Mellotron...quem pode me falar desse classico teclado???

Autor Mensagem
Bruno Dellatorre
Veterano
# ago/05


e ai pessoal, BOA TARDE...rs
Eu sou meio curioso quanto a esses teclados antigos, e eu queria q alguem ai me falasse Sobre ele (MELLOTRON)...O som dele e relacionado q q tipo de som ??
Agradeço a todos q ajudaram, valew !

Danylavigne
Veterano
# ago/05
· votar


bom, querido eu acabei d entrar na aula d teclado, prtanto num sei nomes do mesmo!

gustavorino
Veterano
# ago/05
· votar


o mellotron que eu saiba foi o primeiro "sampler" que existiu.. ele tinha um rolo de fita com o som gravado para cada tecla.. entao quando apertava ele tocava a fita.. entao imagina o saco que devia ser pra fazer a manutenção e troca de sons dele.. o som de flauta é o mais famoso ( introducao do Strawberry feilds forever dos beatles) e em algumas musicas do aerosmith eh bem comum ver o mesmo som...

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


o esquema é esse que o gustavorino disse mesmo!
ele tinha várias fitas com amostrar de 8 segundos de vários instrumentos, como violinos, brass, flautas, choirs...
Tinha tudo qto é tipo!
Mas o que o consagrou foi a flauta e os strings e os choirs!
É praticamente impossível simular um mellotron sem ser com samples, pois ele é tão rústico que fica quase impossível simular suas imperfeições!
Mas isso é bom, pq ele tem um som bizarro!
Há um choir dele q é conhecido como o "choir da morte" e realmente tem um som fúnebre!
Um instrumento indispensável para prog rock clássico!

soft synth de mellotron ( tem demos em mp3 na página! Confira que vale a pena ):
http://www.gmediamusic.com/gforce/m-tron/M-Tron.html

Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mellotron

eu amo mellotron :)

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# ago/05
· votar


O mellotron,foi fabricado na Inglaterra na década de 60,Era utilizado pela maioria dos grupos que praticavam o chamado ROCK SINFÔNICO.

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


É isso ai gustavorino, isso é o Mellotron, um teclado na época que não tinha um som próprio, era baseicamente um sampler, um copiador de som..hehe parecido com os teclados atuais

Eu também Bruno Dellatorre, curto muito teclado antigos, os conhecidos como vintage, instrumentos bem forte e caracteristico, qe naquela época faziam o som fibrar bem forte. Hoje temos muitos teclados, onde a maioria agora trazem amostras de sons de vários instrumentos, a guerra agora dos fabricantes, é oferecer o melhor som emulado, digamos assim.

Aqui tem muita gente que curte, dá uma procurada na busca, vc vai encontrar muita coisa a respeito dos vintage.

Abraço

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


demos de samples:
http://pyrami.fatcow.com/Sound%20Files/mt_demo.mp3
http://pyrami.fatcow.com/Sound%20Files/mellkrz2.mp3
http://pyrami.fatcow.com/Sound%20Files/mellkrz3.mp3

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


kevinmoore
Huahuaha É praticamente impossível simular um mellotron sem ser com samples, pois ele é tão rústico que fica quase impossível simular suas imperfeições!
Não endenti??? Vc quer dizer, simular o simulado???

Mas é isso ai, conheci a pouco tempo o teclado, vc mas a Zará que falaram dele pra mim. Valeu

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


na segunda demo tá a tão famosa intro dos Beatles!
na terceira tem um Genesis meio bizarro!

Tá com mtos efeitos... o mellotron em si não tem tanta frescura que nem na terceira... tem uns flanger/phrasers...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/05
· votar


Bruno Dellatorre
Mellotron é um barato. As fitas eram do tipo "cartucho" como se usava nas radios antigamente, e se podia configurar 3 sons, sendo os clássicos o coral (vozes), muito usado pelo Tony Banks do Genesis, e as cordas. Ele dava um "atraso" entre o momento em que se apertava a tecla e a saída do som. Tinha 4 oitavas apenas e era que nem um móvel (Mellotron 400D), branco (Dê uma olhada no clipe de Starway to Heaven ao vivo - The song ramais the same - que tu verá o John Paul Jones tocando um na introdução de flauta nessa música).
Abç

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


Não endenti??? Vc quer dizer, simular o simulado???
Como assim simular o simulado?
Tá certo que o mellotron meio que "simula" os instrumentos gravados nas fitas... mas ele adiciona a característica dele!
Afinal todos samplers hj em dia funcionam como ele, só que digitalmente né...

