ELIMINAR CHIADO COM CAPACITORES

    Autor Mensagem
    Hellish
    Veterano
    # nov/04


    Ae pessoal terminei meu GT2, ta funcionando legal mas com um chiado de fundo. Eu li que em fontes de tensão estabilizadas são colocados capacitores de baixo valor (paralelo) na entrada e saida do circuito para eleminar variaçoes na tensão. Será que é possível utilizar esse mesmo princípio com sinais de audio??? Colocar um capacitor de 220nF na entrada e outro de 100nF na saida do circuito melhoraria esse chiado??? Valeu.

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    N...

    Os capacitores que são colocados na fonte são para eliminar pequenas falhas que existem quando se transforma corrente alternada em continua... tipo assim(exemplo bem tosco pra tu entender):

    ^^^^^^^^^^^^^^

    A corrente alternada após ser convertida em continua(atravez de ponte de diodos ou uma ponte retificadora q usa 4 diodos) fica inconstante... colocasse o capacitor para prencher os "buracos" que ainda sobram apos a conversão... pq ao o capacitor carrega, quando a corrente vai começar a baixar o capacitor descarrega e preenche a imperfeição... é mei dificil explicar isso sem mostrar um desenho... mais é mais ou menos isso... pra audio não funciona... capacitor em sinal de audio server para atunar frequencias do som ou exalta-las...

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bebm
    To ligado; mas eu nao tava mencionando o capacitor para melhorar a tensão continua...e sim aqueles que sao usados para eliminar ruidos na entrada e saida. Se o capacitor for de baixo valor o ruido q tem uma frequencia muito alta "prefere" ir pro capacitor por ser menos resistente ao inves de entrar no circuito, eh mais ou menos isso, hehehe...

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mais ai vc pode perder harmonicos eim! Cuidado com isso! É oq eu falei... capacitor elimina ou destaca frequencias!

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    pode dar um pouco certo mas os agudos (com harmonico e tudo)do sinal vão embora junto com o chiado

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Estranho dar esse chiado, tem hora que da chiado e hora que não...quando ligo meu gt2 original não xia, qual será o segredo? To usando caixinha de plastico (forrada com papel aluminio) tbm, mas pretendo passar para uma de metal...

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara chiado pode ser:

    Falta de terra(a caxinha influencia demais), eliminador de pilhas ruim(ai não é bem chiado, da é humming) e muito ganho e/ou muito agudo...

    O gt-2 é um pedal bem silencioso cara... vc tem o original deve saber disso... tem alguma coisa errada ae... acho q na caxinha de metal o chiado vai parar vamo ver! Troca ele ae! Vamo eliminando as possibilidades!

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    se for mais preciso em que tipo de chiado fica mais facil ter uma ideia.

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bebm
    Pode cre cara, o lance eh ir eliminando as possibilidades; antes de eu colocar ele na caixa ele nao fazia nenhum chiado, vou trocar logo pra ver o que dá...valeu!
    macaco veio
    Xo ve se consigo explicar; quando eu dou um acordo por exemplo nao aparece o chiado, ai conforme vai perdendo o ganho o xiado começa a aparecer, nesse caso eh um barulho irritante que parece um apito, fica apitando memo...tem hora que parece passarinho cantando o baguio, hehee, ai começa a aparecer esse barulho mesmo quando eu toco os acordes. As vezes não faz nenhum barulho além do comum do gt2 original. O estranho eh isso, tem hora que chia e hora que nao chia, quando eu montei o pedal e testei pela primeira vez sem caixinha nem nada tava perfeito, nao fazia nenhum ruido...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ishi , tira da caixa de novo, começa tudo outra vez, ta sinistro.

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Sabe oq esse ruido que ele descreveu me lembra... Noise Gate!

    Cara vc tá usando um noise gate ou um compressor junto com o pedal!??!

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    macaco veio
    colocar em outra caixa vc quer dizer neh?

    bebm
    nao cara esse chiado acontece mesmo quando eu ligo o pedal direto no amp, agora deu uma melhorada no chiado, sei la...

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    voce não disse que quando montou a primeira vez estava sem caixa e não dava o tal ruido. eu não montei este pedal então não posso ajudar muito, mas ruido apitando costuma ser fuga de capacitor em alguma parte do circuito causando alguma realimentação e se tranformando em oscilador. os resistores de 10k que dividem a tensão vb , se tiverem margem de erro grande a tensão vai dividir irregular (pode tentar usar 22k) ai fazem os CIs não trabalharem legal e pode ocorrer fritação no som, pode ser tanta coisa.

    A FLY
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Hellish

    Dá uma geral no circuito, verifique cada conexão e a polarização dos transistores (vê se vc não inverteu), e aterramento do circuito (incluindo os pots).

    JuninhoL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    to loko pra mexe no meu... mas to sem tempo de tudo cara!!

    macaco veio, vc liga o gt-2 clone no vulcano? vc usa ele no loop?

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    não, só to tentando ajudar como tecnico, não montei esse circuito ainda.

    CleitonAlves
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Por favor me ajudem, tenho uma dúvida cruel que tem a ver com chiados e "hm" em pedal ligado com fonte.

    Eu fiz alguns pedais (tremolo, booster e fuzz) e em todos eles tenho o mesmo problema, quando ligo na minha fonte 9V (1 ampere) eles ficam com um "hm" grave e qdo aumento o volume esse barulho atrapalha muito. Porém quando ligo na bateria, fica perfeito. Minha fonte é feita com plugs P2 e posso ligar até 3 pedais. Detalhe, quando ligo outros pedais (originais) esse problema não aparece.

    Help me !!!

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    CleitonAlves
    VC precisa estabiliza-los. E não é aconselhavel ligar mais de um pedal no mesmo trafo, pois o terra é o mesmo.

    Un Perro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ai conforme vai perdendo o ganho o xiado começa a aparecer, nesse caso eh um barulho irritante que parece um apito, fica apitando memo...tem hora que parece passarinho cantando o baguio

    hum.. isso ta a cara do meu hueuheuhhu..
    eu vo revisar o meu hj, acho que eh algum capacitor mesmo, vo tirar todos e testar pra ver se tem algum em curto ou fulga hehe.

    mais ae, esse topico eh meio caduco, Hell se ja arrumou esse problema?

    Noiseless
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Moderador
    · votar


    Editado e suspenso.

    * É proibido comercializar
    * É proibido divulgar outros sites com finalidade comercial
    * É proibido flood e spam
    * É de mal gosto levantar tópicos antigos sem motivo justo.

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Noiseless

    propaganda aqui e BAN!

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Noiseless
    propaganda aqui e BAN!

    Aindamais levantando metade do cemiterio p isso!!

    BAN!!

    Jio-kun
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    propaganda aqui e BAN!

    Aindamais levantando metade do cemiterio p isso!!

    BAN!!


    O IML tá quase todo aqui...


    24/nov/04

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Jio-kun

    Já foi devidamente denunciado aos moderadores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ELIMINAR CHIADO COM CAPACITORES