Synths Virtuais, Tecnologia acima de tudo!!!!

    Autor Mensagem
    Bruno Alexandre
    Veterano
    # set/05


    Galera, li esta reportagem a uns anos atraz em uma revista, decidir entrar nessa novidade e ate hoje não arrependo disso! dai decidi compartilha com vcs este assunto ra revolucionario mais pouco conhecido, decidi divulgar isso pois criei um topico " teclado + notebook = o teclados que vc quiser" e a galera ficou muito interssada, pensei que muita gente sabia, mais não! Por isso estou aki para fazer este favorzinho!!!

    (*) galera! tenho um web site e pra semana vou mudar a cara dele!
    acessem ai pra dar uma força!!!

    ************** WWW.BBBTECLADOS.COM *******************
    Synths Virtuais, Tecnologia acima de tudo!!!!


    Irei abordar um tema de extrema importância para quem utiliza um computador e vai tocar em shows ou apenas em sua própria casa como hobby ou num home studio para produções musicais. Os sintetizadores virtuais são uma maravilhosa invenção tecnológica que permite disponibilizar dentro de seu computador os timbres de um teclado inteiro como o Yamaha DX-7, por exemplo, ou do lendário órgão Hammond B3 com uma qualidade muito próxima do original e com uma facilidade de operação e transporte sem igual.
    Além disso, acabou-se o tempo daquele monte de teclados. Hoje em dia, utilizando os plug-ins de sintetizadores virtuais e um software sequenciador que disponha de recursos para conectá-los como o Cakewalk Sonar 3 ou o Home Studio XL, o Steinberg Cubase SX 2.1 ou o Nuendo da mesma empresa alemã Steinberg, ou ainda o Logic Audio Platinum da também alemã Emagic, ou ainda o badaladíssimo Reason da Propellerhead, você poderá trabalhar com apenas um ou dois teclados controladores ligados via MIDI em seu computador ou em seu Notebook e ter a sua disposição muitos, mas muitos timbres de alta qualidade sem gastar fortunas com teclados e módulos de som caríssimos.
    Mas como tudo isso funciona? É fácil utilizar um sintetizador virtual? Sim, muito simples, apenas alguns cliques e pronto, tudo já está funcionando. Infelizmente, nem tudo são flores no mundo digital. Para usufruir todos os recursos disponíveis dos sintetizadores virtuais, você vai precisar de um computador com uma configuração bem ajustada. É claro que num micro mais simples tudo isso funciona, não tenha dúvida. Mas, é tão interessante abrir um, dois, três, vários sintetizadores virtuais ao mesmo tempo que você não vai se contentar em utilizar apenas um único virtual synth em seu projeto musical. Para poder usar muitos deles ao mesmo tempo, é necessário ter um computador com uma configuração bem poderosa como essa sugestão que está abaixo :
    Placa-Mãe Asus ou MSI ou Gigabyte dentro das configurações e opções mostradas exaustivamente nas edições anteriores da Playmusic, sempre sem vídeo on-board e, no máximo com algumas poucas opções embutidas. Se conseguir achar uma placa sem nada on-board, melhor.

    Processador Intel Pentium 4 2.4 Ghz ou superior, ou Processaor AMD Ahlon XP 2500+ ou superior, ( é lógico que o amigo leitor terá que escolher entre um dos dois processadores com a respectiva placa-mãe para Intel ou AMD ),

    512 Mb DDR 400 Mhz ou até 2 pentes de 512 Mb se a “verba” permitir;

    Placa de vídeo 128 Mb Ge Force 4 FX 5200 ou ATI Radeon 9600;

    Hard Disk 7200 RPM com 8 Mbytes de buffer com 80 Gbytes ou mais;