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


http://www.blackcat.demon.co.uk/tron/

outro link legal

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Ele dava um "atraso" entre o momento em que se apertava a tecla e a saída do som.
Nossa, complicado hein...

Afinal todos samplers hj em dia funcionam como ele, só que digitalmente né...
E creio eu, com muito mais perfeição...hehe

Vc conhece alguma evoluçao do Mellotron, ou ele realmente não teve nehuma evolução. Por ele ser muito complicado de se usar, e ter imperfeições, ele devia ter evoluído. Será se os teclados atuais são evoluções dos mellotons?

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


Vc conhece alguma evoluçao do Mellotron, ou ele realmente não teve nehuma evolução

tem o mark VI!
q é o mais novo mellotron!
mas continua quase igual heeh
tem o Hellatron que é só o móvel, o resto é tudo digital... sampleado

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


Bruno Dellatorre
Mellotron...quem pode me falar desse classico teclado???

Grande sugestão de tema. Motivou-me a pesquisar e ler sobre o assunto. Ficam sugestões de sites que visitei:

http://www.mellotron.com/
http://www.vemia.co.uk/mellotron/ (detalhado)
http://www.till.com/articles/Mellotron/ (página de fã)
http://en.wikipedia.org/wiki/Mellotron (artigo da Wikipedia, sempre legal)

Abraços.

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Marco Alan Rotta
Muito legal o Mellotron Mk VI, gostei desse modelo, bem moderno, teclas me parece pesadas.
Falando em teclas, realmente suas teclas são semi-p ou são pesadas?

kevinmoore
tem o mark VI!
Legal, foi esse que acabei de dá uma olhada, gostei do visual, acabamento de primeira. Haha, dei uma olhadas nas fitinhas, não era bem o que pensava...
...como essas fitas potem conter sons

Bruno Dellatorre
Veterano
# ago/05
· votar


Po, vejo q aki so tem feras hem, ficou bem claro, eu esse dias deu uma navegada pra saber mais a respeito... e mto interessante o sistema desse mellotron.
A Roland tem uma boa placa de expansao q contem o Som do Mellotron, gostei mto de Strings, e realmente mto bom.
Vou baixar a musica Strawberry fields forever, p conferir melhor...à tempos ja tinha escutado essa musica, mas nao tinha me dado conta.
Agradeço desde ja a todos...mas continuem postando mais ! rsrs
abraços!

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


não era bem o que pensava...

todo mundo imagina as fitas rodando heeh
mas são os cabeçotes que se movem... e dão rewind rapidinho!

Vou baixar a musica Strawberry fields forever, p conferir melhor...

http://pyrami.fatcow.com/Sound%20Files/mellkrz2.mp3

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


Falando em teclas, realmente suas teclas são semi-p ou são pesadas

Não sei ao certo!
Mas pesadas igual piano eu acho q não são...
Elas têm perfil alto em alguns, mas... acho meio difícil serem pesadas, pq envolveria mais mecânica...

Mellomoog
Veterano
# jan/07
· votar


Vc conhece alguma evoluçao do Mellotron, ou ele realmente não teve nehuma evolução.

A única "evolução" que conheço do Mellotron é o Birotron, que na verdade não foi feito pela Mellotron, mas pela Birotronics, Ltd. É basicamente a mesma coisa. A diferença é que o Birotron permite um tempo infinito de reprodução dos sons, porque ele utiliza tape loops, ao passo que o Mellotron, como já foi dito aqui, compunha-se de fitas de 8 segundos.

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


Mellomoog

esse eu nunca tinha ouvido falar
tem algum motivo de mellotron ter muito mais fama do que este birotron
andei vendo umas fotos dele no google e é até mais pratico para transporte

ROTTA
Veterano
# jan/07
· votar


Lendo novamente este tópico, percebi que esqueci de comentar que a introdução de Strawberry Field's Forever, dos Beatles, foi feita em um. Segundo ouvi o Paul McCartney falar no DVD do Anthology, foi com um suposto som de flauta.

Abraços.

