... ploc, popping, barulho da chave do pedal

Autor Mensagem
mccready
Veterano
# nov/04


aquele problema de que quando se liga/desliga o pedal ele dá aquele estalo chato... Como é a ligação com resistor (ou capacitor) que pode solucionar isso?

Aqueles resistores de 2M2 que o GGG sempre poe nos projetos na entrada do circuito é pra isso? alguem tem algum artigo falando sobre isso?

Procurei os tópicos que eu li uma vez sobre aquele lance do 'ploc' ou 'popping' dos pedais e não achei... se alguem souber da um toque!

valeu!

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


mccready

eu tb tive esse problema com um compressor q eu fiz,até tenho q arrumar ele.....mas o estranho q eu fiz num gt2 e não dava esse estalo.......se eu descobrir a causa eu posto aqui......

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


geralmente é de dificil solução, por isso a boss, Ibanez e outras usam a chave eletronica, tente colocar um capacitor eletrolico de uns 100 ou 220 microF na placa do circuito em um ponto numa trilha terra e positiva.
geralmente na saida e entrada do circuito tem um capacitor e dai na chave, as vezes pode melhorar intercalando um resistor de 1 ou 2k entre a chave e o circuito, mas tudo depende do esquema em si, as vezes o projeto é muito reduzido em componentes e tem pouco estagios buffers (circuito integrado só para isolar).

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio

então não é no circuito do millenium o problema?......

mccready
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
e aquele lance de colocar um resistor de 2M2 na entrada do circuito? nao eh melhor do q o 2k ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Eu uso um capacitor de 1M ligado entre a entrada do circuito e o terra.
Abç

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


-não sei que milenium é esse (não achei esse circuito).
-um capacitor entre a entrada e o terra voce desvia os agudo todo para o terra, voce deveria ter escrito resistor de 1M, pode ser tentado valores mais baixo acima de uns 330k (mas tenho minhas duvidas se isto resolva alguma coisa).
o resistor em serie com a entrada é para não jogar o sinal direto no capacitor de entrada (dar uma atenuada antes), o valor tem que ser pequeno para não matar o sinal (menor que 10k), tambem são soluções paleativas. se o circuito é de alto ganho na entrada tem muita sensibilidade e qq clic aparece (muitas vesez é deficiencia de projeto mesmo).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Eu errei é resistor mesmo. Ele descarrega o capacitor de entrada, responsável pelo pop.
Cara, não tem perda de sinal não, e o pop diminui mesmo.
Em meus projetos (Bertola's Super Fuzz e Mini Fuzz) eu inserí este resistor.
Abç

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio

o millenium é esse aqui: http://www.geofex.com/Article_Folders/Millenium/millen.htm

ele faz true bypass (quase true bypass) com uma dpdt normal e com led.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


é uma maneira de colocar led aproveitando pino da dpdt, pelo que vi o pop provem do milenium na saida do circuito a que estiver conectado (nesse caso nada a ver com a entrada) e tambem terá a ver com o tipo de transistor utilizado, nunca usei nenhum circuito com mosfet mas é um fet melhorado, fets tem o 2n3819 , mpf102 112 , bf245 (esse é facil de achar), tem que experimentar.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


la diz que o resistor (se houver um) na saida do circuito e o terra tem que ser no maximo 10k, segundo o autor o milenium serve para acoplar a qq circuito (para se ter um led), muitos circuitos não tem ou tem de valor maior este resistor, ai tem que por um. ao voltar a chave o capacitor da saida do circuito ficou carregado com DC do milenium e descarrega no sinal um pop de DC, o resistor é pra descarregar.
so vejo um problema, 10k é um valor muito baixo (e enquanto mais baixo menor o pop), sendo baixo o volume sonoro vindo do efeito tambem cai (depende do circuito, pode cair em alguns e outros não)

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio

blz......vlw......assim q eu pegar o meu pedal de volta eu vou tentar botar esse resistor......

Metal Milk Shake
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
Palavra de macaco velho.!! cade seu bordaum??......heheheh!!

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


tem hora que eu esqueço cara

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


Metal Milk Shake

hauhauhuahuahuahuahuahau

mccready
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
fala véio..
vc tem alguma recomendação pra por capacitores no input do circuito? pra evitar que queime e tal?

abraço

bebm
Veterano
# nov/04
· votar


Macaco velho não usa isso ae não eu coloquei um zip no fórum com um projeto no qual eu refiz a millenium, simplifiquei o circuito e dei a relação de peças mais barata e facil de achar... fora que fiz o eskema de como liga-la na dpdt tb e coloquei fotos da que eu fiz para ajudar!

