line selector - chaveamento

    Autor Mensagem
    mccready
    Veterano
    # dez/04


    alguem tem algum esquema de um line selector?

    quero fazer um chaveamento, que me de 4 opções

    1) guitar - pedais - amp
    2) guitar - pedaleira - amp
    3) guitar - pedais - pedaleira - amp
    4) guitar - amp

    pensei em deixar uma dpdt, para ativar o bypass(4) ou o chaveamento(1,2,3).. e na parte do chaveamento deixar uma chave de onda, ou algo do genero, mas nao tenho obtido resultados positivos...

    alguem tem alguma ideia???

    valeu

    macaco veio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    voce vai ter que fazer isso tipo chave eletronica, tipo as de pedal boss só que a boss tem duas posições e voce precisa de 4 , tem um chip cd4053 (se não me engano) que é uma chave analogica de 4 posições (4 chaves na realidade), teria que acoplar a algum circuito de comando com um botão de acionamento. meio complicado.

    mccready
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    macaco veio
    ae véio..

    eu cheguei a montar um esquema todo mecanico aqui.. que funcionou.. com uma dpdt pra ativar o chaveamento/bypass.. e na parte de chaveamento usei uma chave de onda com 8 terminais e 3 posições.. fechando as 4 opções..
    e funcionou! o problema eh q dá um HUM terrivel... acredito que pela qualidade da chave.. se vc quiser mando o layout pra vc conferir..
    tou pensando em por uns capacitores em serie pra cortar um pouco desse HUM.. vc tem alguma dica pra tirar esse barulho?
    eu tenho esse chip aqui, eu acho..
    se vc tiver mais detalhes dessa chave eletronica, ficarei grato!!

    valeu

    macaco veio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    o humm provavelmente é efeito de mais de uma fonte ao mesmo tempo ligadas com terra comum, não acho que possa ser simplesmente a chave (ela poderia dar ruido ronco de falta ou pouco aterramento de blindagem). quanto o circuito eletronico, eu imagino o seguinte, um oscilador 555 com chave momentanea, cada pulso acionado pela chave entra num contador binario setado para 4 mudanças e cada saida entrando no CI de chave analógica. Este tipo de contador é comum ver em revistas de eletronica com exemplos de leds etc. O complicado é que teria que montar em placa de testes etc. mas creio que funcionaria. boa sorte.

    mccready
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    macaco veio
    acho que é aterramento mesmo o problema...
    porém o mecanismo nao tem alimentação... são 6 jacks mono, uma dpdt e uma chave de onda 3p8t.
    só liguei o terra entre o in e o out... e funcionou com o humm..
    valeu pelas dicas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a line selector - chaveamento