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Elton Lavorini Veterano |
# dez/05
Pessoal,
Tenho uma dúvida sobre harmonia, toco uma música e coloco um acorde que está fora do campo harmônico mas não sei sua função. Imagine uma sequência de notas qualquer:
E -> C#m -> A -> F#m -> B7
Tudo normal, ok? Todos os acordes estão dentro do campo harmônico, mas se derrepente você coloca um ré maior antes do si?
E -> C#m -> A -> F#m -> D -> B7
Isto soa bem em muitas músicas que toco, mas não sei a função harmônica deste ré antes da dominante, quem poderia me ajudar com esta dúvida?
Grato
Elton
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Disciple Veterano |
# dez/05
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tb ja persebi a sonoridade dessas modulações, elas não se tornam totalmente dissonantes, veja bem, o "D" tem somente a tônica (ré) fora da escala maior de E, (sua musica do exemplo ai em cima), o ré é uma "9" (nona menor) do E, muito usado no Blues, mas não tão comum na musica popolar porque não está dentro do tom "Mi maior"...
Se eu tivesse com o meu piano aqui eu tocaria pra saber o q acontece, putz grila.. hehhehe
Falei e nao disse nada neh, valeu boa questao!
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sagat Veterano |
# dez/05
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neste caso o acorde D e de empresimos modal
para saber se o acorde e de emprestimo modal basta olhar se ele se encontra na tonalidade paralela, por exemplo na escala de C sua paralela e a de Cm, em F#m sua paralela e F# ,no caso de E sua paralela e Em, como Em e relativa de G, o D faz parte da tonalidade de G, o D funciona como quinta justa(em sol),
mas analizando uma musica vc vai dizer apenas que ele e um acorde de emprestimo modal, vc nao fala que funcao ele tem na tonalidade paralela
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Leandro Barbosa Veterano |
# dez/05 · Editado por: Leandro Barbosa
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Olha só Elton Lavorini, eu ja uso um raciocinio da seguinte forma:
E = E + G# + B
D = D + F# + A -- As notas do acorde de D fazem parte do campo harmonico de E, o Ré a principio que nao faz. F# é nona de E e A é quinta(dominante) e soam legal na harmonia. Mas se vc observar, o D é a setima menor de E, a preparação pra quarta(subdominante).
Quando vc aplica o D na música em E vc está juntando elementos como brilho da nona, alegria...a quinta(dominante do E) que da da ideia d continuidade e ja faz parte a triade E maior e nem causa tanto efeito. Mas o que realmente marca é a nota Ré que uma tensao mais forte. Experimente usar no "caminho" entre o acorde da tonica e o da quarta(subdominante) que tbem eh legal. ex.: CM7 Bb F ao inves de C C7 F
exemplo legalzinho de harmonia até meio simples mas legal:
| C7M Bb/D C/E | F G/F | Em Am | Dm D7 | G F/G Gm7/5b | C |
Repara que Bb é 7º de C...vc pode usar o acorde 'puro' que da o mesmo efeito, eu aqui apenas usei umas inversoes pra dar ideia de caminho no baixo ( C D E F ) no primeiro compasso, sendo que o restante da formação dos acordes é do jeito q falei....C Bb F, em Ré seria D C G e assim por diante.
Experimenta fazer esses acorde e escute a ideia da "tensao mais forte q dá". Dai basta vc ter bom senso e saber em que estilo usar, em qual combina mais e em qual nao combina.
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Leandro Barbosa Veterano |
# dez/05
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o ré é uma "9" (nona menor) do E, muito usado no Blues
Disciple
Na entendi cara!! Tbem to aprendendo e nao sou nenhum fera, mas assim vc me confunde...de onde vc tirou isso??
Nao seria assim??
E F# G# A B C# Bº
I II III IV V VI VII
Dai a nona menor de E seria a II num oitava acima com um bemol nela!!
Ou seja 9m de E = F e nao ré...acho q vc ocnfundiu né..inverteu, quando na verdade o E que é nona menor do D!!
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sagat Veterano |
# dez/05
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Leandro Barbosa
a setima menor, terca menor e quinta diminuta sao as chamadas notes blues, sao notas utilizadas para solos, afinal a escala de blues e uma escala usada somente para solos, trantando-se de acordes tem-se que estudar suas funcoes,
te recomendo o livro "Harmonia e Improvisacao" da editora Lumiar.
http://www.lumiar.com.br/abertura/intro_.htm
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Leandro Barbosa Veterano |
# dez/05
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sagat
te recomendo o livro "Harmonia e Improvisacao" da editora Lumiar.
rsrsrsr...esse livro serve p vc tbem amigo!! rapara que vc realmente confundiu umas coisas no texto la em cima
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GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# dez/05
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Porque não colocar os nomes dos autores,e não o nome da editora,está aparecendo Jabá,anotem aí,1 video de Harmonia e improvisação do consagrado músico brasileiro Wilson Cúria,e 1 livro de excelente qualidade do Almir Chediak,vale a pena te-los.
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LeandroP Moderador |
# dez/05
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Elton Lavorini
Você está enxergando esta harmonia na tonalidade de Mi.... não está errado.
Mas pense que é uma tonalidade de Mi mixolídio, ou seja, dentro do campo harmônico de Lá maior.
E -> modo mixolídio (pode ter 7a menor)
C#m -> modo frígio (pode ter b9)
A -> modo jônio (escala maior natural - pode ter 7a maior)
F#m -> modo eólio (escala menor natural - pode ter 7a menor)
D -> modo lídio (pode ter 7a maior - a 4a é aumentada)
B7 -> "dominante secundário" (aqui você pode pensar no Vº de Mi, ou seja, escala de Mi Maior começando pelo Vº grau --> B)
Experimente assim.
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LeandroP Moderador |
# dez/05
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Disciple
o ré é uma "9" (nona menor) do E
Se não mudaram as regras:
o Ré é uma 7a menor do Mi.
Se inverter o intervalo: o Mi é uma 9a maior de Ré.
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Leandro Barbosa Veterano |
# dez/05
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LeandroPanucci
o Ré é uma 7a menor do Mi.
Foi o q tentei dizer, dai vieram me mandando comprar livro..meio ironico nao!!!
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LeandroP Moderador |
# dez/05
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Leandro Barbosa
hehehehehehe
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sagat Veterano |
# dez/05
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Leandro Barbosa
rsrsrsr...esse livro serve p vc tbem amigo!! rapara que vc realmente confundiu umas coisas no texto la em cima
pagina 97 do livro
item XVI
Acordes do modo(tonalidade) menor usados no modo(tonalidade) maior paralelo e vice-versa sao denominados acordes de modal.
Os acordes de emprestimo modal AEM podem ser derivados tambem de qualquer outro modo(dorico, lidio, mixolidio, etc,....)
no livro tem um exemplo que serve para o mesmo acorde so que na tonalidade de Do maior.
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