Ruido - indutor?

Autor Mensagem
oak
Veterano
# fev/05


eu tava pensando aqui no que botar no pedal pra fazer a filtragem dos harmonicos que vem da fonte, um indutor de baixa impedancia (< 1ohm) em serie com o circuito daria uma queda de tensao quase nula, sera que resolve?

oak
Veterano
# fev/05
· votar


impedancia que eu me refiro eh resistencia dc

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


voce quer filtrar os harmonicos de 60hz? não vai funcionar, estabilizando a fonte com uma margem de uns 30% abaixo da tensão medida, tipo 10v estabilizados o trafo deverá dar um pouco mais de 13v AC.
geralmente eu evito de usar CIs estabilizadores, em experiencias que ja fiz tive melhor resultado com zenners e transistor mesmo. A onda retificada não fica completamente retilinea se não estiver estabilizada certo? ao estabilizar ela é comprimida pra baixo ate arretar onde teoricamente não passaria ruido de 60hz. mas mesmo algumas fontes ainda dão ruido no pedal, de onde vem? eu acredito que a indução de determinados trafos geram um minusculo sinal (q não é o dá fonte) na linha do circuito junto com a fonte e este é então amplificado pelo pedal. Um outro detalhe que vejo em circuitos de pedal DIY é que muitos deles tem resistores de baixo valor polarizando transistores ou dividindo a tensão no meio para os integrados onde facilmente o ruido penetra e é amplificado.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

eu tenho uma fonte estabilizada e aterrada (1,5A/10 saidas) e ela que eu uso normalmente, o som fica limpinho quando uso ela, o problema em si nao eh esse
ja viu akelas fontes portateis (hayonik da vida), elas usam um trafo de 9V, diodos retificadores e um capacitor, e só.
a tensao de saida disso fica proxima a tensao de pico (9 x raiz de 2) e com bastante ripple
o que eu tava pensando em fazer era um circuito LC dentro do pedal com um indutor de baixa resistencia dc pra quase nao ter queda de tensao no circuito pra tentar diminuir um pouco o nivel de ruido causado por essas fontes vagabundas

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


pode tentar mas acho que não resolve, a solução e colocar um estabilizador dentro da hayonik (zenner e transistor), se a fonte não tiver tensão mais alta AC para dar a queda na estabilização tambem não adiantaria a menos que estabilizasse para uns 7,5 ou 8v. a hayonic tinha uns trafos muito ruins. todas as fonte que tenho (tenho de teclados tambem) eu mesmo faço, vendem as caixinhas plasticas propria com os pinos de tomada e os trafos separados se pode escolher qual marca, fica mais barato e mais bem feito.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

sim, eu tb uso minha fonte, o negocio eh que to kerendo fazer pedais tipo exportaçao hehe, e nem todo mundo usa fonte estabilizada e nao to afim de receber email de gente reclamando de ruido

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


mas a maioria de aparelhos eletronicos tem estabilizador interno, a fonte não alimenta direto, veja os pedais boss por exemplo. o pedal que voce montar use duas fontes (eu fiz assim testando o chorus) um estabilizado bom e outro apenas retificado e de razoavel qualidade ai vai comparando hora ligando em um hora em outro e tentando descobrir no circuito por onde o ruido penetra. circuitos de distorção por exemplo há alto ganho de amplificação, é ruido na certa, tem que identificar no circuito as possiveis conecções por onde possa entra ruido Humm. observe circuitos prontos de marcas (não DIY), vou dar um exemplo observe nos circuitos da boss que sempre usam os capacitores (que interligam os estagios) de baixo valor (quase o mínimo possivel) e quase não usam eletrolitico, tente imaginar a razão disso. imagine frequencia (60hz) x frequencia possivel de passar pelos caps. as fontes da boss (tenho duas originais) não são estabilizadas, são retificação simples com cap de 1000uF e no entanto não da ruido nos pedais boss.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

