Dúvidas antes de comprar o meu 1º synth

    Autor Mensagem
    Valmick
    Veterano
    # out/05


    E aí, galera, beleza? Seguinte: sou guitarrista e cantor há algum tempo e sempre tive um "namorico" com o teclado, embora nunca tenha aprendido a tocar de verdade. No ano passado comprei um brinquedinho da Casio (CTK 481) para aprimorar um pouco mais minha parca técnica nas teclas e até adiantou bastante, pois muito aprendi...

    Hoje já estou tocando bem melhor e depois de pensar muito sobre a opção por comprar um arranjador ou um sintetizador, decidi que vou comprar um sintetizador. Estou entre um X5D da Korg, um S-03 da Yamaha ou um Juno-D da Roland. Eles têm mais ou menos um preço compatível (entre 2300 e 2700), sendo que o Yamaha é o mais barato dos 3.

    Sei que não sou um bom entendedor de sintetizadores, mas a minha exigência máxima para um bom teclado é que ele tenha um Synth Brass ou (ou Jump Brass ou 80's Brass, como a Yamaha chama) tão bom quanto o dos teclados da linha PSR, pois já tentei encontrar esse timbre nos sintetizadores por aí e não achei... Será que é questão de programar o timbre?

    Qual desses três é melhor que eu compre? Eu pretendo usá-lo na minha banda, onde tocamos Dream Theater, Van Halen, Whitesnake, Yes, Rush, Marillion, Europe (não, povo, não toco isso no teclado, tenho uma tecladista na minha banda e ela usa um PSR, mas ela vai usar o meu synth)... Daí vocês já viram por que eu preciso de um bom Synth Brass... Detalhe: JUMP é a música que tocamos tem TODOS os nossos shows...

    Me ajudem... Obrigado

    gustavorino
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eu acho que o juno D era uma boa.. eu nao toquei nos outros 2.. mas o juno eu gostei.. tem controles em tempo real o que permite fazer uns efeitos bem legais.

    SaintFerio
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Valmick
    Tenho um Alesis QS6, minha banda toca rock antigo, Pink Floyd, Deep Purple, Doors, estamos tirando JUMP agora, tem um efeito muito legal no meu Alesis que fica praticamente idêntico... Tb toco Final Countdown que tem um outro efeito muito massa... Procure saber mais do QS6, é mais barato e muita gente acha um custo benefício melhor... O que ele tem de fraco é os pianos, mas nenhum desses synths que vc falou tem pianos legais mesmo...

    Valmick
    Veterano
    # out/05
    · votar


    SaintFerio
    Valeu pela dica, cara, seria possível você me mandar uma amostra do timbre Jump do seu teclado? Você tem como gravar só intro pra eu sentir de qual é o timbre? É que até hoje o melhor timbre de JumpBrass que ouvi, depois do ObX da Oberheim, foi de um PSR, e o segundo melhor timbre de JumpBrass que ouvi veio de um Casio, acredite!

    SaintFerio
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LoL blz, vou gravar hj de noite se der tempo e coloco aqui... Gravo de Final Countdown tb OK? Aí coloco aqui... Não é idêntico ao original, as é bom, gostei do timbre, bonito, encorpado enfim...

    ROTTA
    Veterano
    # out/05
    · votar


    SaintFerio
    Tb toco Final Countdown que tem um outro efeito muito massa...

    Tem um vídeo ao vivo de The Final Countdown, que até postaram no fórum, gravado em 2000, onde o tecladista usa um Alesis para fazer o "solinho" da música. Dêem uma olhada com atenção e verão...

    Abraços.

    Rodrigo Sandoval Tedesco Ribeiro
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Compre o S03 da Yamaha, é mais barato e tem bons timbres.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/05
    · votar


    SaintFerio
    Procure saber mais do QS6
    Dá para encontrar esse "clássico" ainda? É muito caro? Serve bem como controlador (o QS8 seria melhor por ter 88 teclas)?

    danielindio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    poh eu tenho um alesis QS 6.2 é me amarro nele!! claro que se eu pudesse escolher entre o 8.2 e 6.2 , claro que seria o 8.2 !!!rs mais eu amo me teclado, os sons de piano dele então!!!são um absurdo de bom!!valew abraçã pra todos!!

    alexandrespa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    tenho um juno d. tem muitos sons bons do tipo psicodelicos, sinteticos e etc. os brass sao variados e sem duvida melhores q qqr psr. bem como piano, strings e orgaos.
    alem do mais a ediçao de timbres pode ser feita no pc.
    éum otimo teclado. o ideal é vc testar.

    SaintFerio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    mano_a_mano
    QS6 sai na faixa de 1500 a 2000 reais depende do estado de conservação... Serve bem como controlador... Claro que o QS8 é melhor mas aí vai do gosto e da grana que vc tem pra gastar heeh!

    Valmick
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cara, o Jumpbrass não me agradou muito e esse timbre eu acho importantíssimo para tocar Van Halen, Rush e Europe...

