CAIXAS PARA PEDAIS ARTESANAIS - COMO FAZÊ-LAS?

Autor Mensagem
grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335


A idéia deste tópico é buscar alternativas para a construção de caixas para os pedais D.I.Y. Sei que existem possiblilidades menor ortodoxas (caixas de sardinhas, potes de margarina, latas de leite ninho) mas gostaria que a gente discutisse sobre algo que fosse possível levar ao palco e comercialmente viável, pois já tenho algumas encomendas de amigos e guitarristas da região, mas não me atraquei na função ainda, justamente porque falta a dita da caixa.

Há pouco tempo tenho entrado nessa onda do D.I.Y, já que tava sobrando um tempo ocioso e ver novela não é uma opção que faz minha cabeça. Montei alguns TS-808, Gt-2, MXR e estou c/ o layout pronto de delays, compressores e noise gate. Ainda faltam encontrar alguns componentes, por isso não fiz as placas de circuito.

Mas o que me encasqueta a moleira são as caixas... Tenho acesso fácil a quilos e quilos de alumínio e gostaria de saber se alguém faz ou sabe como são feito os moldes e as caixas...

Ou então se compensaria fazê-las em chapas galvanizadas estampadas, sei lá...

Se der tudo der certo, prometo fazer um passo-a-passo de responsa, com fotos e tudo mais.

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
cara kuando nao eh caixa.. eh dpdt.. pra uns e pra outros eh problema isso.. são as coisas ki mais incomodam pelo menos pra mim aqui no brasil morar no interior ainda e tentar fazer algo assim.. o problema das dpdts eu consegui resolver sem gastar muito.. mas sem usar akela fumbreca de plastico a normal.. fiz uma troca ai e consegui umas com um cara.. as caixas eu dei um geito de resolver fazendo com folhas de aluminio de mais ou menos 2..3mm de espessura... essa ki eu uso eh "duro" nao amaçando facil.. dificil de cortar e dobrar mas com pratica a gente da um geito.. dai eu faço um molde no papel com as marcaçoes.. corto.. furo e soh depois eu dobro.. o problema eh ki se for grande vai precisar de um pouco de parafusos.. epra manutençao isso eh um saco.. mas se for pekena nao precisa de muitos.. o problema pra mim aki tbm eh fazer as pcbs.. ateh oji eu nao consegui fazer uma de kualidade.. dai tenho recorrido a gente ki faz pra mim.. mas isso eh meio $$ caro..
na ora de dobrar cara.. eu coloco ela numa bancada.. e com um pedaço de madeira reta eu coloco ela contra a bancada fazendo um sanduiche e prendendo com grifos.. (eh hiper caseiro).. dai alinho certinho na marcaçao.. e preciono com as duas maos dobrando.. rapido.. tem ki apertar bem os grifos pra nada desandar.. depois vc termina de dobrar ou acerta apoiando a parte dobrada em alguma lugar.. dai jah fica mais facil dobrar.. o problema eh ki algumas dobras assim ficam arredondadas nas bordas kuando deveriam ficar kuadradas.. mas como eu to poco me fudendo pra buniteza e como ficou funcional sem interferencia seker.. eu fico minhas latinhas mesmo..

o pedal que to fazendo agora..
http://img123.exs.cx/img123/225/dreadmaster33ya.jpg
http://img218.exs.cx/img218/1837/dreadmaster21lp.jpg
http://img218.exs.cx/img218/9075/dreadmaster48lo.jpg

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Dependendo da quantidade de pedais que for fazer pode-se recorrer a uma estamparia, que fará uma matriz. O preço é bem salgado, mas quando se estampa milhares de peças sai bem barato.
Se o número for menor, acho que o ideal seria corte laser. Mas é necessário que vc tenha um excelente conhecimento de mecânica.
Acredito que se eu sozinho tivesse que pegar e fazer tudo, sairia comercialmente inviável, mas penso o seguinte: se juntarmos um bom pessoal do forum realmente interessado em comercializar isso, podiamos nos juntar e criar uma pequena fábrica de pedais...
O que vc acha?

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
recorrer a uma estamparia, que fará uma matriz

A minha idéia é a seguinte: Se eu mandasse fazer uma matriz, com os cortes, os "chanfros" para as dobras e a marcação de furos, será que não conseguiria "estampar" chapas galvanizadas em casa? Com um equipamento tipo uma prensa de parafuso, sei lá?

Porque uma matriz dessa não deve custar mais do que 100, 200 reais. E a prensa eu mesmo fabrico, devo gastar uns 50, 100 reais...

Quanto a utiliza alumínio, acho muito caro. É mais viável utilizar chapas de metal mais baratas e depois blindar o interior com folhas de alumínio ou tinta condutiva...

