"O teclado do futuro"

Autor Mensagem
AC_TEC
Veterano
# mar/07
· votar


É... parece mesmo haver um caso de amor entre tecladistas e placas...

mano_a_mano
Veterano
# mar/07
· votar


Que tal uma estante de teclado com altura ajustável por propulsão a jato?

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Ressuscitando mais um hehe...

O que achei mais interessante é que o tópico tem menos de 3 anos e olha só o que aconteceu de lá pra cá:

- em vez de teclas, teremos uma espécie de tela sensível onde poderemos configurar o número de oitavas e o tamanho das "teclas", conforme o tamanho das mãos;
-o iPhone e o iPod Touch só não mudam o tamanho das teclas, mas isso é mole pra quem programa...

- permitirá fazer download de arquivos MP3, WMA, OGG ou outro que for aceito como padrão, para fazer novos timbres;
Com essa moda de samplers em tudo quanto é teclado, não tá longe... E se não me engano uns Alesis fazem isso.

- poderá ter polifonia ilimitada;
Tem softsinth que faz (teoricamente) isso... mas com 128 vozes (deve ter até mais, nem sei) dos teclados de hoje, nem faz tanta diferença ser ilimitada ou não.

- seu sistema operacional será baseado no Linux, Mac ou Windows, depende do que se considerar melhor, e ainda poderá rodar softsynths e sequenciadores dentro dele mesmo, sem computador externo;
Windows, pode apostar hehe... Mas se até os PSR hoje em dia atualizam firmware (veja), não tá longe...

- haverá, em vez de drive de disquetes, SmartMedia, CD-RW, DVD+RW ou outro do tipo, uma conexão WiFi com um servidor, que permitirá salvar e carregar seus ajustes em qualquer lugar do mundo, sem precisar de mídia física;
Disquetes? ainda existe? rsrs... O pen drive e memory card já tão aí... Os Yamaha acessam a internet direto se tiver uma rede... Wi-Fi é só questão de colocar a placa ou um roteador wireless lá.

- seus timbres serão ABSOLUTAMENTE reais, sem qualquer diferença para os instrumentos acústicos, e inclusive com todas as nuances destes;
Não tá longe... Tyros 2, com Super Articulation e o OASYS que tem tudo que todo mundo quer.

- haverá um sensor que permitirá captar ondas do nosso cérebro e transformá-las em mensagens MIDI personalizadas pelo usuário;
Já ouvi falar nisso... Como foi dito na primeira página, tem uns malucos estudando isso pra pilotar avião de caça e nave espacial, e um doido (vi na Discovery há anos) manobrou um barco só com o cérebro. A tecnologia existe há um tempão: E.E.G. nos hospitais e conversores de CV/Gate para MIDI em estúdios, é só juntar as duas e pronto.

- a conexão MIDI passará a ser feita através de fibra óptica, assim como também terá as tradicionais saídas L/R de áudio substituídas por saídas digitais AES/EBU ou SP/DIF;
- etc.

Olha o V-Synth GT aí.... E Dual Core, coisa que nem comentaram...

Ninguém comentou também que apareceria o Kaossilator, DS-10 e Sintetizador feito no Brasil (Labolida)...

Hehehe... O tem passa...

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Meu teclado do futuro:

Vai rodar VST para imitar todos os teclados do passado hehehehe

Ou usar Série de Fourier em tempo real para sintetizar qualquer timbre existente, inexistente e impossível de existir, quem sabe....

Talvez tenha 25 teclas Hammer-Action (com essa onda de mini-teclados quem sabe?) e controladores MIDI de 13 teclas. Ou menos.

Faop
Veterano
# jun/08
· votar


Talvez tenha 25 teclas Hammer-Action (com essa onda de mini-teclados quem sabe?) e controladores MIDI de 13 teclas. Ou menos

Cara, controlador midi de 13 teclas daria pra tocar algo? Po, uma oitava é complicado pacas, falta nota hehe

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


E vão tentar vender a idéia que é pra o produtor ou DJ que não tem espaço no estúdio pra um teclado de 25 teclas rsrsrs

Faop
Veterano
# jun/08
· votar


AHUAHu, o problema é que vai te gente que vai compra hehe

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jun/08
· votar


HUAhuauuahuua
essas tecnologia de teclado é q nem Tv de Plasma, celular, PC
Aí as vezes o povo esquece de tocar.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


E controlador MIDI sem teclas? Esse até já tem faz tempo...

liliane.coimbra
Veterano
# jun/08
· votar


Só espero que os pianos nao sejam totalmente substituídos, pois perderiamos muito com isso.

rapha_netto
Veterano
# jun/08
· votar


Mesmo que o cara... não conheça muito sobre pianos e seja akeles tecladistas que só amam som de UFOs, noises e samplers... é díficil imaginar que alguém consiga tocar (em palco) só com 13 teclas .... 61 pra mim é pouco... 13... só pra DJ que nem quer e nem precisa saber o q é uma colchea, breve ou semi-breve ...

