CAIXAS PARA PEDAIS ARTESANAIS - COMO FAZÊ-LAS?

Autor Mensagem
tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


Gabriel Simões
7 reais ta um preço bom.....mas cara, em todo caso, caixinha de plastico não é um má opção, ao contrario do que dizem.....

Eu to desde novembro do ano passado fazendo testes e mais testes e vindo aqui no forum perguntar e ninguem responde as coisas que pergunto.

Só dizem coisas do tipo "quer um pedal de qualidade utilize caixa de metal" mais só pq sempre foi feito assim....

Por enquanto só tenho conhecimento empirico sobre o assunto, construi dois pedais, em caixa de aluminio, passei eles pra de plastico forrada com papel laminado, e continua MESMA COISA.....e ficou melhor pra montar e mais bonito.

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Plastico normalmente tem menos resistência ....
Plastico Não consegue isolar de interferências ...
Acho que é isso ....
hehehe abraço

ps: fiz um post sobre os cis da texas ... alguem pode me ajudar com isso lá ??? grato!

kelson
Veterano
# mai/05
· votar


Gabriel Simões
ele tbm fez um post sobre as caixas de plastico na kual ele isolas ela.. eh isso ki ele tah tentando dizer.. às vezes pode ser uma boa.. como às vezes nao..

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


kelson
Isso, eu acho totalmente uma boa, o unico ponto ruim é colar o papel aluminio, por isso to loko atras de tinta condutiva. Quanto a resistencia, a unica diferença é q se vc tacar o pedal na testa de alguem, ele não machuca tanto, pq pra quebrar um caixinha dakela tem q pisar com muita força (e pressão).


Gabriel Simões
Plastico Não consegue isolar de interferências ...

isso.....e no caso do aluminio, vc tem q pintar com um pintura eletrostatica, senão toda hora q vc relar na carcaça vai fazer um poft...se vc kisser eu posso te explicar pq isso acontece....e o pq isso não acontece na caixa de plastico.

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Essa do aluminio eu nunca soube .... explica isso ae ...

kelson
Veterano
# mai/05
· votar


tad4heads25
aehoehoaehe isso eh verdade... a dor talvez seja menor!! O.o
AEHOEAHOEAO
cara o problema da tinta condutiva.. eh ki jah vih pra vender soh umas seringuinhas assim ki nao dao nem pra molhar a unha.. e era muito caro.. hoeaeho

Gabriel Simões
sin.. e eh sobre isso ki ele fala no topico dele..

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Essa do barulho do aluminio... eu nunca soube ...

As caixas de plastico podem ser uma saida barata ... porém pensando em acabamento, resistencia e possibilidades como compartimento da bateria ... melhor fazer em madeira, não ???

Alguem pode me explicar essa ae da caixa de aluminio ???
Gabriel

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


eh ki jah vih pra vender soh umas seringuinhas assim ki nao dao nem pra molhar a unha.. e era muito caro.. hoeaeho
kelson

Só achei dessas tb, parece um corretivo escolar e serve pra consertar falhas nas plas de circuito impresso.

Gabriel Simões
Vai ficar meio grandinho, mais vou tentar resumir como funciona a blindagem e pq faz "poft" quando vc relar na carcaça.

BLINDAGEM:
Essa lance de interferencia e blindagem funciona assim: Sabe quando a gente estuda campo elétrico no colegial, e tem aqueles desenho de campos de força???

Tipo a figura desse link:
[url]http://educar.sc.usp.br/licenciatura/1999/figura8.gif[url\]

Repare que todas as linhas de força saem radialmente do ponto inicial. Certo??? Agora faça dois circulo em volta desse ponto, um circulo grande e um circulo pequeno. Repare que sempre vai ter o mesmo numero de linhas cortando esses circulo, não importa o tamanho do circulo que vc faz. Vai variar só a quantidade de linha por espaço, mais a quantidade total de linhas atravessando o circulo é sempre a mesma.

Agora imagine que se circulo menor (circulo interior) é o circuito do pedal, e o circulo maior é a carcaça do pedal. O numero de linhas que saem do circuito, é igual o numero de linhas que atravessa a carcaça. Então a carcaça sendo um condutor, a carga positiva do circuito vai induzir um carga negativa na carcaça de mesmo valor (lei de coulomb).

