teclado tem futuro?

Autor Mensagem
Jiuvaskala
Veterano
# jun/07


Olá pessoal!

Cada vez eu tenho me empolgado mais em participar desse Fórum, e gostaria de saber a opinião de vcs sobre que caminhos um tecladista pode seguir para conseguir "sucesso", seja em banda profissional, seja em música erudita.
Eu vejo que numa banda de metal, por exemplo, o teclado tem papel importante, mas não fundamental. Mesmo porque para montar qualquer banda de Rock, Heavy quase não há procura de tecladista.
Vejo o teclado presente em outras áreas, como metal melódico, que já está mais pra lá do que pra cá.
Isso me preocupa, pois vejo muitos tecladistas que só tocam músicas de revistas de bandas populares, (leia-se karaokes particamente), ou seguem pro lado evangélico (que deve ser o meio mais popular entre os tecladistas) e os poucos que sobram na área de metal; não tem bandas para tocar.
Por favor, me corrijam se falei muita besteira.

ROTTA
Veterano
# jun/07 · Editado por: ROTTA
· votar


Jiuvaskala
Por favor, me corrijam se falei muita besteira.

Vou citar duas bandas de muito sucesso, atuais, e que usam o piano/teclado como base: Coldplay e Keane. Nestas duas, nada de metal melódico ou música evangélica... apesar dos milhões de discos vendidos.

Agora, no bom e velho rock n' roll, fazendo uma análise rápida das bandas de garagem que conheço, realmente prevalece o trio guitarra + baixo + guitarra. Quando as bandas evoluem, normalmente isto muda um pouco. As que não mudam viram CPM's e Detonautas da vida, fazendo um som que, para mim, é muito igual.

Abraços.

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


Marco Alan Rotta

Agora, no bom e velho rock n' roll, fazendo uma análise rápida das bandas de garagem que conheço, realmente prevalece o trio guitarra + baixo + guitarra.
É exatamente esse tipo de sentimento que eu sinto em relação ao Rock e seus derivados. Mas acho que não tem outro caminho mesmo nesse sentido. Vou ter que evoluir pra um Evanescence ou Nightwish da vida. Melhor do que nada. =/

Filipe_
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
e o rock progressivo? e os caras como john lord, rick wakeman, jordan rudess? eu msm por exemplo, estou procurando tecladista pra minha banda, mas ta dificil encontrar... acho q esse seu pensamento é o da maioria, oq acaba gerando essa baixa no numero de tecladistas =/

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


Filipe_

Olha, eu confesso que vou ficar te devendo dar uma olhada no Rock Progressivo...O que me recomenda? Fiquei bem interessada na sua banda tb. O que tocam? Cover ou próprias?
Valeu pela dica

Filipe_
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
ah... escuta yes, deep purple, transatlantic... se curte um som mais pesado, dream theater, symphony x... tem mta coisa por ai, é so dar uma pesquisada =)

dá uma sacada nisso ai...

http://www.youtube.com/watch?v=fBmAqPaHv4Q (neal morse)

http://www.youtube.com/watch?v=00fKuTD52gQ (é jazz, mas ta valendo)

http://www.youtube.com/watch?v=6mSJP18SMXw (esse sim, é O video!)

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


Filipe_

Po, me desse uma animada. To no trabalho, não da de ver os vídeos aqui, mas só de vc lembrar do Dream Theather...Me deu uma esperança...=)

Pianist
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
Me responda o seguinte... você quer ser músico ou já é músico? Quer trabalhar com isso?
Tipo cara eu não vou seguir carreira então não me importo muito com isso, nem me importo muito com o que os outros falam. Gosto de tocar músicar brasileira no piano(teclado) como Djavan, Caetano e outros... Mas isso não quer dizer que eu não posso colocar meu som junto com uma banda de rock tipo CPM =/ ou Detonautas, entende? Cara dá para pôr teclado em tudo.
O fato dele não ser muito "reconhecido" é que faz a diferença, exemplo, tecladistas quase não aparecem muito, porém quando aparecem aparecem demais... entende? O que faz a diferença no meio da música no geral é o músico! E não necessariamente o seu instrumento.

Falou...

CheshireCat
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
Realmente, não é muito comum banda com tecladista no rock... Eu comecei a gostar de deep purple justamente porque eles têm, aliás =)
Como eu sei que você curte, bandas de j-rock costumam querer tecladista... Aliás, é mais fácil achar tecladista de j-rock do que baterista, bateristas sim estão em falta nesse estilo...