    O restante do computador deve ter todos aqueles opcionais que demostrei nas edições anteriores.
    A Placa de som precisa ter, obrigatoriamente, a presença de drivers ASIO para reduzir a latência e permitir a execução dos sintetizadores virtuais em tempo real, uma vez que, como a utilização do processador é muito elevada, quando estamos tocando no teclado controlador ou em qualquer teclado MIDI usado para essa função, pode surgir um certo atraso no tempo em que a tecla é pressionada e a nota é executada, a famosa e indesejável latência. Se a latência do sistema for maior do que 10 ms, ela torna-se perceptível e atrapalha e muito a execução musical. Por isso, muito cuidado na escolha da placa de som. Evite sistemas que se conectem via porta USB 1.1 ( padrão antigo e, por isso extremamente lento ) para trabalhar com os sintetizadores virtuais. O ideal sempre são as placas conectadas ao PC, ou então a nova geração de interfaces de áudio com conexão via cabos Firewire ou USB 2.0. Abaixo, estão algumas opções :
    SoundBlaster AUDIGY 2 : Para usuários domésticos e sem aspirações profissionais, o resultado é extremamente satisfatório sem um volume de investimentos tão grande. Ela já possui um driver de controle de áudio no padrão ASIO e consegue tocar os synths virtuais em tempo real. É a opção mais barata e funcional para quem se aventurar nesse novo universo. Preço Médio :R$ 500,00
    M-Audio Delta 44 : Uma excelente opção para usar os sintetizadores virtuais em tempo real e, de quebra, ainda permite gravar 4 canais de áudio ao mesmo tempo em seu computador. Para que tem um pequeno Home Studio ou quer usar uma excelente opção dentro de casa ainda sem gastar muito, essa placa é a escolha certa. Em média está custando na faixa de R$ 1.000,00
    SoundBlaster AUDIGY 2 ZS Platinum Pro : Embora não tenha uma qualidade de gravação de áudio tão boa como as placas da concorrência, é uma ótima opção para usar synth virtuais, ganhar portas Firewire, montar um Home Theater em sua casa, enfim, uma excelente opção doméstica com uma ótima pitada profissional, quando necessário. Em média nas lojas está custando na faixa de R$ 1.500,00
    M-Audio Delta 1010 LT : Pelo mesmo valor da placa SoundBlaster mais avançada, temos a melhor opção no quesito custo benefício para os usuários domésticos e também os profissionais de pequenos Home Studios. Essa placa é maravilhosa na gravação de áudio e maravilhosa para tocar sintetizadores virtuais com latência reduzida. Preço médio : R$ 1.500,00
    Roland SI-24 com software SONAR 3 : Uma opção mais cara porém muito interessante. É uma mesa de gravação digital com faders motorizados que conecta-se

    ao PC através de uma placa exclusiva da Roland e usa um padrão de tráfego de dados R-Bus. A grande vantagem de usar esse sistema é a possibilidade de gravar, com qualidade, muitos canais digitais e, ao mesmo tempo, usar sintetizadores virtuais e inúmeros outros recursos do software Sonar junto de uma superfície de gravação. O preço médio desse sistema é de R$ 6.000,00
    Digidesign DIGI 002 Rack com software Pro Tools LE 6.1.1 : O famoso software Pro Tools esta aqui juntamente com o Rack DIGI 002, permitindo que você grave até 18 canais de áudio simultâneamente ( 8 canais através do próprio rack, 2 através da entrada Digital e mais 8 através de um opcional ). O grande inconveniente de utilizar Pro Tools é que os plug-ins que devem ser utilzados nele, são unicamente RTAS ( Real Time Audio Suite ) e existem muito poucas variedades no mercado. O sistema permite usar sintetizadores virtuais, porém seu forte é gravação de áudio. O Preço Médio é de R$ 6.500,00.
    Agora que já sabemos qual o tipo de computador que podemos usar e quais as placas que podemos ter para trabalhar com os sintetizadores virtuais vamos conhecer alguns tipos deles e, nas próximas edições, falar mais detalhadamente como fazê-los funcionar dentro do seu software.
    Native Instruments
    Uma das empresas mais respeitadas no segmento de sintetizadores virtuais e uma das pioneiras nessa área, não é a toa que a Native conseguiu receber quase todos os principais prêmios de revistas especialzadas pois seus produtos são realmente fantásticos. Abaixo uma lista dos modelos e quais os equipamentos que os mesmos simulam, quase que com perfeição, desde que usando um computador conforme mostrado nas opções acima :
    FM7 - Simulador do sintetizador Yamaha DX7. Fantástica síntese de timbres FM. Lembram-se de todos aqueles sons de pianos elétricos que preencheram a grande maioria das músicas dos anos 80 ? Com certeza foram produzidas por esses teclados. Agora você poderá ter essa raridade que é disputada a tapa nos leilões do mundo inteiro. Basta instalar no micro e abrir no software. Pronto, todos os sons de DX7 estão disponíveis.
    B4 - Simulador do lendário órgão Hammond B3. Praticamente todos os sons que são possíveis de executar no B3 são reproduzidos virtualmente com esse plug-in. Existem os drawbars que alteram os timbres e, o mais impressionante, funcioanm em tempo real. Você pode tocar e mudar o timbre do órgão, alterar efeitos, até as opções de regulagem da caixa Leslie ele reproduz fielmente. É excelente.
    Pro 53 - Alguém se lembra da empresa fabricante de teclados Sequential Circuits ? Foi uma das organizadoras do protocolo MIDI, depois transformou-se em Ensoniq, que foi comprada pela E-MU, que é de propriedade da Creative Labs. Ufa ! Que vai e volta ! Mas na época áurea, ela produzia o Prophet 5, um excelente sintetizador com timbres fantásticos para usa época. E o sintetizador virtual ? É idêntico, para variar.
    Absynth e Reaktor – São sintetizadores virtuais que misturam todas as formas de onda possíveis para criar o timbre que você quiser. Ou seja, é uma coletânea de todos os tipos de sintetizadores existentes no mercado, desde os mais antigos até os mais modernos, onde, virtualmente você poderá ter praticamente todos os sons possíveis e imagináveis de serem criados e reproduzidos por seu computador através de qualquer teclado MIDI.


