Diferença nos wha whas

    Autor Mensagem
    Party Boy
    Veterano
    # nov/04


    Ae galera, eu tenho uma duvida...
    Existem pedais wha wha q ficam fechados (agudos) normalmente e qnd agente usa eles vão pro grave, é o caso dos Dunlop...
    E existem outros q fechados ficam no grave e qnd usados vão pro agudo...
    Nao sei se vcs me entenderam, mas será q tem alguma diferença prática nesses dois tipos, ou vai do gosto d cada um mesmo?
    Tem algum nome pra diferenciar estes dois tipos?

    Robinson
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Meu amigo, não deu pra entender não. Temo que vc possa estar confundindo as coisas.
    Os pedais tradicionais de Wah (Jim Dunlop, Vox, Morley, entre outros) Não ficam "fechados" nem "abertos" a menos que, uma vez acionados com a chave "liga-desliga" quando vc pisa fundo com a ponta do propio pedal, vc os deixe numa determinada posição. Mas para evitar confusão, é bom convencionar o que se entenda por "aberto" ou "fechado". Tal denominação se refere à posição de rotação do potenciómetro, portanto se diz que está "fechado" quando está na posição 0, ou seja no gráve total que nada mais é do que o corte dos agudos. Inversamente, se diz que está "aberto" quando o potenciómetro está rotacionado para o ponto máximo, 10, correspondendo ao agudo. Logo, repetindo, aberto ou fechado vai corresponder ao ponto de giro do potenciómetro e que se consegue com o uso do pedal. Dito isto, acredito que vc esteja confundindo o "aberto-fechado" com o BYPASS. O Bypass é a chave que liga e desliga o efeito. Sendo assim, pode acontecer o seguinte: você usou o efeito LIGADO e o deixou na posição GRAVE antes de DESLIGAR-LO, ou vc o deixou na posição dos AGUDOS antes de desligar-lo. Esquecendo isto, vc tornou a ligar o pedal e este voltou à posição em que vc o deixou da última vez provocando uma diferênça de equalização entre o som natural e o som com efeito. Isto acontece com qualquer pedal de Wah do tipo tradicional e ainda vc pode ajustar o espectro de giro do potenciómetro mas isto já é outra história. Contudo há os pedais de Wah incluidos nas pedaleiras e que aceitam "programação" digital, neste caso sim... efetivamente você pode programar para que ao pisar com a ponta do pedal, você vai para a região de gráves ao invés do aguda como em qualquer pedal convencional.
    Espero ter-lhe esclarescido.
    Abráços!
    Robinson

    Ryu
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    o.0

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara... não conheço nenhum wha-wha inverso... se é isso que vc tava querendo dizer...

    No mínimo eles tão sempre no grave e no máximo no agudo...
    Todos que EU conheço são assim.. mas pode ser que tenha algum diferente...

    Wha-whas digitais não são bons... pra falar a verdade são péssimos... e basicamente a diferença entre vários modelos de wha-whas é a faixa de frequencia de son que a modulação vai atuar e a velocidade da transição entre as frequencias! ;)

    Party Boy
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    è só vcs olharem a diferença dos wha wha morley pros Dunlop...
    Os morley ficam normalmente no grave e vc pisa pra eles irem pro agudo nao é??
    Os dunlop são o contrário, ficam normalmente no agudo e vc pisa pra eles irem pro grave...
    essa é a diferença...

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara... não sei disso não...

    O morley é um pedal diferente pois o acionamento dele é feito com sua movimentação pois ele é optico... mas até onde conheço todos os wha-whas no minimo são graves e maximo agudo...

    Robinson
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ahn, agora entedí a parada. Cara, já tive um Morley e achei muito bom mas eu escolhí o modelo que tem chave de bypass na lateral do pedal. Realmente há os outros modelos da Morley com acionamento ótico e é provável que atúe quando próximo dos gráves. Certa vez lí numa Guitar Player que o grande inconveniente dos Morley com sistema ótico é que vc tem sempre de prestar atenção no ponto em que o pedal aciona o liga-desliga e foi por ese motivo que eu tinha comprado a versão com bypass de chave. Mas quanto a pergunta inicial do tópico continua méio sem resposta: algúm nome para a diferênça entre os wahs?... sei não, talvez seria "wah de acionamento ótico e Wah de acionamento de chave"... Mesmo assim isto não altera em nada as configurações dos Was pois tódos terão a frequência grave com a ponta do pedal elevada e, inversamente, a frequência aguda com a ponta do pedal abaixada.

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O Classic wah da Morley tem True Bypass?

    zacaoamargo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    responde alguem ae......

    Robinson
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tem sim.

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Se não me engano os morley são opticos né!?!? Todos né?!?!
    Se for optico ele não tem truebypass n...

    Robinson
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Pessoal, os pedais Morley em geral tem sistema ótico sim, mas tem um modelo (que eu comprei na ocasião mas acabei vendo uns anos depois) e que usa uma chave de Bypass externa que vc precisa pisar para ligar-desligar o efeito. Pelo fato de a chave ser "externa" vc tem de desenvolver uma certa prática para largar o pedal e desligar ou vice-versa, ao contrári de Wahs convencionais em que talacionamento ocorre pisando fundo o pedal ou, como nos modelos óticos da própria Morley em que tal ação ocorre pela proximidade do pedal em ação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença nos wha whas