Mas eu imagino ... q em futuro proximo...

O teclados seram todos parecido com o KORG Oasys... Que ainda está muito vançado para seu tempo!!!

Teram VST que não só imitarão perfeitamentamente os sons vintage, mas te darão a condição de preparar MUSICAS completas em tempo mínimo...

Ah .... falar em futuro .... No japão um empresa lançou um software que recebendo um controlador MIDI (de qq instrumento) se conecta (via internet) com outros usuários do mesmo software... isso significa que eu já posso tocar com Rudness daki do Rio via http ....

Bem.... que eles podiam colocar essa tecnologia nos teclados....

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


só pra DJ que nem quer e nem precisa saber o q é uma colchea, breve ou semi-breve ...
Acho que pra isso inventaram pick-ups... :)

Falando sério, acho que a mecânica das teclas vai melhorar cada vez mais até ficar bem próximo ao real. Perfeito não fica, já que nem pianos têm teclas iguais entre si. Fica difícil assim imaginar um "piano ideal". Teclas de madeira com acabamento imitando marfim serão comuns.

E serão teclados cada vez mais leves. Chuto que um piano de palco chegue a pesar apenas 4 ou 5 Kgs.

E Roms gigantescas, de 40 Gb ou mais, assim como esses VSTs de piano.

Lord fafe
Veterano
# jun/08
· votar


auhauHUAHuahuaHUAHuhUaa...

Que topic tosco...

DisplayeD
Veterano
# jun/08
· votar


E onde vai enfiar o cabo midi ???


(não responda)

PUTZ... Essa doeu... xD~~
Mas eu acho que o teclado do futuro não vai ter tantas coisas diferentes dos de agora, os teclados já estão em um nível muito alto de tecnologia, na minha opinião, os teclados vão no máximo ser arranjadores, sintetizadores e workstations ao mesmo tempo, claro que, com vários tipos diferentes de funções, como juntar até 5 instrumentos em um só som (Ficaria estremamente bizarro, dependendo dos instrumentos juntados...), ou coisas que já existem, por exemplo, MegaVoices...


Mas meu conselho pra vocês é:
Parem de se preocupar com o futuro, o futuro é o futuro, agora é agora, prestem atenção no dia-a-dia, no presente, vale mais do que sonhar com coisas que algum dia podem acontecer...

Essa é minha opinião... xD

rapha_netto
Veterano
# jun/08
· votar


como juntar até 5 instrumentos em um só som (Ficaria estremamente bizarro, dependendo dos instrumentos juntados...)

Gostaria eu de juntar um banjo, ocarina, metal organ, bongo e UFO (um timbre que tem no RS-50... e eu me amarro)....

Que "bicho" sairia ?!?!?!!

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Imagino esse tipo de coisa:

Contra-capa da Teclado & Piano daqui a alguns anos

"Depois do sucesso do acordeon digital, agora a Roland lança a Escaleta e o Berimbau digitais!" :)

DisplayeD
Veterano
# jun/08
· votar


Imagino esse tipo de coisa:

Contra-capa da Teclado & Piano daqui a alguns anos

"Depois do sucesso do acordeon digital, agora a Roland lança a Escaleta e o Berimbau digitais!" :)

Imagino a bizarridade que seria o berimbau digital... xD~~

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


DisplayeD
Mais bizarro que aquele cara de óculos escuro tocando acordeão e gritando (parece que de dor) da propaganda do acordeão é meio difícil...

Mas imagina aquele "Roland" escrito no arco, e conector MIDI naquele côco que fica pendurado no berimbau... rsrs

rapha_netto
Veterano
# jun/08
· votar


aquele "Roland" escrito no arco, e conector MIDI naquele côco que fica pendurado no berimbau...

Gostaria que as gaitas de fole tambem deveriam ter saída MIDI e conexão USB !!!!

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Parece sacanagem, mas conheci um luthier (se escreve assim?) que fez um cavaquinho MIDI!!!

