drive disquete psr 620

Autor Mensagem
Adriano Mauro
Veterano
# set/05


olá! alguém sabe me fala se o conector do cabo de dados do drive de disquete do psr 620, que eh 2dd, eh diferente do psr 630, que eh 2hd? meu tio compro um drive comun desses de pc e falo q nao serviu, q o encaixe eh diferente. alguem pode me ajudar?

Mario Umetsu
Veterano
# set/05
· votar


Adriano Mauro
Eu ja coloquei um de pc no meu psr630,so que simplesmente nao funcionou...a luzinha acendeu td certo,mais o problema eh que os drives de teclado sao menores que o do pc,por isso nao da..temq ue comprar o aprorpiado..mais ai eu nao sei o preço :P

emanuel macedo
Veterano
# set/05
· votar


Adriano Mauro
os drive dos 620 são diferentes do 630.

Mario umetsu

eu sempre troquei estes drive por outro do PC e nunca tive problema .
olha que eu trabalha a muito tempo com teclados e garanto a vc que eles funcionam muito bem .

os floppys dos PC 2HD servem em qualquer teclado yamaha psr540/550/630/640/1000/2100

os drive do 620 são 2DD 620/1700/2700/PSR SQ16

Mario Umetsu
Veterano
# set/05
· votar


emanuel macedo
=\
Uma vez eu puis um de pc que tava sobrando no meu psr630 e ela ligou,tudo certo..mas não cabia no local que tinha que ficar dentro do teclado,pois o local era pequeno e a de pc é mais comprida

Adriano Mauro
Veterano
# set/05
· votar


emanuel macedo,

esse drive 2DD é aquele de 3,5" de 720Kb? ele é do mesmo tamanho do 2HD, só que o cabo de dados tem menos vias, é isso? você tem dele aí? de onde você é? quanto ele custa? quanto você cora pra trocar?

obrigado!

emanuel macedo
Veterano
# set/05
· votar


Adriano Mauro

existe no mercado livre este drive para vender, a diferença está no cabo flat ...
é possivel adaptar outro drive de 2HD , só que ele continua a ler somentes os discos de 2DD .
moro no PARÁ .

Adriano Mauro
Veterano
# set/05
· votar


emanuel macedo,

vi o drive no mercado livre, mas ta muito caro! sobre a adaptação, tem uma placa adaptadora na assistência tácnica, mas é mais cara ainda!
é isso que você está falando?

emanuel macedo
Veterano
# set/05
· votar


Adriano Mauro

o tipo de adaptação consistem em trocar o drive mais o cabo flat , ter conhecimento em eletrônica , para a troca do cabo e preciso ver a pinagem dos 2 drive e fazer a modificação seguindo pino a pino .

vc encontra a pinagem do drive na net de 2HD , a de 2DD estar em suas mãos agora só depende de vc ...mais não seria melhor comprar um já pronto?

Adriano Mauro
Veterano
# set/05
· votar


eh, seria mais fácil comprar um pronto, mas aí não teria graça, pois faço engenharia elétrica e adoro desafios, resolver problemas.

Obrigado Emanuel!

rsampaio
Veterano
# out/05
· votar


emanuel macedo
Vc conseguiu utilizar o drive de disquete do pc no 620? to com o mesmo problema!

emanuel macedo
Veterano
# out/05
· votar


rsampaio

consigo , mas como falei tem que ter conhecimento em eletrônica. o (ic circuito integrado) HD 63266F que reconheçe o drive e o mesmo neste teclados PSR, e só seguir as pinagens vou desenhar o esquema depois eu posto aqui como subistituir...

yanni540
Veterano
# set/06
· votar


emanuel macedo
Amigo, por acaso vc tem o esquema para adptação num korg X3, de um drive de PC 1.44mb? Ou não serve?
Tenho um X3 que quando vou usar disquete aparece uma mensagem "drive not ready".
Já limpei o drive várias vezes, mas nada!!
Um forte abraço.

emanuel macedo
Veterano
# set/06
· votar


yanni540
se o controlador IC for o mesmo da yamaha
a modificação é a mesma.

yanni540
Veterano
# set/06
· votar


emanuel macedo
O conector na placa mãe do X3 é CN16A. O cabo flat é de 24 vias. A voltagem fornecida à este drive é feita através do mesmo cabo?
Já os drives 1.44 usam conectores de 34 vias e mais um conector de 4 vias que é a alimentação de energia.
Tem como fazer uma adaptação nos conectores ou no próprio drive de 1.44 e saber se funciona sem nenhum problema aos outros componentes do teclado?
Vlw pela atenção.
Abração.

emanuel macedo
Veterano
# set/06
· votar


é o mesmo esquema tem que fazer o conector de 4 vias para alimentar
o drive .

yanni540
Veterano
# set/06
· votar


emanuel macedo
Mas o cabo flat de 24 vias é mais estreito do que o de 34, portanto o conector é menor, então eu teria que fazer um adaptador e tbm teria que tirar a alimentação de energia que vem da placa mãe através do flat antigo.
Como faço isso? Vc por acaso teria um esquema do drive 1.44 e do drive de 720 para eu saber as funções de cada uma das vias?
O drive do X3 é da marca Matsushita, modelo EME-213KRJ.
Obrigado por responder.
Abração.

