Produção MIDI pra execução ao vivo

    Autor Mensagem
    Hammond B3
    Veterano
    # ago/05


    É o seguinte, muita gente pega midis mal feitos de várias fontes( internet, ou até mesmo compram e pagam um absurdo) e usam um teclado pra reproduzir as musicas sequenciadas em midi ao vivo!

    Eu raramente quando é preciso, (pois tem muitas coisas que não da pra vc fazer na hora, ainda mais pq não é todo mundo que tem arranjadores que dão conta do recado) faço uma pré-produção em MIDI.
    mais ou menos assim: 50% eu sequencio e o resto eu toco junto com o midi ao vivo, isso em algumas musicas que exigem uma produção mais sofisticada, tipo uma musica com orquestra de cordas, ou um naipe de metais...

    Faço 50% pois não gosto de ficar fingindo que estou tocando!
    Geralmente eu deixo piano, algum solo de flauta, sax e outros pra fazer ao vivo!
    A base eu praticamente uso o sequenciador!

    Eu acho isso legal pq: é uma produção que foi eu quem criei e na hora de tocar, eu me sinto muito mais a vontade!

    Quem nao gosta de improvisar em cima de uma base de 5 ou 6 minutos solando com um timbre de flauta, oboé ou até mesmo piano?

    Resumindo, eu acho que o preconceito contra o "disquete" ou "midi" é totalmente em vão!
    É claro que tem muita gente que aproveita do recurso e faz qualquer coisa, como eu citei no início!

    Eu acho que todo bom tecladista pode usar disquete ou tocar com midi ao vivo!
    é só "SABER" usar e pronto!

    Deixe a sua opinião!

    Um Abraço!

    Felipe Sanches

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu não uso, meus teclados não aceitam hehe e to com um que aceita MIDI aqui mas não curto usar... Acho mais legal tocar o que sei e consigo duma vez hehe até pq toco com banda, se fosse sozinho, TALVEZ eu pensasse nessa possibilidade, mas do jeito que toco hj, não acho que seria uma boa para mim pelo menos... Mas vejo muita gente usando MIDI e talz em barzinhos pq sozinho é foda mesmo...

    MetalKey
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: MetalKey
    · votar


    Hammond B3. Achei o nick incoerente e a conversa bastante familiar... mas não estamos aqui para para discutir sobre nicks né!

    Eu não sou contra usar sequencer. Mas é o seguinte: So se você tiver que fazer uma coisa muito complexa que precisaria de uns tres tecladistas tocando ao mesmo tempo. Isto estou falando de Synth Workstation em uma banda, se o assunto é teclado arranjador a minha opinião muda, respeito quem faz, mas não gosto!
    Quem já escutou a banda italiana de Power Metal Sinfônico, Rhapsody, percebe que é impossível fazer uma introdução de uma música só com um tecladista, daí você solta o sequencer e faz o solo que está em destaque, o baterista está com o click do sequencer então ele conta e o resto da banda entra e você como tecladista também com o seu solo. Eu nunca fiz isto ao vivo, mas o próprio Rhapsody faz e talvez seja por isto que muitos criticam a banda chamando-os de "O Rei do PlaybackMetal"!
    Sinceramente eu acho estranho tocar com sequecer, mas para não ficar vazia a música tem que se fazer.

    CarlosRibeiro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Hammond B3
    Concordo com vc!!!!!

    Hammond B3
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Hammond B3
    · votar


    SaintFerio

    Então, eu esqueci de falar que pra quem toca com banda(eu tb toco em banda) isso é dispensável!
    Eu penso o seguinte: po, eu vo ta tocando, vai ter muita gente vendo e tirando conclusões a meu respeito...
    Eu acho q o maximo que eu conseguir fazer ali, só será lucro!
    Hoje em dia muitas pessoas nao estão nem ai mais tem muitos musicos no meio da galera te observando e como músicos, sabem pq vc ta usando disquete e sabem tb notar as suas falhas e suas qualidades!

    É claro que tocar tudo de uma vez, (quando é possivel) é bem melhor!

    Eu sou auele tipo de musico que não sussego enquanto não fazer uma produção d cair o queixo!
    Não importa onde toco!

    Quero que os outros vejam o meu trabalho e gostem!

    é por isso que as vezes eu recorro ao disquete rsrsrsrs!
    já fiz isso tb com MD, só que aí eu gravava em estúdio e ficava outra historia! com samplers, synths virtuais e mais um tanto de coisa!!

