real, essa é a realidade, só para vcs terem uma idéia um módulo da Roland XV-5080 custa mais de 5000,00 Reais (novo)n Será que um módulo desse tem sons de piano de brinquedo??? Duvido!!!!
Então o negócio é experimantar os son e ver aquele que mai9s lhe agradou, tanto no som de piano quanto na conta bancaria.
valeu!!!!
Um forte abraço

Reiarthur10

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor som de piano? Módulos ou sintetizadores