Terminei o GT-2 mas tô com prolblemas

Autor Mensagem
_FCP_
Veterano
# mai/05
· votar


E qual eu devo usar?

beto crazy
Veterano
# mai/05
· votar


boa pergunta, eu tô montando um GT2 só que eu tô projetando outra placa prá isso, com algumas modificações. Se tiver impressora dá prá imprimir os 3 prá ve se tem diferença ou algum erro no layout da placa mas eu creio que não tenha erros nos layouts, apenas uma otimização do desenho da mesma.

_FCP_
Veterano
# mai/05
· votar


vlw

Entaum eu acho q o problema deve ser em algum CI estragado ou outra peça, eu vo da uma olhada, se naum der certo eu vo tenta faze otro pedal mais facil, to precisando de um tipo de preamp ou booster, to pensando no mxr, mas entaum tah.

Flw

beto crazy
Veterano
# mai/05
· votar


A TODOS QUE DESEJAM MONTAR O GT2

Quando a montagem de um circuito eletrônico for muito complexa, ela deve ser realizada em etapas, e não tudo de uma vez.
Se vocês a fizerem de uma vez a chance de algo não funcionar é maior, mais especificamente no caso do GT2, deve-se montar em seqüência:

1-) Utilizar soquetes nos integrados;

2-) Alimentação do circuito, no caso do GT2 será + 9 Vcc no pino 8 dos CI's, e 0 Volts ou terra no pino 4, dos Cis. O centro do divisor de tensão (Vb), que é formado pelos resistores de 10K e 2 capacitores de 220µF (eletrolíticos) deverá ter 4,5 Volts.( é também chamado de terra virtual )

3-) A primeira etapa a ser montada é a da fonte de alimentação, depois solde os soquetes dos CIs, solde os fios da alimentação do circuito ( USE FIO VERMELHO PARA O TERMINAL POSITIVO DA FONTE E FIO PRETO PARA O NEUTRO OU TERRA DA FONTE );Em seguida ligue o circuito e com um multímetro na escala de tensão apropriada verifique se todos os pinos 8 dos CIs têm 9 Vcc e também verifique se nos pinos 4 dos CIs têm 0 Volts. Se tudo ok vamos para a próxima etapa;

4-) A segunda etapa a ser montada será a do CI 1 , os resistores de 10K, 22K, 100K, 1M, e 2K2 junto com os capacitores de 47nF, 22nF, 2,2nF e 10nF depois de montada esta etapa ligue o circuito e com um seguidor de sinais ( amplificador com uma ponta de provas) verifique se está funcionando esta etapa;

5-) Próxima etapa “CI 2 “ solde apenas os componentes da etapa 2 (potenciômetro de 100K , e os resistores de 3k3, 22k, 330k,1k e 10k e os capacitores de 220pF, 22nF, e o eletrolítico de 2,2µF não ligue as chaves, ainda no lugar delas ligue apenas fios para conectar uma etapa à outra. O mesmo processo use o seguidor de sinais nas saídas dos CIs 2 A e 2 B, verifique se está saindo som nesta etapa se tudo ok próxima etapa;

6-) CI 3 solde agora os resistores de 10K, 22K, 33K e os capacitores de 47nF, 560pF, 2,2nF ( ou 0,0022µF ) , 1nF (0,001µF) e o capacitor de 10nF (0,01µF), com seguidor de sinais verifique se sta saindo som também nesta etapa
7-) na 4 etapa vocês vão montar CI 4 junto com os componentes que cercam este CI, potenciômetro, resistores, capacitores e vão fazer a mesma coisa depois de montado teste a etapa separadamente e verifique se está funcionando, depois disso solde o transistor e resto dos componentes verifique se está funcionando também esta etapa.
8 A última coisa a ser ligada no pedal são as chaves, vocês verão que realizando a montagem desta forma ficará mais fácil ter domínio sobre a montagem e se algo der errado vocês saberão seguir um raciocínio lógico que permita achar o setor defeituoso da montagem e também um possível diagnóstico pra mesma.

_FCP_
Veterano
# mai/05
· votar


O meu ta com 6volts nos CI´s e 1V no capacitor eletrolitico!!!!!

