O KURWEIL SP 76 Ñ É COMPLICADO

Autor Mensagem
diniz manoel
Veterano
# set/05


Bom pessoal entrei no forúm para tirar qualquer duvida sobre o teclado kurweil sp 76, eu tenho 1 e é super fácil de ser aplicado em diversas ocasiões.

kevinmoore
Veterano
# set/05
· votar


o dia que um controller ( tá eu sei q ele tem sons internos tb ) for complicado...

diniz manoel
Veterano
# set/05
· votar


éh! companheiro acho bem ver a fundo o que os controller proporciona.

andersondko
Veterano
# set/05
· votar


Cara, me ajuda com a programação do ribbon A. To eufórico com meu SP 76, que chegou na sexta, só q esse recurso não está funcionando ou não está habilitado.

gustavorino
Veterano
# set/05
· votar


andersondko

que eu saiba essa funcao no SP .. soh funciona com o timbre de orgao pra rotary e com os timbres controlados por ele..acho que nem tem como habilitar ela para outros timbres internos

kzartdf
Veterano
# set/05
· votar


Como faço pra controlar, configurar e programar um teclado (Roland E 16) pelo SP76? O E16 tem entrada e saída midi, mas não tem botões pra configurá-lo, ou seja, como consigo programar tudo usando somente o SP? O máximo que consegui até hoje foi tocar 1 (e só um) timbre do E16 no SP...

andersondko
Veterano
# set/05
· votar


Poisé, justamente nos sons de órgão deveria estar funcionando, mas não está.

Andre XP
Veterano
# set/05
· votar


A modulation é ativada pela fita B. É quase imperceptivel...

Para configurar a mudança de timbres de outro equipamento pelo SP é o seguinte:

-Entre em Midi Setups
- Aperte Play/Edit
- Na 1ª coluna de parametros vc coloca assim:

Internal Sound: OFF (ai vc desabilita o som interno do SP que geralmente é o nº 1 - piano)

Midi Program - Aqui vc coloca o nº do preset do módulo (tvlz vc tenha q colocar um numero a menos, pq o SP começa do nº "0" e os módulos começam do 1.

Midi Bank Select Lo e Midi Bank Hi- Aqui vc tem q procurar no manual do módulo os parametros MSB e LSB (eles indicam qual banco o teclado vai procurar...isso se seu módulo trabalhar com bancos tipo A, B, C...) caso contrario essa etapa é ignorada.

Midi Chanel - nº do canal midi correspondente no módulo (default é 1)

Destination - MID (aciona os timbres do módulo) P.S: se fosse INT seria os timbres internos e se fosse BOT seria módulo + SP misturados.

Internal Effect - não precisa alterar nada

Key Range Lo e Hi - Diz qual é a area do teclado que os timbres serão tocados...geralmente é assinalada pra tocar no teclado todo.

Acho q é isso...

André

kzartdf
Veterano
# set/05
· votar


Andre XP
valeu cara! deu tudo certo! só ainda não entendi direito o tal Key Range Lo e Hi... onde é o ponto de divisão do teclado?

Elton Lavorini
Veterano
# set/05
· votar


kzartdf

Observe que quando você edita alguns parâmetros, inclusive o Key Range Lo e Hi, acende apenas o Led da zona L, ou seja, você pode ter diferentes ajustes para a zona L e para a R. Por exemplo: Você pode colocar sons diferentes nas duas zonas e ajustar uma delas do ponto 21(A0) até o 52(E3) e a outra do ponto 53(F3) ao 108(C8). Ou então colocar os dois sons de 21 à 108 de maneira que fiquem sobrepostos.

Elton

Elton Lavorini
Veterano
# set/05
· votar


Pessoal,

Encontrei algum material no site da Kurzweil que pode vir a ser útil, porém está tudo em Inglês:

Manual para que ainda não tem:
http://www.kurzweilmusicsystems.com/support.html?Id=1653

Tutorial que ensina a fazer algumas coisas interessantes:
http://kurzweilmusicsystems.com/support.html?Id=118

Elton

kzartdf
Veterano
# set/05
· votar


Elton Lavorini
Andre XP

Novo problema!!!

Hoje tentei conectar o sp num psr yamaha e foi uma tristeza!! oq diabos quer dizer: MSB=00H e LSB=70H???

consegui tirar todos os sons so SP no yamaha mas não consegui fazer o contrário (q nem no roland q tentei antes)

E agora oq faço pra solucionar essa nova complicação??

