Influências dos tecladistas do Forum 2 o retorno!!

Autor Mensagem
Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# nov/05 · Editado por: Felipe Guilherme Ruffato


E aí galera,

Estou aqui de novo lançando esse tópico que eu ja tinha aberto um tempo atrás mas errei feio esquecendo de um detalhe importante e queria que os colegas aki postassem de novo com esse detalhe.

Seguinte

Coloquem quem são os Tecladistas Famosos que vocês costumam ouvir e postem também qual a característica deles que mais te chama a atenção.
Pode ser mais de um.

Exemplo:

Stevie Wonder (pelo swing e facilidade nos funks)
Elton John (pela emoção e introduções marcantes)

etc..etc..

PS- Esse tópico é interessante pois muitos tecladistas nao ouvem outros tecladistas tocando e por isso pouco evoluem, assim nós podemos trocar idéias e buscar ouvir mais!!

SaintFerio
Veterano
# nov/05
· votar


Jon Lord - Pelo estilo único de tocar no Hammond, pela sua pegada e talz...
Rick Wakeman - Sua velocidade, os timbres usados no moog, muito legal!
Keith Emerson - Quer cara mais experimental do que ele? Ele faz de tudo e mais um pouco com o teclado!
Jans Johanson - Todo mundo mete o pau no cara, mas olha, o que eu escuto dele hehe fica na cabeça, é legal, pelo menos pra mim! Geralmente são "pegajosos" os arranjos...
Chick Corea - Veja ele tocar, hehe estará vendo um outro nível de tecladista...

Marcos Amaral
Veterano
# nov/05
· votar


Rick Wakeman - Sua velocidade
Marcelo Duarte (Anjos de Resgate) - Por suas composições cheias de feeling
Scott Ross - Pelas excelentes músicas usando "harpsi"

E muitos outros que às vezes eu nem sei o nome, como é o caso do pianista que toca junto com a Maria Rita...

Abraços

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


Cesar Camargo Mariano - pela escolha dos timbres
Eloy Fritsch - pelos trejeitos e pela velocidade
Dizzy Reed - pela forma "nua e crua" de tocar, sem malabarismos técnicos
Vangelis - pela sonoridade, eu costumo deixar o teclado bem "orquestrado"

E muitas outras, que ficaria difícil citar aqui...

gustavorino
Veterano
# nov/05
· votar


mano_a_mano
bah cara .. olha que legal.. tava conversando com minha professora de Analise de Sistemas.. e ela estudou com o eloy um bom tempo no colégio.. eles ainda sao bem amigos.. ela contou varias historias dele!!

kevinmoore
Veterano
# nov/05
· votar


Jon Lord - Mestre do Hammond, improvisa mto fodamente, toca mto fodamente, tem um timbre mto foda, tem pegada e é O tecladista "rock n' roll"
Kevin Moore - Melodias perfeitas, bases simples porém inteligentes, solos fodas ( ouçam o de Six O' Clock por exemplo ) sons bons pelo teclado que usava, criatividade
Peter Bardens - Melodias, pegada, timbre... o cara é/era foda!

talvez esse seja o top3...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/05
· votar


Bom, esse tópico é meio repetitivo, mas é sempre bom falar dos caras que a gente admira e fazer alguém conhecer um lance que não conhecia. Se bem que os caras que eu admiro/sou influenciado são bem famosos, a maioria vcs vão conhecer. Lá vai:

Jon Lord (Deep Purple) / Ken Hensley (Uriah Heep anos 70) / Gregg Rollie (Santana anos 70) / Ian McLagan (Faces) / Goldie McJohn (Steppenwolf anos 70): apesar de terem estilos bem distintos, os cinco escreveram a cartilha dos teclados no Rock clássico, e foram sacudos o bastante pra colocar os seus instrumentos na linha de frente da banda, em tempo integral, em especial do órgão hammond. Vale a pena ouvir essas bandas na época que eles tocavam nelas.

Stevie Wonder (dos anos 70) / Billy Preston: Esses aí me "ensinaram" que um pouco de ritmo (ou muito em vários casos) nuinca é demais. Ouvir esses caras tocando clavinet é uma aula do instrumento.

Jimmy Smith (e todos os outros grandes jazzistas de órgão) / Chick Corea / Herbie Hancock: técnica muito foda, solos e harmonias inusitadas, esses caras me "empurraram" sempre, me fizeram querer tocar sempre mais, fazer 1/10 do que eles faziam. E me ensinaram a gostar de jazz, em especial o Jimmy Smith e o acid jazz.

