Montei um distortion + e não funciona

Autor Mensagem
    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05

Ola ...

Pra variar eu tow sentindo aquela vontade que muitos de vocês que constroem ja sentiram: quero jogar o circuito inteiro na parede!

Ontem eu tava com um problema de zumbido infernal e ja consegui consertar .... o bypass funciona lindo e maravilhoso ...

Porem quando eu ligo o circuito, o sinal é cortado ....
    Olhei as trilhas com um multimetro no modo resistencia e não consegui encontrar nenhuma sem ligação .... porém quando ue uso o modo voltagem e testo o sinal nos diodos .... sem sinal algum .... mas acho sinal no capacitor antes deles .... não sei como verificar o circuito .. sou novo com o multimetro .. e não quero deixar ele ligado enquanto eu fa'[co bobagens com o multimetro pq uma bateria 9v ta cara ...e ainda tive q comprar uma por 12 reais (foda) e não dura nada ...a bateria custou 2x do circuito ...
    ah ... testei os diodos e deu 570 e algo no multimetro ... diodos 1n4149

E ai .. alguam dica de como efetuar os testes ???? de como testar o ci (741) .... ja olhei polaridade dos 2 capacitores eletrolíticos e tao certos ...

peguei o desenho do circuito do tonepad e furei com ele do lado do plastico pq ele ta invertido, não é isso ??
    aguardo a ajuda de vcs..
    Gabriel

baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar

sou novo com o multimetro
    Ai caramba!
    a bateria custou 2x do circuito ...
    Hehehe, por isso os fabricantes vendem sem pilhas ou com aquelas genéricas...
    Pode ter sido invertido mesmo. Mas neste caso pode ter danificado o ci.
    Prefira sempre ci que não o 741, como o 4558, que são para som mesmo.

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Não sabia que dava pra trocar ....

Cara .... o sinal entra pela perna 7 se não me engano e sai pela 6 ...e quando testo o multimetro (voltagem) ele acusa sinal .... porém não consigo achar nada nos diodos .....

vou tentar aquele esquema do cabo + capacitor .... hehe
    valeu a ajuda ...

tad4heads25
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Prefira sempre ci que não o 741, como o 4558, que são para som mesmo.
    Gabriel Simões

Se vc fez o layout que usa 741 (operacional simples) vc NÃO pode trocar pelo 4558 (operacional duplo)... vc teria q mudar o layout da placa pra usar um operacional só do 4558....

Pode usar o TL071....que tb é simples, nesse caso é substituição direta.

Quando ta em bypass o que acontece???? sai ruido? ou naum sai nada?
    o pot de volume funciona?

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Aeeeee funcionou !!!

porem quando eu zero o drive ainda tem muito drive !!! hehehe ...
    fiquei feliz , o primeiro projeto funcionou ... fiz um seguidor de trilha procurando onde o sinal sumia ...e achei 2 trilhas que visualmente estavam ok e nao passava sinal ... fiz 2 jumpers com estanho e funcionou ...
    usei diodo 1n4149 e nao gostei do som .. parece de plastico .... sera q se usar diodos de germanio melhora ???
    E o ruido ta infernal .. sera pq ele nao esta em caixa de metal ??? ta exposto ???

Alguem tem ideia de como melhorar o timbre do distortion plus ou é isso mesmo ??? achei muito feio ... usei um pot de 30k do tipo B ... foi o unico q achei em salvador ...

abraço a todos e valeu pelas dicas...

ps: tl071 é melhor do q o 741 ?

baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar

tad4heads25
    Tá correto, teria que mudar o layout, mas teria a vantagem de usar o opamp do mesmo circuito a mais para fazer um passa-baixas, ou passa-altas ou buffer.
    O TL071 é excelente neste caso, mas por ele ter tão alta impedância de entrada o projeto tem que ser totalmente blindado para evitar ruídos induzidos.
    Gabriel Simões
    ps: tl071 é melhor do q o 741 ?
    Vixe se é.
    Alguem tem ideia de como melhorar o timbre do distortion plus
    Talvés seja por isso que o pessoal gasta dinheiro com válvulas... para chegar numa distorção com timbre perfeito. Experimente dar pouco ganho e deixar a distorção suave, senão fica feia mesmo.
    sera q se usar diodos de germanio melhora ???
    Sim, e experimente Leds também, mas o germânio é imbatível.
    pot de 30k do tipo B
    Tem que usar o outro, senão acontece que quando dá nem meia volta ele já fica muito distorcido e na outra meia volta não muda nada...
    E o ruido ta infernal .. sera pq ele nao esta em caixa de metal ??? ta exposto ???
    Sim, e também tem que ver sua fonte. No fio de entrada do sinal use fio blindado e solde a malha de blindagem ao terra.
    Parabéns!

