PHILLIPE_SENNA Veterano |
# ago/05
· votar
MAIS OU MENOS ISSO:
ARRANJADORES: são os que possuem ritmos e toda gama de recursos direcionados a essa utilização. sãop os PSR's; a linha E, Em, EXR, (G-70) da Roland, os Pa's da Korg, os Technics, Fenix, entre outros.
SINTETIZADORES: possuem "apenas" sons (muitos) dos diversos tipos e efeitos, e como o proprio nome sugere: sintetiza sons apartir dos já existentes atraves da mistura de sons a adição de efeitos. alguns possuem uns ritmos (poucos) apenas para ensaio. A linha Yamaha S, motif; Roland: Rs, D, XP-10/30/50; Korg: X, carma,N; Alesis Qs, entre outros.
WORKSTATION: é basicamente um sintetizador, porem é bem mais equipado com recursos bastante utilizados para produção musical (poderoso sequenciador, arpejador, larga memória interna etc). é uma "estação de trabalho". alguns possuem sampler. Os roland XP-60/80, Fantom, W-30; Korg Triton, entre outros.
CONTROLADORES: são teclados para uso exclusivo com conexão midi (módulo) ou host (via computador). não possue sons, apenas um programa papa controle dos sons do módulo. por isso são bem mais baratos. mas, existem controladores com sons (geralmente menos de 50) como é o caso do "Kurzweil SP-76/88 Stage Piano".
apesar dessas nomenclaturas, os teclados mais atuais estão se diferenciando mais pela qualidade dos timbres, pois podemos encontrar recursos de workstation em arranjadores, ainda que bem inferior.
não sei se esclareci?
|
Adão Negro Veterano |
# ago/05
· votar
Eu já coloquei esta descrição em em tópico q eu criei.
Repetindo aqui...
Teclados Sintetizadores: Teclado com alta possibilidade de edição de timbres/patches a partir de ondas sonoras, amostras de aúdio, podendo acrescentar efeitos ou não, mexer na equalização do timbre, na sensibilidade ou somente na timbragem em geral. Resumindo... O timbre fica com a sonoridade que vc desejar na medida das possibilidades e da tecnologia de edição oferecida pelo teclado, mais indicado para tecladistas que trabalham somente com bandas. O teclado desta categoria possui recursos para modificar as ondas, sejam elas geradas por ociladores, pcm ou samples como os VCAs VCOs VCFs, cuttoff, ressonancia, atack, delay e etc. É possivel até transformar um piano em um lead ou apenas personalizar o timbre com sua cara. Estão nesta categoria o Roland Xp10, Korg X5, Alesys Qs6, Yamaha S03, etc....
Teclados Arranjadores: São teclados que basicamente possuem timbres mais simples que os sintetizadores, não possuem editores de timbres e trabalham com ritmo e midi, ou seja, é um teclado no qual vc toca com ritmo e em sua maioria tbm executa arquivos midis pelos disquetes e etc. Mais indicado para o estudo musical ou para profissionais da noite, que tocam em eventos ou bares, etc. Existem categorias amadoras, q são aqueles q vc não pdoe criar seu proprio ritmo, e a categoria profissional ou semi-profissional, q são basicamente aqueles q vc pode programar e/ou criar seus ritmos. Nestas categoria podemos citar os profissionais e simi-profissionais: Yamaha PSR630-550-640-540-740-1000-etc, Yamaha Dgx305-505-etc, Roland EXR 5-EXR 7-etc, Technicks KN1500-KN1400-KN5000-etc. E os amadores Casio Ctk501-511-611 etc, Yamaha PSR210, PSS280 entre outros milhares.
Teclados Workstations: Para simplificar mais sua descrição, é basicamente um sintetizador com sequenciador multi-pista, ou seja, possui a função de edição de timbres de um sintetizador, porém tbm possui o recurso que lhe permite sequenciar uma música em arquivo MIDI e executar os mesmos. Geralmente possui um sequenciador de 16 canais e é compativel com qualquer arquivo midi padrão GM, não trabalha com ritmos, só midi e timbres. Fora estes detalhes, um workstation pode trabalhar com samplers, ter acessorios adicionais como CDR-W, saída pra tv, conexão a internet, vavula para timbres, saída de audio digital, saida individual do canal de cada instrumento, entrada para mic/line para gravação de samplers, voices, etc... Geralmente são mais indicados para trabalhos de estúdio, porém, podem ser usados com função de sintetizador para bandas. Nesta categoria temos milhares de teclados no mercado, como exemplo: Roland XP80, Motiff Es, Motiff Rack, Motiff 6, Korg Extreme, Fanton XA-X6-X7-X8, Korg Triton, Korg Trinity, etc.
Teclados Workstations Arranjadores: Uma nova categoria de teclados, q está em media a 2 a 4 anos no mercado, para ser pratico, são teclados que tem todas as funções de um sintetizador ou o resumo das mesmas, porém são superiores pois possuem sequenciadores e outras demais funções como saida USB, conexão a internet, saida de video, gravador de Cd USB, conexão com Memoria USB externa e etc, e poderosos editores de timbres, além de alguns modelos possuirem enfase de sampler e nuances nos timbres (EX: MVT), por isso estão na categoria de Workstation, e são arranjadores por possuirem as funções de um teclado arranjador, geralmente mais encorpados e com mais funções do que um teclado arranjador simples, tipo, mais bancos de ritmos-timbres-pads-etc e ritmos mais completos e com mais qualidade que os teclados arranjadores simples. Estes teclados são indicados tanto para estudio como para profissionais de eventos ou bandas. Nesta categoria temos destaques no mercado: Korg PA1XPro-PA80, Yamaha PSR3000-1500-2100-2000, Roland G70 e Yamaha Tyros.
Controladores: São teclados apenas para controlar os timbres de algums outro sistema integrado midi, como exemplo, um módulo, um pc, um lap top que possui os timbres de um teclado ou samplers e precisam da tecald de um teclado musical para ser executada os mesmo, por isso existe o controlador, que nada mais é que um teclado sem timbres apenas para controlar os timbres de outros equipamentos.
Abraços e sucesso!!!!!!
|