emanuel macedo
Veterano
# set/06
· votar


yanni540
vc quer saber onde é a alimentação do EME-213KRJ. pelo cabo
de 24 vias?

olhem o conector CN501 do PSR 620.
para adaptar outro drive 1.44kbs
comprei um cabo mais o driver depois cortei uma das ponta
e separei cada fio .
agora as soldas
1= soldei todos os fios que tem relação ao terra pinos
1/3/5/7/9/11/13/15 e 17.
2= agora as ligações do IC501(HD63266F)
2 >R de 10 k para o +5v
4>não ligar
6>não ligar
8>34
10>61
12> junto com 61
14>não ligar
16>60
18>51
20>50
22>48
24>47
26>33
28>35
30>53
34>30

obs tem que colocar um resitor de 10 k no pino2 do driver
alimentação no cabo flat(24pinos) é nos pinos(2/4/5) +5V
terra=(1/7/8/10/15/17).

yanni540
Veterano
# set/06
· votar


Como vou saber qual é o pino 1?? E se o cabo flat maior só tem 34 vias, pq esses numeros tipo "18>51", "20>50"?? Tem esses numeros no cabo??
Isso quer dizer que eu ligo o 18 do cabo menor ao 51 do cabo maior?? Será que enterndi direito ou não??
Obrigado pela atenção e paciência.
Abração.

emanuel macedo
Veterano
# set/06
· votar


yanni540
os pinos >30/33/34/35/..............60/61 são do IC501(HD63266F)
basta vc anotar em que local esta no conector de 24 vias.
os números que estão a frente é do soquete do drive novo(1.44kbs)
ex:34>30
pino 34 do drive novo para o pino 30 do C501(HD63266F) .
daí é só fazer as anotações para o conector de 24 vias.

yanni540
Veterano
# set/06
· votar


emanuel macedo
Ok amigo, vou ver se consigo fazer alguma coisa. O resultado vc saberá.
Muito obrigado por enquanto. Vlw.
Abração

maluquinho37
Veterano
# set/06
· votar


emanuel será que funciona no psr5700 ?tenho um amigo que tem esse teclado e nao funciona o drive nao olhei omodelo mais tentei encaixar um drive de pc e ele ou nao acendia ou ficava piscando o tempo todo.

emanuel macedo
Veterano
# set/06
· votar


maluquinho37
se o controlador for ic (HD63266F)
e o drive Matsushita, modelo EME-213K xx
100% funciona.

maluquinho37
Veterano
# set/06
· votar


emanuel macedo

valeu vou tentar

Bahia
Veterano
# out/06
· votar


Quero conseguir o esquema técnico da placa do disquete do PSR-630, alguém pode mim ajudar?

emanuel macedo
Veterano
# nov/06
· votar


esquema do disque te psr620


download

yanni540
Veterano
# nov/06
· votar


emanuel macedo
Olá amigo, não sei pq, mas não consegui abrir este arquivo. Abração.

emanuel macedo
Veterano
# nov/06 · Editado por: emanuel macedo
· votar


yanni540
acabei de baixar aqui abriu normal
tente novamente
o arquivo é em win.rar
o desenho está no formato paint do windows.

yanni540
Veterano
# nov/06 · Editado por: yanni540
· votar


emanuel macedo
Bom dia Emanuel! Infelizmente não tô conseguindo abrir esse arquivo, talvez pq o meu sistema é linux.
Eu estou ansioso para ver esse desenho, pois, acredite amigo, até hoje ainda estou com o teclado sem o drive funcionando.
Para piorar, tbm estou com um korg IX300 com problemas no drive.
Só que o drive dele é parecido com o do PSR620, mas com 26 pinos (ou vias).
Será que a correia do drive estando folgada não é um problema? Pois acho que o motorzinho funciona, mas a correia patina, ou seja, aquela roda plastica pesa um pouco para fazer girar o disco do disquete e com isso faz com que a correia estando folgada não consiga fazer essa roda girar, então ela desliza. Mas tbm já percebi que um drive funcionando normal fica com o led aceso, logo quando se liga o teclado, certo? Ou só acende quando é introduzido um disquete? Ou só quando ativa esse disquete?
Será que o caro amigo não faria um grande favor de mandar no meu e-mail um anexo sem compactá-lo ou então pelo winzip?
Muito agradecido
Abração.
yanni540(arroba)YAHOO(.com)(.BR)

Pfrei
Veterano
# jan/07
· votar


Olá. meu nome é Paulo Frederico, sou radialista e tenho um PSR 620, que adquirir recentemente (usado). Tenho acompanhado algumas informações - só agora cadastrei minha senha para colaborar com vocês - sobre a adaptação do drive de PC. Tenho alguns conhecimentos de eletrônica e fiz todas as ligações indicadas. Mas não tive sucesso. O drive fica formatando o disquete por horas... e nada mais acontece. Alguém que teve sucesso na adaptação poderia me ajuar? Agradeço pela atenção e antecipo que estou à disposição para ajudar no que for preciso. (Tennho algum conhecimento de informática também).

QUIEL
Veterano
# fev/09
· votar


Emanuel as dicas que vc deu valem para o drive do sequencer roland MC-500-MK2?? sei que o disquete que usa nele é o 2DD mas creio que o drive esta ruim e terei que trocar se puder mande o esquema pra mim também quieloliveira@ig.com.br

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a drive disquete psr 620