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Detalhes:

Aqui em salvador nao achei potenciometro logaritmico em lugar algum.
    Tambem não achei fio blindado...
    Tentei ligar o terra a uma caixa de metal e mesmo assim deu ruido d+.
    Queria saber se uso o tl071 ao inves do 741 .... já que todos falam que o 741 da muito ruido e o tl071 eh mais limpo e o timbre fica melhor ..

Quase não senti diferença com o potenciometro da distorção .... quase nenhuma mesmo ... ea distorção ficou parecendo de plastico ... vou tentar diodos de germanio mas nem sei se foi so isso.

Como eu poderia adaptar pra usar o 4558 ? não conheço tanto ainda ... mas tow precisando fazer um high pass sim ... pra usar o pedal pra baixo ... ai uso a distorcao apenas nas frequencias altas e depois faço em blend com o sinal original .... mesmo sabendo q pra isso vou precisar colocar uma resistencia na saida do sinal distorcido pra equilibrar os volumes ....

valeu pela atenção cambada =)

Gabriel

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Ah .. esqueci de mencionar q tow usando bateria 9v pra testar .. então não é ruido da fonte .... peguei uma carcaça de metal e conectei o terra nela ... nao adiantou ... talvez seja do 741 ... mas achei o timbre realmente horrivel .... inutilizavel .. espero que diodos de germanio e tl071 ajudem .... e quanto ao potenciometro do drive ... afff ... sem comentarios .... quase nao faz diferença ... logaritmico aqui não rola ... alias rola 250k .... por 12 reais cada ....

Queria saber mais sobre os cis .... ja que eles influenciam tanto no som ... alguem ai ja fez um distortion plus ???? e comparou com o original ???? ficou igual ??? usaram o q ??
    abraço

Gabriel

baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar

alias rola 250k .... por 12 reais cada ....
    Imagino quanto vc vai pagar num TL071...

tad4heads25
    Veterano
    # mai/05
    · votar

alias rola 250k .... por 12 reais cada ....

cara, isso ta muito caro......eu uso de 100k, funciona bem e é fácil achar.
    Quando maior o valor, mais vc vai ter q girar o pot pra distorcer (ele distorce quando o valor chega no 0 do pot)

mas achei o timbre realmente horrivel .... inutilizavel

com o 1n4148 eu tb achei muito feio, sujo demais, parece strokes e essas novas bandas moderninhas.....com 1n60, melhorou MUITO.

Como eu poderia adaptar pra usar o 4558 ? não conheço tanto ainda ...

Tem um layout do tonepad que usa o 4558, é o layout 2, onde tem o dist+ e o microamp.......o layout 1 é pro dist+ e DOD 250.

ivoga
    Veterano
    # mai/05
    · votar

galera não sei se posso postar aki mas ajudaria bastante......eh que tem meio a ver com o assunto hehehe......no meu mxr tbm tem q usar capacitor 1uf blz comprei soh q não sei se tem um especificação para a voltagem dele .....se existem varios tipos de 1 uf........se eu comprei o certo.......não sei se deu para entender mas vlew por tudo !!!!!

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

se existem varios tipos de 1 uf........se eu comprei o certo.......não sei se deu para ente

Cara ... voce deve ter comprado o 50v que é o mais comum , rola numa boa.
    será q eu entendi ?

Vou tentar o layout do microamp .... e vou tentar o tl071 tb ...

o pot logaritmico é o tipo A não é isso ? aqui eu so achei me luthiers que cobram uma fortuna pq são os alpha ... ou dimarzio , etc bal bla .... foda ...

So acho potenciometro linear .. e ai a dist ta rolando estranha ... vou tentar usar 1n60 e tl071 ...e fazer um design no do microamp e ver o que rola melhor ...

Quanto a blindagem .. o que fazer? ?? o que eu fiz tem MUITO ruido .. nao sei se é proveniente do 741 .... que onda é essa de cabo blindado ??

Outra coisa ... pra ligar a dis assimetrica ... ligo um 3 diodo em série com o primeiro ??? ou uso um outro diodo diferente ???

Valeu a ajuda .. abraço a todos

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

O tl071 é muito mais caro que o 741 ? é dificil de achar ??? e o 4558 ???
    abraço

baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Gabriel Simões
    O tl071 é muito mais caro que o 741 ? é dificil de achar ??? e o 4558 ???
    Difícil não é...
    O 741 custa aqui alguns centavos, o 4558 cerca de R$1 e o Tl071 cerca de R$4.
    Os preços variam muito, mas procure gastar menos de 5 reais.

ivoga
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Gabriel Simões
    O kara vlew mesmo entendeu sim.......só tem um problema eu acho que o meu é de 100v....só que não é certeza porque não está comigo.......eskeci na ksa do meu tio......heheh mas axo que eh 100v mesmo )não sei se ajuda mas ele eh preto).