o onerr q eu tenho aki eh super silencioso, vo dar uma analisada nele

oak
Veterano
# fev/05
· votar


tem um limitador com transistor e zener no onerr

oak
Veterano
# fev/05
· votar


http://www.ircalf.com/onerr.GIF

esse ai eh o eskema do limitador da onerr, eu nao consegui ler o modelo do zener, mas acredito que seja esse modelo ou similar, pois na saida do circuito tem cerca de 9.2v e ele eh pqno (400mW)
a divisao assimetrica deixa o bias em 5v +/-, o motivo eu nao sei hehe

oak
Veterano
# fev/05
· votar


ah, e o transistor eh o 2sc1815, botei o 3904 pq esse n tinha no programa, mas nao faz diferenca alguma

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


R1 D2 C3 Q1 é o estabilizador, faço igual nas minhas fontes, C3 tá alto, não precisa tanto pode ser 22uf 47uF etc, R1 é qq valor (eu uso 1K), essa estabilização é melhor do que integrado, o transistor depende do consumo, escolha pela dissipação do transistor (ex BC640 pouco menos de 1W ou BC549 uns 400mW), se for usar todo o conjunto dentro de um pedal C1 é bem importante no circuito (sem ele da Humm), costuma poder ser menor (47uF), não sei porque R2 é diferente de R3 mas ja vi alguns circuitos com uma pequena diferença também, geralmente eu uso 22K e 22K ou 33k e 33K, prefiro valor maior.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


como ele funciona eu sei hehe, queria saber se isso eh eficiente, o fato de passar por um transistor faz alguma diferença na filtragem? por que se nao fizer fica tudo por conta dos capacitores, e esses capacitores (100uF entre V+ e terra e 47uF entre Vr e terra) eu uso no meu eskema

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


não, fica por conta do zenner (e do cap anterior la na retificação), o transistor é unicamente pra dissipar o calor da tensão que ele joga pra terra em forma de calor, enquanto maior o corte, mais calor, se tiver 13v e zenner de 10v, 3v (x ampere) vai em calor, os caps na frente são como tanks de agua só pra dar uma recuperada pois o circuito em si suga primeiro por estar na frente do circuito que vai ser alimentado, e toda vez que algum componente suga é como se sugasse o filtro e deixasse a sujeira indesejavel (AC).

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


em circuitos pequenos não precisa do transistor, o zenner suporta o calor se o corte não for grande e circuito não puxar tanto, bota zenner de 1W

oak
Veterano
# fev/05
· votar


esse eh o negocio, no meu tem um limitador RZ, ele diminui a tensao mas nao diminui o ruido

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


se um pedal continua entrando Hummm mesmo com toda estabilização é porque o circuito está ou foi projetado com algum resistor de alguma polarização com baixo valor em determinado estagio do projeto e é o que vejo em muito circuitos na net principalmente com transistores onde o projetista acha o valor proximo do exato para uma situação entre corte ou saturação do transistor, este determinado valor que é o valor ideal para o ponto de funcionamento do transistor as vezes é baixo demais em conjunto com os outros componentes em determinada função e por ele vaza a tensão que é amplificada em forma de hummm. estes resistores (geralmente em torno de 10K) podem ser aumentados para 47k a 100k na polarização, o transistor continua na sua faixa e o AC é impedido.
o hummm tambem tem a ver com a qualidade do trafo da fonte como falei la em cima.

Tiruk
Veterano
# fev/05
· votar


Eu axo q eh problema dos nervos dele...

Compra maracujina q resolve cara!

(haeohiaeoeaoihaeioh)

guitarRox_fpl
Veterano
# fev/05
· votar


ai pessual eu tenho uma fonte de 9v e 1A mas ela da muito hum, então eu queria sabe se eh soh coloca aquele circuito q o oak posto depois do trafo, mas so tirando o divisor de tensão no final, q o hum ja some?.... eh q eu achei aquele transistor muito fraquinho (eu poderia usa um tip31 no lugar) por isso eu to perguntando, mas eu queria continar tendo 1 amperè na saida...
flw t+
desculpa ai oak por usa seu topico hehehehe

oak
Veterano
# fev/05
· votar


guitarRox_fpl

cara, eu uso lm317 como regulador, fica super limpo
eu to pensando ainda em refazer essa parte da fonte pra botar um indutor antes do lm317 pra tentar ficar mais limpo ainda hehe

guitarRox_fpl
Veterano
# fev/05
· votar


oak

mais pelo oq o macaco veio falo eh melhor usa transistor do q integrado ñ eh?...
eh eu acho q vo faze com esse lm317, ja ta na hora deu faze uma fonte boa, viu mas esse ci precisa de radiador de calor ou ñ?