ELE nauM FUNCIONA


Alguem pode me confirma se o capacito de 220uF ceramico eh um q tem o codigo de 220 nele??? Pois foi esse q eu usei

Flw

Un Perro
Veterano
# mai/05
· votar


220uF que eu saiba eh eletrolitico..
Ta escrito 220uF uaheuhauee..

220pF tb nao poderia ser pq eh 221 a leitura. Intao 220 deve ser 22pF.
vixi auheuaheuaheue

_FCP_
Veterano
# mai/05
· votar


bah, intaum eu coloquei errado no circuito

Sera q foi por isso q naum funciono?

Un Perro
Veterano
# mai/05
· votar


_FCP_
testa =]
compra o certo e poe no lugar.. e lembra que ele eh polarizado.. intao ve no layout qual a posição do positivo..
o negativo ta marcado na capsula por um 0 em uma faixa branca.. na maioria dos casos

beto crazy
Veterano
# mai/05
· votar


Os capacitores eletrolíticos são polarizados, geralmente eles vem marcados com um sinal de + ou de - .No caso do GT2 os valores a serem adotados para os capacitores do Divisor de Tensão não são complexos, tanto que em sustituição aos capacitores de 220µF (220 micro Farads), poderão ser usados capacitores eletrolíticos a partir de 47µF x 16V, o ideal mesmo seria um de 100µF x 16V ou 25V, mas o de 47µF também funciona legal sem prejuízos para o circuito. A tensão de trabalho dos capacitores eletrolíticos no GT2 qdo alimentado por 9V deverá ser de no mínimo 16Volts.

beto crazy
Veterano
# mai/05 · Editado por: beto crazy
· votar


Os capacitores cerâmicos no caso de 220pF (pico Farads) eles podem vir marcados como 220 sim ! Eles são capacitores de tamanho reduzido.

Os capacitores no caso do GT2 a maioria teve seus valores marcados no circuito em microfarads (µF), excessão apenas para os capacitores menores que tiveram seus valores especificados no circuito em picofarads (220pF, 560pF)

Os capacitores despolarizados podem ser de cerâmica, poliester ou outros.
Os capacitores eletrolíticos têm um sinal diferente, como são polarizados no dagrama elétrico eles vem marcados definindo pólo positivo do negativo, no caso do diagrama usado no GT2, o lado negativo é "curvado para baixo ", não inverta a polaridade dos eletrolíticos porque eles "estouram", a única excessão é qdo você usa o capacitor eletrolítico para acoplar uma etapa à outra, neste caso a polaridade é irrelevante, no caso do GT2 eles não possuem a função de acoplar, portanto a polaridade deverá ser respeitada.

Quanto aos valores usados nos capacitores de cerâmica ou de poliéster, temos:

1 nano Farad = 0,001µF ou 1nF ou 1000 pF

2,2 nano Farads = 0,0022µF ou 2n2 ou 2200pF

10 nano Farads = 0,01µF ou 103 ou ainda 10000 pF

22 nano Farads= 0,022 ou 223 ou ainda 22000 pF

47 nano Farads = 0,047µF ou 473 ou 47000 pF

100 nano Farads = 0,1µF ou 104 ou 100 000 pF


1µF = 1000 nF ou 1 000 000 pF
1nF = 1000pF ou 0,001µF
1pF= 0,001nF
1000pF= 1nF
o micro é 1000 x maior que o nano
o nano por sua vez é 1000 x maior que o pico

http://forum.cifraclub.com.br/busca.php?q=capacitores&f=7

_FCP_
Veterano
# mai/05
· votar


beto crazy

Tem algum problema em os meus eletrolitico 220uF se de 10V?

beto crazy
Veterano
# mai/05 · Editado por: beto crazy
· votar


Fica "meio apertado " né ? O ideal é pelo menos 16V prá uma tensão de 9 Volts, mas a capacitancia não precisa ser 220µF, pode ser menos tipo 100 ou ainda 47µF, agora 10V prá 9 é complicado, a tensão de trabalho do capacitor deve ser de pelo menos 20% superior a da fonte ( se for estabilizada de 9 Volts ) aí tem que ser no mínimo 16 V.