Nelio Magina
Veterano
# set/05
· votar


Já que o tópico é para dúvidas, aí vai. Tenho um PSR 275. Gosto dele, mas mesmo sendo com teclas sensíveis, as teclas leves fazem com que a intensidade do som não fiquem bem acentuada. Como tenho me interessado pelo som de piano, estava pensando em comprar um DGX-305 ou um piano digital, com teclas pesadas. Mas agora surgiu a possibilidade do SP-76, com teclas semi-pesadas. A expressividade é boa, ou seja, dá para ir do pianíssimo ao fortíssimo sem problemas?

Caso eu decida pelo SP-76, vocês saberiam indicar um amplificador pequeno e barato? Obrigado.

Luciano Justino
Veterano
# set/05
· votar


Oi pessoal
Quero fazer com que o Strings de Piano com Strings (Som 8 do SP 76) decaisse junto com o Piano. Pois acontece o sequinte:
Quando estou tocando com o som 8 (Piano com Strings) com o pedal de sustain arriado, o som de Piano decai, mas o Strings fica enquanto eu aperto o pedal de sustain, quero que os dois son decaiam juntos.
alguem sabe como? Já fiz de tudo...

Renato Barbosa
Veterano
# set/05
· votar


Gostaria de uma opnião. Eu toco numa banda e to pensando em comprar um sp-76. Gostei muito dos sons dele(e do preço tambem). O que vcs acham??? Obrigado!!!

Elton Lavorini
Veterano
# set/05
· votar


Luciano Justino

Pelo que eu saiba não há como alterar isso, talvez o pessoal aqui do fórum conheça como fazer, mas eu desconheço. Só sei que se você passar seu dedo pela fita B você pode alterar um pouco o volume do strings, apenas isso.

Renato Barbosa

Se você não for precisar de nenhum timbre além de piano, orgãos e strings, ele é uma boa opção. Se for precisar de algo além disso, terá que procurar por outro equipamento ou pode combinar o SP76 com algum módulo de sua preferência, também fica bom.

DiegoKeys
Veterano
# set/05
· votar


quero tirar uma dúvida: pra que serve as fitas "A" e "B" no SP? até agora não descobri nada!

Luciano Justino
Veterano
# set/05
· votar


Realmente eu ja fiz de tudo!!
Mas qual modulo seira apropriado pra mim?

yanni
Veterano
# set/05
· votar


Cara tem como fazer com que o Strings de Piano com Strings (Som 7 ou 8 SP) não seja sustentado pelo pedal, eu vi um cara fazendo isso em Piracicaba, mas na epoca eu ñ me liguei em aprender, agora eu comprei um SP 88, e to desesperado querendo aprender como faz isso, eu tenho certeza q da pra fazer pq eu toquei no piano com essa configuração, mas vou consegui (ñ sei quando)

Luciano Justino
Veterano
# set/05
· votar


yanni
Eu tambem estou tentando fazer o mesmo, tb ja toquei em um configurado assim, mas até agora não conseguio fazer nada. Só consegui desabilitar o pedal de vez...

FabioSalgado
Veterano
# set/05
· votar


sim, tem que editar através das opções dele e salvar no seu Setup. Vou procurar o Manual e postar aqui como fazer.

kzartdf
Veterano
# set/05
· votar


Andre XP e demais entendidos do SP76...

como faço p controlar um teclado q tem as entradas midi mas não tem nenhum botão pra selecionar nada sobre midi? Fiz o que o Andre XP falou num Roland e deu certo... mas num yamaha não... oq faço?

leandrokpela
Veterano
# mar/08
· votar


diniz manoel
Olá. Tenho um XP 50 e um SP 76. Gostaria de saber como consigo usar o XP como teclado, usando todos os seus recursos para tocar ao vivo e usar via midi sua memória no SP ao mesmo tempo.
Vou tentar explicar melhor......
Ex.: no XP, eu estaria usando o banco USER ou patch, e independente disso, teria como usar os outros timbres do XP no SP 76 ao mesmo tempo......
Se tiver, gostaria de saber como faço isso......

