Discos brasileiros de rock progressivo

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# jul/05


Algumas dicas de discos brasileiros de rock progressivo (isso mesmo!!!)

- Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)
- Acidente - Em Caso de Acidente, Quebre Este Disco (1990/2004)
- Apocalypse - The Best of Apocalypse (1999)* e Live in USA - North Carolina (2000)*
- Poços & Nuvens - Província Universo (2001)

* isso soa inglês, mas a banda é brasileira e os discos foram lançados no Brasil, e as músicas são todas em português.

Se alguém tiver mais alguma dica, fique à vontade...

gustavorino
Veterano
# jul/05
· votar


mano_a_mano
lembrando do eloy fritsch o tecladista da apocalypse eh aki de Caxias do Sul tem gente que considera ele uns dos melhores do mundo ..

http://eloyfritsch.v10.com.br/fotos.html algumas fotos dos teclados dele.. a maioria dos teclados dele eh analogico..

mano_a_mano
Veterano
# jul/05
· votar


gustavorino
Eu já tive aulas com ele, inclusive

thanatos
Veterano
# jul/05
· votar


me falaram duma banda q chama violeta de outono mas nunca baixei nada deles....

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Módulo 1000!! Lançou um unico disco, item de colecionador. Eu tinha algumas musicas, mas perdi, um amigo meu tinha o CDR gravado do vinil. Fodaço.

Paulo Samurai
Veterano
# jul/05
· votar


Quero saber sse esse teclado é bom para um iniciante CASIO WK-3000
790 sons, 140 ritmos, 3 demo, 76 teclas (6/8)
3 demo, 32 polifonias, sintetizador, tela de LCD
Sistema de som ZPI, 232 efeitos digitais, GM
Cartão SmartMedia, ajuste de botão de piano
Função de barra de Harmônicos, transposição
de teclas e controle da afinação, 2 MB flash rom
16 ajustes de bateria e 4 ajustes do usuário
LCD, memória para gravar até 10000 notas
DIMENSÕES: 1123 x 423 x 160 mm
PESO: 9,5 Kg / ADAPTADOR: 12V
[/b][b][b][/b]

gustavorino
Veterano
# jul/05
· votar


Paulo Samurai
eu tinha um.. eh sim.. eh um teclado mto bom dava pra fazer bastantes loucuras com ele

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Isso é o que eu chamo de um cara perdido.

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Tem uma banda aqui em Brasília chamada Khallice que é prog metal de primeira e muitos dizem que eles são o Dream Theater do Brasil! Acesse o site que lá tem como ouvir as músicas do CD na parte discografia. Só que eles cantam em inglês, vale a citação?

Mr_Mojo_Rising
Depois queria trocar umas idéias sobre os Alesis QS's pois sei que tens um.

cattan
Veterano
# jul/05
· votar


Você esqueceu de duas grandes bandas da década de 70, o BACAMARTE e O TERÇO!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey, é só perguntar, se eu souber responder estamos aí à disposição.

Abs.

Outra banda maravilhosa: A Bolha.

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


Tem uma banda aqui em Brasília chamada Khallice que é prog metal de primeira e muitos dizem que eles são o Dream Theater do Brasil!

Dream Theater do Brasil?

primeiro: Dream é Dream, eles praticamente inventaram um estilo, têm mil seguidores, então ninguém o Dream Theater do Brasil, no máximo eles seriam um seguidor de DT do Brasil
segundo: as músicas são forçadas para soar igual DT, o vocal não chega nem perto do JLB, e por aí vai...

Qdo fiquei sabendo que eles se auto intitulam o DT brasileiro eu fiquei interessado, puxei o cd e... mais um DT wannabe, só wannabe e vão ficar querendo ser por um bom tempo... pq eles estão bemmm longe!

mas qto ao tópico, eu naum conheço nada de prog nacional :/ só estrangeiro!
Vou procurar esses albuns ae!
Valeu!