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

100 v ... é o maximo .. seu circuito usa 9v ... então não tem problema ...

O tl071 é muito melhor que o 4558 por exemplo ???? compensa usar o tl071 e nao o 4558 ? já que existem esquemas eletricos pros 2 ???

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Gabriel Simões
    · votar

Ae ... alguem ai sabe se aqueles samples da texas encapsulados tipo PW funcionam com sockete ??? pq os pinos sao curtos ... mas se funcionarem com sockete , eh 100% tranquilo
    Gabriel

ps: liguei meu baixo no meu dplus com som de plastico, ficou uma mistura de distorcao, oitavador e sintetizador ... ainda não sei como fazer ele aplicar o efeito apenas nas frequencias mais agudas ... ou fazer mod pra baixo ....

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Achei tl071 e tl072 por 1,70 ....
    Bons preços ???? existe diferença entre a qualidade dos cis de diferentes fabricantes ???
    abraço

SuperGeo
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Gabriel Simões
    se você acha que mudando de 741 pra Tl071 vai virar a distorção dos seus sonhos esquece, a diferença não é gritante nesse ponto.

Como é um circuito de distorção nao tem problema algum em usar o 741, ja vi gente ate que gostava de usa-lo

veja se não há curto no potenciometro e nas trilhas perto dos pads dele. A distorcao maxima é quando a resistencia é 0, entao os erros podem estar ai

testo o sinal nos diodos .... sem sinal algum .... mas acho sinal no capacitor antes deles
    esses capacitores de saida e os de entrada tambem servem para bloquear a tensão continua, que provavelmente era o que você estava tentando testar

verifica ai denovo duas vezes todas as conexões, principalmente as da alimentação e GND e cheque por capacitores em curto ou resistores com valor errado

O MXR foi um dos primeiros pedais que eu fiz, faz mais de um ano. Somente semana passada que eu resolvi dar uma abrida nele que eu cheguei a dois capacitores com valor errado (1nF - 100nF).

ele não tinha muito ruido não, e foi bem porcamente que o fiz

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Cara, já ta funcionando ... porém achei a distorção dele porca, de palstico, inutilizavel ...

Ruido alto ... timbre ruim ... então andei pensando em fazer novamente usando 1n60 (ge) e tl071 ou 4558 pra ver se o timbre melhora ...

Não acredito que o distortion plus origianl soe dessa forma ....e como é um clone, deveria ao menos soar parecido .... não vejo o porque dele soar dessa forma ... entende ?
    Abraço

Gabriel

SuperGeo
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Gabriel Simões
    porém achei a distorção dele porca, de palstico, inutilizavel ...

você não acha que isso pode ser valores errados ou algum outro erro na montagem?

meu mxr antes de checar os capacitores soava bem fraquinho, q nem um overdrive fraco

por isso falei para dar + uma checada geral ai

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Rapaz ... ja chequei tudo e achei o som meio q inutilizavel mesmo ... além do problema pra achar o tal potenciometro logaritmico reverso ... vou usar o esquema pra transformar u mlinear em logaritmo reverso e ver no q vai dar ....

Ate agora nas minhas checagens tudo certo ... o som sai ... e nao eh problema de ganho , ganho ele tem ... mas a qualidade da distorção ... não ficou boa ... usei 741 e 1n4148 .... vou tentar fazer aquele layout do 4558 com 1n60 (ge) .....

espero que fique melhor .... além disso , meu circuito tem quinas ... e grandes bolhas de solda o q atrapalha no ruído .... por isso acho que o próximo projeto tende a soar bem melhor ..

Alguem aqui ja tentou usar caixas sem ser de metal e usar cabos blindados na entrada e saida .... ????? blinda bem ao ponto de não precisar de caixas de metal ?

tad4heads25
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Acho q vc ta esperando coisa demais do MXR heheheh
    ele tem um distorçãozinha fraca mesmo, pelo menos o clone...
    ainda naum tive oportunidade de tocar no original

Metal Milk Shake
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Gabriel Simões
    fiz um seguidor de trilha procurando onde o sinal sumia
    vc poderia me explicar como fez isso............???

Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Simples .... pega um cabo qualquer .... liga no amp .. e a outra ponta voce liga o terra no terra do circuito e o positivo vc liga um capacitor de 1uf .... quando voce tocar o capacitor na trilha ... vai ouvir no amp o q ta passando pelo circuito .. simples e funcional ....

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Montei um distortion + e não funciona