Leo KB
Veterano
# mar/08
· votar


leandrokpela
Cara, para fazer isso vc liga o cabo MIDI OUT no SP e IN no XP. Ai vc vai no modo MIDI do SP, desabilita os sons internos do SP (de um determinado canal... tipo o 01, não necessariamente todos) e depois direciona o SP para ler uma determinada Part do XP. Não sei se ficou claro... é pq tô longe do manual e dos teclados! Tô tentado parar pra fazer isso no meu SP e no JG... já fiz isso há muito tempo no XP10 q eu tinha. É simples. Vc tem o manual do SP??? Tá tudo bem explicadinho lá... se não tiver, fala ai q hj a noite eu posto o passo a passo, ok?

leandrokpela
Veterano
# mar/08
· votar


Leo KB
Obrigado por enquanto Leo. Vou tentar fazer isso e ver no que dá. Agora, se vc púder postar o passo a passo, ficaria mais fácil ainda de eu me entender com os teclados....

Valeu

leandrokpela
Veterano
# mar/08
· votar


Leo KB
depois direciona o SP para ler uma determinada Part do XP. Não sei se ficou claro... [i][/i][b][/b]

Fiquei meio na dúvida nessa parte só..... o XP vai trabalhar no canal 1 (EX) e vou enviar os timbres dele pro SP através do 2..... como faço isso...... (tecnicamente falando)......

Uma dúvida.... Será que isso não faz com que o XP fique meio louco, não há perigo de travar ou qualquer outro problema.....

Té mais

Leo KB
Veterano
# mar/08
· votar


leandrokpela
Cara...como eu te disse, mais tarde vou postar algo melhor aqui!
Bom... no XP-10 eu fazia o seguinte... tinha as performances com 16 partes, ok!? Pois é Digamos que em uma performance eu tivesse apenas 3 timbres, pois cada um deles usava 4 partes... por ex.: partes 1, 2 e 3. No SP eu apenas direcionaria o timbre 1 (lembrando que deve estar no modo MIDI) para que ele "tocasse" a part 1 do XP... vou tentar fazer uma explicação mais didática..rs
Vou dar o exemplo com apenas um timbre...imagine q vc pode fazer isso com vários... (não sei se no XP-50 funciona igual ao XP-10... mas no 10 era assim)

PERFORMANCE:
NO XP-50
Imaginemos a criação de um piano elétrico formado por 3 timbres: 1 EP, 1 PAD e 1 outro tipo de EP oitavado!
Dentro da performance, os timbres ficariam organizados assim:
PART 1 - EP
PART 2 - PAD - direcionado para a part 1
PART 3 - Outro EP - tb direcionado para a part 1

Quando selecionarmos a part 1, o XP tocará tudo ao msm tempo, certo? Blz então... isso foi apenas para criarmos o timbre... imagine q utilizamos apenas 3 parts da performance... poderíamos ter outros patches formando outros timbres nas outras 13 parts... mas depois a gente vê isso!

NO SP76
No modo MIDI (eis a questão, não lembro como acessa... só vendo no manual), vc tem que escolher um banco qualquer... aí vc desliga a geração de som interna daquele banco, e direciona para que ele leia a PART 1 do XP.
Pronto... vc tocará no SP com o "som maravilhoso" criado no XP!
Vale lembrar duas coisas: 1 - Ligue o cabo MIDI no OUT do SP e no IN do XP; 2 - O volume do XP deve estar aberto, pois vc usara "apenas as teclas" do SP... a geração do som ocorrerá normalmente no XP! (desculpe por essa segunda colocação... não sei qual a sua experiencia com MIDI... a minha é mínima! Qdo eu tentei usar MIDI pela 1ª vez não sabia q o som saia do teclado normalmente... achei q era um tipo de transferencia de som!rsrs)

Espero ter ajudado...
A noite eu posto algo mais completo... dependendo do horário q eu chegar da faculdade!

Valeu!

leandrokpela
Veterano
# mar/08
· votar


Leo KB

Valeu sim..... aguardo mais dicas suas.

Brigadão por enquanto....

Té mais

mano_a_mano
Veterano
# mar/08 · Editado por: mano_a_mano
· votar


O Kurzweil SP76 não é complicado mesmo. Claro, tem que ter um pouco de paciência no começo, mas a coisa vai depois que se pega a "manha". O que complica é o manual dele. Êta coisa difícil! Eu até evito lê-para não ter dor de cabeça...

expedifer
Veterano
# mar/08
· votar


Já tive um belo SP76 e o troquei por um Alesis. Me arrependi mas já era tarde.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O KURWEIL SP 76 Ñ É COMPLICADO