mano_a_mano
Veterano
# jul/05
· votar


Nossa!! Não sabia que esse tópico ia tão longe... hehe :-P

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
É o seguinte, eu estava pensando em ter um synth de 76 teclas, e eu confio mais no QS7 que em um JV90. Eu prezo por bons orgãos, e é fundamental poder ir adicionando em tempo real o Rotary Speaker e aumentando a velocidade. Além de organs gosto de timbres analógicos, moogs, leads, sine, saw, square etc.. e gostaria que tivesse opção monofônico e com portamento regulável (este não precisa ser em tempo real). O teclado precisa ter no mínimo dois processadores de efeitos internos para somar ao timbre de orgao uma distorção de vez em quando e um equalizador para colocar um som mais médio, eu sei que você entende mais de Hammond do que eu! Só que eu preciso de bons timbres de strings tipo esemble e do tipo analógico que sejam encompados. Uso muito EPs tipo FM e Rhodes mas tem que simular em tempo real aquele tremolo e sua intensidade, isto é importante para mim! Algumas vezes preciso de bons sets de metais tipo Bras, mas teria que ser no nível da Korg. O piano acústico tem que ser legal, não precisa ser um a la Kurzweil, mas menos artificial que estes encontrado nos rolands digitais(nada contra estes, é só uma questão de gosto pessoal). Em raros casos utilizizo sons de acordeons, mas preciso também! Uma coisa que acho muito bom que tenha são aqueles corais para somar aos órgans e aos pads tipo Nigthwish. Ah! não posso me esquecer da editabilidade do sintetizador que precisa ser ampla, mas intuitiva!
Bom isto é o que eu preciso para um synth ser bom para mim.
Você poderia me fazer uma avaliação disto no QS para mim?
Eu já possuo o Synth Workstation Korg X3, se você o conhece pode fazer comparações.
Meu estilos musicais favoritos são Metal Melódico, Prog Metal, Rock'n Roll, Hard Rock, Blues, Soul/Funck, Baladas e Músicas de piano acústico solo (Erudita, popular, qualquer coisa!).
Obrigado e estou no aguardo!

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


kevinmoore
Não fui eu quem disse que eles são o Dream Theater do Brasil, acho também que são seguidores do estilo como muitos em todo o mundo, o vocal é muito forçado nos agudos e me irrita de vez em quando, porém o batera quebra bastante e tem muito sincronismo guitarra e teclado. Podem falar o q quiser mai o JLB é o vocal ideal para o DT!

O estilo que o DT praticamente criou (na minha opinião é uma mistura de Fusion com Heavy Metal, Progressivo e Power Metal), os caras do DT são muito cavalos!!!! e não tem ninguém no gênero melhor!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Cara, acho que vc consegue tudo isso no QS num nível bem mais que satisfatório. Vamos por partes:

Hammonds: garoto esperto, não tem teclado melhor na faixa dos 2 mil reais com hammonds melhores, pelo menos entre os vários que experimentei. Dificilmente vc vai ter q editar a fundo um preset, pq eles já são pensados pra satisfazer a galera (que bom se todos os teclados fossem assim). Uso mais de 20 presets de hammond (do levinho a la soul music, ao jazz percussivo, ao trash-pesadão do Deep Purple e Uriah Heep), todos eles com vários parâmetros já assinalados para os sliders para controle em tempo real, vc pode controlar de grupos de drawbars (ou seja, deixa o timbre mais grave,m mais médio ou mais agudo através de harmônicos) ao amount de overdrive ao on/off da percussão, ao reverb e por aí vai. Se mesmo assim nenhum preset te deixar satisfeito, existem amostras de todas as drawbars disponíveis para vc montar o seu. Tem inclusive um guia para isso, que deixei disponível aqui num tópico há algum tempo atrás, é só dar uma busca. Sobre a leslie e o overdrive: opinião minha e de alguns outros usuários daqui como o Adão Chagas de que a leslie da serie QS bate muito emulador como o proprio Hammond XB-2. O overdrive tbem já enganou muito guitarrista.

Moogs, leads, pads e etc: vários deles programados pelo Eric Norlander (tecladista da Lana Lane, endorser da Alesis e expert em sonoridade vintage) e pelo keyboard-tech do sr. Keith Emerson em pessoa, acho que disse tudo sobre a qualidade né?? hehehehe

Piano acústico: divide opiniões, eu adoro, tem gente que nem tanto. Mas enfim, se vc não curtir pode ser editado facilmente. Tem uma amostra de 8MB do True Stereo Piano.

Pianos elétricos: outro ponto forte, muita variedade, com controle de tremolo (velocidade e amount), overdrive e varias outras coisas em tempo real. Com certeza vai achar presets que te agradam muito, seja Rhodes, Wurlys, Clavinets ou FM EP´s.

Brass, Choirs, Acordeons: uso muito pouco, depende do gosto, é legal testar.

Interface, teclas e construção: acho a interface muito intuitiva, praticamente não preciso recorrer à memoria user, todos os presets são acessados em poucos toques, dá pra fazer na boa. A editabilidade também é acima da média, porém não fui muito a fundo nela e não posso opinar com mais precisão (os presets são tão fodas que não precisei editá-los). Sobre a construção e teclas, o chassis é de metal, forte pra caralho, e se vc pegar um QS7 da primeira serie, só ytenha cuidado com problemas no visor (de novo, dê uma busca aqui que o assunto já foi debatido). As teclas são as melhores semi-pesadas que já toquei, boas pra piano e pra orgão.