Existe uma lei da fisica (não é teoria, é lei, toda teoria do eletromagnetismo decorre disso) que é a lei de gauss, que diz que a quantidade de linhas que atravessa uma superficie fechada qualquer, é igual quantidade de carga envolvida por essa superficie qualquer (pode ser uma superficie imaginaria). É nessa lei que foi baseado tudo o que eu disse sobre linhas de força antes.

Então agora é só usar a imaginação e tentar visualizar um circulo bem maior que os dois anteriores, um circulo imaginario que envolve o circuito do pedal, e a carcaça......segundo a lei de gauss, qual seria o numero de linhas que atravessaria essa superficie imaginaria??? Seria igual o numero de carga evolvida por ela....como ela envolve um quantidade negativa (a carga da carcaça) e uma positiva de mesmo modulo (a carga do circuito), essas quantidades se cancelam, e a carga envolvida pela superficie imaginaria é zero. Então não tem fluxo de campo eletrico em volta do pedal, e ele está BLINDADO.

É assim que funciona o cabo blindado de guitarra também. Se vc levar em consideração que o cabo é aberto nas pontas, mais o diametro dessa abertura é muito menor que o tamanho do cabo, vc pode considerar o cabo como um superficie fechada.

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


PORQUE FAZ POFT QUANDO RELA NA CARCAÇA:

Porque as cargas eletricas em qualquer condutor se encontram na superficie do condutor. Mais uma vez a lei de gauss explica o porque isso acontece (como diz meu prof, "Gauss é O CARA" hehehe). Vamos imaginar a carcaça do pedal como condutor pra ficar mais fácil (e mais legal pra visualizar, pq esse assunto é muito chato hehe). Um condutor é um condutor pq seus eletrons são facéis de se deslocar. Então o que acontece se vc colocar um carca diferente dentro de um condutor? Os eletrons vão se rearranjar de um forma que se anule o campo eletrico interior ao condutor. Se vc colocar um carga dentro da superficie da carcaça (preste atenção, que é dentro da superficie da carcaça e não no interior dela, se a carcaça tiver 1mm de expessura, vc ta colocando uma carga dentro desse 1mm, coisa muito pequena mesmo) vai acontecer isso. Um bom condutor quando vc coloca uma carga dentro dele, esse rearranjo de eletrons é muito rapido, vc nem percebe, é coisa de 10 elevado a menos 12 segundos.

Levando em consideração a mesma superficie imaginaria que a gente imaginou por fora do pedal, imagine ela dentro do condutor (aquele mesmo, se a chapa tem 1mm, imagine essa superficie dentro de um milimetro. Essa superficie imaginaria pode ta muito proxima da superficie do condutor, mas TEM que estar dentro do condutor.....como eu disse antes, quando vc coloca uma carga dentro do condutor os eletrons se rearranjam muito rapido e anula esse campo, então pela lei de gauss mais uma vez, vc sabe q o numero de linha de forças que atravessam essa superficie imaginaria é zero (não tem campo eletrico dentro do condutor)....mas todo mundo sabe que um condutor gera um campo eletrico, então onde estão as cargas que geram esse campo?? Fora da superficie imaginaria. Se a superficie esta dentro do condutor, as cargas só podem estar FORA DO CONDUTOR.

Eu já fiz essa experiência do condutor em laboratorio, e em quase todos os livros têm sobre isso. Só que esse condutor está ISOLADO. Nunca li a respeito do que acontece se esse condutor não estiver isolado, mais pelo que eu vi em casa (por isso disse que essa parte de pedal em si só tenho conhecimento empirico), o que acontece se a carcaça não tiver isolada (seja por pintura, ou por um plástico do lado de fora, qualquer material desde q seja isolante) é que essas cargas que estão na superficie, vão desgarregar pra terra quando vc relar nela.....e vai gerar uma corrente.

Por isso quando vc relar na carcaça o ruido vai diminuir e vc vai escutar um POFT, até acho que um aterramento bom (aliás ótimo) pode resolver isso, porque seria como se vc ficasse relando na carcaça o tempo todo, e ficaria silencioso.

