MXR Distortion Plus

Autor Mensagem
JrSantista
Veterano
# mai/05


sou "novo" aki no forum, mas jah vejo esse topico de pedais ah um tempinho jah
gostaria de saber c alguem jah fez a MXR Distortion Plus???quais os componentes q devo comprar p/ montar???eu peguei no tonepad soh q lah soh tinha capacitores e resistores..alguem tem a lista ae???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


JrSantista
Cara, entre no site General Guitar Gadgets e leia com atenção os artigos (em espanhol) do site Pisotones. É um pedal fácil de fazer e muito efetivo.
Abç

JrSantista
Veterano
# mai/05
· votar


vlw kra, c tem msn??
o meu eh jrsantista@gmail.com
vlw dnovo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


JrSantista
Não, não tenho.
Abç

JrSantista
Veterano
# mai/05
· votar


kra, eu jah to indo na loja compra os componentes...vc sabe oqq precisa alem dos capacitores e resistores???
c alguem puder me ajuda...

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


JrSantista
ci: RC4558 ou TL072
diodos: 4x 1N34 ou qualquer quatro de Germânio. Compre 4 x 1N4148 podem ser úteis se quiser alterar o som...

Van_Lorien
Veterano
# mai/05
· votar


JrSantista
faz pelo www.tonepad.com , os diodos (D1 e D2) q aparece no desenho vc poe 1n60 de germanio para um som mais gordo, estilo de valvula, ou 1n4148 de silicio q eh para um som mais ardido e sujo.
O R7 - 1M lin. pot. (potenciometro linear), vc troca por um potenciometro de 100k linear.
para a carcaça (caixa), eu sujiro uma plastica do patola, PB112/2.

o q vc precisa tbm eh placa de feneolite, 1 jack p10 estereo, 1 jack p10 mono, uma chave DPDT.

Ah pra botar o ci, vc usa soquete.

se faltou alguma coisa postem ai!

steka
Veterano
# mai/05
· votar


Tô fazendo o do GGG com o CI 741.... é ruim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


steka
'Não, dá para usar na boa, mas dêem uma olhada no Pisotones para algumas questões importantes, como os potenciômetros.
Abç

steka
Veterano
# mai/05
· votar


Ah... o projeto que estou montando (do GGG), pedia um pot de 1M reverse log... não achei, daí usei um de 1M log e cabeei ao contrário....
era assim no projeto: 1 - 2 - 3
e eu soldei assim: 3 - 2 - 1

fiz certo?

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


steka
741 não presta, é um lixo, soa todo timbre da música, coloquei ele num projeto pra fazer um passa-altas foi melhor deixar sem nada.
Nunca use, use só os feitos para audio.

steka
Veterano
# mai/05
· votar


Alguém já fez esse projeto do GGG?
baruch_kata, é só eu encaixar o 4558 ou o TL072 no soquete e sair rodando??
e sobre os pots?

Rodrigo panQue
Veterano
# mai/05
· votar


eu tmbm tou montando.. vlw ae pela dica e tal, vo por 2 diodos 1n60 de germânio, vlw tmbm pelas dicas do jack mono e stereo. alias, preciso saber pelo projeto do tonepad.com onde q vai a chave DPDT. jack stereo vai no input ou output? =}

e outra, se essa chave for dificil de encontrar (jah me falaram q eh), por qual eu posso substituir ou se eu posso dexar ela ligada direto, sem usar a chave (eu soh iria usar a distorção no caso, não queria nem desligá-la).

vlw =)

Rodrigo panQue
Veterano
# mai/05
· votar


upping around

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


steka
é só eu encaixar o 4558 ou o TL072 no soquete e sair rodando??
Só se v. usou 741 duplo, se é simples deve usar o TL071.
e sobre os pots?
nada a declarar.

Van_Lorien
Veterano
# mai/05
· votar


Rodrigo panQue
assim kra, tu qr saber como tu faz as coneccoes? eh assim oh, procura ali no tonepad na sessao dos projetos dos pedais algo como "offboard wiring", isso mostra como ligar, blza?
qlqr coisa to a disposicao!

Van_Lorien
Veterano
# mai/05
· votar


steka
eh sim, soh sair por ai TOCANDO ;)

Rodrigo panQue
Veterano
# mai/05
· votar


tah meio treta aqui, quero saber como colocar o input e o output na placa... eh um fio soh no input e otro fio no output? o_O

vlw Van_Lorien, seguirei os conselhos =}

marioyee
Veterano
# mai/05 · Editado por: marioyee
· votar


Aos colegas do forum
:::::::::::::::::::::::::
Tb tou montando um mxr+ e agora tou com duvida qto ao CI e os potz. Pelo que entendi no pisotones dao a dica pra trocar o pot de 1M antlog por um 250kA linear, já nosso colega Van_Lorien sugere usar um de 100kA linear e no tonepad está indicado um 1MA linear. Qto ao CI, tanto o GGG qto o Tonepad sugerem o 741 (se é duplo eu nao sei), e no pisotones eles citam o uso do RC4558.
Enfim galera, que configuração seria mais interessante? De qualidade superior? E no meu caso, comprei um 741 e já li em tudo qto é lugar q ele é bem fraquinho. Afinal de contas, podemos substituir o 741 pelo RC4558 sem problemas? valeu...

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


Pelo que entendi no pisotones dao a dica pra trocar o pot de 1M antlog por um 250kA linear, já nosso colega Van_Lorien sugere usar um de 100kA linear e no tonepad está indicado um 1MA linear.

