Teclados: Arranjadores, Sintetizadores, Workstation e Workstations Arranjadores

Autor Mensagem
Gutto
Veterano
# fev/05


Percebendo que ainda existe uma grande duvida geral sobre a classificação dos tipos de teclados, criei este topico por meio de contribuir com o meu conhecimento musical-tecnologico e ajudar aos demais tecladistas a adquirirem o mesmo.
Esta explicação eu ja descrevi no tópico Dicas para quem quer comprar um teclado , porém, para não ficar distinto e dirigido apenas ao publico alvo deste topico, de qualidade por sinal, criado pelo amigo elias (mano_a_mano), resolvi criar um topico exclusivo sobre o assunto aqui, para tais esclarecimentos.

ASS: Vinícius Augusto - (Gutto)
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Gutto
Veterano
# fev/05
· votar


Classificação de teclados

Teclados Sintetizadores: Teclado com alta possibilidade de edição de timbres/patches a partir de ondas sonoras, amostras de aúdio, podendo acrescentar efeitos ou não, mexer na equalização do timbre, na sensibilidade ou somente na timbragem em geral. Resumindo... O timbre fica com a sonoridade que vc desejar na medida das possibilidades e da tecnologia de edição oferecida pelo teclado, mais indicado para tecladistas que trabalham somente com bandas. O teclado desta categoria possui recursos para modificar as ondas, sejam elas geradas por ociladores, pcm ou samples como os VCAs VCOs VCFs, cuttoff, ressonancia, atack, delay e etc. É possivel até transformar um piano em um lead ou apenas personalizar o timbre com sua cara. Estão nesta categoria o Roland Xp10, Korg X5, Alesys Qs6, Yamaha S03, etc....

Teclados Arranjadores: São teclados que basicamente possuem timbres mais simples que os sintetizadores, não possuem editores de timbres e trabalham com ritmo e midi, ou seja, é um teclado no qual vc toca com ritmo e em sua maioria tbm executa arquivos midis pelos disquetes e etc. Mais indicado para o estudo musical ou para profissionais da noite, que tocam em eventos ou bares, etc. Existem categorias amadoras, q são aqueles q vc não pdoe criar seu proprio ritmo, e a categoria profissional ou semi-profissional, q são basicamente aqueles q vc pode programar e/ou criar seus ritmos. Nestas categoria podemos citar os profissionais e simi-profissionais: Yamaha PSR630-550-640-540-740-1000-etc, Yamaha Dgx305-505-etc, Roland EXR 5-EXR 7-etc, Technicks KN1500-KN1400-KN5000-etc. E os amadores Casio Ctk501-511-611 etc, Yamaha PSR210, PSS280 entre outros milhares.

Teclados Workstations: Para simplificar mais sua descrição, é basicamente um sintetizador com sequenciador multi-pista, ou seja, possui a função de edição de timbres de um sintetizador, porém tbm possui o recurso que lhe permite sequenciar uma música em arquivo MIDI e executar os mesmos. Geralmente possui um sequenciador de 16 canais e é compativel com qualquer arquivo midi padrão GM, não trabalha com ritmos, só midi e timbres. Fora estes detalhes, um workstation pode trabalhar com samplers, ter acessorios adicionais como CDR-W, saída pra tv, conexão a internet, vavula para timbres, saída de audio digital, saida individual do canal de cada instrumento, etc. Geralmente são mais indicados para trabalhos de estúdio, porém, podem ser usados com função de sintetizador para bandas. Nesta categoria temos milhares de teclados no mercado, como exemplo: Roland XP80, Motiff Es, Motiff Rack, Motiff 6, Korg Extreme, Fanton X*, Korg Triton, Korg Trinity, etc.