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


kelson
mas como eu to poco me fudendo pra buniteza e como ficou funcional sem interferencia seker.. eu fico minhas latinhas mesmo..

Legal suas caixinhas. Também pensei nisso e, francamente, pra mim o acabamento delas está ok. O problema é que pra fazer isso dá um trabalho do c******* ....

Porquê vc usa o alumínio? Não sai muito caro?

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Pensei em fazer uma caixa com esse gabarito

http://img.photobucket.com/albums/v709/grooveblues/pedal.jpg

tá meio tosco, mas é só pra ter uma idéia...

baruch_kata
Veterano
# abr/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


grooveblues335
As chapas de metal mais baratas já são um bom aterramento...
Esse tipo de prensa, o balancim, só consegue fazer uma dobra de cada vez em chapas finas, acredito que vc nunca tenha utilizado uma destas. Mesmo as pequenas hidráulicas de mecânico sao incapazes de fazer o serviço. Se for o caso, tenho um amigo que está com uma destas parada na casa dele, ele deixaria eu estampar.
O problema é que uma matriz (de corte e dobra) custa realmente muito caro(5000 a 10000), não valendo a pena mesmo para fazer 200 ou 300 pedais...
O alumínio também acho inviável, a menos que não for dado o acabamento.
Eu pretendo fazer algo tipo fundição, mas sozinho não terei demanda de pedais suficiente... Mas podiamos juntar esforços...

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


Mas não estou pensando em utilizar a prensa para dobrar. Estou pensando em utilizá-la para cortar as chapas e "vincar" as dobras (a partir de uma matriz) que posteriormente seriam feitas manualmente, com bastante facilidade...

Pensei nisso pq trabalhei há tempos com cartonagem e tinha uma cara que fazia as "facas" para as caixinhas de papelão. Seria uma "matriz" com os desenhos de corte e dobra. Ficaria mais ou menos assim:

prensa
______[]_______

matriz
_______________
| ------------ |

chapa
_______________

base
============

Sacou?



Eu pretendo fazer algo tipo fundição

Como vc pretende fazer isso?

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Sim, para caixinhas de papelão essas prensas mandam bem, mas para metal o bom é a grande e velha serra de fita, uma máquina que é perfeita para fazer esse tipo de serviço, aí uma prensa menor pode ser usada para dobrar e ficar jóia, já fiz uma pá de lixo nesse método, é bom.

Talvez com molde de areia... tenho uma outra idéia, mas prefiro não divulgar na internet, vc é de são paulo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Mandei fazer algumas para pedais que fiz em uma estamparia de metal, pois eles tem prensas de corte e máquinas de dobra muito eficientes, e o carinha fez para mim por um precinho bem em conta R$10 uma três (chapa de ferro com 1,5mm de espessura). Tire as medidas antes, desenhe, peça para cortar as peças e faça os furos necessários antes de dobrar (essa é a parte mais demorada). A parte superior é um ] deitado com uma perninha menor que a outra (para o pedal ficar inclinado - opção minha), depois é a base (obviamente retangular). As laterais confeccionei em madeira (pinho comum, de caixa de frutas), que foram aparafusadas nas partes metálicas. As partes metálicas foram lixadas com lixa d'agua fina (180 e 400) e pintadas com spray Colorgin preto fôsco, as madeirinhas das laterais foram lixadas e envernizadas.
That's is it!
Abç

kelson
Veterano
# abr/05 · Editado por: kelson
· votar


grooveblues335
cara.. oheaeho eu tinha a folha aki em casa.. eu não sei bem se é um material tipo aluminio.. se eh latao com uma pintura.. ou estanho.. mas a primeira vista eh um aluminio.. eu já vi folhas assim mas como matriz de jornal sabe? e era um pouco mais grossa.. eu tinha uma mas perdi ela.. o primeiro pedal deu um putaaaaa trabalho.. mas dai eu peguei a manha cara corto ela rapidinho.. marco e furo facil.. dobrar soh ki tem ki ter atençao.. o foda tbm.. eh pq eu uso madeira e a madeira eh "fofa" por isso ki costuma ficar arredondado os cantos..

só falta o efeito funcionar oaEHaehoaeho pq eu to lutano aki e nada nesse coco ;\ funciona mas tah orrivel..

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


kelson
só falta o efeito funcionar

Qual efeito?

ire as medidas antes, desenhe, peça para cortar as peças e faça os furos necessários antes de dobrar (essa é a parte mais demorada). A parte superior é um ] deitado com uma perninha menor que a outra (para o pedal ficar inclinado - opção minha), depois é a base (obviamente retangular)

Legal. Estou pensando em fazer dois " us" tipo |___| |¨¨¨¨¨|, parecido com os footswitches que vem nos cubos da warmmusic. Estou pensando em ir numa funilaria pra ver se dá jeito. Tenho zilhões de chapas de offset em casa, mas elas são bastante finas e não servem pra isso : ^(.