    Além de inúmeros outros produtos muito bons como Samplers Virtuais como o Intakt, Kompakt, Kontakt, Battery, softwares para DJs Virtuais como o Traktor, Final Scratch, efeitos vocais como o Spektral Delay e o Vokator além de muitos outros produtos na área e CDs com timbres synth, programas e Samplers para todos esses softwares incríveis. Ter esse arsenal inteiro dentro do computador é algo impressionante, pois funcionaria como uma gigantesca pilha de teclados, racks, módulos, periféricos e muitos outros acessórios, todos eles em versões virtuais e amplamente funcionais.
    Edirol
    Até aqui falamos apenas de sintetizadores que são cópias de outros instrumentos. Pensando também nos usuári

    Bruno Alexandre
    Veterano
    # set/05
    · votar


    [b][/b]FALTOU UM PEDAÇOS!!! RSRSRRS

    Além de inúmeros outros produtos muito bons como Samplers Virtuais como o Intakt, Kompakt, Kontakt, Battery, softwares para DJs Virtuais como o Traktor, Final Scratch, efeitos vocais como o Spektral Delay e o Vokator além de muitos outros produtos na área e CDs com timbres synth, programas e Samplers para todos esses softwares incríveis. Ter esse arsenal inteiro dentro do computador é algo impressionante, pois funcionaria como uma gigantesca pilha de teclados, racks, módulos, periféricos e muitos outros acessórios, todos eles em versões virtuais e amplamente funcionais.
    Edirol
    Até aqui falamos apenas de sintetizadores que são cópias de outros instrumentos. Pensando também nos usuários que trabalham com o padrão Genral MIDI ( GS / GM2 ) para simplesmente melhorarem a qualidade de seus arquivos MIDI, a Edirol, que é uma empresa subsidiária da Roland, lançou 4 produtos incríveis, que iremos analisar cuidadosamente em nossa próxima matéria. São eles :
    Sound Canvas VSC MP1 – Este é o Virtual Sound Canvas, ou seja, a versão em software de um dos módulos de som padrão General MIDI mais vendidos pela Roland em todo o mundo. Dentro dele estão mais de 900 dos melhores sons da toda a série de módulos. A grande vantagem deste software é que ele possui uma versão Stand Alone, ou seja, não precisa trabalhar com nenhum outro software musical. Quando o amigo leitor adquire o produto, ele pode ser instalado sozinho para trabalhar com seus próprios recursos, ou então no formato Dxi ou ainda VST. Excelente opção para tocar arquivos MIDI.
    Hyper Canvas – Uma versão melhorada do tradicional SoundCanvas mas que só trabalha como instrumento virtual nos padrões Dxi ( para Sonar e Home Studio ) e VST ( para Cubase, Nuendo e Logic Audio ). Possui todos os sons no padrão GS / GM2 para você deixar seu arquivo MIDI com uma qualidade fora-de-série.
    Super Quartet – Os melhores sons de pianos acústicos, elétricos, guitarras, violões e baixos acústicos e elétricos, além de kits de bateria foram cuidadosamente selecionados para você fazer seu som puramente acústico no seu arquivo MIDI. Eu aconselho esse plug-in para dar um toque bem mais “cool” em sua produção. Os sons são muito realistas e não lembram em nada um teclado ou muito menos um instrumento sintetizador virtual.
    Orchestral – Todos os timbres de orquestra em 16 canais MIDI estão a sua inteira disposição. Violinos, Violas, Cellos, Trumpetes, Trombones e mais o que desejar com uma qualidade fantástica pois a amostragem sampler que reproduz esses sons é muito boa. É o complemento ideal, do Super Quartet e do Hyper Canvas para dar uma sonoridade muito natural e realista em seus arquivos MIDI.
    Para os amigos interessados em saber mais sobre esses incríveis produtos, entrem em contato através do e-mail bbbteclados@hotmail.com e poderei lhes enviar alguns MP3 para ouvirem a qualidade fantástica de som que possuem esses sintetizadores virtuais. Espero ter atendido todas as suas duvidas, podemos conversa pelo msn caso tenham mais duvidas neste assunto
    Faça ja seu pedido!!!