Mellomoog
Veterano
# jan/07 · Editado por: Mellomoog
· votar


fernando tecladista

Acredito que houve duas razões para o insucesso do Birotron.

A primeira talvez tenha sido a mesma do insucesso de inúmeras outras invenções fantásticas no meio de instrumentos musicais: o modelo de negócios adotado pelos fabricantes. A Birotronics, Ltd. foi fundada pelo Rick Wakeman (que não é e nunca foi empresário) com a ajuda de um engenheiro (se não me engano, ele era da Mellotron). Resultado: não conseguiram fazer o negócio durar muito. Produziram entre 13 e 35 exemplares somente e a empresa fechou com muitas dívidas. Isso também aconteceu com o Gizmotron (que, apesar de ter o nome parecido, não foi fabricado pela Mellotron), que praticamente afundou a sua fabricante (a Mu-Tron -- Musitronics), e com o Avatar, que abriu caminho para a quebra da ARP.

A segunda razão acredito que seja o fato de, ao passo que a Mellotron existia desde os anos 1960, o Birotron começou a ser produzido apenas no final dos anos 1970. O momento de frisson do Mellotron foi entre Strawberry Fields Forever e 1975, mais ou menos. A partir daí, houve uma significativa queda nas vendas, principalmente pelo fato de novos teclados -- menores, mais estáveis e com capacidade de síntese mais ampla -- começarem a surgir. Foi nesse momento que o Birotron nasceu, ou seja, era muito difícil de o negócio dar certo. Obviamente, essas análises só podem ser feitas olhando-se para trás. Naquele momento histórico específico, era também complicado perceber que a era do Mellotron estava terminando.

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


Mellomoog

bem vindo cara... sempre bom ter alguém que manje de vintages aqui... e não de PSR ou aqueles "ai gentiiiiii mi ajudi com o meu tecaduuu, o que eh xustenidoo?? hein? mi ajudiii! fuiiii"...

Mellomoog
Veterano
# jan/07
· votar


Obrigado pelas boas-vindas, kevinmoore. Assim como você, eu também amo Mellotrons. E Moogs também. (Já dá pra perceber pelo meu nickname). Aprecio e pesquiso muito sintetizadores analógicos (em geral, são vintage), mas também alguns digitais, como os FM synths da década de 1980.

Um dos meus sonhos é tocar um Mellotron pelo menos uma vez na vida. Pensei em comprar um uma época, mas, além do preço ser proibitivo, acho que o trabalho de manutenção que ele exige não compensa. É só lembrarmos porque o Rick Wakeman -- para continuar falando dele -- não possui mais aqueles clássicos dois Mellotrons com os quais tocava. Um belo dia ele se irritou com a constante desafinação e com a crescente instabilidade deles ao longo dos anos, levou-os para uma fazenda, molhou-os de gasolina e ateou-lhes fogo.

Confesso que gostaria de discutir também assuntos referentes a teclados atuais, mas infelizmente, da década de 1990 para cá, não conheço praticamente nada, apenas alguns modelos da Roland que cheguei a possuir. E antes que alguém zombe de mim achando que eu seja um vovô, aqui vai uma nota: tenho 23 anos.

kevinmoore
Veterano
# jan/07
· votar


Mellomoog

hauahuah
mas tem vários caras que curtem vintage... fica sussegado...
cara, são os timbres... mas realmente, mellotron agora só se for por sampler... tb qria tocar o bixo de verdade... mas nem sei se alguém aqui no Brasil tem...
tem mta coisa boa por aí: M-tron, que é um softsynth, com certeza vc conhece, tem as placas de expansão da Kurzweil, Classic Keys que tem mellotrons mto fodas...
as da Roland tem uns mellotron meia boca... mas dá pro gasto...

fernando tecladista
Veterano
# jan/07
· votar


Mellomoog

seja bem vindo por aqui

Mellomoog
Veterano
# abr/07
· votar


The Melloman. Mellotronizando o Mellotron: http://mysterycircuits.com/melloman/melloman.html

Fantástico! E a sonoridade é incrivelmente fiel!

Mellomoog
Veterano
# abr/07
· votar


8-voice choir, violins e trombone:



Cleber Vaz
Veterano
# abr/07
· votar


O Rick Wakeman usou o Birotron.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mellotron...quem pode me falar desse classico teclado???