Teclados Workstations Arranjadores: Uma nova categoria de teclados, q está em media a 2 anos no mercado, para ser pratico, são teclados que tem todas as funções de um sintetizador, porém são superiores pois possuem sequenciadores e outras demais funções como saida USB, conexão a internet, saida de video, gravdor de Cd USB, conexão com Memoria USB externa e etc, e poderosos editores de timbres, além de alguns modelos possuirem enfase de sampler e nuances nos timbres (EX: MVT), por isso estão na categoria de Workstation, e são arranjadores por possuirem as funções de um teclado arranjador, geralmente mais encorpado e com mais funções do que um teclado arranjador simples, tipo, mais bancos de ritmos-timbres-pads-etc e ritmos mais completos e com mais qualidade que os teclados arranjadores simples. Estes teclados são indicados tanto para estudio como para profissionais de eventos. Nesta categoria temos destaques no mercado: Korg PA80-60-50, Yamaha PSR3000-1500-2100-1100, Roland G70 e Yamaha Tyros.

Espero ter contribuido e que desta vez não haja mais duvidas sobre as categorias!!!!
Abraços a todos e Sucesso!!!!!
Boa Sorte!!!!
Vinícius Augusto - (Gutto)
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Seria bom se esse tópico ficasse lá encima, não é moderadores?

Gutto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Cria um topico escrito em letra maiuscula
PARA MODERADORES, e faça o seu pedido q eles colocarão lá em cima!!!!
Abraços e Boa Sorte!!!!!

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Gutto
Não, é exagero.
Senhores Moderadores;
Este é um tópico útil. As pessoas sempre criam tópicos perguntanto ou postam perguntando sobre isso. É melhor este tópico ficar lá em cima!

iGospel
Veterano
# fev/05
· votar


Nem todos arranjadores possuem timbres mais simples que os sintetizadores. Isso depende da tecnologia utilizada na mesmo.

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


iGospel
Alguns arranjadores tem sons melhores que os synths...

iGospel
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Foi isso que quis dizer. ;)

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


iGospel
Vinícius Augusto Castello
Gutto
MODERADORES EM GERAL

Eu aprovo...

V. Augusto
Veterano
# fev/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


Aê! O tópico ta fixo! Conseguimos! Somos brasileiros e não desistimos nunca! hehe

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello

WOHOO!!!

Theo22
Veterano
# fev/05
· votar


Parabéns pelo tópico!

Brasil CifraClub

Gutto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Valeu pela iniciativa, provou ter garra e coragem, vc tem um grande futuro!!!!!

Theo22
Obrigado pelo elegio, espero sempre ajudar no q for possivel, como sempre!!!! Abraços!!!!

mano_a_mano
iGospel
Valeu pela participação de vcs, sem vcs e os demais participantes acima, o forúm não teria graça!!!!!

Boa Sorte a todos e sucesso!!!!!!
Um forte abraço!!!!
Vinícius Augusto - (Gutto)
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Gutto
Você não conhece 1/999999999999 da pessoa que sou, cara.

Gutto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Você não conhece 1/999999999999 da pessoa que sou, cara.
Nem quero conhecer!!!!!! heheheheheeh

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Gutto
Nem quero conhecer!!!!!! heheheheheeh

Blahhhhhh!

Marcos Soares
Veterano
# fev/05
· votar


Guto, parabéns! Mostrou que é sério e contribuiu com informações preciosas. Porém gostaria de saber sobre módulos para serem acoplados em teclados via midi. Se souberes de algo, envie-me, ou divulgue. Meu email: sectur@ig.com.br

Marcos Soares.

Gutto
Veterano
# fev/05
· votar


Marcos Soares
Guto, parabéns! Mostrou que é sério e contribuiu com informações preciosas.
Muito obrigado colega, apesar de qualquer confusão q tenh acontecido minima por alguns participantes deste fórum, o meu intuito aqui é apenas ajudar, valeu por tudo.

Porém gostaria de saber sobre módulos para serem acoplados em teclados via midi. Se souberes de algo, envie-me, ou divulgue. Meu email: sectur@ig.com.br
Me informarei melhor sobre a sua duvida, de maneira q eu possa ser claro em minhas respostas, de modulos eu só trabalhei até hoje com o motiff Rack e o JV da Roland, mas pesquisarei em medio prazo, sobre a qualidade e preço de varios modulos e teclados, porém, se quiser ser mais rapido nas respostas, procure o amigo Yani540 q irá lhe ajudar com rapidez e otimas informações sobre suas duvidas!!!!!!

