Descrição sobre o CME UF-8 (a pedidos)!

Autor Mensagem
guismarquesrj
Veterano
# set/05


guismarquesrj, cara.. faz um favorzinho pra nos... Cria uma topico descrevendo o UF-8 e suas compatibilidades com os softwares sintetizadores ... fale um pouco sobre a qualidade desse controlador.. e sobre a qualidade das teclas... eu estou pensando em comprar um desses + um modulo.. valeuuu!!

Atendendo a pedidos (risos),

Adiquiri o CME UF-8 não faz muito tempo. De qualquer forma já estou o utilizando legal. Vou colocar as perguntas em tópico aqui para a galera entender melhor.

E o peso das teclas? É de piano mesmo?

Sim, é peso de piano. São 88 teclas realmente pesadas e realmente com hammer-action. O material das teclas é muito bom e ele vem até com o pano que fica no final das teclas para evitar entrada de poeira no interior.

E a compatibilidade e facilidade de instalação e etc?

Realmente muito boa. Meu pai quando despachou de São Paulo, ele mandou sem a fonte sem os cabos e sem o cd de drivers. Eu tinha um cabo USB 2.0 a/b e baixei os drivers da internet no site da CME. Funcionou na hora. Eu como tava usando por um HUB de USB 2.0 que é energizado, não precisei nem da fonte dele. Genial. E ainda venho um pedal de sustein grandão dele, mas logicamente eu prefiro o meu DP-6 da Roland.

E as características físicas dele?

Grandes. Enormes. Monstruosas. O bixo pesou com a embalagem 32.5kg. Sozinho, diz na embalagem 27.5kg. Ele é bem largo, pois além das 88 teclas pesadas ainda tem um espaço pra Modulation Wheel e pro Pitch Bend.

O acabamento dele é lindo. Perfeito, todo de alumínio e com uma chapa de madeira bem resistente por baixo.

E as funções e opções de controle dele?

São 9 faders (que podem ser programados de cima para baixo como drawbars) e 8 knobs. Tudo programável com a maior facilidade na linguagem de MIDI. Os knobs travam no centro (isso é maravilhoso, se não para voltar as configurações pro 0 em algum synth é o maior perrengue). Ele tem um visor numeral que mostra as funçoes e etc (não é LCD né gente), e possui também os controles de Sequencer programáveis, com o botão de Record, Play, Stop, Rewind, Track anterior e Forward.

Ele tem como você fazer a sua Velocity Curve (que é a sensibilidade das teclas, a qual eu uso padrão, mas gostaria de igualar um pouco mais a sensibilidade das teclas pretas com as brancas. Pois as pretas são LEVEMENTE mais sensíveis). E também possui os controles de Split das teclas, onde você pode jogar uma certa região das teclas para um outro Midi Channel e colocar no programa que você usa os synths, para cada região ser um som.

Entradas e conexões?

Caras, isso foi muito impressionante. Quando eu olhei eu achei muito bom, e continuo achando. Ele tem a conexão USB, conexão para fonte, MIDI out e sustain. Mas isso é comum. O "além" dele é ter entrada para uma pedaleira de controlador em P10 (tipo outro sustain ou pedal midi) e ainda tem a entrada do Breath Controller, que é um headset que detecta a respiração e faz como se fosse um pedal de expressão! O botão do power fica atrás dele.
_____________________

Creio que no mais seja isso.

Quem tiver mais alguma dúvida, poste que eu edito o tópico e adiciono a pergunta respondida!

Abraços,

GuiS

gustavorino
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
bah cara.. muito obrigado.. era bem isso mesmo que eu queria saber. eheee.. jah vi um monte de gente perguntando sobre esse controlador.. isso evita varios topicos abertos a toa

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Com certeza amigo gustavorino! Melhor fazer um tópico grande assim com esclarecimentos à vontade do que abrir um milhão de tópicos: "como usa MIDI no PSR550"?! (risos).

Se ainda tiver alguma dúvida sobre ele, só falar que eu posto. Esse resumo aí ficou bem por cima, mais para esclarecer as dúvidas superficiais mesmo!

Abraços,

GuiS

gustavorino
Veterano
# set/05
· votar


qq tu achou da ação das telcas dele? tem como comparar com algum piano digital bem conhecido? como RD170, P90, Sp88x, privia e etc?

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Cara, eu achei espetacular. Eu achei as teclas mais reais que as do P90. Agora, os sons também vão da configuração da Velocity Curve do plugin de piano que você for usar e da própria VC do UF-8 que você pode desenhar, saca?

