Univox Super Fuzz, Ajuda!!!

    Autor Mensagem
    andyeffect
    Veterano
    # nov/04


    Eu tentei montar o Univox Super Fuzz
    http://members.fortunecity.com/uzzfay/superfuzz1/superfuzz1.html

    o pedal não funciona direito, vc liga a fonte ele funciona e para um segundos depois, eu já olhei esquema e não consegui ver o erro,s e alguém puder ajudar, grato. nesta página acima tem todos os detalhes.

    andyeffect
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ?

    chico_fender
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Kra, é mto dificil avaliar e dizer qual o preblema com seu projeto simplesmente olhando o esquema sem ter em mãos o pedal para testes de avaliaçção geral....
    Você pode ter um problema com algum componente damnificado, acredito que seja capacitor que aliás há vários neste projeto....
    Seria melhor você testá-los um-a-um para identificar o problema...
    Se você não tem como testá-los aconselho a levar seu pedal a um técnico em eletronica que, poderá te dar uma luz sobre esse problema e sobre futuros projetos.....
    No demais cara é tentativa e acerto...Parabéns pela disposição em montar um quebra cabeças dos mais geniais que ja inventaram.......

    andyeffect
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    chico_fender
    tenho sim eu tenho um capacímetro. eu medi os eletrolícos e nada creio que deve ser alguma inversão no projeto., porque eu ligo a fonte ele funciona uns 10 segundo e vai abaixando e para. hoje quando for para cara vou conferir polaridades com o esquema.

    chico_fender
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Dá uma conferida boa nos díodos.....eles tem essa função inverter polaridade......e kara.........se naum tem componente nenhum com defeito so posso crer que esse projeto ta furado....feito com algum problema mesmo......ai véio so outro projeto.......vamos ver se encontramos outro projeto do mesmo pedal para fazer comparações......

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    os transistores quarto e quinto , que estão um de frente pro outro com os emissores juntos, tem que ser pares casados muito bem parecido, o transistor anterior balanceia o sinal entregando em duas fases opostas que são somadas neste transistores casados, quando não a sinal a entrada cai a zero baixando todo o ruido. já tive um antigasso com esquema semelhante a esse, é um fuzz excelente e pode tirar a mão do braço da guitarra com o expander no talo que o ruido some. tente BC548 com betas iguais. no esquema que tenho os transistores somadores de fase estão ligados de uma forma diferente mas é o mesmo principio.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    outro detalhe, os resistores que estão em espelho (dois iguais) em cima desses tres transistores tem que ter valores muito proximos em termos de margem de erro para que as duas fases dos sinal fiquem perfeita, no esquema que tenho tem um trimpot para regular o ponto de operação (nunca vi na net se quizer posso lhe enviar). Se retirar este estagio e ligar direto do expander nos diodo vira um fuzz comum, nunca tentei mas penso que este estagio poderia ser implantado em outros tipos de distorção pra ver se o principio utilizado funcionaria.

    andyeffect
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    macaco veio

    pode ser isto , eu tinha visto um esquema do mod. 2 e tinha um tripot onde hoje é um jumper.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    estive olhando o meu antigo circuito que copiei a muito tempo do pedal super fuzz lafaiette radio (a giannini na época copiou identico ate a placa de circuito) este circuito é do fim dos anos 60, é exatamente este da univox (só estava com o desenho de outro modo), apenas tem 3 componentes a mais, entre as bases dos transistores que estão em espelho (misturadores das fases) em cima dos resistores de 470 omhs ligando estas bases estão nesta ordem resistor de 22k, trimpot (10k) e resistor de 22k (de uma base a outra) o meio do trimpot no terra de modo ajustar o ponto central exato. montei uns dois destes a muito tempo, a chave de tom muda radicalmente de medios para fuzz grave, muito legal.

    andyeffect
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    macaco veio

    será que não é a ausência do tripot? ali abaixo do resitor 470 está um jumper.... vixi cara engraçado, já revi este projeto e a montagem não há problema algum....

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Esse pedal é bom mesmo? O kurt tinha um.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    como eu disse eu tive um lafaiette, era um pedal raro de ver muito bem feito pra época e tinha este trimpot pra regular. mas talvez o problema possa estar nos transistores utilizados, as veses acontece de dar alguma incompatibilidade, a reta de carga no grafico de um transistor não são iguais para todos, sendo que as vezes tem que alterar um pouco pra baixo ou pra cima os valores dos resistores de polarização, repare o terceiro transistor divisor de fase, os resistores de 10k no coletor e no emissor neste ponto é critico, talves pudesse tentar 22k nos dois com margem de erro pequena.
    eu gostava muito desse pedal pra base, pra solo não acho fuzz muito legal.

    Alex Frias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alguém saberia me dizer se este corresponde também ao pedal Super Fuzz da Giannini?
    Os controles tem os mesmos nomes...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Univox Super Fuzz, Ajuda!!!