oak
Veterano
# fev/05
· votar


guitarRox_fpl

isso depende de quanto de tensao vc botar na entrada e quanto de corrente vc usar, mas eh bom botar um dissipador pra garantir
usei um trafo de 9+9 retificado com center tape e um capacitor de 2200uF de filtro (isso da cerca de 12v na saida)
eu fiz o meu aki com resistores de regulagem de 240 (220 + 20) e 1k5, eu nao usei resistores de precisao e a tensao ficou la por volta dos 8 e pocos, o certo era dar um pouquinho a mais que 9, isso eu resolvo na proxima vez hehe

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


usem sempre trafo com center tap, trafo com um enrolamento so e retificação em ponte é hummm na certa. palavra de macaco veio.

guitarRox_fpl
Veterano
# fev/05
· votar


oak
ai valeu cara pela ajuda!!!! =D

oak
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

eu tracei o circuito do onerr tungsten aki, nao lembro de ter visto algum circuito parecido, de fato em cada estagio tem um capacitor de 22nF ou 47nF, mas isso nao afeta as caracteristicas tonais do efeito? (uma vez que a impedancia tende a ser maior quao maior for a frequencia)

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


não entendi a sua relação entre impedancia e frequencia, mas os caps entre cada estagios são para isolar qq possibilidade de CC passar de um estagio ao outro junto com o sinal alternado sendo que qq valor de cap serve, mas altos valores de capacitor deixam passar frequencias mais graves então usando caps de baixo valor inibirá possibilidade de frequencia de 60hz, como a corda mais grave da guitarra não atinge esta frequencia não há razão pra usar caps de alto valor, abaixo de 22nF ja começa cortar graves da guitarra, os valores tipicos são entre 47nF e 100nF sendo que em entradas de sinal da preferencia ao valor mais baixo e na saida dos estagios (apos amplificações) vai aumentando o valor dos caps. outro detalhe é que se evita usar eletroliticos por questão tambem de durabilidade.
ah agora acho que saquei o q voce quer dizer com impedancia e frequencia, os caps seriam escolhidos de acordo a impedancia do estagio tipo se usar um fet por exemplo um cap poderia ter valor pequeno pois o estagio tem muito alta impedancia. isto conta muito é na hora de fazer um circuito de tonalidade pois com alta impedancia num estagio da pra usar caps de menor valor (mais baratos e menores). de acoplamento não conta muito.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

nao nao, fiz confusao mesmo, eu sempre confundo a funcionamento do indutor com o do capacitor

oak
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

seria legal analisar o espectro do som da guitarra e ver que faixa de frequencia ela pega e botar um filtro passa banda em cada estagio pra essa faixa hehe

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


colocando um filtro de passagem de banda voce estaria cortando os harmonicos, (foi mais ou menos o que fiz no circuito do chorus), com relação a escolha de capacitor a impedancia do circuito tem a ver com a escolha do valor mas é que sempre é escolhido um valor muito acima para ter folga quando é simples acoplamento, se o circuito for de filtro propriamente dito (seja la qual for) ai a impedancia conta se fosse fazer no lapis, mas geralmente é mais pratico por experimentação numa placa de teste.

rainer0
Veterano
# fev/05
· votar


Uhmm... desculpe intervir na conversa, mas então aquele maldito chiado de pedal provém (possivelmente) da fonte!??

Ahnm! Alguma fonte recomendada e que mantenha esse incômodo ausente??

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ruido - indutor?