COmo soldar?

    Autor Mensagem
    Martinez
    Veterano
    # mar/05


    GEten tipo.. eu sei usar a solda e tal.. oq eu nao sei eh qual posicao tenho q por os componentes no circuito e tal... ponho o componente em CIMA do circuito ou do lado de traz da placa? passa a "perninha" pelo buraco da ilha e solda ela em cima do circuito? como eh??? ajuda plz

    valew

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Martinez
    atras poe e solda nas "linhas" de cobre

    Martinez
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    certo valew : ))))) as "perninhas" passam por dentro dos buraquinhos neh?

    e como voceis fazem pra solda fica bem pequena?

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Martinez
    pratica :)

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    depois q vc fizer um pedal jah vai fica boa sua solda :)

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu faço de um jeito diferente.
    Nao fiz pedais mas ja soldei uns fios soltos neles hehe..

    nao sei como é o ferro de solda comum mas o meu tem a ponta como um prego. ai viro a ponta quente pra cima e o metal de solda eu vou colocando em cima da ponta, e ali em cima vai formando uma bolinha com o ferro derretido, mas fica "preso", nao cai do ferro, dai faco uma bolinha pequena e soldo...

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GuitarHouse
    Uau! Read the book: GuitarHouse welding techniques :)

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog
    HIIEOHIOEoihEIEhoiohieOHIehioEHIOeEOI

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GuitarHouse
    uia, ferro de solda de gringo

    Semyto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GuitarHouse
    Puxa o cara é equilibrista !!!

    Martinez
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    hahuia blz xD ultima duvida... os trasistores capacitores resistores e tal podem ficar icostando na placa? ou tem q ter uma distancia? pq ta dificil de soldar dechando uma distancia entre os componentes e a placa :/ posso dexa eles incostados na placa?

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    claro

    Semyto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Martinez
    Os Meus eu soldo em pé mesmo se eu errar a posição de algum componente fica mais facil pra concertar depois, mas é claro vai depender do tipo de caixa que tu vai acomodar o circuito.

    Martinez
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GEnte.... tem como eu limpar a solda??/

    tipo.. to la soldando dai sem quere liguei 2 ilhas.. como q eu faco pra limpa isso?? e sempre q eu to la soldando o estanho gruda na "perninha" e nunca no cobre.. como q eu faco pra solda escorrer e grudar na placa e na "perninha" ?

    tipo.. qdo o circuito eh MTO piqueno como q eu faco pra conseguir fazer bolinhas menores de solda? pow.. nao consigo fazer as pequenas sairem do ferro ehuaeuheauhe da uma ajudinha ai

    Semyto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Martinez
    1º Compra um Sugador
    2º Não faça Bolinhas de estanho pra soldar, Simplesmente encoste o ferro de solda na perninha e coloque o estanho vc vai ver com fica mais facil de soldar

    SuperGeo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Semyto
    bem nessa

    eu ia alertar pra nao faze bolinhas, tem que espalhar na ilha da placa e ficar tipo um vulcaozinho =]

    bom eh estanhar a ponta do ferro e limpar ela, ela fica bem brilhante, ai encosta o ferro ao mesmo tempo no cobre e na perna do componente, ele vai esquentar os dois e quando vc colocar a solda ela vai se espalhar sobre o componente e a trilha.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Semyto
    mas mesmo qnd viro pra baixo, a bolinha nao caiela ta esfriando e esquentando ao mesmo tempo, ai meio que gruda

    Martinez
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    uhmm.. certo xD tipo... incosta o ferro na perninha e espera a perninha esuqenta e poe o estanho na perninha? assim daria certo?

    gustavoceolin
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Moderador
    · votar


    ***proibido anunciar****

    Un Perro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Martinez
    daria, mais vc tem que tomar cuidado com os componentes sensiveis a calor, como os diodos. Se vc demorar muito com ele na perninha ele queima =].

    Compra um negosso chamado "Pasta pra soldar". Cara vc num tem noção de como me ajudou.. Vc passa um poco na ilha, e mete o componente, ai vc que sabe se faz bolinha ou nao. Mais eu faço bolinha, e quando cair na placa vai grudar, ai vc puxa a bolinha ai vai formar um vucalzinho certim na placa. parecendo coisa proficional memso =]

    A maioria das soldas ja vem com essa resina involta, soh que se vc fizer a bolinha, ela vai tipo "Evaporar" ai vai ser dificil soldar a ilha. Ai por isso vc tem que encostar a solda la, e o ferro, ai a resina vai eliquidar, cair sobre o lugar e depois cai a solda, ai vai grudar hehe..

    Bom isso foi soh esperiencias minhas, talvez tenha metodos melhores mais sei la, eu faço assim.

    Martinez
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    valew gente... to soldando bem ja... o unico problema eh q eu nao consigo acha os malditos dpdt pra compra :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a COmo soldar?