Jerry Lee Lewis / Little Richard: por um outro lado também, ao contrário dos jazzistas aí de cima, os caras são a prova viva de que menos também pdoe ser mais, e que umas pirotecnias e presença de palco pode contar (muitos) pontos a mais.

Bom, é basicamente isso, posso dizer que moldei o meu estilo e o meu gosto através desses caras (principalmente) e de muitos outros que por falta de espaço ou de memória não vai dar pra citar aqui. Vale a pena conhecer os que vcs não conhecem. E pra quem estranhou a falta dos lugares-comuns (quando se fala em um fórumd e tecladistas, principalmente) de Wakeman, Emerson e todos os outros grandes figurões do progressivo, é que apesar de eu curtir os caras, meu estilo é geralmente mais direto, então rola pouca ou quase nada de influência deles.

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


gustavorino
Ele é meu professor na UFRGS :-)

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Keith Emerson - Já fez de tudo com o teclado, e foi o cara que revolucionou os sintetizadores. Injustiça lembrar de Rick Wakeman e não lembrar de Emerson. Ele é bastante ágil com as duas mãos (que são totalmente independentes uma da outra), compõe com uma dinâmica muito boa, tanto rítmica quanto de sobreposição de acordes em notas, e tem muito bom gosto em timbres. Não é repetitivo, ao contrário de alguns tecladistas superestimados.

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Jean Michel-Jarré - Excesso de teclados, mas cria uma exímia atmosfera musical.

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2
Jean Michel-Jarré - Excesso de teclados
Concordo, hehehe :-P
O setup dele é o maior que eu já vi até hoje... Ele deve ter uns 400 equipamentos diferentes entre sintetizadores, drum machines, sequencers, etc.

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


mano_a_mano
é, ele deve ser rico pra cacete aheaeh

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2
Se é rico ou não, não faço idéia. Só sei que ele compra teclados desde o início da carreira dele... Ele tem desde analógicos da década de 1970 até modernos digitais, é incrível...

gustavorino
Veterano
# nov/05
· votar


mano_a_mano
pois eh .. ele ministra o curso de tecnologia musical ou algo parecido neh.. mas eu nunca ia imaginar que minha professora foi (amiguinha colorida) dele.. ehehe

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


gustavorino
Ele ministra vários e vários cursos por lá, o que eu estou fazendo agora é "Técnica de Estúdio Digital", mas já fiz "Introdução à Tecnologia Aplicada a Música", depois "Introdução à Computação e Música" e então "Programação de Computadores para a Música", além de "Laboratório Experimental de Música".

gustavorino
Veterano
# nov/05
· votar


mano_a_mano
tu chegou a fazer algum programa que conversa com o teclado por midi ou algo parecido ou voces nao vao pro lado da programacao de computadores?

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


gustavorino
Não lembro muito bem agora, mas eu já fiz um que harmonizava melodias em coral, tanto tonal como serial, ficou até que bem interessante (detalhe: o computador era um Macintosh e o teclado era um Roland XP-60)

gustavorino
Veterano
# nov/05
· votar


que linguagem de programacao voces usaram

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


gustavorino
MaxMSP, que por sua vez usa linguagem LISP para a programação musical. Se eu não me engano, era uma versão "dedicada" do LISP...

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# nov/05
· votar


mano_a_mano
gustavorino

Isso virou um chat????? rhhehehehhe

E aí turma continuem aí colocando suas influências e o porque delas!!

ALL Produções
Veterano
# nov/05
· votar


César Camargo Mariano - No samba não tem pra ninguém.
Paulo Calasans - Bom gosto até debaixo dágua: timbres, acordes, improviso, enfim...tudo.
Gonzalo Rubalcaba - Na minha opinião, o pianista mais sinistro da atualidade.
George Duke - Consegue ser bom em quase todos os estilos: do clássico ao pop, passando pelo Funk, Jazz, Blues, Acid Jazz, Fusion e etc... .
Herbie Hancok - indescritível. Simplesmente "inclassificável".
Michel Camilo - Monstro da Salsa e ritmos caribenhos.
Thiago Costa - Excelente execução e ótimos arranjos nos dois cds da Maria Rita. Revelação pintando por aí...

