Azar, pedais que nao funcionam direito.

    Autor Mensagem
    marioyee
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: marioyee


    Galera,
    é com muito sofrimento que venho a publico revelar as mazelas que afligem esse meu mundo diy de pedais de efeito...hehehe...
    Putz! Muito frustrante!!
    Vejam bem:
    Que opcoes vcs acham as mais prováveis?
    ( ) a. Problemas com soldas, trilhas, curto, etc.
    ( ) b. Os componentes usados sao uma porcaria.
    ( ) c. O som num é 100% o que esperamos.
    ( ) d. Os esquemas podem ter falhas.
    ( ) e. CI´s queimados (uso soquetes - pouco provável).
    ( ) f. Transistors com pouco ganho, substitutos fuleiros, "pernas" trocadas (datashits), etc...
    ( ) g. As alternativas a, b, c, d, e e f estao corretas.
    ( ) h. Troque de hobby.
    ( ) i. Vá pescar.

    Lista de pedais que montei e nao funcioram como eu esparava:
    1. MXR + (tanto com TL072, qto TL071) by tonepad >> muito grave, somem os agudos, bem fraquinho mesmo.
    2. Roger Mayer Octavia by pisotones >> pareceu mais um overdrive e nada de oitavar notas.
    3. Pulsar by tonepad >> nao funcionou a primeira posicao da chave spdt e na segunda ficou um lixo.
    4. Green Ringer (oitavador) by tonepad >>> só funciona + ou - nas notas agudas e a partir do 12 traste da guitar.
    5. Roger Mayer Axis Fuzz by fuzzcentral (tripod) >>> muito looonge do som de um fuzz decente.
    ...................................................................... .....................
    Detalhe >>>> fora meu primeirissimo pedal fuzz, os que vieram depois, todos funcionaram de primeira. Tou usando uma protoboard pra fazer a ligacao dos jacks e ligando direto sem a chave DPDT pra testar.
    ...................................................................... ......................
    Pedais no forno:
    1. BigMuff by tonepad
    2. TS9 by tonepad
    3. BluesBreaker by tonepad
    4. FoxxTone Machine by GGG
    ...................................................................... ......................
    antecipadamente agradeco a ajuda de todos...
    valeu!

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    d, b, a, na sequencia...
    1. troque capacitores por menores
    2. normal
    3. capacitores maiores
    4. troque os clipadores

    todos funcionaram de primeira
    Isso é bom!

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    baruch_kata
    Primeiro lugar, valeu demais brother.
    Bem, vamos lá pela sequencia:
    d- é mas sao esquemas que a galera aqui já testou, fora o roger mayer -octavia e o roger mayer - axis fuzz.
    b e a- minhas soldas nao estao tao ruins nao, comprei um ferro de solda hikari novinho, tou usando aquele rolo de solda bem fininha que dá mais acabamento, elas ficam brilhando, num esparrama solda pra tudo qto é lado como aquelas mais grossas que tem muita pasta dentro, daí suja logo o ferro. Os componentes realmente sao uma porcaria principalmente os resistores com tolerancia de 5% quase sempre 5% fora pra baixo. Fora alguns resistores de valores nao comerciais que daí tenho que montar franksteins em serie. Fora os capacitores em serie tb.

    Qto as dicas:
    1. MXR+ >> trocar quais capacitores?
    2. Vc tb já tentou montar o roger mayer - octavia e é normal ser ruim?Mas o pessoal do pisotones montou um que ficou show de bola né?
    3. O pulsar muita gente montou e achou legal. Quais caps eu troco?
    4. Trocar os diodos certo? Tou usando uns de germanio acho que 1N60. Mas tenho um monte de 1N4148.

    E realmente todos funcionaram de prima, só que mal!!! hehehe...
    Mas o seguinte, vou montar um site e em seguida vc vai a ter oportunidade de ver as montagens e perceber que nao ficaram tao ruins pra quem comecou ha apenas uns 3 meses.
    Valeu.

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    marioyee
    E realmente todos funcionaram de prima, só que mal!!! hehehe...

    Só quanto ao item b, saiba que existem circuitos fajutos (sem nada dentro) no mercado, isso porque quem compra geralmente vai fazer algum conserto em aparelho quebrado, e como o aparelho não vai estar funcionando antes, nem depois e o técnico reparador pode dar o aparelho como perdido, sem reparar que a culpa foi do ci fajuto.
    principalmente os resistores com tolerancia de 5% quase sempre 5% fora pra baixo.
    Isso não é coincidência, meça a resistência de uma lâmpada que você vai ver que é muito menor que o esperado... Acontece que os resistores ficam mais resistentes depois que aquecem. Acontece principalmente com os maiores e com filamentos. Não adianta tentar medir ele quente, pois sem circular energia ele esfria instantaneamente. A única forma precisa de saber é colocando numa simulação, por ex. ligando o filamento e medindo a corrente.

    1. MXR+ >> trocar quais capacitores?
    2. Vc tb já tentou montar o roger mayer - octavia e é normal ser ruim?Mas o pessoal do pisotones montou um que ficou show de bola né?
    3. O pulsar muita gente montou e achou legal. Quais caps eu troco?
    4. Trocar os diodos certo? Tou usando uns de germanio acho que 1N60. Mas tenho um monte de 1N4148.


    1. Uma porção de capacitores afeta o timbre, o ideal é saber o que está fazendo e mudar até chegar no timbre legal.
    2. Pelo que eu sei todo oitavador, principalmente alguns clipam muito o som. Ainda não tentei fazer posso estar falando bobagem.
    3. idem 1
    4. Dificilmente o 1n4148 é melhor que o 1n60. Pode testar colocar dois 1n60 de um lado e 1 do outro, ou um 1n60 de um lado e um 1n4148 do outro, ou experimentar colocar leds vermelhos, etc... Pelo esquema que eu tenho desse pedal não vão diodos, e entra no caso dos esquemas errados da net.

    Me arruma o esquema (arquivo ou link) dos pedais que você pretende alterar para que eu possa dar sugestões, vamos ver se conseguimos um timbre melhor...

    marioyee
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Beleza cara, me diz um email que posso enviar os circuitos, duvidas a vc e daí ficamos com mais flexibilidade (espaço) pra trocar arquivos. Pode ser bro? Mas se tiver paciencia de esperar, tou montando um site pra mostrar pra turma minhas deseventuras eletronicas...hehehe
    valeu!

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    marioyee
    baruch_kata arroba hotmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Azar, pedais que nao funcionam direito.