    Bruno Alexandre
    www.bbbteclados.com

    gustavorino
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Bruno Alexandre

    cara.. mas eu ainda me pergunto.. e no palco como fica?? e a facillidade de ligar o teclado e sair tocando .. em vez de ter que esperar ligar o pc .. e ai vai.. e pra trocar o timbre.. se eu estiver no B4... e ai eu quero o piano do reason como fica? vou ter que deixar os dois abertos mas selecionar um canal diferente?

    gustavorino
    Veterano
    # set/05
    · votar


    outro detalhe.. um grande problema eh que o tecladista que já é visto como um cara que nao faz nada alem de apertar botoezinhos, se aparecer no palco com um notebook em cima... qq vao pensar hehehe...

    Bruno Alexandre
    Veterano
    # set/05
    · votar


    hehe!!!

    pode crer! Mais o interssante eh os sons que vc vai mostrar pra galera!! Isso faz a diferença!!! So de pensar que vc pode ter o som do korg trinity, roland XP80 e o kurzweil K2600 em um tecladinho qualquer!!!

    Visitem meu site ai mano!!! www.bbbteclados.com

    la tem os pricipais synths virtuais que acho...Destaque para o sonic synths da kurzweil

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Visitei o tal site desse Bruno Alexandre. Acho que depois de tanta coisa escrita ele ta mesmo com objetivos comerciais não?!?!

    gustavorino
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Leandro Barbosa

    sem duvida alguma

    Bruno Alexandre
    Veterano
    # set/05
    · votar


    seguinte...

    no momento sou um musico desempregado, estou sem banda e o movimento esta muito pouco no meu humilde studio, estou vendendo esses synths para ver se pago as contas aki, mais não estou pedindo para vcs comprarem ou coisa assim, estou apenas esclarecendo um assunto pouco conhecido pela galera. Peço que apenas visitem meu site, pois pra semana vou mudar a cara dele, e tambem vou colocar mais materias para nós musicos para baixarem, DE GRAÇA, portanto fique visitando la galera!!!

    Abraços!!!

    vinisampler
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ai galera tudo que le tem baixem no emule ou www.audionews.com ele baixa tudo e vende. tudo que ele falou com certeza ea verdade quem não se atualizar vai ficar para traz vcs ficam nesses teclados de 500 timbres enquanto eu tenho o colossus procure sabre o que é bfd.eqwe. essa de modulos já era meu amigos.

    Bruno Alexandre
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se vc tiver paciencia de baixar 10 gigas! Va em frente e pegue um virus bem fuderoso! vc acha qua alguem vai deixar uns progamas desses livres pela internet! Se alguem quer se atualizar pode ser comigo, nao estuo interessado em apenas vender, lhe dou total suporte, visitem www.bbbteclados.com

    (*)Nao baixei nada ein!!! Sao progamas originados de pragamas originais. portanto 99% origem!

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Quero saber mais sobre o Colossus hehe parece ser muito bom!

    allangothic
    Veterano
    # out/07 · Editado por: allangothic
    · votar


    tá, mas e quando eu quiser, por exemplo, fazer um solo de piano e deixar um SynthStrings de base?

    por isso é melhor sintetizador do que controlador

    allangothic
    Veterano
    # out/07 · Editado por: allangothic
    · votar


    como faço para adquirir timbres para laptop?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Synths Virtuais, Tecnologia acima de tudo!!!!