Boa Sorte e sucesso!!!!!!
Um forte abraço!!!!
Vinícius Augusto - (Gutto)
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Ari Peixoto
Veterano
# fev/05
· votar


O G70 da Roland é muito bom mesmo, embora ele seja bastante inferior ao PA-80 DA KORG. O pa80 tem qualidade sonora melhor que a amostra wave. parece um sampler ligado on line. Olha que possuo um pa60 e já estou bastante satisfeito. Ja fui cliente da Roland mas acho que ela se perdeu no tempo achando que esra dona da cocada.

Gutto
Veterano
# fev/05 · Editado por: Gutto
· votar


Ari Peixoto
O G70 da Roland é muito bom mesmo, embora ele seja bastante inferior ao PA-80 DA KORG

Desculpe ser contra ao seu comentário, mas o G70 é superior ao PA80, assim como é superior tbm ao PSR3000, que melhor de longe do PA80. O G70 possui mais funções, além de trabalhar com sampler, coisa que o PA80 não tem, timbres internos melhores, memoria interna melhor, etc e tal, vc encontra no G70 e não encontrará no PA80. lembre-se q a linha PA Korg só concorre com os teclados PSRs e os VA's. Seria muita injustiça nossa se dissesemos que o PA80 é melhor que o G70. Eu tenho um PSR3000, q na minha opnião, como na opnião de muitos aqui, acredito q a maioria absoluta, eu acho melhor que o PA80, tanto pela quantidade de funções, como para qualidade timbres, sistemas MVTs, pedaleira interna, vocalist digital, editor de midi, etc e tal, mas é gosto pessoal e de conhecimento profissional próprio, mas eu seria muito injusto se dissesse que o PSR3000 é melhor que o G70, assim como é injusto dizer que o PA80 é melhor que o G70, que so pode ser comparado ao Tyros atualmente!!!!

Espero ter sido claro no comentario, e não ter sido infeliz em nenhum momento contigo, não fui contra a qualidade dos teclados da linha PA, q são excelentes maquinas, principalmente o seu PA60, q como um amigo aqui disse, está sendo chamado de Espanta Banda, pela imensa qualidade de timbres que tbm eu valorizo muito, mas atualmente o PA não está na lista dos 5 melhores arranjadores atualmente, mas fica tranquilo q é um teclado super profissional.

Só para te dar uma ideia, peas minhas pesquisas individuais com equipamentos arranjadores, obtive esta ordem dos arranjadores mais procurados e mais valorizados atalmente: Yamaha Tyros, Roland G70 (q é superior ao Tyros, porém por ser novo ainda é pouco conhecido), Yamaha PSR3000, Va76 Roland e PSR2100. Continuando ainda, posso falr q está ordem segue do PSR1100, PSR740 e depois entra o PA50,

Boa Sorte e sucesso!!!!!!
Um forte abraço!!!!
Vinícius Augusto - (Gutto)
Web Site
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

emanuel macedo
Veterano
# mar/05 · Editado por: emanuel macedo
· votar


não ....psr740 e depois o pa50...........deve ser sacanagem

dmbatista
Veterano
# mar/05
· votar


Olá galera, sou novo neste forum e gostaria de cumprimentar a todos.
Estou pesquisando sobre teclados para poder escolher e comprar um que me satisfaça. Mas infelizmente sou leigo em termos de marcas e modelos. Comecei a tocar teclado mais por gosto do que por talento e iniciei com um Cassio. Foi então que pude comprar um Roland JV 90 e me apaixonei por ele. Infelizmente tive que vende-lo por dificuldades e já estou sem teclado a uns 6 anos. Hoje toco de vez em quando na Igreja um Yamaha, mas não é a mesma coisa. Agora estou quase tendo condições de comprar um outro e estou na dúvida entre os da Korg e Roland. Também não sei qual seria o tipo mais ideal pra mim, pois eu costumo tocar somente em igreja junto com outros músicos. Podem me ajudar a sair da dúvida. Se puderem também me informar onde eu consigo um teclado destes mesmo que seja usado, pois aqui na minha cidade, as lojas não trabalham com estas marcas. ja encontrei vários no Mercado livre, mas tenho certo receio. ABRAÇOS

Marcos Soares
Veterano
# mar/05
· votar


Olá Gutto, mais uma vagradeço a atenção dispensada.
Complementando as informações iniciais, digo que possuo um Yamaha PSR-420 e procuro módulo que faça upgrade no meu teclado. Os citados "motiff Rack e o JV da Roland", possuem compatilidade com o meu teclado?