O pot na real é 1M antilog....se vc colocar 1M linear, a distorção só vai aparecer no final do giro do pot.......a curva de resposta do antilog é um log ao contrario (obvio), ele aumenta muito no começo e no final aumenta pouco....... entende-se que o pot no máximo é resistencia 0 Omhs.....então o 1M linear um pouco que vc girar ele já vai atingir uns 100k e da pra frente ele varia muito pouco com o giro.

Então pensa só.....1M linear vc vai girar ate quase no fim e naum vai acontecer nada, quando tiver quase no fim ele atingi uns 100k e a distorção começa a variar, só q dae vc ja ta quase no fim.......

100k linear ele ja ta no 100k quando o pot ta no zero, entaum a distorção começa a variar daí mesmo....e daí pro fim tem um espaço bom pra vc escolher o nivel de dist.....

Qualquer pot q vc usar, a distorção no máximo vai ser a mesma, o que muda é a parte do giro q ela vai começar a diminuir.

Quanto aos CIs, primeira coisa, vc NÃO pode substituir o 741 por 4558 sem problemas..... existem opamps simples e duplos. O 741 é simples, o 4558 é duplo.......o circuito do dist+ precisa de um opamp simples, então a maneira mais economica, é usar o 741 que é simples.......mas vc pode optar por usar um duplo como o 4558 usando um opamp só dele (vai fcar um opamp sobrando dentro do CI), só q isso muda os pinos onde vai ser feita a ligação.......por isso a substituição não é direta.......o layout q usa 4558 vc pode substituir por outro q seja duplo (como o TL072) e o layout que usa o simples vc pode substituir por um outro q seja simples (como o TL071).

marioyee
Veterano
# mai/05
· votar


tad4heads25
Beleza. Corrija se tiver errado. Entao colocando o pot de 100kA atalhamos os 900k do pot de 1M e já comecamos a obter distorçao partir do começo da rotacao do pot, é isso? E qto aos CIs seria melhor usar um TL071 no lugar do 741? valeu a força!

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


marioyee

Entao colocando o pot de 100kA atalhamos os 900k do pot de 1M e já comecamos a obter distorçao partir do começo da rotacao do pot, é isso?
isso mesmo.....

E qto aos CIs seria melhor usar um TL071 no lugar do 741? valeu a força!

Já vi gente dizer q o 741 que da o som classico do dist+, e q o ruido dele nesse circuito não faz diferença.......mais eu não sei o quanto disso é verdade e o quanto é lenda........eu até hoje só montei com o TL071...

Mas se vc ja tiver o 741, faz com ele mesmo, se achar q ele ta ruidoso experimenta o TL071.....ah e use soquete no CI´s, tanto pra facilitar a troca quanto pra não queimar.

marioyee
Veterano
# mai/05
· votar


tad4heads25
Entao esta tudo sob controle, o pot de 100KA ja tenho, fica faltando o TL071 pra fazer o teste. Qto ao soquete já o comprei junto com o 741.
Brigadao pela força brother!

Rodrigo panQue
Veterano
# ago/05
· votar


montei o pedal... umas dicas... use um ferro de solda q naum seja mto forte... um de pequeno porte plz!

tive q comprah os componente tudo denovo pq o ferro de solda fodeu os componente.

bom, eu tentei remontah, mas num deu certo. ae eu mandei pro baterista da minha banda, q tem conhecimentos em eletronica. ele disse q deu um som de overdrive... ele deve ter usado um diodo diferente... agora ele vai por o 1n60 e vamos ver noq dah ^^ tomara q de certo!

Cyberhawk
Veterano
# mar/06
· votar


Vou montar um MXR Distortion e eu quero saber como faz pra substituir a chave 3PDT pela DPDT. O layout do site General Guitar Gadgets é com 3PDT, mas o problema é que ele é seis vezes mais caro que o DPDT.

Cyberhawk
Veterano
# mar/06
· votar


Como são as conexões?

romerozzy
Veterano
# out/06
· votar


Seguinte:

Baixei o layout no site www.tonepad.com.br do MXR +, só que estou achando muito pequeno (4,5 cm por 2,5 cm) quando imprimo a página completa em *.pdf. O tamanho padrão é este mesmo? É do tamanho de um isqueiro! É possível fazer em um layout maior? Sei que o tamanho do CI é padrão, desta forma o espaço para encaixar o componente acredito que deva ser exato.
Em suma são estas minhas dúvidas iniciais, para começar a confecção da placa! Valeu aí para quem ajudar!!!!!!

Fox_scc
Veterano
# out/06
· votar


A placa é pequenamesmo, mas tenha certeza, que esta imprimindo com 100% do tamanho, as vezes ao imprimir o circuito é reduzido para 93% ou coisa parecida...

Quanto menor melhor, fica mais fácil de arrumar na caixa...

romerozzy
Veterano
# out/06
· votar


Fox_scc

Não acredito que seja daquele tamanho cara!!!!
Por acaso você já montou um?
Tem foto da placa na palma da mão para se ter noção?
Imprimi com configuração 100%, no entanto sai todas aquelas demais informações na página, como a lista dos componentes, desenho da placa, etc... sai tudo em uma página, com aquele layout (diminuto) no canto direito! Se for fazer daquele tamanho, dá para montar um pedal IPOD!

Mas, se não tem jeito, vou ter que partir para a montagem a partir do CI, já que para este componente os furos devem ter um espaçamento padrão. Desta forma, tem como redesenhar o layout (restante do circuito) em um tamanho maior!

Alguém mais pode ajudar aí, alguma última luz no fim do túnel?

Valeu!

j0nny
Veterano
# abr/08
· votar


galera
qnt sai +/- pra fazer esse pedal?
o som fik q nm o original?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MXR Distortion Plus