Apresentando: Tania Maria

Autor Mensagem
    Marcos Amaral
    Veterano
    # nov/05

Venho agora apresentar uma "artista" pra vcs. Da última vez eu postei falando do Marcelo Duarte, tecladista do Anjos de Resgate.
    E agora eu vou continuar uma série dos tecladistas que ando conhecendo, meio sem querer... hehehe

estava eu, feliz e contente, numa madrugada de sexta pra sábado, dando uma voltinha pelos canais da TV aberta, pra ver se achava alguma coisa interessante. Tava meio difícil, mas eis que surge na Nacional essa mulher... Uma mulher, que fisicamente lembra muito uma Sandra de Sá da vida, que tocava um piano de calda com uma mão, enquanto com a outra brincava num Korg M-1, e cantava um samba, que eu nunca tinha escutado na vida... Bom, acontece que não era um simples samba. Era uma música executada com muita qualidade, visto que ela tocava junto apenas com a percursão... E quando ela parou de cantar, fez uma pequena sessão de solos muito interessantes.

Depois cantou "Samba de uma nota só", do Tom Jobim... E depois chamou o Ed Mota pra cantar uma música com ela. Isso tudo usando muita criatividade no acompanhamento no seu piano e seu Korg M-1.
    Fiquei impressionado, e interessado na qualidade da mulher, que nunca tinha visto antes, mas que era muito boa...

Primeiro ponto a se destacar: é muito difícil vc ver uma mulher tecladista, pianista, cantora por aí...
    Segundo ponto a se destacar: ela executava músicas que exigem um alto nível de conhecimento musical, como as bossa nova da vida...

O nome da mulher: TANIA MARIA...

Eis que resolvo hj correr atrás no google, para descobrir quem é essa raridade do mundo da música. A muié tem um site oficial, que só conta com dois idiomas: Francês e Inglês. Explico, ela é Maranhense, mas mudou-se para Paris na década de 80, levando para lá muita bossa nova principalmente. Logo foi contratada por uma gravadora européia, e hj possui mais de 15 albums... Começou a tocar piano com 7 anos, o que explica td o seu conhecimento... O fato do site não ser em português se explicar pelo fato de ela fazer muito mais sucesso lá fora do que aqui.

Bom... Não conheço muito bem a obra dela, mas vou atrás de mais coisa sobre ela nessa semana. Mas quem souber mais sobre essa mulher, escreva aí, e poste suas impressões...

O site oficial da dita cuja: http://www.taniamaria.net/

Abraços

GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # nov/05
    · votar

Quem quiser ver d novo este show com Tania Maria,e só colocar no canal 22 S.P Neste momento ela está se apresesentando(reprise),vale a pena assistir,eu já assisti semana passada.ok.

sarpa
    Veterano
    # nov/05
    · votar

Ela também faz uma participação no DVD do Ed Motta que é fenomenal! Recomendado à todos!

Abraços,
    Juninho Sarpa.

abararil
    Veterano
    # nov/05
    · votar

Boa recomendação...

Marcos Amaral
    Veterano
    # nov/05
    · votar

GIANCARLO TARDELLI
    sarpa
    abararil

Legal saber que vcs tb já conhecem, pois andei pesquisando e qse ninguém tinha escutado falar nela... hehehe

Abraços

tarantilio
    Veterano
    # nov/05
    · votar

ela é verdadeiramente fenomenal,pena que o pessoal aqui do brasil naun valorizou o trabanho dela ,assim naun ficariamos 30 anos sem Tania ,e ela naun precisaria ficar 30 anos sem brasil,aproveitando o espaço queria saber aqui dos meus colegas se pro musico brasileiro que estuda e vai a luta e naun quer fazer um som pré estabelecido pela gravadora ou pelo mercado fonográfico,viver da sua musica ou pelo menos saber que ele é ouvido por ouvidos que querem mais do que um batidão ,ir pra fora do país e buscar reconhecimento lá fora ,como fez Tania.
    sei que muita coisa mudou de lá pra cá mais ainda tem muito que mudar,um exemplo claro disso é as radio .só toca, desculpe o palavriado
    merda.pelo menos aqui na minha cidade.
    espero que contribua com sua opinião.

Marcos Amaral
    Veterano
    # nov/05
    · votar

tarantilio
    Pois é Tarantilio... Isso é mais uma questão de opção. Como foi a opção da Tania Maria quando saiu daqui pra ir para Paris, na década de 80. Quem sabe se ela tivesse ficado um pouco mais no Brasil teria conseguido reconhecimento.
    Mas, às vezes, é até mais fácil sair daqui e ir para fora. Isso pq existem amantes de música brasileira em todos os cantos do mundo, ainda mais quando se fala de bossa nova e samba. Então o cara que quer tentar o sucesso fora tem muito mais chance, pois ele estará levando a música que os estrangeiros querem ouvir e gosta...
    E cá entre nós... A cultura brasileira é extremamente massificada. Tudo é feito para a massa. E a mídia de "massa" que diz ao povo o que ouvir. Se no Gugu passar Tati Quebra Barraco, é o que td mundo quer ouvir. Se passar Maria Rita, é o que td mundo quer ouvir. Se passar Tania Maria, o povo td vai ouvir Tania Maria. Por que? Porque o povo brasileiro, e eu me incluo, gosta do que está fazendo sucesso...
    é claro que na maioria dos casos a qualidade musical não é das melhores, mas é o que a mídia tá passando...
    E esse "povão", mais carente, não tem condições de ir atrás e descobrir o que nós chamamos de "boa música"...

Então, sair do Brasil, é uma saída pra quem quer fazer sucesso mais rápido... Ou pra quem deseja um verdadeiro reconhecimento... Tanto que se vc sair perguntando, vc vai achar milhões de pessoas brasileiras que nunca escutaram falar em João Gilberto. Agora vai lá nos Estados Unidos... Milhões de pessoas saberão quem é, e irão elogiar até...

Mas como eu disse, é uma questão de opção... A Tania Maria poderia sim alcançar um público fiel no Brasil, ainda que não tão grande como o público do Calypso. Bastava galgar, e ela chegaria entre os "tops" da MPB. Mas foi uma opção dela, sair daqui pra ter reconhecimento fora daqui...

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Apresentando: Tania Maria