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
As laterais confeccionei em madeira (pinho comum, de caixa de frutas), que foram aparafusadas nas partes metálicas. As partes metálicas foram lixadas com lixa d'agua fina (180 e 400) e pintadas com spray Colorgin preto fôsco, as madeirinhas das laterais foram lixadas e envernizadas

hehehe... tem uns pedais da carl martin (se não me engano) que são feitos assim... Como vc fez o acesso à bateria?

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Talvez com molde de areia... tenho uma outra idéia, mas prefiro não divulgar na internet

...escondendo o jogo, hein?

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
to fazendo o dread master da gear.da.ru uma adaptaçao do shredmaster com uns mods.. a placa ki tah lah tah errada.. dai eu com o macaco corrigimo um monte de coisa.. com o cara ki fez o eskema tbm.. o porem.. eh ki deu pra dar um zumbido tipo ummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm o apito do gt-2 soh ki grave.. e varia o tom kuando vc gira os pots de contour.. bass e treble.. e eu nao to sabendo como corrigir isso.. ou melhor oq tah dando isso ;\
eh esse mesmo da foto ai.. ele tah todo desmontando atraz de mim aki.. e eu nao sabendo oq ser.. e olha ki eu conferi tUDO! mas tah foda..

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


kelson
shredmaster com uns mods.. a placa ki tah lah tah errada.. dai eu com o macaco corrigimo um monte de coisa

DIY tem dessas coisas!

Já experimentou trocar o CI? Vcs não usaram capacitores polarizados onde seriam NP (ou vice-versa) e já mediram as tensões em vários pontos do circuito?

Talvez ainda possam haver erros no projeto :^(

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


escondendo o jogo
minha intenção é que o pedal não fique quadrado, totalmente reto...

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


baruch_kata
minha intenção é que o pedal não fique quadrado, totalmente reto...

Daí só com um molde, mesmo....

Mas vou tentar fazer com chapas de aço....

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Com chapas é possível também, é uma técnica bem antiga, antigamente as coisas tinham formas, mas é muito difícil, tem que ter um desenho perfeito. Ví algo do gênero num manual do projetista.

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
todos os caps são nao polarizados.. o unico eltrolitico eh o do divisor (vref).. trokei o CI e nao eh problema dele..
essa de medir tensao no meio do circuito eu nao sei nao..
o cara do projeto falou ki funciona.. ohaehoae mas ateh agora nao me respondeu.. eu vou xecar novamente se o cara fez a placa certa.. pq tinha alguns erros evidentes.. vou ver os ki tao escondidos..
mas to meio deixando de lado e kuando bate uma luz a gente pega denovo e olha..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Esse é o ponto-fraco. Tem de desaparafusar mesmo. Mas como sempre instá-lo entrada para fonte 9v. Não tem problema.
Abç

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


Up

Gostei da idéia.

Metal Fuzz
Veterano
# abr/05
· votar


maggie
Gostei da idéia
Meio complicado... mas a ideia é boa msm!

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Pois é gurizada. Vou ver se faço uma matriz, deve custar uns R$ 150,00 ou 200 pila. A prensa eu vou adaptar 4 morsas, para experiência.

Se der certo, passo a dica adiante...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
R$150!!!!. com essa grana, aqui no RJ eu faço umas 20 caixas de pedal numa metalúrgica de São Gonçalo (Tribobó). Neste esquema que eu te falei.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


maggie
Thanks Maggie!
"instá-lo" Desculpem galera, escreví errado!
Abç

HeavyMetalMan
Veterano
# abr/05
· votar


cara, aki em sp tem um monte de fundição de aluminio, vc chega com sua peça eles fazem o molde na areia, e fica baratinho.. é só pesquizar, fica uma merreca....

é isso ae

Thyago Almeida
Veterano
# abr/05
· votar


Pow essa questao das caixas eh interessante. Eu montei o meu numa caixinha q eu comprei por 6 conto na eletronica. Fikou ate bonitinho. Agora eu vou colar uma borrachinha na parte inferior pra n escorregar. Sera q dah mt rolo esse negocio de caixinha vagabunda? Até q o ruído dele eh baixo, mas eu poderia diminiuir esse ruído com uma caixa melhor?

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


Mauricio Luiz Bertola
R$150!!!!. com essa grana, aqui no RJ eu faço umas 20 caixas de pedal numa metalúrgica de São Gonçalo (Tribobó). Neste esquema que eu te falei.

Podia mandar fazer uma 30 caixinhas e daí a gente racha, que tal? Posso te mandar a grana adiantado, coisa e talz...

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
hohoaeoh vou kerer tbm ein? =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a CAIXAS PARA PEDAIS ARTESANAIS - COMO FAZÊ-LAS?