Sobre o futuro de um tecladista, não sei... falando sobre mim, eu ainda quero ter uma banda com meu namorado guitarrista(se você estiver lendo isso, eu quero sim, viu?<3), como não nasci pra vocal eu quero ser tecladista, ou arranjar um piano eletrônico(uns amigos meus de BH fizeram uma banda com pianista, eu achei legal a idéia)

Vou ter que evoluir pra um Evanescence
eu amo a amy lee tocando piano, btw =)

de qualquer forma, se você curte o teclado e quer ter uma banda, vá em frente! pode demorar pra conseguir os membros, mas você consegue sim... não se importe se a maioria não tem tecladista, faça a diferença na sua banda então ;)

cacero
Veterano
# jun/07
· votar


olha não sei se eu estou falando besteira......mas ta faltando apostas no rock.......estou conhecendo atualmente o the killers.......rola uns rock bem legal..e na minha opinião é o sintetizador do cantor é que faz a música......mas quem foi ver ao vivo não vale a pena..pois o cantor deixa muito de tocar pra cantar.........é legal ouvir as músicas em versão estudio........o que ele faz no teclado não é nada de estraordinário...mas não é muiiito comum vermos em bandas populares de rockpopular fazer.........

bom..... o que na verdade eu quis dizer ...... acho q podemos usar de infuencia......confesso que precisei fazer uns arranjos pra um kra que me chamou pra gravar o cd dele...... foi uma boa influencia o the killers pois no fim o kra ficou muiito satisfeito com os arranjos da música dele........não copiei nada...mas as idéias do kra do the killers me inspiraram bastante....e no fim me rendeu até um outro trabalho de gravação/arranjo pra eu fazer rsrsrs

caso alguém conhecer outra banda com as mesmas influencias dos teclados do the killers por favor me apresenta.....pode ser que to escrevendo uma baita besteira...afinal não sabemos de tudo né...mas foi como consegui me virar e ganhar uma graninha legal rsrsrs e acho q pode ser uma boa envestida em sons assim no nosso rock nacional.....

podem me xingar se quiserem rsrsrsrs

Filipe_
Veterano
# jun/07
· votar


Pianist
isso q vc falou eh bem verdade. nao eh pq a maioria das bandas de um estilo nao tenha teclado q nao da pra fazer. eh possivel sim fazer um arranjo com teclado em cima de qualquer harmonia, sobre qualquer estilo (logico, alguns sao mais faceis de fazer q outros), ai vai da criatividade do músico =)

Joker
Veterano
# jun/07 · Editado por: Joker
· votar


"Cara, ô bicho dificil tecladista bom pra rock'n roll. Ainda bem que cê caiu aqui de para quedas".

Sem babaquice nem alugação gratuita, mas se eu ganhasse grana pra cada vez que ouvi isso em banda, seria acionista majoritário da Clavia.

:)

Esse lance do tecladista ser "legal pra banda, mas dispensavel" é fruto muitas vezes da maneira como o proprio tecladista se vê, da sua propria postura contida e baixa auto-estima em relação a tocar em banda. Eu sempre, sempre procurei estar na linha de frente de td q é banda q eu toquei, seja qual fosse o estilo ou a minha condição nela (membro fundador ou o cara que entrou depois). Lógico que com coerencia, sempre procurei estar em lugares onde o ambiente e o estilo do som favorecesse para isto. Já falei aqui direto, meio mundo mesmo aqui do forum me dá um banho tecnicamente e teoricamente, mas entre janeiro e março rolaram 8 convites concretos pra bandas bem interessantes. Tive que ficar com uma só. Com certeza caras melhores tecnicamente fora sondados. Mas em todas eu tinha a preferencia. A que se deve isso? Certamente o fato de eu ser o oposto exato da imagem de tecladista que rola por aí e sempre me considerar mais um dos caras da banda (entre outras coisas, ja rola uma imagem de "ah, timbre vintage é com ele mesmo"), e nao um cara q ta ali so pra fazer cama de strings influi e muito nessa procura pelo meu trampo.

Mas acho que uma postura positiva do tecladista sem ser mala e não aquela visão de "peixe fora dágua" que muitos sentem em relação ao seu proprio papel numa banda influem e muito pro cara ser considerado membro fundamental.