Dá prá usar capacitor de 10 V no centro do divisor de tensão, ( entre os dois resistores de 10K e o terra), porque ali a tensão é de apenas 4,5 Volts, então o capacitor de 10 Volts vai trabalhar com uma certa folga, agora o outro capacitor que esta do lado tem que ser 16 Volts mesmo por que ele vai receber 9 Volts ( entre o 9 Vcc e o terra ), agora felizmente o circuito funciona sem a presença deste último capacitor.

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


Os capacitores cerâmicos no caso de 220pF (pico Farads) eles podem vir marcados como 220 sim !

é isso q me emputece nesse codigos malucos heheheh tb ja achei que 220 era 22pf pq era 10 elevado a 0 (que é um).

tem 221 e 220 e é a mesma coisa.

Agora os codigos de alguns poliesters é impossivel decifrar.

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


Bah, comprei as peça pro gt-2 tudo certa
montei e naum deu nada, nem sinal, eu ligo e ele naum funciona
As chaves taum tudo ligada certa, eu naum sei o q houve.
E o fio do negativo dos plug caiu, e ai saiu o som da guita, mas quando eu coloco de volta fica tudo mudo.
Alguem ajuda ae.

vlw

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


montei e naum deu nada, nem sinal, eu ligo e ele naum funciona
Meus pêsames

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


Olha essa foto
http://www.pisotones.com/GT2/imgs/Placa-Componentes.jpg

Os meus CI's saum TL072CP e se tu for olha a minha placa e essa da foto vc pode ver q a bolinha do pino 1 do meu eh invertido em relação a essas.

Tem alguma diverença entre os CI q pode muda a posição da bolinha?

tad4heads25
Veterano
# jun/05
· votar


_FCP_
tem q seguir a posição da bolinha, senão não funciona mesmo....

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


ta mas eh o segundo lote de ci q eu compro e eles vieram com o mesmo problema

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


_FCP_
Esse rebaixo, no lado esquerdo quando se lê o ci, indica o pino 1...

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


Cara, eu descobri o problema
Eu tenho q espelha o layout antes de manda pra gravica q ai vai fica o pino 1 no lugar certo

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


_FCP_
AAAAAAAAAAAAAAA BBBBBBBBBBOOOOOOOOOOOMMMMMMMMM!!!!!!!!!

AGORA VAI!!!!
Quero ver (e ouvir) funcionar!

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


Cara tu vai ver e principalmente ouvir funcionar

Eu so tenho q arruma um bom cubo emprestado
Guitarrista pra toca com ele eu ja tenho q por sinal eh muito bom o cara

quando eu grava eu posto ae
Tu sabe onde eu posso hospeda mp3?

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


baruch_kata

Da uma mao ae
O meu pedal ta todo certo agora, mas ta com um piiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Ele ateh sai som com distorção, mas tem esse piiiiiiii desgraçado sempre
Alguem ajuda ae.
Transistor: BC549
CI's: 4 - TL072
Usei o 6K8 tambeim

Vlw

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


Alguem sabe o q eh esse apito?

Tiruk
Veterano
# jun/05
· votar


_FCP_
o meu tb teve isso

eu tenho quase certeza que eh trilhas em curto, pq o meu tb deu isso

:(

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


E o q tu fez?
Fez otro?

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


Alguem tem mais alguma experiencia?

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


_FCP_
Minha experiência é com HUUUUUMMMM não com fíííiiiiiiiiiiii...

_FCP_
Veterano
# jun/05
· votar


intaum eu tevo te juntado alguma trilha
eu tava com um estanho vencido aqui, meio ruim de trabalha
huaehauehauheuaheuahe

mas vlw intaum, acho q vo tem q faze otro

SuperGeo
Veterano
# jun/05
· votar


Tiruk
eu tenho quase certeza que eh trilhas em curto, pq o meu tb deu isso
não não, mesmo sem trilhas em curto pode ocorrer o apito


o ideal é usar cabos blindados e deixar o sinal da saida o mais longe possivel do sinal da entrada

o apito se chama oscilação.

você está testando o circuito fora da caixa né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Terminei o GT-2 mas tô com prolblemas