Roland Fanton Xa - Linha XP

    Autor Mensagem
    Turista
    Veterano
    # set/05


    Gostaria de saber qual o teclado da linha XP equivalente ao novo Fanton Xa. E por favor, tb queria saber qual melhor teclado entre os dois. Toco mt na igreja e em palco. Obrigado!!!

    Andre XP
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Nenhum.

    Os XP são teclados de 96/98.

    O fantom é um lançamento com timbres mais atuais.

    André

    MetalKey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eu nunca toquei num Fanton, mas é bem clara a superioridade dele sobre o XP. Basta ouvir músicas gravadas com Fantom das que foram gravadas com XP. Nenhum XP é equivalente ao Fanton, pois um é continuação do outro e não concorrentes.
    Já usei um XP80 e me decepcionei, pois achava que ele era muito mais máquina. Pelo que muitos dizem ele me pareceu algo que jamais seria substituído. Confesso que eu esperava uma coisa de outro mundo! A melhor coisa que achei nele foi o fato de ter 76 teclas, mas isto com relação a quantidade mesmo, pois qualidade das teclas não chegam perto de um Alesis e passa muito longe de um SP76. Seus timbres são legais, mas nada e excepcional. Eu acho ele muito caro pelo que oferece.
    Sobre alguns timbre posso dar a minha opinião.
    Órgão: Muito fraquinhos e não simulam bem uma Leslie.
    Piano acústico: Bonitinho/engraçadinho! Muito sintético. Basta pressionar por exemplo um ré 4 que no final da onda você percebe um tipo de "zzzzzzzzzzzzz". Notas muito agudas o som do martelo com a nota é muito artificial. Notas mais graves são boas, mas se tocado fraco é muito abafado e tocado forte é muito aberto!
    Pianos elétricos: Estes são bons! Realmente me surpreenderam! Os tipo Rhodes são os melhores.
    Strings: Existem uns muito bons tipo de trilha sonora de filmes. Respondem muito bem a velocidade do toque. Tocado fraco ele é bem Slow e tocado forte ele é Atack.
    Metais: Individualmente são bons. Tipo sax, trompete, trombone etc. Agora o Brás não gostei muito, pois lembra muito o JV e metais de bandas de axé como Chiclete com Banana.
    Leads: Só achei bom porque tem portamento, no mais nada de extraordinário.
    Acordeon: Muito ruim, mas dá para quebrar o galho.Como eu não uso este timbre não me importei com isto.
    Pads: Interessantes, mas não chegam perto de um Korg. Aliás, se for olhar no geral (todos os timbres e recursos) o seu concorrente (Trinity) me parece muito superior!

    Na verdade, tudo do XP lembra muito o JV agora o Fantom é um divisor de águas, pois na minha opinião não lembra nada do XP.

    Isto é o que observei quanto aos timbres, não usei recursos de edição, sequencer etc.

    ROTTA
    Veterano
    # set/05
    · votar


    MetalKey
    não usei recursos de edição

    Isto explica porque você não obteve melhores timbres. Com algumas exceções, os timbres default são um tanto "simples". Garanto para você que, editando, consegue-se maravilhas.

    Quanto ao Fantom, realmente é superior, até porque sucede a série XP.

    Abraços.

    MetalKey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Marco Alan Rotta
    É verdade o que vocÊ disse aí acima! Se eu tivesse editado eu sei que daria para melhorar o que não me agradou. A prova disso é que tenho um Korg X3 e neste eu mergulhei de cabeça na edição de timbres. Muitos falam que não tem bons timbres, mas é porque não editaram.

    ROTTA
    Veterano
    # set/05
    · votar


    MetalKey
    A prova disso é que tenho um Korg X3 e neste eu mergulhei de cabeça na edição de timbres.

    Edição/criação de timbres é o que mais gosto de fazer. Mas geralmente é complicada e demorada, se quisermos um resultado bom.

    Abraços.

    Turista
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Valeu a todos vcs q ajudaram com seus comentários. É pq estou querendo comprar um sintetizador, e, como o próprio MetalKey falou, me disseram que o XP-80 é um teclado fora do normal.
    Nunca toquei nele, e por isso fiquei impressionado com o q me disseram. No entanto, após uma pequena pesquisa, percebi que o Fanton Xa parece ser um bom teclado, apesar de mais caro.
    Como nunca toquei em nenhum dos dois, queria saber qual era melhor (levando em conseideração o custo/beneficio tb), mesmo sabendo que o fanton é uma continuação da linha xp.

    ROTTA
    Veterano
    # set/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Turista
    queria saber qual era melhor (levando em conseideração o custo/beneficio tb), mesmo sabendo que o fanton é uma continuação da linha xp.

    Falando de forma "absoluta", o Fantom Xa é superior a qualquer XP. A questão de custo/benefício depende mais de você do que de nossa opinião. Como comentei acima, tenho um XP-80 e sou testemunha da sua versatilidade.

    No entanto, o Fantom Xa também é versátil, e se você possui condições de comprar qualquer um dos dois... eu ficaria com o Fantom, pois além de ser mais novo (e, portanto ter mais recursos), ainda possui sampler, ausente na série XP.

    Lembre-se que o Fantom Xa surgiu para suprir uma lacuna na faixa de preço, e trata-se de uma versão simplificada dos Fantom X, este sim, máquinas incomparáveis. Nesta redução, ele possui visor simplificado (monocromático e menor) e menos memória (além de inúmeras outras "simplificações"). Compare os links deste post.

    Abraços.

    Turista
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Cara, vc tem MSN? É q eu queria adicionar alguém q entenda de teclados p bater uns papos e ficar melhor informado das coisas, e vc, juntamente com sarpa e vinicius augusto, parece ser um cara entendido. (não desmerecendo o resto!!!!!!)

    Abraços...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Fanton Xa - Linha XP