Diodos em serie, aumenta a distorçao?

    Autor Mensagem
    kelson
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: kelson


    A clipagem aumentará colocando o dobro de diodos?
    Exemplo:

    ____/1n4148>>1n4148>>1n4148\____
    . . . .\1n4148<<1n4148<<1n4148/

    *os "." são só pra ficar na posiçao.. =)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    kelson
    Aumenta a saída

    kelson
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Como assim, poderia me explicar?
    Eh pq eu voh fazer um Guv´nor e queria alternar entre a clipagem por leds e por diodes, simetrico e assimetrico.. e tendo um pedal mais "high-gain" possivel..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    kelson
    Não tem muito que eexplicar não, só aumenta o volume de saída, nada mais. O que vc pode fazer é colocar um n° ímpar de diodos, gerando distorção assimétrica. Os LED'S deixam o som mais "crunch" mas eu prefiro diodos 1N4148 mesmo.

    fabrizzio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Diodo corta a parte superior ou a parte inferior da onda sonora. O Problema é que os diodos possuem um perda na barreira de deplecção de 0,3v ou 0,7v dependendo do material construido (silicio, germânio, etc). Associar diodos sem série vai amentar a perda pq vão existir mais barreiras de deplecção para serem rompidas pelo sinal. Só isto. Não amumenta distorção, não deixa mais grave e e nem aumenta volume, na verdade vai ter perda de volume. Leds são diodos que emitem luz. Tem características similares aos diodos comuns, ou seja, não altera som tambem não. Qualquer coisa dê uma olhada na teoria de diodos (semicondutores) no livro Eletronica do Malvino ou do Boylestad.

    Espero ter ajudado.

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fabrizzio

    ehehehehe... nada disso... quer dizer... tá certo o que vc disse, mas no caso de pedais de distorção os diodos são usados pra 'clipar' o sinal, por exemplo entre -0.7 e 0.7... são colocados dois diodos em 'antiparalelo' entre o sinal e o terra, logo tudo que excede o threshold de condução do diodo eh conduzido pro terra, e 'clipado'

    kelson
    colocar diodos em serie vai clipar menos, ou seja, vai ficar mais pra overdrive do que pra high gain. mas ainda assim eh legal colocar 2 prum lado e um pro outro.

    b0fh
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fabrizzio

    to ligado q vc eh fã de pedaleiras digitais e tal, mas se quiser saber um pouco sobre as velhas e boas distorções analógicas, dá uma lida nesta página aqui:

    http://users.chariot.net.au/~gmarts/ampovdrv.htm

    cheers

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    kelson
    é isso mesmo que o b0fh falou...
    qto menos diodo vc colocar mais forte será a distorção.
    se vc quer um pouco mais de distorção, coloque diodos de germânio. use o 1N34 ou 1N60.
    eu achei um equivalente do 1N60 aqui em brasilia mas não lembro o nome dele..

    coloquei eles num mxr Dirtortion+ e gostei bem mais do que com diodos de silício.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    para clipar assimetrico com maior sensibilidade ao inves de numero impar de diodos de silicio, coloque apenas dois (um ao contrario do outro), um de germanio e um de silicio.

    kelson
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    sim.. voltagens diferentes entre cada diodo.. é pq eu dei uma olhada nakeles "mod tips" do site do aron´s nelson.. e tava querendo entender isso da clipagem por diodos..
    Diodos de germânio eu tenho uns antigos de um som de carro estragado.. eles estão em perfeita condiçao.. já testei e tudo..
    eu gosto muito do son dos "silicio".. e perguntei mais pra entender mesmo.. eu ia fazer um efeito "electra distortion" com axo 4 estagios de clipagem.. e kuatro 2n3904 se nao me engano..
    tah aki o esquema http://www.geocities.com/j4_student/4trans.gif
    só que acabei optando pelo "guv´nor" pelo controle de equalização.
    pensei no electra colocar o controle de equalizaçao do big muff.. mas acabei preferindo fazer o guv´´nor mesmo.. dai então eu vou fazer assim.. colocar o de silicio e germanio contrarios paralelos.. e colocar os led´s completando o circuito e uma chave pra optar entre a clipagem pelos leds.. ou pelo outro par de diodos(si,ge).. oq vcs axam?
    um spdt simples faz isso..

    kelson
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mas eu tava kereno um "high-gain" sangrento mesmo.. hahahahaha =)
    eu tbm to com a ideia de fazer um LPB-1 e colocar na mesma caixa do Guv´nor seriando os efeitos e colocando uma outra DPDT de boost... ia ficar com 6 botoes.. e 2 DPDT e essa chave de troca de "timbres"

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    vai ficar uma caixona igual o dr metal da meteoro, que confusão!

    kelson
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: kelson
    · votar


    hahah nao vai nao.. tah tudo milimetricamente projetado!! O.o
    a caixa aliás tah ateh pronta.. soh falta furar! a questao do boost junto é pra evitar ki eu arrume outra caixa pra fazer outro pedal.. e por enquanto é só uma ideia..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diodos em serie, aumenta a distorçao?