KeyboardMaster
Veterano
# jun/08
· votar


Ele não precisara de cabos para gravação....
Pois os sinais serão mandados para o computador por meio de ondas.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


KeyboardMaster
Tenta viajar mais um pouco... Acho que roubaram sua idéia! :)

KeyboardMaster
Veterano
# jun/08
· votar


xD

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Bom... até 2005 tava na moda o simulador de hammond, todo teclado peba tava vindo com um. Depois veio o suporte a pen-drive e agora a onda é sampler, até Casio tem. O que será que vai se comum nos teclados daqui a 10 anos? Síntese de vocal, pra não precisar mais de vocalista? Receptor de TV digital? Cafeteira? rsrs

Música de Preto
Veterano
# jun/08
· votar


Sobre o fato de ter todas as nunances do instrumento sampleado, acho que vai ter um sensor que vai captar fatores como umidade, temperatura e pressão e vai calcular em tempo real como o som se comportaria segundo esses fatores ambientes.

Receptor de TV digital? Cafeteira?
Da cafeteira eu gostei. Que tal um teclado fisicamente expansível? Aperta um botão e ele se desdobra e fica do tamanho certo. Ou ainda a tecnologia do Jarre para todos e o teclado passa a ser uma caixinha. Uma caixinha capaz de gerar um holograma com o desenho das teclas e os botões. Vai ser possível comprar um Motif pirata e tudo.

Acho que não pensaram nisso ainda, que novo tipo de síntese terá sido inventado nesses dias?

fernando tecladista
Veterano
# jun/08
· votar


estava filosofando hoje de manhã

o teclado (sintetizador) esta em um buraco "espaço tempo" inexplicavel

na decada de 70 os sintetizadores eram aclamados como o instrumento do futuro, a trilha oficial das viagens espaciais a música do sec XXI (escutem albedo 0.39 e a trilha da série cosmos)

hoje procuramos timbres "vintages" porque queremos resgatar a década de 70
o tal do sec XXI está ai e nada de contatos imediatos, sair do sistema solar nem pegar o seu carro ir até marte e voltar... e esse espirito do sintetizador ser o instrumento do futuro não é mais o mesmo

como os anos 70 projetavam o futuro e hoje procuramos o passado, acho que o futuro foi em 1990 e nem demos conta

Leandro Barbosa
Veterano
# jun/08
· votar


Uma possibilidade que imagino bem próxima da realidade:



Imagino um extremo no que diz respeito ao 'esquema' atual do uso de módulos X controladores.

Seguinte:
Analogia com os formatos de áudio *.mp3 *.wma etc...X iPod's e afins...

Existirão grandes controladores 'universais', uma espécie de iPod's com teclas.

As gigantes Yamaha, Roland, Korg, etc fornecerão pra esses módulos seus 'formatos' personalizados (exemplo: *.ymh yamaha, *.rld roland, *.krg Korg, *.als Alesis)

Esses formatos serão os timbres + todo o programa de edição, funções e performance, uma espécie de sistema operacional:

* Starter Edition = arranjador.
* Home Edition = sintetizador.
* Professional Edition = Workstation.

Tudo isso virá instalado num dispositivo físico, um modulo minúsculo e portátil pois se limitasse a apenas arquivos com esses S.O's seria mto fácil da galera copiar e 'compartilhar' na rede.

Mesmo assim, meses depois iria "estourar" em algum site um cara ensinando uma forma de piratear isso tudo...

Leandro Barbosa
Veterano
# jun/08
· votar


resumindo:

controladores = monitor + teclado (apenas hardware)

modulos = tipo pendrive com toda "alma" do instrumento (software) instalada pra ser lida no hardware maior.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Leandro Barbosa
Seiria algo assim? rsrs

As gigantes Yamaha, Roland, Korg, etc fornecerão pra esses módulos seus 'formatos' personalizados (exemplo: *.ymh yamaha, *.rld roland, *.krg Korg, *.als Alesis)
Talvez apareça uns "SynthStation 3" ou "X-Synth 360", ou algo por aí hehe

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/08
· votar


O teclado do futuro é um controlador + notebook.
Fiz uma gravação bem básica, com o Akoustik Piano. Não tem teclado que tenha esse som, que tenha um sequenciador como o Cubase, instrumentos como os VSTs... Não tem conversa, ou adere agora aos VSTs ou adere quando desembirrar hehehhehe

Chama-se "Uma Pegadinha".

http://palcomp3.com/maurozaidan/


Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "O teclado do futuro"