Logico que com bom senso, mas vejo o teclado/tecladista em estilos coerentes com a sua presença (classic rock, prog, metal melodico, gotico, synth pop e etc) mais ou menos como o tempero naquele prato de comida do dia a dia. Vc pode comer arroz com feijão todo dia tranquilamente e curtir isso, assim como uma banda desses estilos pode ser baixo guitarra e bateria. Mas botar uma pimenta ali do jeito certo e na quantidade certa pode fazer uma puta diferença.

Victor_Cavalcante
Veterano
# jun/07
· votar


CheshireCat
Jiuvaskala

Olha só! Curtem J-Rock? toco numa banda de J-Rock chamada Saigo Ni, covers de Buck-Tick, Dir En Grey, Janne Da Arc, L'arc~En~Ciel. Me ponho como o Joker, assumo o frontline da banda.

E fico feliz que surjam novas bandas e tecladistas. Qualquer coisa, estou por aqui.

o/

cacero
Veterano
# jun/07
· votar


j-rock também é muiito legal...os japas são bem criativos!!!
tenho uns mp3 do jane da arc ....curto muiito aquela "black-jack"...rsrs...bem legal..a "vampire" tbm é muiito legal..."kiss me"...legal.mesmo!!!e tem outras!!.....concordo com quem disse q da pra colocar teclado em tudo...todos os generos........toquei bastante em bandas q os kras só me davam o tom das músicas...rsrs e eu me virava sem mesmo conhecer a música...muita música conheci tocando e de´pois de uns anos conheci a música....rsrsrs.......eu ficava me imaginando..pq ninguém reclamou dos teclados q eu inventava??? pois tinha músicas que nem teclado tinha rsrsrs.....em fim concordo plenamente.......da pra tocar em qualquer coisa!!!!.........

CheshireCat
Veterano
# jun/07
· votar


Joker
Legal isso, acho que o tecladista tem que se valorizar mesmo! =)

Victor_Cavalcante
Oow, eu conheço tua banda!! ahuaahhahah por causa duns amigos galados que eu tenho =D (tipo fuçar as comunidades no orkut e achar a comunidade da banda) Já vi vídeo no youtube também ^^ Vocês tocaram no festival do sol? Isso eu não lembro...

Pianist
Veterano
# jun/07
· votar


Lembrando que... evoluir não seria a palavra mais precisa para Evanescence, afinal de contas, um rostinho bonito e um namorado com grana, empresários, nome e o caramba a quatro é praticamente impossivel não se fazer sucesso... e mesmo assim está quase destruindo a banda.rs. Sem nada contra...

Mas sério... tipo, Evanescence não tem muita coisa não, pelo menos não nessas músicas de agora, até que aquele primeiro cd estava legal. Mas não acho que você tenha que evoluir para tocar Evanescence.

Quando eu tocava em uma banda de rock passava pelos mesmos dilemas que você, mas depois vi que não importa muito ficar preocupado... o que vale é a sua criatividade na parte da música. É preciso saber trabalhar qualquer tipo de música e pode ter certeza... nem sempre isso é fácil!

Falou!

cacero
Veterano
# jun/07
· votar


acho q o importante é a paga no final da noite....rsrsrsrsrs

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/07
· votar


Eu penso que há falta de informação a respeito de tecladistas por parte das bandas. Quando eu comecei a tocar em banda, um amigo meu baterista que me chamou. Fui para o ensaio. Começamos a passar as músicas, e os caras falaram: caramba, que som legal que sai do seu teclado (eles achavam que o teclado que era bom, não o tecladista hahahaha). Eles não tinham referência do que é o trabalho de um tecladista, principalmente porque geralmente o teclado fica lá atrás, e quem não tem ouvido acostumado não percebe o que o cara tá fazendo com o teclado.
Como eu sou bem abusado, cheguei na banda e já inventei de fazer alguns solos com o guitarrista, algo que se tornou essencial para que outras bandas pudessem ver que teclado também é parte da banda. A partir disso fui muuuuito requisitado por diversas bandas, tocava em 3 ao mesmo tempo e ainda tinha uma galera atrás. Não estou querendo me vangloriar nem nada, eu não tocava bem, não sabia quase nada. Isso faz uns 9 anos mais ou menos.
Que eu falo é que neguinho tem que se valorizar, meter as caras, chamar a responsabilidade, berrar: eu estou aqui, galera, e vou enfiar rock progressivo no seus cérebros amanteigados hahahahahahahahha.

