Plug 10 Cachimbo, como soldar corretamente?

    Autor Mensagem
    assenheimer
    Veterano
    # mai/10


    Bom dia!

    Pesquisei no fórum à respeito deste assunto, e a única coisa que descobri é que aqui no fórum é que muita gente fuma cachimbo.

    Bom, o plug é este aqui:
    Plug Cachimbo P10

    Primeiro, estes plugs são bons? Aqui na minha cidade não acho mais nada decente. E acabo usando o plug P10 normal da Santo Angelo. Mas estão ocupando muito espaço no meu pedalboard.

    Segundo e mais principal: Já tentei soldar estes plugues no passado e não obtive muito sucesso. E agora antes de começar novamente pergunto se alguém sabe a melhor maneira de soldar, já que o terra não tem local específico para solda no plugue.

    Brigadão!

    edalko
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Primeiro, estes plugs são bons?

    Esse da foto não é bom, justamente por não ter um pino específico para a malha, o risco de ter mal contato é grande.

    Para soldar a malha na própria carcaça do plugue utilize aquela pasta para soldar. Ajuda na fixação.

    Depois coloque um pedaço de borracha (pode ser do proprio cabo) ali onde vc vai aparafusar, para que o cabo fique BEM firme no plugue e não fique se mexendo.

    Plugle bom é Amphenol e Neutrix

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Primeiro, estes plugs são bons?
    Depende. Se for pra usar em cabos de ligação de pedais, e seus pedais ficarem imóveis o tempo todo (num case, por exemplo), pode usar sim.
    Senão, não é bom. Como o edalko falou, eles não têm um contato específico para soldar a malha. Tem que soldar na carcaça. Essa solda fica meio frágil, é facinha de quebrar e você ganhar um ruidão do nada.

    Já tentei soldar estes plugues no passado e não obtive muito sucesso. E agora antes de começar novamente pergunto se alguém sabe a melhor maneira de soldar, já que o terra não tem local específico para solda no plugue.
    O problema é que os ferros de 30w não conseguem esquentar a carcaça adequadamente... Usa as sugestões do edalko que sai tudo bem. Ou se você conseguir um ferro mais potente (60-70w), você pode tentar esquentar a carcaça o bastante pra fazer uma solda mais firme.

    De qualquer forma, eu só usaria esse plug em cabos que vão ficar ESTÁTICOS. Se for pra usar em cabo de guitarra, procuraria outros modelos.

    André Slash
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    assenheimer
    Cara, eu uso alguns desses, mas da maneira que o DotCom disse! Eles ficam PARADOS ali, nos meus pedais! E mesmo assim, passam por revisões quinzenais! XD
    O esquema, é procurar uns cabinhos de pedal da Santo Angelo cara! Eu comprei, e nao me arrependi nao! É meio caro, mas voce nao tem dor de cabeça!

    Mas caso voce quiser montar, recomendo que procure outro plug, esse é fragil demais!

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    edalko
    Plugle bom é Amphenol e Neutrix
    Pena que não acho aqui...

    André Slash
    O esquema, é procurar uns cabinhos de pedal da Santo Angelo cara!
    Aqui na minha cidade só acho uns de plástico injetado da santo angelo, mas são bem caros!

    Os cabos vão ficar estáticos mesmo. Vou seguir o conselho de vocês em relação à solda.

    Obrigado!

    marcioguita
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cuidado com o osmar!

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ontem tive uma idéia bizarra! rs...

    E se, pegar um plugue P10 normal, tirar a carcaça dele, soldar o cabo e dobrar a parte em que o cabo é soldado fazendo um cachimbo (L) na marra? Então revestir o plug com durepox, ficaria parecido com plástico injetado?

    Será que rola? Ficaria beeeem firme pelo menos.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    assenheimer
    Muita gambiarra, não acha não? esse plug cachimbo aguenta, só é não ficar mexendo ele.

    Mas sim, pode funcionar. Só não pode deixar fechar curto quando estiver dobrando os contatos.

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    Muita gambiarra, não acha não?

    Muita mesmo! rs.. Mas achei a idéia legal. Meu medo é fazer os cabos com o plug que disse e ele me deixar na mão. Não vou ficar mexendo neles, vão ficar no meu diy pedalboard.

    Vou fazer os dois e vamos ver o resultado, posto até algumas fotos.