Bom, esses são os que eu mais ouço e admiro.

Valmick
Veterano
# nov/05
· votar


Anjinho dos teclados
Wesley do teclados
Layrton dos teclados
Frank Aguiar, o cãozinho dos teclados

kevinmoore
Veterano
# nov/05 · Editado por: kevinmoore
· votar


falando em "XXXXinho dos teclados"...

ngm ainda falou do VA :(
o viadinho dos teclados...

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# nov/05
· votar


O galera, sem abaixar o nível!!! senão o modera fecha o tópico

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


Vangelis: tenho todos os vinis dele e o considero um músico completo. Não admiro um tecladista pela velocidade, mas pela melodia e arranjo. As principais composições do grego que fizeram sucesso partem de uma melodia assustadoramente simples... e em cima dela o músico mostra todo o potencial criativo que o torna um virtuose dos teclados. Respeito muito, mas não sou capaz de admirar e "sentir" a música de Keith Emerson (ELP) e, paradoxalmente, gosto muito do seu "clone" Jürgen Fritz (Triumvirat), estou apenas sendo sincero.
Tangerine Dream: não sou capaz de pensar em teclados e música eletrônica sem lembrar do TD e de Edgar Froese. Todos músicos excepcionais!
Jean Michel Jarre: firulas à parte de alguns shows, produz música mágica e tocante e timbres fantásticos...
Estes tecladistas fizeram com que eu adotasse como meu principal hobby os teclados e hoje em dia vivo lendo os tópicos do CifraClub e adquirindo teclados, embora não saiba tocar ainda: coisa de maluco, eu bem sei, mas agora não tem mais volta e até minha esposa, que criticava meu ímpeto desenfreado em adquirir teclados relativamente caros como o Korg Triton, hoje já vê a coisa com outros olhos e até seria capaz de brigar comigo se eu resolvesse vender meus "brinquedinhos" eletrônicos, até ela se apegou sentimentalmente.

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


Ninguém citou Oscar Peterson???? Fecha o tópico!!!! Oscar é um monstro no piano!!! Não sei se dá raiva ou anima escutá-lo tocando. É uma influência, na verdade até tento fazer dele uma influência quando é posível executar alguma coisa dele.

Já citado, César Camargo Mariano é incrível. Não só no teclado ou piano como nos arranjos - ouça Elis Regina in 13th Montreux Jazz Festival, por exemplo. Ou ainda a abertura de Saudade do Brasil.

Chick Corea é um exemplo de bom músico que começou no piano e se adaptou a era dos sintetizadores analógicos e se deu muito bem nas duas. Tenho dois discos: Elektric Band - com a impossível "King Cockroach" e The Leprechaun - destaque para "Leprechaun's Dream" de 13 minutos!

Ed Motta é apesar dos outros que citei a minha maior influência atualmente na escolha de timbres e na forma de tocar piano. Aquele jeito dele de tocar o piano elétrico é muito show! E é mais difícil do que parece. Além do mais, gosto muito dos arranjos dele.

Stevie Wonder, como já foi falado, é uma escola de Clavinete e harmonias incríveis! Send One Your Love é um grande exemplo disso.

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


Não posso deixar de comentar que uma pessoa que influenciou mesmo a minha noção rítmica foi o Japonezinho da Yamaha, que bota os ritmos no PSR. Ele é um grande músico também...

tolho
Veterano
# set/07
· votar


Nah, esse negócio de lembrar influências é cansativo. Todo dia aparece caras bons na cabeça... Tim Friese-Greene? Robin Lumley? Klaus Schulze? Patrick Vian? Steve Roach? Etc, etc, etc? Ah, é gente demais.........

israel tognolo
Veterano
# mai/11
· votar


Pra mim Rick Wackeman é o mago, Jordan Rudes e Jean Carllos (Oficina G3) os mestres loucos que admiro, Keith Emerson (EL&P) o insano (nunca vou chegar ao nível dele rs), e Cesar Camargo Mariano pelo jeito único de tocar tanto orgao quanto piano.
Alguem descorda desta lista? rsrsrs

israel tognolo
Veterano
# mai/11
· votar


MEU DEUS DO CÉU!!!
Não posso me esquecer do eterno Jon Lord (Deep Purple) que me ensinou em Highway Star e Smoke on the Water o que é tocar orgao... O uso das leslies dele é perfeito!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influências dos tecladistas do Forum 2 o retorno!!