A unica parada que eu acho que pode soar para o ouvido de poucas pessoas é que as teclas pretas TENDEM a soar mais forte que as brancas pela mecânica dos teclados mesmo. Mas isso é algo realmente que eu nunca vi nenhum piano digital com a solução, tirando aqueles Clavinova para home use né (risos)! E também nos acordes sustenidos e etc quando você pega uma tecla branca mais em cima ela tende a soar mais fraco. Mesmo porque até em piano de verdade nota-se um pouco isso. Vai da técnica de cada um também.

Eu realmente estou MUITO satisfeito com o UF-8. Ele é realmente fácil de usar. Tem tudo que é necessário. Alias, até sobra recursos nele!

Se estiver disposto a comprá-lo, vá em frente. Nunca vi nenhum outro controlador de teclas pesadas tão bom ou até mesmo perto de ser bom quanto ele!

Abraços,

GuiS

gustavorino
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj

olha ... se nao fosse o peso e o tamanho (27 kilos 0_o).. eu comprava certamente.. vou ficar com um RD300sx mesmo.. nao tem tanto recursos como controlador, mas serve tambem

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj

olha ... se nao fosse o peso e o tamanho (27 kilos 0_o).. eu comprava certamente.. vou ficar com um RD300sx mesmo.. nao tem tanto recursos como controlador, mas serve tambem


Isso é verdade. A diferença dele pro RD300SX é que o RD é um pouco mais leve, mas mesmo assim, pesa quase 20kg! Mas em dimensões ele não é menor não. Mesmo porque, tendo 88 teclas, qualquer teclado (piano digital) é grande!

A grande vantagem do controlador é você poder usar quaisquer timbres nele, e ele foi FEITO pra isso. Essa que é a discussão sobre os sons sampleados e os timbres produzidos pelo próprio teclado!

Veja aí!

Abraços,

GuiS

gustavorino
Veterano
# set/05
· votar


eh que o UF eh bem mais largo.. o comprimento eh quase igual acredito eu..

Joelmir Arantes
Veterano
# set/05
· votar


O OS SEUS SONHOS SAO COMPARADOS COM ROLAND KORG, ETC....
O SOM DE PIANO É LEGAL??

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Joelmir Arantes
O OS SEUS SONHOS SAO COMPARADOS COM ROLAND KORG, ETC....
O SOM DE PIANO É LEGAL??


Não entendi muito bem.

Eu comparo os sons com os sons de piano que eu toco.

O teclado não tem timbre nenhum. Ele é um controlador. Só funciona ligado a um módulo ou a um computador, laptop e etc. Ele não tem nenhum gerador de timbres nele!

Abraços,

GuiS

gustavorino
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
o cara.. quando eh que tu entra no MSN? queria falar contigo.. ou entao me passa um email ... queria tirar umas duvidas em PVT ehhehe .. falow

Spiegel
Veterano
# out/06
· votar


guismarquesrj

Oi. Eu tenho dado uma fuçada no fórum da CME e de todos os depoimentos, um problema relatado me parece bem grave: resolução MIDI.

Segundo alguns, ele tem uma freqüência de envio de dados baixa, o que faria com que comandos contínuos fossem computados com saltos, principalmente em movimentos bruscos. Aparentemente, o problema não aparece em alguns plugins e módulos (sincronia?), em mas outros, seria gritante. Também já falaram de saltos de velocidade de 10 níveis, mas não sei se por causa da freqüência de transmissão ou se a curva é em degraus.

Já aconteceu isso com você?

E uma coisa engraçada lá do fórum: alguém postou uma dica de como modificar fisicamente o peso das teclas - aumentando ou diminuindo (com furadeira) o peso do contrapeso. Embora ele não tenha aconselhado por ser trabalho que demanda muita precisão. Mas você acha que seria possível resolver assim o problema das teclas pretas, ou seja, colando nos contrapesos algo de peso e posição iguais? Algum técnico faria isso? Teoricamente, isso serviria até para tornar progressivamente mais leves as teclas agudas (fazendo furos cada vez maiores ou mais distantes do eixo).

Outra coisa: as teclas do UF-8 agarram um pouco com a força inicial (isso eu percebi ao testar), mas no fórum deram a dica de que fazer glissandos resolve o problema, pois ajuda na lubrificação do mecanismo (um cara lá chegou a abrir para passar graxa ou algo assim).

Eu fico confuso, pois esse problemas podem ser causados por inaptidão dos usuários. Sem esses problemas, eu me animaria já a juntar uma grana pra comprar esse controlador. Eu estudo piano e tô precisando de um upgrade pra poder evoluir (mas também quero os faders e knobs pros meus softsynths). Ele seria uma mão na roda.

Akira TGC
Veterano
# out/06
· votar


guismarquesrj
Quanto custa um "brinquedinho" desses ?

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Cara... Como ele é pra performance Ao vivo?

Tem teclas para acesso aleatórios à MIDI PROGRAMS, ou tenho que fazer busca sequencial???

