Diodos de germanio e de silicio no MXR dist

    Autor Mensagem
    randy51
    Veterano
    # mar/05


    Fiz um MXR Dist+ e coloquei uma chave pra alternar diodo de germanio (1n60) e de silicio (1n4148)(uma chave HH com 6 terminais).

    Mas lendo pelo forum vi alguem falar q botar diodo de germanio o som vai sair mais gordo e mais alto.... o som saiu sim mais gordo, porém saiu bem mais baixo do que o de silicio.

    Achei os de germanios mil vezes melhor, tanto é q to querendo tirar a chavinha e deixar só germanios mesmo. Testei os leds tb, mais achei uma bosta. Então a duvida é:

    Com diodo de germanio o som sai mais baixo do que com de silicio mesmo????

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sai mais baixo porque eles tem resistencia interna menor diminuindo muito a resistencia entre o sinal e o terra

    randy51
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    será q compensa usar essa chavinha pra alternar distorção simetrica e assimetrica????? ta muiat diferença no timbre??? e no mxr distorção assimetrica com diodo de germanio fica legal?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    é gosto pessoal, dificil dizer, num esquema com diodos pra terra (como mxr) eu prefiro dois germanios, num esquema overdrive (diodos entre a saida e retornando no integrado) eu prefiro com tres diodos.

    randy51
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    e uma duvida, pra fazer a distorção assimetrica o dois diodos q ligam no mesmo sentido é polarizado diretamente ou inversamente com o terra??????

    randy51
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pensando bem da na mesma né.....o terra é um só

    randy51
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Agora me confundiu tudo, da na mesma ou naum???? hehehehe

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    dá na mesma pois esta pegando uma das fases do sinal (fase positiva ou fase negativa) so questão de escolha

    randy51
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Agora um duvida, só por questão de curiosidade.

    Nessa pagina

    http://users.chariot.net.au/~gmarts/ampovdrv.htm

    tem um grafico mostrando hard clip e soft clip. Pelo grafico me parece q o soft clip sai mais alto que o hard clip (pq o hard clip quebra a onda mais baixo, tem menos amplitude).

    Só q na mesma pagina fala que no MXR dist+ os diodos de germanios fazem um soft clip, e substituindo pelo de silicio vc obtem hard clip... (na minha opinião era o contrario, já que pra mim o de silicio distorce menos e o som sai mais alto).

    É isso mesmo que acontece? o de silicio faz hard clip e o de germanio soft clip???? Parece meio sem logica.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    o seu pensamento está certo, a explicação teorica da pagina do chariot não condiz com o que acontece, observe o que eles dizem:. . .or germaniun diodos or Leds back to back in a shunt ground. ora pois, só nessa afirmação já está furada pois germanio e leds darão uma distorção totalmente diferente. (o segundo desenho não dá overdrive não, pelo menos com led não, com germanio até que passa), porem o volume do sinal q passa tem mais a ver com a resistencia interna do material que constitui o diodo (mesmo cortando menos).
    o germanio dá soft clip, corta menos mas tem resistencia interna menor e o volume sai mais baixo, o de silicio corta mais então força a onda a se tornar mais quadriculada (um gerador de sinal de onda quadrada sai um som semelhante a uma distorção).

    randy51
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mas então vendo pelo lado "qual distorce mais".

    O de silicio distorce mais???? Pq parece que não, principalmente nas corda mais graves parece q ele distorce pouco, o de germanio deu uma distorção mais bem distribuida.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    o de silicio parece que suja mais o som, o de germanio fica bem mais uniforme

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diodos de germanio e de silicio no MXR dist