    DotCom Nesses plugues cachimbo, se prender a malha direto nele, sem solda, só parafusando, será que dá mal contato?

    André Slash
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    assenheimer
    Cara, pode até ser que dê certo! Tenta ai, se der, me dá um toque que vou tentar fazer aqui!
    Só toma cuidado pra não forçar muito o cabo, senão acaba rompendo os fios, e aí dá merda.

    André Slash
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    assenheimer
    Muitos desses cabos vem com a malha pro lado de fora cara! Precario, mas vem!

    Keith Young
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cara... é o seguinte pra soldar esse tipo de plug recomendo algumas coisas:

    -gire o conector do codutor de forma q ele fique na diagonal nao reto... assim tens mais espaço para soldar a malha.
    -use um recurso mto util para "grudar" a solda... chamado fluxo de solda... custa barato é um liquido tipo alcool... pingue na carcaça.
    -estanhe a malha...e a carcaça...
    -aqueça bem a carcaça.

    edalko
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    assenheimer
    E se, pegar um plugue P10 normal, tirar a carcaça dele, soldar o cabo e dobrar a parte em que o cabo é soldado fazendo um cachimbo (L) na marra? Então revestir o plug com durepox, ficaria parecido com plástico injetado?

    Jezuis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pára de gambi cara.
    Cabo bom e de qualidade é essencial
    Pessoal paga uma grana em guitarra e amp, e ficam fazendo dedo para comprar um plug de 10 conto.

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    edalko
    Pessoal paga uma grana em guitarra e amp, e ficam fazendo dedo para comprar um plug de 10 conto.

    Pô tio, tem na net uns plugues da Santo Angelo que custam 16 reais, muito bons. Preciso de 10 plugues destes para montar o meu setup. Vai ficar 160 reais. Tem como fazer uma doação para mim? Ficaria muito agradecido.

    Ah, não gastei uma grana em guitarra e ampli. Se quiser doar um valvulado e uma fender que não esteja usando eu também ficaria feliz!!

    edalko, tio, ironias à parte, o fato é que: Não sou músico profissional, tenho muitos gastos em casa, escola da minha filha, parcela do carro e do ap e por aí vai...

    Estou procurando uma solução que fique bom, e não tão caro. É fácil falar "compre o melhor e mais caro". Se fosse assim ninguém iria comprar um fiat UNO, todos andariam de Ferrari!

    Agradeço a ajuda de todos, esta semana vou fazer alguns testes, com os materiais ao meu alcance financeiro!!

    Valeu!!!

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Só para constar: A idéia do durepox, seria para ter cabos com plugues bons, por um preço não tão caro!

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Nesses plugues cachimbo, se prender a malha direto nele, sem solda, só parafusando, será que dá mal contato?
    Dá.

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    Tio, caminhei bastante hoje na hora do almoço e achei estes cabos:
    http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=114961087_113.jpg&v=E

    A marca é sparflex, pareceu bem robusto.

    Alguém conhece esta marca? O preço é 30 reais com 3 cabos.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sparflex? Bons cabos. O Plug parece bem resistente, se realmente for, tá ótimo. Se por acaso o cabo der problema só é reutilizar os plugs em novos cabos.

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    Sparflex? Bons cabos.

    Beleza, acho q vou resolver agora meus problemas.

    Se bem que fiquei curioso em montar os plugues com durepox kkkk.

    Achei os plugues Sparflex muito bons, cheguei a abrir um na miuda rs...

    assenheimer
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom

    Comprei 2 cartelas com 3 cabos cada uma da Sparflex.

    Os cabos são bem resistentes e os plugues muito bons. É nacional e tem garantia de 1 ano. Não pude como ver a solda, pois está isolada.

    O som ficou muito bom mesmo!

    erdnaxela
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu faço assim. Pego uma lixa dou uma lixada onde vou soldar a malha limpo com alcool isopropilico , passo um preparo que eu fiz de breu dissolvido no alcool isopropilico na carcaça e no fio estanho o fio e a carcaça depois junto os dois, deixou uns 4 seg a solda fervendo e espero secar sem assoprar com a boca. Depois verifico se ficou bem firme e colo um pouco de silicone na parte do terra e pronto. Agora existem plugs melhores pra cabos que serão mexidos pra la e pra cá o tempo todo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Plug 10 Cachimbo, como soldar corretamente?