MAS até hoje naum consegui um terra tão bom, e sempre que pergunto no forum, ninguem responde hehehehe.

Eu sei que ficou grande, só espero que não tenho ficado chato.....eheheh

E continuo eu correndo atras de blindagem e terra perfeito, e cada vez mais eu acho que essa de hand made silencioso é papo furado (pelo menos pros pedais de alto ganho).

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Hummm entendi o que você ta falando ....

porém uma pintura simples, ou uma aplicação de verniz isolaria o metal do contato (com a pele por exemplo) .... e ai não ouviriamos o poft, certo ? =)

tad4heads25
Veterano
# mai/05
· votar


Gabriel Simões
Acho que sim.... escuto muito falar em "pintura eletrostatica" mais sempre achei q todas as pintura fossem assim.......

O verniz q eu tenho aqui eu já vi q isola sim....de qualquer forma se a tinta não isolar o verniz isola.

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Qualquer material que crie uma película não condutiva em teoria vai fazer isso ...
tinta, verniz, silicone, laca, esmalte ...

Amanha vou comprar meu kit .... vamo ver no q vai dar ....

Abraço a todos

Renato gomes
Veterano
# mai/05
· votar


marioyee
cara, onde vc mora?
achei bem interessante essa sua caixa de alumínio.
vc só chegou lá e mandou fazer? levou molde, ou alguma coisa?
valeu!

wcampagner
Veterano
# mai/05
· votar


marioyee
Você tem o contato dessa fundição onde vc mandou fazer as caixinhas?
Gostei muito de como elas ficaram.

até mais,
Wagner.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Gabriel Simões
Como pode ser lido na 1ª página do tópico eu usei madeira e ferro, e ficou muito bom.
Abç

marioyee
Veterano
# mai/05
· votar


:::::::::::::Galera::::::::::::::
Pra fazer a caixa é muito simples mesmo, basta levar o molde exatamente como vc quer sempre levando em consideraçao que a peça final irá encolher +/- 1,5mm nas 3 dimensoes. Fazer o MOLDE - Talvez essa seja parte mais dificil se nao quiser pagar ninguem pra fazer. Se tiver afim do desafio use materiais do tipo acrilico, madeira com a parede que achar ideal. Na minha caixa as paredes ficaram com +/- 1,5mm de espessura.Agora, se vc tiver afim de testar suas habilidades de artista plastico...hehehe... faça de gesso esculpindo a forma que te interessa mais (tou fazendo um clone fuzz face tipo disco do hendrix...). Enfim, o molde da minha caixa fiz de acrilico e levei direto na fundiçao. Fiquem tranquilo, pois toda cidade tem uma fundicao daquelas panelas de aluminio com cabo de madeira, mas tem que procurar. Olha, dependendo da habilidade do cara que vai executar o serviço, pode ficar bem melhor do que a minha. E tem mais uma coisa, sejam chatos, exigentes qto à qualidade das caixas, pelo menos externamente, afinal elas nao podem sair empenadas.
::::::::::::::::::::::::::::
Bem colegas, até que eu poderia mandar pra vcs algumas caixas, mas como nao ganho a vida com isso meu tempo é bem curto mesmo (vida de professor...hehehe), faço as coisas qdo sobra algum, sabe como é, coisa de hobby mesmo.Entao nao me levem a mal e vou ajudando na medida do possivel. E falando em hobby, sei que nao tem nada a ver com o forum e muito menos com o topico, mas alguem nao sabe quem tem um Dodge Charger ou Dart pra mim nao?Hehehe...
Antecipo escusas ao moderador....

Queijadinha
Veterano
# jan/10
· votar


Não sei se pode te ajudar,mais tem um fornecedor de caixas plásticas de diversos tamanhos e formas.
Entra no site www.patola.com.br e veja o q acha.

Hero Guitarrist
Veterano
# jan/10
· votar


Queijadinha
FAIL!

Dá um ligue na data do post. Essas horas o cara já é dono da BOSS.

stefanov
Veterano
# jan/10
· votar


SIOHAIUAHIOUASHEIUEHAOIEUHAEIASHEOIUHEAIEASHEASUI

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a CAIXAS PARA PEDAIS ARTESANAIS - COMO FAZÊ-LAS?