    Mas se der pra fazer no teclado, é bem melhor!
    Eu tento fazer o que uma banda faria ao vivo com o meu teclado hehehe!

    Um abraço!!!

    Felipe Sanches

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Hammond B3
    Legal! Pra certas coisas isso funciona mesmo... Eu me imagino tocando num lugar pequeno pra 50 pessoas em um barzinho, não teria como levar minha banda hehe! Agora tocar pra 1000 pessoas e num teclado só, aí eu não tenho coragem hehe!

    O legal disso é que vc faz o que quer, apesar de não ficar tão real, digo, humano, não terão improvisos que uma banda faria, mas fica legal! Cada um se vira como pode hj em dia né?! hehe!

    Hammond B3
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    SaintFerio

    Então, justamente por isso hehehe
    c eu fosse tocar pra 1000 pessoas é claro que eu levava a banda hehehe

    Isso serve sabe pra que?
    Hoje em dia as pessoas não tem grana pra contratar uma banda e pegam um tecladista ou voz e violão!

    No caso do teclado, fica bem fácil fazer um som legal e tudo mais, lembrando que com banda, todos improvisam hehehe e no teclado, sobra pra nóis tecladistas improvisar tudo hehehe

    Mais a questão final hehe, eu odeio tocar assim!
    só faço quando preciso hehehe!

    Banda é otra história!

    Um Abraço!

    Felipe Sanches

    MetalKey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Hammond B3
    "...pra quem toca com banda(eu tb toco em banda) isso é dispensável..."
    Não é bem assim! Se já escutou a banda que citei vai ver que é necessário para não perder a qualidade ao vivo.

    Theo22
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    MetalKey
    Hammond B3. Achei o nick incoerente e a conversa bastante familiar...
    Não se preocupe, é conhecido meu, não é quem está pensando.

    Hammond B3
    Legal o tópico, e o mais importante quando vc trabalha assim, é que vc programa somente uma base, deixando a exemplo, o piano pra vc tocar, da mesma forma como tocaria se tivesse na banda.

    Nota: Se vc tocasse com ritimo, sua mão esquerda estaria ocupada dando notas para os instrumentos, então impossível tocar um piano por inteiro, já tocando em midi, vc se preocupa só com o piano.

    Já pensei em comprar um workstation pra trabalhar dessa forma, porém explicar o lance pra onde for, daria uma forte dor de cabeça. Ainda mais, pra quem conhece o teclado; nossa, o cara vai tocar com um workstation, mas esse teclado não tem ritimo, e tal, o cara ta fazendo média.

    Aprovo o seu lance de tocar assim, é até melhor que deixar a mão esquerda ocupada dando apenas notas.

    Sinceramente, eu prefiro fazer uma base e rola tudo na hora, assim pode-se improvisar em algo ainda, comparando a um midi que já ta següenciado, tem inicio e fim, mas pelo menos não tem um loop repetitivo demais.

    No seu caso, a solução é midi mesmo.

    Theo22
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    MetalKey
    Boa, uma banda também no Brasil que alguns falam de sampler é Jota Quest, mas o lance de falar mal, é mais pra quem não entende, o cara usa umas bases pra tocar na batera a exemplo na música "Dias Melhores" Depois ele entra e fica de fundo a base, é muito da hora, resultado, dão um show.
    Falo do MTV em MG, do J.Q, que foi muito bem gravado, e os arranjos são ótimos, bem diferente do inicial.

    Hammond B3
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    MetalKey

    Credo kra, vc tava me confundindo??
    sou novo aqui, pode ficar sussegado!

    Mais o que vc disse é verdade!
    Realmente em casos como o Rhapsody o MIDI ajuda!
    Eu não julgaria o tecladista do Rhapsody por isso, afinal, ele não está fazendo nada a mais do que melhorar os arranjos das musicas!
    Pra mim o bom musico não é aquele que esbanja técnica( claro q isso conta muito) mais é aquele que sabe fazer musica de verdade, não importa c ele tá usando sequencer ou seja lá o que for!

    Tem muito musico que se preocupa com a técnica e na hora d tocar ou compor, esquece do mais importante, a criatividade, feeling...


    Theo22

    Ae amigão, valeu pela força heheh
    C naum fosse vc eu tava perdido!!
    ja ia ter cachorro correndo atrás de mim hehehe!

    Valew mesmo!!

    Um Abraço!!!


    Felipe Sanches

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Produção MIDI pra execução ao vivo