Transistor J201

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# set/09
· votar


MMonra
A diferença deve ser pequena. O principal aí é o FET.

Mas FETs são sempre um caso trabalhoso, já que mesmo modelos da mesma série podem ter características beem diferentes, problema que é amenizado nos BJTs (como os 2n5088, bc548/549 etc...)

Porém, pode montar que provavelmente vai funcionar. Se você não tivesse nem o MPF102, podia usar o BF245 (só não lembro se é o A, B ou C... )

MaicolBrevia
Veterano
# set/09
· votar


Mas e o que na verdade seria transistor FET, MOSFET, J-FET ou melhor, quais são os tipos de transistores existentes?

E a difereça de transistores Canal N, Canal P e etc.?


Aproveitando o tópico. :-]


Alguem?

thanatos
Veterano
# set/09
· votar


MaicolBrevia
Qdo estudei isso, vi transistores bipolares, e agora to vendo CMOS, que na verdade é uma tecnologia baseada em FET. Mas deve ter mais tipos de transistores.
O tipo de canal indica qual o tipo de portadores que vai formar o canal. Canal no caso é uma região condutora que surge no silício quando vc aplica uma tensão no gate (porta) do FET. Se for canal P, provavelmente essa tensão no gate é negativa. Se for canal N, o gate fica em tensão positiva.

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


MaicolBrevia
Vamos lá:
Os dois tipos principais de transistores são:

BJT - Bipolar Junction Transistor, ou Transistor Bipolar de Junção.

FET - Field Effect Transistor, ou Transistor de Efeito de Campo.

Canal N ou Canal P, basicamente indica a "polaridade" do transistor.

Canal no caso é uma região condutora que surge no silício quando vc aplica uma tensão no gate (porta) do FET
No caso dos JFET, esse canal já existe, e a amplificação feita aplicando uma tensão negativa no gate, controlando assim a abertura e fechamento do canal.

MaicolBrevia
Veterano
# set/09
· votar


P: Positive
N: Negative
heheheh

Poxa, vlw mesmo, era tão simples.

É que estou comprando componentes para fazer o mini fuzz do bertola e colocar o millenium bypass, por isso me surgiu essa duvida dos transistores.


thanatos
DotCom

Muito obrigado!!

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


MaicolBrevia
Disponha.

O lance de N e P é um pouco mais complexo do que negativo e positivo, até porque normalmente é o P que é alimentado com tensão negativa... Mas enfim, um é o complementar do outro.

eberdugo
Veterano
# ago/10
· votar


estou há alguns dias quebrando a cabeça com um similares do J201, e tenho somente uma resposta: não existe.

você pode tentar o 2N5457, BF249 (A, B ou C), MPF102, ou qualquer outro... o circuito não vai se comportar da mesma maneira.

no meu caso, estou fazendo um pedal BSIAB2. Nele, temos 5 FETs. O esquema fala que é pra usar pelo menos 2 x J201.

Como não tenho eles, tentei todas as combinações de similares sem o mesmo efeito. Ao invés de uma distorção pesada, consigo no máximo um overdrive.

O ganho do J201 é muito alto, tem gente até que não gosta, ou elimina alguns do circuito e coloca algum similar de menos ganho.

Mas enfim... Vou ver se compro o bendito.

Até mais.

Ramsay
Veterano
# ago/10 · Editado por: Ramsay
· votar


eberdugo

No link abaixo, você encontra fácilmente e é baratinho!!
E nem o frete é problema, porque eles mandam por carta registrada (R$7,00).
Então, aproveita e compra logo 1 dúzia!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148561353-transistor-j201-pedal -guitarra-distoco-_JM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transistor J201