Se você não se valoriza, ninguém fará isso.




Abraços.

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


acho q o importante é a paga no final da noite....rsrsrsrsrs

Como diria o tal do Fernando Alves que vcs falam tanto (é Alves né?):

"me,pgamdo,a polenta ta bom,toco o qe qizer"

Victor_Cavalcante
Veterano
# jun/07
· votar


CheshireCat

Conhece? o.O

Sim... tocamos nos Festivais DoSol Nascente (no DoSol Rock Bar) e no SAGA JaM, além do SAGA de Entretenimento, e etc. (Todos eventos organizados por mim, entre outras pessoas... aehueahuaehae)

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Rock é guitarra, baixo, bateria e 3 acordes. Qual é o tecladista que se contenta com 3 acordes quando cada mão pode tocar várias notas ao mesmo tempo e ainda dispõe de mais de 5 oitavas de som? Se tocar numa banda de rock, vai acabar frustrado... :)

Instrumentos de teclados têm futuro se vc gosta da coisa...

Joker
Veterano
# jun/07
· votar


pianoid

Desculpe, mas essa é a definição mais rasa e generalista que eu já vi. Vc não precisa ficar fazendo arpejos wakemanisticos pra ser "notado" ou pra ser feliz tocando em banda de rock. Muito menos se contentar em fazer basezinha só pq toca um som "simples". Tem muita coisa que dá pra fazer, é só ser criativo e ter bom senso. Concordo q muitos outros estilos tem naturalmente mais espaço pra teclados, mas a graça tá nod esafio, remar contra a maré e fazer um negócio legal.

Exemplos de bandas novas de rock onde o som é simples e o trampo tecladistico é FUNDAMENTAL para a sonoridade? Charlatans UK, Mofro, Kula Shaker (falecida), Black Bonzo, por aí vai...

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/07
· votar


pianoid

Você não foi feliz nessa colocação. Acho que se você tivesse parado um minutinho para pensar, não tinha escrito.

"meliore como pessoua, ok, abraços,, ok, mauro radialista"

fernando tecladista
Veterano
# jun/07
· votar


das coisas que eu brigo

- por que tecladista tem que ficar lá no fundo? no canto enfiado atras do prato do baterista

- por que todos levam seu ampli e arrebentam o volume de tocar no palco e o tecladista tem que ligar direto no PA com aquele sonzinho imbecil de retorno? sua performace é proporcional ao que você ouve

-por que se toca com o teclado abaixo do umbigo se piano é +/- na altura do cotovelo? ai fica aquela coisa de quase 1,80 lá no palco olhando "pro chão" enquanto toca, parecendo caipira do mato

- outra implicancia ""minha"" é com VST... tudo bem é legal, tem um timbre fudido, mas parece que o cara montou uma lan-house no palco, fica aquele visual gelado de CPU com monitor no meio daquele visual de roquenrou de batera e amplis Marshall

dá uma investida compra um teclado razoavel, dá umas programadas que fica otimo tanto quanto o virtual, tira o escorpião do bolso e acaba com o discurso de que não dá pra comprar, do "pra o que eu toco tá bão"
volta pra casa a pé, diminui as noitadas, diminui a cerva e na segunda-feira deposita na poupança o que economizou

e dos absurdos que ouvi:
estava trocando uma ideia com um dono de bar onde vira mais violão e voz, então comentei sobre teclado o cara me disse que se colocar teclado lá fica com cara de karaokê, nesse momento amaldiçoei toda o produção de PSR dos proximos 20 anos
independente do estilo, timbre é uma das coisas que marcam qualquer músico, da guitarra do santana a guitarra do chimbinha, com teclado é igual, se chega com aquele timbrezinho presetado a banda te põe de canto mesmo

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


O que falta é tecladista competente. Só o teclado não tem muito futuro não, dai tem que ter criatividade. Mas todos tecladistas como jordan, rick wakeman e a turda toda, todos estudados em piano erudito. Dai é muito mais provavel.
Acontece que o pessoal que tocar teclado achando que é facil e não se dedicam nada, tem que ter muito estudo e criatividade, falta tecladista porque faltam pessoas capacitadas para toca-los e mostrar que como um teclado a banda enriquece e muito.

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


Ah, e a idéia das pessoas dos PSRs como nosso amigo disse. Acham queo teclado toca tudo sozinha, uma vergonha.