Abraços..

Spiegel
Veterano
# out/06
· votar


Tio guismarquesrj?...

Spiegel
Veterano
# out/06 · Editado por: Spiegel
· votar


Alguém sabe o e-mail ou perfil do orkut do guismarquesrj?

_________________________

Acho que o encontrei.

Scoth_Pr
Veterano
# out/06
· votar


Ô pessoal.... não é pra desanimar vocês não mas o cara aí faz um tempão que não dá as caras por aqui, e com certeza não vai responder este tópico.

Abraços

Spiegel
Veterano
# out/06
· votar


Eu vi que ele continua postando em outros tópicos. E achei um cara no orkut que parece ser ele. Mandei um scrap.

Scoth_Pr
Veterano
# out/06
· votar


Spiegel

Blz, se encontrar ele, me avise, que to precisando trocar uma idéia com ele também hehe

tiagopadua
Veterano
# dez/06
· votar


Pessoal,

eu comprei um CME UF8 a 3 semanas..

a princípio, tudo o que o guismarquesrj disse, confirmo =)

mas se alguém ainda tem alguma dúvida sobre ele, posso tentar esclarecer.

AC_TEC
Veterano
# dez/06
· votar


Minha dúvida é a mesma do Jeferson, sobre a possibilidade de acesso aleatório a timbres de um módulo, ou se vai ser mesmo apenas sequencial.

Spiegel
Veterano
# dez/06
· votar


tiagopadua

Vê se contigo também rola saltos nos controles. Faz bend lento e rápido e vê se vira glissando. Ou mexe nos faders para ver se o ajuste pula (tipo drawbar ou filtro abrupto) . Aconselho também verificar a dinâmica.

victor m3t4l
Veterano
# dez/06
· votar


tou muito afim de comprar um controlador desses!
o problema é que minha placa de som é muito fraquinha, ia ter uma tremenda latência chata.

tiagopadua
Veterano
# dez/06
· votar


Oi pessoal.

Só pra constar, quero dizer que todos os testes que eu fiz foi primeiro via USB, depois via MIDI.
Eu não notei diferença alguma entre as 2 conexões (ao contrário de muitos relatos que eu li na internet).

Então...
os "saltos" nos controles realmente acontecem.
Dependendo do som, isso incomoda bastante, e não da pra fazer algo de qualidade com relação a isso. Isso afeta todos os controles: Pitch/Bend, Modulation, os 8 knobs e os 9 faders... (em qualquer função.. é a resolução midi dele que parece ser baixa)

O acesso aos timbres é sequencial. NÃO TEM COMO acessar aleatoriamente. Somente pela rodinha, ou pelos botões de "incrementar" e "decrementar". É algo simples de fazer, mas infelizmente a CME não colocou.

Estes são os 2 defeitos que senti nele. Mas como não faço nada profissional, pra mim não faz muita diferença... toco mais piano mesmo (e pra isso o controlador é excelente!!)

ROTTA
Veterano
# dez/06
· votar


Apesar de eu não ter testado, este controlador sempre me pareceu muito bom. Dos recursos citados, o que me surpreendeu foi um controlador de 88 teclas pesadas "daquele tamanho" ser alimentado por USB. Muito bom. Ainda mais se considerarmos que a tendência é as interfaces de MIDIs sejam cada vez mais por USB.

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# dez/06
· votar


Dos recursos citados, o que me surpreendeu foi um controlador de 88 teclas pesadas "daquele tamanho" ser alimentado por USB.

isso também me assustou quando vi isso neste modelo e em outro da m-audio, mas pensando bem dentro é só uma placa e um painel com meia-duzia de botões, igual a trocentros trecos usb que se vê por ai, o resto do tamanho é só visual e mecanico

Tekila
Veterano
# set/07
· votar


só pra constar, acabei de adquirir o meu cme uf8 e confirmo tudo que foi dito aqui, no meu caso, eu consegui resolver o problema da mudanca de timbres sequenciais pois eu nao estou usando um modulo ligado a ele, e sim, meu roland xp-30, ou seja, eu posso alterar os timbres no xp-30 que vai mudar no uf8

gravehero
Veterano
# out/08
· votar


Galera, alguém sabe se é fácil encontrar esse teclado para comprar? Estou procurando a um tempão em alguma loja aqui em SP mas não encontro :(

thell
Veterano
# out/08
· votar


esse é uma máquina
já tive o uf7 e quase peguei o 8,
só não peguei por causa do peso, mas vale a pena.

gravehero
Veterano
# out/08
· votar


Agora... me parece que o UF-8 saíu de linha? É isso? Agora o sucessor dele é o UF-80?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Descrição sobre o CME UF-8 (a pedidos)!