    SaintFerio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Valmick
    Que teclado tem o efeito JumpBrass? No meu QS se chama Quadra alguma coisa... E o do Europe Bright Rezzo acho... Não deu tempo de gravar ontem, vou ver se gravo, se bem que vc já deve ter baixado o vídeo... E nele o cara tá com um QuadraSynth... Que é basicamente a mesma coisa do QS6, 7 e 8...

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    No meu Roland RS-70 tem um timbre que se chama exatamente "Jump Brass" é idêntico, eu até gravei aki eu tocando a intro da música, ficou perfect

    Valmick
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Po, cs que gravaram, disponibilizem aí pra eu ouvir....

    Valmick
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    SaintFerio

    O JumpBrass mais perfeito que já ouvi foi do PSR setecentos e sei lá quanto... Se bem que já testei em outros PSR e quase todos eram tão bons quanto, inclusive o PSR duzendos e c@r@lh@d@.....

    Fora esse, já ouvi um JumpBrass idêntico em um Casio....

    Tentei timbrar o Juno D para dar esse mesmo efeito.... não chega nem perto... é bem verdade que eu não sei mexer direito em sintetizadores....

    abararil
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Só para dar uma opinião, pois tenho o S-03:

    Ele possui um timbre no banco de usuário, esqueci até o nome do timbre, mas é o registro "42" que eu achei idêntico a este timbre da música jump. Até já "brinquei" com a banda certa vez fazendo este solo e a galera se amarrou pra caramba.

    Valmick
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Marco Alan Rotta
    eu vi o vídeo, realmente é um timbre maravilhoso... Não duvido que seja um Alesis, mas será que aquele Alesis do vídeo é da série QS?

    ROTTA
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Valmick
    Não duvido que seja um Alesis, mas será que aquele Alesis do vídeo é da série QS?

    Parece-me que sim.
    Mesmo assim, aquele timbre em especial não é algo assim tão "fenomenal". Um bom sintetizador, bem programado (algo raro), consegue fácil.
    Abraços.

    Wrvieira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Valmick

    Eu tenho um M1 da Korg e, na minha opinião, ele tem um Synth Brass excelente (programa nº 92 - é o timbre da "Jump" perfeito!), além de ter strings, organs e electric pianos decentes. Eu acho o piano muito bom pra acompanhamento (tocar junto com banda, especialmente hard rock/heavy metal - ele tem uma resposta e altura excelentes), mas pra tocar solo, não acho uma boa opção. Resumindo, é bem versátil.

    Mas, por outro lado, é um teclado de 1988 e que, na minha opinião, precisa de um pequeno complemento. Mas, pelo preço (menos de R$ 2.000,00), é difícil achar um synth compatível. Talvez só um Alesis mesmo.

    Espero ter ajudado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Wrvieira
    Mas, pelo preço (menos de R$ 2.000,00),
    acho o M1 muito bom mas o preço começa a ser mais pela historia e fama do que pelo teclado, o 01/W que é dois modelos acima se acha por 2.500,00 ou menos, é pouca diferença em R$

    KBRD
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Valmick

    Se for pelo Jump Brass pode comprar o Juno sossegado.
    Eu tenho um Juno-D e um PSR-730.
    Sempre gostei do Jump Brass do 730, até achava que era melhor. Mas depois do seu e-mail eu comparei os dois com a música mesmo (que fazia tempo que não escutava). O Jump-Brass do Juno-D é melhor. Acontece que eu já estava acostumado com o do 730.

    Só precisei equalizar um pouco o timbre (colacar mais agudo), mas acho que é porque minhas caixas de som estão muito ruins.

    Tive o mesmo dilema que você: Juno-D ou S-03.
    Comprei o Juno-D por ser um teclado mais novo e com controles em tempo real. Mas o dilema ainda continua, gostaria de testar o S-03 ainda.

    O que ainda comparo é o seguinte:

    Mistura de timbres: 4 no S03 x 2 no Juno-D
    User Performance: 32 no S03 x 8 no Juno-D
    Controle em tempo real: o S03 não tem (tbm não precisei usar até hoje)
    Timbres: O S03 tem o XG-Banks que não gosto e já tenho no PSR-730.

    Aqui em Campinas não encontrei nenhum dos dois para testar antes de comprar. Comprei o Juno no escuro.
    Se puder teste os dois. Mas acho que os dois vão deixar a desejar em algum aspecto e satisfazer em outros. Afinal estamos falando de teclados de apenas R$2000.

    _KOG
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    o X5D é excelente para este estilo musical....
    vale a pena pensar nele também!

    Valmick
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    KBRD
    agora to dando uma repensada a respeito..... Tanto o Juno-D quanto o S-03 são práticos ao vivo?

    _KOG, valeu, o X5D me parece ser um ótimo teclado mas eu não vou achar um novo por 2000 e no momento quero fazer uma compra segura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas antes de comprar o meu 1º synth