Enfim, acho um puta teclado, relação custo-beneficio inigualavel. Legal vc coletar mais opiniões.

E vamos parar por aqui pq já desvirtuamos o tópico demais... hehehehe... foi mal, mano_a_mano, se vc quiser eu edito depois.

Espero ter ajudado, abraço.

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey
pois é... mas o problema é q li num site q ELES se auto intitulam DT do Brasil... aí é foda!

Dogs2
Veterano
# jul/05
· votar


Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

foda
também tem "o A e o Z", que é um disco mais a la Emerson, Lake & Palmer

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Obrigadão! Tenho bons olhos para este synth.
Tenho mais uma perguntinha para você lá no tópico do D50.
Responde lá! Valew!

Paulo Samurai
Veterano
# jul/05
· votar


gustavorino
obrigado amigo !!!
vou compra-ló então

se alguem tiver apostilas favor me enviar grato ...
samurai_eng@yahoo.com.br

Paulo Samurai
Veterano
# jul/05
· votar


gustavorino
obrigado pela dica
se tiver apostilas favor mandar !!!

mano_a_mano
Veterano
# jul/05
· votar


Dogs2
Pois é, foi esse disco que me inspirou a criar esse tópico... Eu havia comprado ele...

Monteiro
Veterano
# ago/06
· votar


Ressucitando este tópico...
Queria aproveitar e fazer um pedido (pro mano_a_mano) mas se mais alguem puder ajudar eu agradeço. Voces sabem me dizer o nome de algum livro ou apostila que tenham exercicios que deem enfase nas tecnicas de rock progressivo?
Agradeço.

Monteiro
Veterano
# ago/06
· votar


O conteudo deste topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/7140/ é bom mas eu queria exercicios, alguma coisa mais especifica, por isso postei aqui.

mano_a_mano
Veterano
# ago/06
· votar


Monteiro
Livro específico para rock progressivo eu não conheço. Mas você pode estudar os métodos tradicionais e aos poucos ir modificando até chegar ao "espírito" do progressivo, e é muito aconselhável ouvir várias bandas do gênero.

Monteiro
Veterano
# ago/06
· votar


mano_a_mano
Valew, eu tava dando uma pesquisada na net e achei no emule este arquivo ed2k://|file|(Piano%20Keyboard)%20-%20Berklee%20-%20Basic%20Hard%20Roc k%20Keyboard.pdf|4005943|A2DCCF01F74DF0BFFFD7B5D1473BA830|/
é um pdf com estudos basicos de rock de Berklee, se alguem quiser é só copiar o link no campo de busca do emule.

Eduardo 336
Veterano
# ago/06
· votar


Escutem Marco Antônio Araújo e todos do Mutantes, dos Mutantes escutem o album "Ao Vivo", esse album soa muito Emerson Lake & Palmer misturado com Rick Wakeman, nesse CD o Arnaldo ta com um Moog.

R Santiago
Veterano
# ago/06 · Editado por: R Santiago
· votar


Livro específico para rock progressivo eu não conheço.

Na verdade o Rock Progressivo é uma fusão do Clássico c Jazz, Rock, Blues, Folk, etc... A influência sinfônica está fortemente presente devido a origem dos músicos. A maioria estudaram seus instrumentos em conservatórios. Eles então começaram a unir a tendência clássica ao Rock, Blues e Jazz.
No caso do Rock Progressivo Brasileiro houve também uma influênciada música regional. O Terço tem várias músicas assim.

O Disco "A Casa Encantada" é um clássico do O Terço.

Procure a música 1974 (não lembro se é desse albúm). Naminha opinião é o Hino do Rock Progressivo Nacional.

PagoderoSatanico
Veterano
# ago/06
· votar


R Santiago
O Disco "A Casa Encantada" é um clássico do O Terço. Procure a música 1974 (não lembro se é desse albúm). Naminha opinião é o Hino do Rock Progressivo Nacional.

Opa, só um reparo, a 1974 é do Criaturas da Noite! Mas são dois grandes discos de qualquer forma, eu recomendo ir atrás dos dois.

R Santiago
Veterano
# ago/06
· votar


Opa, só um reparo, a 1974 é do Criaturas da Noite!

Blz!

Eh... eu não lembrava se era do Casa Encantada ou do Criaturas da Noite.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discos brasileiros de rock progressivo