Gostaria de agradecer mais uma vez a atenção dispensada as minhas dúvidas esperando contar contigo em futuras respostas.

Que o sucesso seja o seu presente!

RODRIGO PIRES
Veterano
# mar/05
· votar


OLA A PAZ

EU NUNCA TIVE UM TECLADO BOM ( TENHO MINAMI MC200 )

E GOSTARIA DE COMPRAR UM SP 76, EU TOCO NA IGREJA, OQUE VCS ACHAM????

FALLOW VALEU

ROTTA
Veterano
# mar/05
· votar


Marcos Soares
Os citados "motiff Rack e o JV da Roland", possuem compatilidade com o meu teclado

Se o seu teclado é compatível com o padrão MIDI (confira no manual ou verificar as portas MIDI na parte traseira do teclado), certamente será capaz de controlar os módulos citados.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# mar/05
· votar


RODRIGO PIRES
"E GOSTARIA DE COMPRAR UM SP 76, EU TOCO NA IGREJA, OQUE VCS ACHAM????"

O SP76 é um grande teclado de palco, com 76 teclas e bom custo/benefício. No entanto, considere que ele possui apenas 32 timbres, o que pode ser um problema se você precisa de mais. Ademais, não tenho contra-indicações.

Abraços.

_ViniciusAugusto
Veterano
# mar/05
· votar


Marcos Soares
Os citados "motiff Rack e o JV da Roland", possuem compatilidade com o meu teclado?

Oi amigo, sou o Gutto, fico grato popr ter sido lembrado em sua pergunta, respondendo a mesma, os modulos citados por ti, tem total compatibilidade com as entradas e saída midi de qualquer teclado, ou seja, se seu teclado tem in e ou MIDI, ele será totalmente compativel com o mesmo sem nenhum problema!!!!!! =D

Que o sucesso seja o seu presente!
Q seja o nosso presente!!!!!! +)
_____________________________________________________________

dmbatista

Se vc vai somente trabalhar com bandas, a melhor opção seria encontrada em sintetizadores e/ou workstations. Seria legal q vc falasse qt pretende gastar na maquina para que eu possa ajuda-lo detalhadamente, mas logo de cara te indicarei alguns teclados muito bons da Roland (Xp 50-30-80, Fanton Series e linha JV), Korg (X5, X5D, Linha Triton, linha Trinity), Yamaha (Linha S [s08-s80-s90...], Motiff), entre outros. Das marcas citadas, estes são os melhores modelos de sintetizadores e/ou workstation!!!!!

Boa Sorte!!!!!

_____________________________________________________________


RODRIGO PIRES
E GOSTARIA DE COMPRAR UM SP 76, EU TOCO NA IGREJA, OQUE VCS ACHAM????
Se vc irá trabalhar somente com o timbre de piano, este será o teclado ideal, agora se vc vai ser um complemento para uma banda com timbres de sopros, brass, leads, strings, etc etc etc, considere outros teclados como os sitetizadores e/ou workstations, dependendo da sua situação, até um workstation arranjador, seria válido!!!!

Boa Sorte e sucesso!!!!!!

Um forte abraço a todos!!!!
Vinícius Augusto - (Gutto)
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Pianist
Veterano
# mar/05
· votar


Alguem pode falar sobre o SP 88?

Falem tudo o que ele tem de bom e depois tudo o que tem de ruim...

Falow,
Caio César.
OPOST
MSN: seuamigovirtuall@hotmail.com
www.flogao.com.br/bandaopost

_Vinícius_Augusto_
Veterano
# jun/05
· votar


Pianist
Alguem pode falar sobre o SP 88?

O Yani540 bem q poderia ajudar!!!!!!

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Pianist
depois tudo o que tem de ruim...

As teclas são semi-pesadas... mas tem um excelente timbre.

A Kurzweil sempre caprichou no timbre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclados: Arranjadores, Sintetizadores, Workstation e Workstations Arranjadores