Scoth_Pr
Veterano
# jun/07
· votar


Caramba, deu pra ler muita coisa aqui, muita porcaria também mas:

Rock é guitarra, baixo, bateria e 3 acordes

E o prêmio de "Novato Sabichão" da noite vai para............


Pianoid

Por favor, suba até o palco para receber seu Psr-730 diretamente das mãos do organizador do evento, Fernando Alves!!

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


fernando tecladista
- outra implicancia ""minha"" é com VST... tudo bem é legal, tem um timbre fudido, mas parece que o cara montou uma lan-house no palco, fica aquele visual gelado de CPU com monitor no meio daquele visual de roquenrou de batera e amplis Marshall

huhu, tem jeito não, bicho: teclado é coisa de nerd mesmo... :))

Scoth_Pr
E o prêmio de "Novato Sabichão" da noite vai para............
Pianoid


obrigado, obrigado! Me sinto muito emocionado! *snif* ... :))

é claro que há mais no rock do que 3 acordes e bastante espaço para tecladistas criativos... vcs não têm muito senso de humor... :P

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


Pianist

Me responda o seguinte... você quer ser músico ou já é músico? Quer trabalhar com isso?
Bom, na real eu só queria uma banda mesmo. =)

CheshireCat

Como eu sei que você curte, bandas de j-rock costumam querer tecladista... Aliás, é mais fácil achar tecladista de j-rock do que baterista, bateristas sim estão em falta nesse estilo...
Ah é? Eu estou bem por fora de como os tecladistas estão se virando no mundo musical. Se eu fosse chutar por cima pelas dublagens dos desenhos animados que eu vejo na televisão mesmo, credo...Acho que eles nem sequer chamam um tecladista de verdade. =/

falando sobre mim, eu ainda quero ter uma banda com meu namorado guitarrista(se você estiver lendo isso, eu quero sim, viu?<3
Que massa! O meu acho que vc já sabe, toca baixo e já tem uns projetos de banda por aí. Mas pensando bem a respeito, acho que esse lado de J-Rock é muito legal mesmo e dá pra juntar as coisas que eu amo: rock e animes. hmmmm

Victor_Cavalcante

Olha só! Curtem J-Rock? toco numa banda de J-Rock chamada Saigo Ni, covers de Buck-Tick, Dir En Grey, Janne Da Arc, L'arc~En~Ciel. Me ponho como o Joker, assumo o frontline da banda.

E fico feliz que surjam novas bandas e tecladistas. Qualquer coisa, estou por aqui.


Opa! Vcs só tocam covers ou tem músicas próprias tb? Há qto tempo vc toca? Qual é a cidade em que vc mora? (Não ligue, sou mesmo curiosa)

Mauro Lacerda


Eles não tinham referência do que é o trabalho de um tecladista, principalmente porque geralmente o teclado fica lá atrás, e quem não tem ouvido acostumado não percebe o que o cara tá fazendo com o teclado.
Achei muito interessante essa tua experiência porque eu tb tive essa mesma sensação qdo participar de uma "banda" da Igreja (católica - onde as músicas não são muito complexas). Só que lá, eles acharam que as coisas que eu queria acrescentar "apagavam" o som deles (violão e voz) dizendo que tava muito sofisticado. Não deu certo.

fernando tecladista

estava trocando uma ideia com um dono de bar onde vira mais violão e voz, então comentei sobre teclado o cara me disse que se colocar teclado lá fica com cara de karaokê, nesse momento amaldiçoei toda o produção de PSR dos proximos 20 anos
Exato! Parece que se vc colocar alguém pra tocar num bar com teclado vira karaoke, porque quem geralmente usa esse recurso, só deixa o teclado como pano de fundo pra completar com o violão e a voz.

Não vou comentar muito sobre o Rock, porque a minha visão sobre o assunto ainda é muito pequena: (pra mim o rock ainda é guitarra, baixo e bateria); preciso da ajuda de vcs pra enriquecer o meu parco conhecimento. Mas pelo o que eu já li aqui, com certeza, já me abriu muito a minha visão sobre o tecladista.

mano_a_mano
Veterano
# jun/07
· votar


O que faz diminuir a procura de tecladistas para bandas de rock é o fato de que muitas delas querem imitar o CPM 22, Hateen, NX Zero e outras "pérolas" do tipo. O negócio é batalhar, ir atrás, e se não achar nada que agrade, musicalmente falando, formar uma banda própria (é o que eu estou projetando, inclusive).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a teclado tem futuro?