Procura o topico que eu criei pra saber mais sober a millenium chama:

Problemas com Millnium Bypass!? Entre aki!

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


na verdade eu não conheço o esquema funcionado, apenas analizei olhando circuito em sí, o segredo do pop ou não pop parece estar na escolha dos valores apropriados dos resistores em função de cada tipo de circuito que ele estiver conectado. sigam a instrução do Bebm.
a coisa de cap na entrada, todo circuito já tem, se tiver de queimar queima com cap ou sem cap. (não protege nada) palavra de macaco veio.

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


bebm

esse millenium q tu simplificou não dá esses estalos?......nem com outros pedais?......

alone
Veterano
# nov/04
· votar


tu nao tais usando cabo stereo . nao ne?

glaucius
Veterano
# nov/04
· votar


alone
é pra mim q tu ta perguntando?.......

se for pra mim,eu usei cabo mono mesmo......

mccready
Veterano
# nov/04
· votar


ae galera,
valeu pelos toques..
mais uma..
tem mais algumas 'dicas' de segurança pra circuitos de pedais?
alem do resistor no input e tal.. tem algo mais que ajude a durabilizar o circuito?

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


quando desenhar uma placa de circuito na trilha que vai a tensão positiva (+ 10v) deixe espaço e coloque em serie com a trilha um diodo no sentido direto de condução, assim se voce ligar um eliminador que a votagem está ao contrario o diodo barra e evita a queima de algum integrado (um chorus por exemplo queima o integrado de delay), ou então ponha o diodo curto circuitando a trilha positiva e a negativa, mas ligue ele ao contrario, se inverter o eliminador o diodo descarrega a voltagem no terra. palavra de macaco veio.

mccready
Veterano
# nov/04
· votar


quanto ao lance do resistor no input..

em circuitos que usam o millenium bypass, deve-se ligar o resistor de 1M entre a chave DPDT e a millenium? e entre a chave dpdt e o in do efeito (in da placa) não precisa ir um resistor também ou soh um na entrada da millenium ja resolve??

valeu!

kelson
Veterano
# mar/05 · Editado por: kelson
· votar


o meu wah agora ki tah dando "ploc, popping" e a ligaçao tah na DPDT normal.. hum.. eu axo ki eh pq eu coloco ele antes da distorçao..
alguma sugestao?

\ /
- -
/_\

tad4heads25
Veterano
# mar/05
· votar


macaco veio
podi crer..........boa essa do diodo. Posso ligar offboarde esse diodo sem galho né? tipo o diodo no + do circuito e a fonte no diodo... (com polarização direta)....

Não tem chance desse diodo queimar e o circuito parar de funcionar??? Em que caso esse diodo queima????

macaco veio
Veterano
# mar/05
· votar


off board pode (não precisa estar necessariamente na placa), ele so queimará se houver algum tipo de curto ou descarga qq da rede etc, o que é melhor queimar ele do que o circuito, e o que justamente acontece de se usar, é um diodo menos possante para justamente haver a possibilidade de queima por algum motivo e assim ter proteção, se usar por exemplo um 1n4007 vai ser dificil ele queimar, nos circuitos eu vejo sempre é o 914 ou 4148.

ThiagoGuitar
Veterano
# set/10
· votar


Pessoal, me desculpem por reupar esse tópico, mas é que to com um problema serio aqui..

Coloquei Pentellium no meu Rat ee... perfeito! tudo nos conformes..

Mas quando coloquei no meu Rebote Delay... aí o bicho pegou.. dá um POP muito alto quando aciono o efeito.. eu sei que se deve colocar um resistor em algum lugar pra acabar com isso.. mas essa é a questao.. onde?

disseram ali pra fazer tipo uma ponte entre o IN e o GROUND. Eu fiz com um resistor de 1M e depois com um de 2,2M e nao adiantou.

Eu li no site HANDMADES que se deve colocar entre e o GROUND e o OUT.

E agora, quem poderá me defender?

Gustavo69pão
Veterano
# jan/12
· votar


e ae galera, vo ressuscitar o topico aqui.

eu li ali em cima como diminuir o "pop" da chave do pedal,

mas cada um falou de uma maneira, e alguns ate testaram alguma coisa como foi dito e não funciono,

então eu gostaria de saber, certinho, como que se faz para diminuir o "pop"?

vlw

marcosshrp
Veterano
# jan/12
· votar


Gustavo69pão
Depende do esquema do pedal..

Mas por experiência própria, se você tiver um pedal com pop, compre um que não seja tbp.

:*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ... ploc, popping, barulho da chave do pedal